O tópico do linux

Desculpa a minha curiosidade e ignorância, qual é a diferença do UBUNTU para o FEDORA e XFCE?

UBUNTU e FEDORA são duas distribuições de LINUX, mas com duas raízes distintas.
Eu prefiro FEDORA porque é da mesma linha da CENTOS e RED HAT, e assim tenho
uma estrutura de configuração semelhante a estas 3 distribuições (fica mais fácil de
encontrar os ficheiros de configuração).

XFCE é um ambiente gráfico para LINUX (como o GNOME, KDE, UNITY e LXDE).

O UBUNTU tinha como ambiente gráfico por omissão o GNOME 2, mas agora é
UNITY. O FEDORA também usava o GNOME 2, mas agora é GNOME 3. Mas
tanto um como outro:
- têm downloads com XFCE (XUBUNTU no caso do UBUNTU)
- podem mudar de ambiente em qualquer altura, independentemente do que se instalar
originalmente.

Tens de me explicar o que é do teu agrado. Ou seja, quais são as tuas expectativas.
É que, se tens uma máquina antiga, não podes esperar milagres. Ou seja, existe um
trade-off. Neste caso é sacrificar efeitos gráficos para obter mais desempenho.

O objectivo das distribuições e desktops para "old computers" é permitir correr
aplicações actuais em computadores antigos. Ou seja, evitar ter de comprar novo
hardware.

Quais são, então as tuas expectativas?
Pretendes usar o sistema para fazer o quê?
Talvez assim seja mais fácil dar mais algumas dicas.

a minha espectativa é fazer tudo o que faço actualmente com o xp mas com melhor performance. apenas isso. seja tratamento de imagem avançada, seja gravação e edição de faixas de som, seja a converter vídeo ou a jogar flight simulator. não me interessa grandes visuais, quanto menos melhor. (e não começou bem a congelar 2 vezes e a não encerrar)

por exemplo, como uso o scaner? o software que vem com ele e gosto de usar não da...

outra coisa, não consegui chegar as resoluções do monitor nem características da placa gráfica para acertar o monitor.

em parte acho que para um sistema simplificado, precisa de muito trabalho inicial para ficar no ponto

Mas já experimentaste usar o rato?
Não há razão nenhuma para que o rato não funcione, esteja o touchpad ligado ou não.
Ou então, se esse portátil é assim tão estranho, vê se não tens uma opção na BIOS para o
desligar.

SE calhar não expliquei bem. Com o touchpad avariado ele "tira-me" o controle do rato. Começa do tipo: a clicar em tudo, a arrastar janelas e etc. No XUBUNTU o cursor fazia o arrasto desnecessário. Arrasto, referiro-me quando queremos seccionar vários icons espalhados, por exemplo no desktop. Ele faz isso no XUBUNTU não me deixando fazer nada.

Não sei se o touchpad aparece na BIOS, mas, vou ver agora se aparece.

UBUNTU e FEDORA são duas distribuições de LINUX, mas com duas raízes distintas.
Eu prefiro FEDORA porque é da mesma linha da CENTOS e RED HAT, e assim tenho
uma estrutura de configuração semelhante a estas 3 distribuições (fica mais fácil de
encontrar os ficheiros de configuração).

XFCE é um ambiente gráfico para LINUX (como o GNOME, KDE, UNITY e LXDE).

O UBUNTU tinha como ambiente gráfico por omissão o GNOME 2, mas agora é
UNITY. O FEDORA também usava o GNOME 2, mas agora é GNOME 3. Mas
tanto um como outro:
- têm downloads com XFCE (XUBUNTU no caso do UBUNTU)
- podem mudar de ambiente em qualquer altura, independentemente do que se instalar
originalmente.

Entendi. Obrigado. [;)]

a minha espectativa é fazer tudo o que faço actualmente com o xp mas com melhor performance. apenas isso. seja tratamento de imagem avançada, seja gravação e edição de faixas de som, seja a converter vídeo ou a jogar flight simulator. não me interessa grandes visuais, quanto menos melhor. (e não começou bem a congelar 2 vezes e a não encerrar)

por exemplo, como uso o scaner? o software que vem com ele e gosto de usar não da...

outra coisa, não consegui chegar as resoluções do monitor nem características da placa gráfica para acertar o monitor.

em parte acho que para um sistema simplificado, precisa de muito trabalho inicial para ficar no ponto

