O tópico do linux

Nada que agradecer. [:cool:]

Se não for possível trocar de máquina, o LUBUNTU e XUBUNTU permitem-te
continuar a usar esse hardware durante muito tempo. E bem rápido.

Achas que vale a pena instalar 1 desses? Agora tenho o XP rápido. :sh)

Estranho...
Tenho um portátil Acer de 2006 com um hiper-mega-super-rifixe Celeron M de 1.6 GHz, 1 gb de memória, 40 gb de disco, gráfica partilhada de 64 mb. Está neste momento com o Ubuntu 11.04 fluído, estável e rápido.
Tenho ainda um desktop com quase 10 anos com um Celerom a 2 GHz e 768 de ram e disco de 20 Gb, instalado com o Puppy... só para internet, principalmente homebanking... seguríssimo!

(Offtopic: Este onde estou agora tem o W7 e prefiro o Ubuntu. O W7 regrediu na barra iniciar: tenho que usar a pesquisa para encontrar os programas enquanto que no Ubuntu a organização por separadores "multimédia", "internet", "escritório", é muito mais acessível. )

Edit: Apesar de usar o Ubuntu 11.04, está com o Gnome 2.3.xx. Foi upgrade do 10.10 para 11.04... se calhar influencia.

É verdade o que me aconteceu na instalação.

Nem mais.
O mais certo era não conseguires instalar o 11.04 de origem, porque muito
provavelmente diria que não tens memória suficiente.

Antes de instalar o UBUNTU ou o XUBUNTU, deva experimentar o UBUNTU 10.10?

Achas que vale a pena instalar 1 desses? Agora tenho o XP rápido. :sh)

É verdade o que me aconteceu na instalação.

Se conseguires instalar o UBUNTU 10.10, talvez consigas fazer upgrade para o 11.04, mas
não sei se ainda será possível.

Quanto ao XP, é mesmo assim. Após uma instalação fresca fica sempre rápido. O problema
é que vai ficando lento com o passar do tempo (actualizações). Isso não acontece com o LINUX.

Ficaste com duas partições? Ou tens o XP a ocupar o disco todo?
Se não tens duas partições, muda apenas se achares que te vais divertir a fazê-lo, porque os
computadores foram feitos para nos servir, e não para nós os servirmos a eles. Ou seja, se
está a funcionar, não gastes mais tempo com isso (deixa ficar o XP), a menos que consideres
isto como um hobby ou como uma aprendizagem.
Se tiveres duas partições, experimenta o XUBUNTU ou LUBUNTU, porque se conseguires
instalar um desses, muito provavelmente conseguirás instalar os outros ambientes depois.

Sim.
Era o que eu tinha antes. Depois apareceu-me o aviso de update para o 11.04 e eu aceitei. Fiquei com o 11.04 mas com o Gnome 2.3. Apareceu-me um aviso que a minha placa não suportava o unity lá fiquei com o Gnome. O computador está rápido e estável. ;)

Se conseguires instalar o UBUNTU 10.10, talvez consigas fazer upgrade para o 11.04, mas
não sei se ainda será possível.

Quanto ao XP, é mesmo assim. Após uma instalação fresca fica sempre rápido. O problema
é que vai ficando lento com o passar do tempo (actualizações). Isso não acontece com o LINUX.

Ficaste com duas partições? Ou tens o XP a ocupar o disco todo?
Se não tens duas partições, muda apenas se achares que te vais divertir a fazê-lo, porque os
computadores foram feitos para nos servir, e não para nós os servirmos a eles. Ou seja, se
está a funcionar, não gastes mais tempo com isso (deixa ficar o XP), a menos que consideres
isto como um hobby ou como uma aprendizagem.
Se tiveres duas partições, experimenta o XUBUNTU ou LUBUNTU, porque se conseguires
instalar um desses, muito provavelmente conseguirás instalar os outros ambientes depois.

Só fiquei com uma partição. Não achas que depois da actualização ele não ficar lento como ficou quando instalei a 1ª vez?

Última edição:
Sim.
Era o que eu tinha antes. Depois apareceu-me o aviso de update para o 11.04 e eu aceitei. Fiquei com o 11.04 mas com o Gnome 2.3. Apareceu-me um aviso que a minha placa não suportava o unity lá fiquei com o Gnome. O computador está rápido e estável. ;)

Bem... quem não arrisca, não petisca. Poderei experimentar fazer isso.

Só fiquei com uma partição. Não achas que depois da actualização ele não ficar lento como ficou quando instalei a 1ª vez?

Em princípio não.
Normalmente fica lento cumulativamente, e não com a 1ª actualização que se faz,
por mais radical que ela seja. Mas também não perdes nada em experimentar.
Até porque é um risco grande usar um computador não actualizado para aceder à
Internet.

Eu normalmente não tenho problemas com o XP, porque uso-o numa máquina
virtual. Ou seja, sem as actualizações, nem anti-vírus. Se acontecer um
acidente... é só criar uma nova máquina virtual. As coisas importantes estão
em LINUX (replicada para servidores e discos de rede). É o único modo de o
XP se manter rápido (sim, fica mais rápido dentro de uma máquina virtual em
LINUX, do que instalado directamente na máquina com actualizações e anti-
-vírus, por incrível que pareça).

Em princípio não.
Normalmente fica lento cumulativamente, e não com a 1ª actualização que se faz,
por mais radical que ela seja. Mas também não perdes nada em experimentar.
Até porque é um risco grande usar um computador não actualizado para aceder à
Internet.