Em LINUX não corres software do WINDOWS.
Eu disse isto logo no início, quando apareceu pessoal a dizer que era possível correr software
do WINDOWS com o WINE.
O WINE existe. E até funciona. Mas nem todo o software corre. E o que corre... não corre...
coxeia.
Para correr software WINDOWS numa máquina com LINUX o ideal é usar máquina virtual. Ou
seja, instalar o WINDOWS numa máquina virtual que corre em LINUX. Ou então (melhor
ainda, usar dual boot).
Mas nenhuma destas soluções é viável para máquinas antigas. Primeiro porque dual boot não
melhora o desempenho do WINDOWS. Depois porque uma máquina virtual é normalmente
mais lenta que o sistema não virtualizado (embora no modo que o uso acabe por ser mais
rápido porque dispenso as actualizações do windows e o anti-vírus), mas pior que isso:
necessita de uma máquina com mais memória que um sistema não virtualizado (tem 2 a
correr). E por último porque o WINE é apenas uma solução de recurso final que eu não
aconselho mesmo nada.

O teu exemplo do scanner é igual ao exemplo da banda larga móvel.
1. Não há drivers nem software do fabricante a instalar como no WINDOWS.
2. O LINUX já tem lá tudo.
3. Basta procurar no repositório.
4. Normalmente o repositório tem várias soluções para um mesmo problema, basta escolher
a que agradar mais.

No LINUX existe uma opção do tipo ADD/REMOVE SOFTWARE do WINDOWS. Todo o
software está aí. Desde ferramentas gráficas, de vídeo, de som, de texto, jogos, etc., está
tudo aí (o que não está são excepções, e normalmente porque não são boas opções).

Em lugar de procurar na Internet (como fazem para o WINDOWS), têm de se habituar a
procurar sempre primeiro no repositório. Normalmente o que procuram está lá.

Às vezes procuro primeiro na Internet (para ver screenshots da aplicação), e depois de saber
bem o que quero experimentar, coloco o nome da aplicação na pesquisa do repositório e
marco para download. Está feito. Com actualizações sempre que as houver. É a vantagem
maior deste modo de ter o software: não é apenas o sistema operativo que tem actualizações,
é todo o software.

A nível do display, tens um control panel, como no WINDOWS. Se nenhuma das opções
te permitir fazer o que queres, experimenta procurar por display no repositório de software.
O mais certo é haver qualquer coisa que permita fazer o que queres.

Ou então, procura na Internet com o teu hardware. Tipo:
XUBUNTU 11.04 display + marca e modelo do teu hardware (monitor e/ou placa gráfica)

Foi assim que vi isso da placa de som.
XUBUNTU (ou UBUNTU) creative audigy

É bastante simples. A maioria dos problemas têm soluções simples. A vantagem do OPEN
SOURCE é que qualquer pessoa pode corrigir um problema, e dizer aos outros como corrigir.

SE calhar não expliquei bem. Com o touchpad avariado ele "tira-me" o controle do rato. Começa do tipo: a clicar em tudo, a arrastar janelas e etc. No XUBUNTU o cursor fazia o arrasto desnecessário. Arrasto, referiro-me quando queremos seccionar vários icons espalhados, por exemplo no desktop. Ele faz isso no XUBUNTU não me deixando fazer nada.

Não sei se o touchpad aparece na BIOS, mas, vou ver agora se aparece.

Entendi. Obrigado. [;)]

Já percebi o teu problema... não é o botão que não funciona... está é sempre a funcionar!!!
[:D]

Ora bem, qual é o teu ambiente? XFCE? LXDE? Que ambiente estás a usar?
Experimenta ir ao "CONTROL PANEL" ver se na opção do MOUSE tens lá a possibilidade de
desactivar o touchpad. Se não tiveres, terá de ser editando um ficheiro.

Exemplo para XFCE:
http://forum.xfce.org/viewtopic.php?id=5939

EDIT:
Procurei no GOOGLE com o seguinte texto:
UBUNTU 11.04 XFCE disable synaptic

Última edição:
Por outro lado, começa a ser mais fácil chegar a um fórum e pedir ajuda
para resolver um problema com LINUX, do que fazer o mesmo para resolver
um problema com o WINDOWS. É que o pessoal mais "técnico" está a
mudar-se todo para LINUX.
Por exemplo, eu já não sei nada de WINDOWS 7 (e de VISTA também
não sei muito, mas este ainda posso dar uns toques porque a minha
mulher tem este SO no portátil dela). Só ainda posso ajudar qualquer
coisa em XP, porque uso num portátil, numa máquina virtual, e no trabalho.