Eu normalmente não tenho problemas com o XP, porque uso-o numa máquina
virtual. Ou seja, sem as actualizações, nem anti-vírus. Se acontecer um
acidente... é só criar uma nova máquina virtual. As coisas importantes estão
em LINUX (replicada para servidores e discos de rede). É o único modo de o
XP se manter rápido (sim, fica mais rápido dentro de uma máquina virtual em
LINUX, do que instalado directamente na máquina com actualizações e anti-
-vírus, por incrível que pareça).

Se recusar as actualizações do XP, achas que ele permanece mais rápido?

Se recusar as actualizações do XP, achas que ele permanece mais rápido?

Sim.
Mas não o podes fazer. Não é seguro.
Eu só o faço porque o uso dentro (contido) de uma máquina virtual, e sem o usar para
aceder à Internet, e apenas para imperativos que não possam ser resolvidos fora do
XP. Ou seja, nunca fica lá nada de interesse, todos os documentos importantes ficam
fora do XP.
Se usares o XP sem estar actualizado, e/ou sem anti-vírus, arriscas-te a apanhar uma
virose. Nada aconselhável, principalmente se usares o PC para aceder a bancos ou
afins.

Sim.
Mas não o podes fazer. Não é seguro.
Eu só o faço porque o uso dentro (contido) de uma máquina virtual, e sem o usar para
aceder à Internet, e apenas para imperativos que não possam ser resolvidos fora do
XP. Ou seja, nunca fica lá nada de interesse, todos os documentos importantes ficam
fora do XP.
Se usares o XP sem estar actualizado, e/ou sem anti-vírus, arriscas-te a apanhar uma
virose. Nada aconselhável, principalmente se usares o PC para aceder a bancos ou
afins.

Era o que suspeitava. Obrigado.

Agora não tenho muita pachorra e tempo para fazer mais uma instalação de raiz. Mas irei pensar em experimentar em instalar a versão inferior do UBUNTU. [;)]

Está decidido, já estou a fazer o download do Xubuntu.

Vou ter que sair e vou deixar o wordpad aberto com o carregador de pilhas em cima do enter. [:)]

Nuno: Enviei-te uma pm

só para dizer que já estou a postar a partir do ubuntu :P

não estou a achar isto assim tão rápido quanto esperado, já parou 2 vezes no tempo e ainda não reconhece lingua portuguesa

Última edição:
próxima vez que lhe pegar (não estou em casa) vou tentar outra vez que ele de som pelas colunas. procuro driver da placa e tento instalar. se não der salta do pc. ainda vou tentar descobrir como se desinstala.

gosto do modo fácil e rápido como quando falta alguma coisa ele vai logo procurar e em 2min instala. mas fora isso, está mais lento que o xp

próxima vez que lhe pegar (não estou em casa) vou tentar outra vez que ele de som pelas colunas. procuro driver da placa e tento instalar. se não der salta do pc. ainda vou tentar descobrir como se desinstala.

gosto do modo fácil e rápido como quando falta alguma coisa ele vai logo procurar e em 2min instala. mas fora isso, está mais lento que o xp

Se calhar tens uma maquina lenta como a minha e acontece isso connosco quando instamos o UBUNTU.

Se continuar lento, que tal instalares o Xubuntu para ver como corre. É o que estou neste momento a fazer. Já vou em 96% do download.

Pelo que li o Xubuntu é indicado para maquinas antigas.

tenho de ver como é do áudio. se com este não der não vale a pena mais nenhum.

o visual é giro e os comandos é preciso habituar mas nada de especial. mas se não conseguir configurar a placa de som é completamente inútil

tenho de ver como é do áudio. se com este não der não vale a pena mais nenhum.

o visual é giro e os comandos é preciso habituar mas nada de especial. mas se não conseguir configurar a placa de som é completamente inútil

Estou a ver. Em princípio, deves encontrar drives da placa de som para o Linux. Já foste ao site do fabricante?

só para dizer que já estou a postar a partir do ubuntu :P

não estou a achar isto assim tão rápido quanto esperado, já parou 2 vezes no tempo e ainda não reconhece lingua portuguesa

Qual é a máquina?
- CPU
- RAM
- Disco

Quanto a português... deveria reconhecer na boa.
No momento da instalação deverias ter escolhido português. Se não o fizeste, podes fazer a
alteração posteriormente, mas dá mais trabalho. Normalmente eu nunca escolho a instalação
em português, porque normalmente as traduções são uma boa m€rd@. Mas tenho os
correctores instalados, por exemplo.
Onde dizes que te falta "reconhecer" o português?

Quanto a lentidão... qual foi a versão que instalaste?
11.04? UNITY? KDE?
Os desktops mais lentos são o UNITY, KDE4 e GNOME3.
Os mais rápidos são LXDE e XFCE.
O GNOME2 (nas distribuições que ainda o tenham) não é tão lento quanto o G3, KDE4 e o
UNITY, mas também não é tão rápido quanto o LXDE e XFCE. A maior vantagem é o
equilíbrio entre funcionalidade e desempenho.
As vantagens do GNOME3 e UNITY é a simplicidade para newbies.
A vantagem do KDE4 é a capacidade de adaptação aos gostos pessoais de cada um.
Os LXDE e XFCE são muito básicos em termos de interface (tipo W95/W98/XP), mas muito,
muito, muito rápidos.
Ou seja, terás de escolher o desktop mais apropriado à máquina que tens, ou então desactivar
as "mariquices" gráficas de modo a não ser necessário ter uma gráfica potente, nem abusar do
CPU.

Voltar
Superior