Por outro lado, começa a ser mais fácil chegar a um fórum e pedir ajuda
para resolver um problema com LINUX, do que fazer o mesmo para resolver
um problema com o WINDOWS.
É que o pessoal mais "técnico" está a
mudar-se todo para LINUX.
Por exemplo, eu já não sei nada de WINDOWS 7 (e de VISTA também
não sei muito, mas este ainda posso dar uns toques porque a minha
mulher tem este SO no portátil dela). Só ainda posso ajudar qualquer
coisa em XP, porque uso num portátil, numa máquina virtual, e no trabalho.

Primeiro não tinha problemas, agora já tem mas é muito mais fácil resolve-los que os do Windows.

E pasme-se, afirmas o teu desconhecimento do Windows 7 mas consegues opinar tanto sobre ele, e fazer as tuas comparações.

Durante alguns anos utilizei o Linux como sistema principal.. E apesar de gostar, a falta de suporte de algum software comercial acabou por ditar a minha mudança. Especialmente por causa da importância que o workflow de armazenamento, catalogação e tratamento digital das minhas fotografias tem na utilização que eu faço do PC, e uma vez que não existe nenhum programa sério, como o Lightroom, ou o Aperture disponível para Linux. E como entretanto saiu o Windows 7 e até ver não tive nenhum problema de maior com este sistema, acabei por ir abandonando o Linux.

Mas há uns dias, deu-me a curiosidade, instalei a Virtualbox e instalei a ultima versão do Ubuntu... E aquilo que eu devo dizer é que fiquei boquiaberto com a evolução que existiu nos últimos 2 anos.. O Ubuntu 11.04 está fantasticamente simples e directo na sua utilização. A integração com as redes sociais está muito bem conseguida, e o novo launcher está muito bem conseguido e é bastante intuitivo na sua utilização. E melhor ainda, ao contrario da barra do Windows 7, que rouba imenso espaço vertical ao ecrã, o seu posicionamento e o facto de ficar por detrás dos programas tornam-no muito mais eficiente..

Existisse uma alternativa mais ou menos séria ao Lightroom e ao Photoshop e eu mudava já hoje de sistema sem arrependimentos...

pois é mundano, é uma das coisas que me vai dizendo 'não' é essa do tratamento de imagem.
e ainda não o consegui por a dar som.

vou experimentar o xubuntu.

é que sinceramente se for para ter linux e ter de voltar ao windows de cada vez que precisar de alguma coisa.....

O teu exemplo do scanner é igual ao exemplo da banda larga móvel.
1. Não há drivers nem software do fabricante a instalar como no WINDOWS.
2. O LINUX já tem lá tudo.
3. Basta procurar no repositório.
4. Normalmente o repositório tem várias soluções para um mesmo problema, basta escolher
a que agradar mais.

No LINUX existe uma opção do tipo ADD/REMOVE SOFTWARE do WINDOWS. Todo o
software está aí. Desde ferramentas gráficas, de vídeo, de som, de texto, jogos, etc., está
tudo aí (o que não está são excepções, e normalmente porque não são boas opções).

Cuidado com essas afirmações. Por vezes não há drivers de raíz no kernel porque são proprietários e nunca ninguém fez ou conseguiu fazer drivers open-source para o mesmo. Tal como disseste, e bem, se algum hardware não funcionar logo à 1ª, é preciso pesquisar um pouco na net e facilmente se consegue perceber se há solução ou não para esse caso. Já agora, é MUITO mais provável conseguir resolver um problema com hardware antigo do que com o mais recente (principalmente com o de última geração) e não custa muito.

Outra coisa, há software que não está necessariamente em qualquer repositório porque pode ainda não existir um package oficial para Ubuntu, porque ninguém quis fazer, porque o programador não tem tempo, etc...
Há muito bom software que não se encontra em qualquer repositório e até há software que está em repositórios PPA não oficiais, o que não quer dizer que sejam más opções.

A nível de software tens o Skanlite (que normalmente vem com o KDE, mas podes instalá-lo em qualquer distribuição), é simples, fácil de usar e é o que eu recomendo. Depois tens o SANE que é menos "bonito" e menos simples, mas também faz o seu serviço. Desde que tenhas o scanner ligado por USB e o kernel tenha suporte para esse scanner, não deve haver problema nenhum.

Primeiro não tinha problemas, agora já tem mas é muito mais fácil resolve-los que os do Windows.

E pasme-se, afirmas o teu desconhecimento do Windows 7 mas consegues opinar tanto sobre ele, e fazer as tuas comparações.

Dá-te jeito distorcer o que eu digo, não dá?

Exemplo de problemas:
- Como é que eu coloco a MOBILE BROADBAND a funcionar em X?

X = WINDOWS 7 -> Não sei, nunca fiz, não posso ajudar
X = XP, VISTA, LINUX -> Já fiz, posso ajudar

Percebeste?
Ou queres distorcer mais alguma coisa?
Já deu para reparar que, para tentar descredibilizar os outros colocas bastantes posts, mas
para responder às questões, que os outros têm colocado, tenho visto pouco.

Olha, eu tenho investido mais tempo a ajudar quem vem aqui pedir ajuda, do que em responder
a estas provocações. Talvez fosse mais útil se todos fizessem o mesmo. Mas cada um sabe
de si, e todos sabem avaliar o que se passa.

Dá-te jeito distorcer o que eu digo, não dá?

Exemplo de problemas:
- Como é que eu coloco a MOBILE BROADBAND a funcionar em X?

X = WINDOWS 7 -> Não sei, nunca fiz, não posso ajudar
X = XP, VISTA, LINUX -> Já fiz, posso ajudar

Percebeste?
Ou queres distorcer mais alguma coisa?
Já deu para reparar que, para tentar descredibilizar os outros colocas bastantes posts, mas
para responder às questões, que os outros têm colocado, tenho visto pouco.

Olha, eu tenho investido mais tempo a ajudar quem vem aqui pedir ajuda, do que em responder
a estas provocações. Talvez fosse mais útil se todos fizessem o mesmo. Mas cada um sabe
de si, e todos sabem avaliar o que se passa.

Diverte-te lá com isso.

Cuidado com essas afirmações. Por vezes não há drivers de raíz no kernel porque são proprietários e nunca ninguém fez ou conseguiu fazer drivers open-source para o mesmo. Tal como disseste, e bem, se algum hardware não funcionar logo à 1ª, é preciso pesquisar um pouco na net e facilmente se consegue perceber se há solução ou não para esse caso. Já agora, é MUITO mais provável conseguir resolver um problema com hardware antigo do que com o mais recente (principalmente com o de última geração) e não custa muito.

Outra coisa, há software que não está necessariamente em qualquer repositório porque pode ainda não existir um package oficial para Ubuntu, porque ninguém quis fazer, porque o programador não tem tempo, etc...
Há muito bom software que não se encontra em qualquer repositório e até há software que está em repositórios PPA não oficiais, o que não quer dizer que sejam más opções.
(...)

Sim, o que não está nos repositórios oficiais pode muitas vezes ser encontrado em repositórios
adicionais (que podem ser facilmente adicionados). Embora muitas vezes seja "perigoso"
adicionar esses repositórios, porque o SO deixa de ficar com o suporte oficial. Por exemplo,
para colocar o CHROMIUM em FEDORA não havia problema nenhum em adicionar o
repositório onde o CHROMUM estava disponível, mas para o CENTOS era necessário ter
versões mais recentes de bibliotecas que estavam no repositório oficial, o que retirava ao
CENTOS a compatibilidade com o RED HAT (e para servidores esta compatibilidade é mais
importante que ter o CHROMIUM). Este exemplo é um pouco antigo, porque agora até já é
possível ter o CHROME no FEDORA apenas com o repositório do CHROME (que não colide
com o que está no repositório oficial).

Quanto a drivers, normalmente estão todos no kernel. Os que não estão, são uma dor-de-
-cabeça, mas às vezes até se resolvem mais facilmente do que se pode esperar. Dou um
exemplo:

Aqui há uns tempo tinha um dongle USB para Banda Larga Móvel KANGURU. Era um dongle
novo, e não era reconhecido no FEDORA 11. Não havia solução nenhuma na Internet. O que
eu fiz foi substituir a identificação USB (manufacturer e device) de um equipamento equivalente
pela identificação do meu. Funcionou perfeitamente (o driver era igual para as dois equipamentos,
só mudava a identificação).
O dongle era (é) um ZTE MF636DB. Agora já é reconhecido no FEDORA 14, pelo que já não
é necessário fazer nenhuma alteração.

A nível de software tens o Skanlite (que normalmente vem com o KDE, mas podes instalá-lo em qualquer distribuição), é simples, fácil de usar e é o que eu recomendo. Depois tens o SANE que é menos "bonito" e menos simples, mas também faz o seu serviço. Desde que tenhas o scanner ligado por USB e o kernel tenha suporte para esse scanner, não deve haver problema nenhum.

e consigo dar uso à parte de scan de negativos de filme?

Última edição:
De qualquer modo...

Já cá esta o xubuntu... E sinceramente é poupo fluido... apesar de mais rápido que o meu actual XP... Tenho lag a escrever e ao fazer scroll nas páginas, parece que estou num telemóvel.

Continuo a não ter som.

Parece que gravei 2 cd's para nada.

Obrigado pela tua boa intenção de me ensinar a pescar... Mas, apesar do pretensiosismo da resposta, nitidamente não sabes do que falas.

Repara que eu não peço uma alternativa ao MS Paint, ou ao Picasa..

As sugestões que aparecem nesses links como o Ufraw, são de programas engraçados, que um gajo numa tarde solitária desenvolveu, mas que ao lado do Lightroom não têm absolutamente nada a ver. O único software que poderia considerar seria o Bibble Pro, que cheguei a usar quando usava Linux, mas que não está nem de perto nem de longe ao nível do Lightroom.

Quanto ao Photoshop... Tens algumas ferramentas, que permitem edição básica. Mas quando falamos em coisas um bocadinho mais avançadas, como edição não destrutiva, em imagens com 48 bits, edição por mascaras, etc.. etc.. As ferramentas existentes deixam imenso a desejar.. Fala-se que o novo motor por detrás do Gimp, que supostamente estará completamente implementado no Gimp 3.0 vai resolver muitas destas carências, como a ausência de suporte aos 16 bits por canal.. Mas já se fala disso há 2 ou 3 anos e até agora ainda não vi nada.

E eu sei que isto no fundo é uma pescadinha de rabo na boca... As pessoas não adoptam porque falta software comercial, e falta software porque as pessoas não adoptam suficientemente... Mas eu, tenho um problema concreto, e apesar de por uma questão de principio preferir usar software aberto, a verdade é que a solução para mim tem sido o Windows 7..

Obrigado pela tua boa intenção de me ensinar a pescar... Mas, apesar do pretensiosismo da resposta, nitidamente não sabes do que falas.
(...)

Pretensioso é pensar-se que se é o único no fórum, e que a resposta só o serve a ele.

PS:
Se estivesse aqui para colocar respostas que ajudassem apenas uma pessoa, usava
mensagens privadas.

Pretensioso é pensar-se que se é o único no fórum, e que a resposta só o serve a ele.

PS:
Se estivesse aqui para colocar respostas que ajudassem apenas uma pessoa, usava
mensagens privadas.

da mesma forma que esses progs não ajudam o mundano também não ajudam quem como eu pretende edição avançada de imagem... (ou pelo menos edição a sério)

ou seja, tornam-se inúteis.

noto que o linux de facto é giro para quem passa o dia inteiro a uma secretária a fazer processamento de texto ou a responder a e-mails e que nesse campo é dificil de bater, dado que precisa de menos recursos para fazer basicamente o mesmo...

na hora de eu querer fazer o scan de uns negativos fotográficos e trabalhá-los, ou sequer imprimir essas fotos, nem sequer poso usufruir do que o hardware(scaner e impressora fotográfica) me oferece

ou querer gravar umas linhas de guitarra com multi track, e não consigo(de novo) dar uso ao hardware que tenho

neste momento mesmo que tivesse som, nem o saberia já que o kernel do linux tem tudo... só não tem uns tristes codecs de mp3 que o win 98 já trazia de origem

sinceramente, pensei que estivesse um pouco melhor...

e prefiro suportar uns crashes de vez em quando do que deixar de fazer alguma coisa porque o SO não permite ou ter de voltar ao windows para o fazer...

já que curiosamente gostava de aproveitar as capacidades da máquina exactamente no que não consigo fazer neste momento no linux, edição de imagem/foto e trabalho de som

Voltar
Superior