O tópico do linux

Testa o novo Ubuntu ou Kubuntu 6.06 LTS.. Tá muito bom, apesar de ainda ser versão beta até Junho.

A minha experiencia com o Mandrake/Mandriva é que instala realmente tudo bem, mas depois não é muito estavel. Acaba sempre por ter muitos problemas.. Já com o Kubuntu, é facil de usar e acima de tudo, é facilimo de manter..

Outra dica importante, se andas numa de experiencias é criar uma partição para o /home separada. Assim podes reinstalar distribuições quantas vezes quiseres que os teus documentos e alguns settings mantêm-se sempre..

citação:Originalmente colocada por mundano

Testa o novo Ubuntu ou Kubuntu 6.06 LTS.. Tá muito bom, apesar de ainda ser versão beta até Junho.

A minha experiencia com o Mandrake/Mandriva é que instala realmente tudo bem, mas depois não é muito estavel. Acaba sempre por ter muitos problemas.. Já com o Kubuntu, é facil de usar e acima de tudo, é facilimo de manter..

Outra dica importante, se andas numa de experiencias é criar uma partição para o /home separada. Assim podes reinstalar distribuições quantas vezes quiseres que os teus documentos e alguns settings mantêm-se sempre..

A verdade é que para utilizadores em casa uso o Mandrake, Suse ou mesmo o Centoo... mas quando tenho de inslatar servidores nada melhor que o Trustix!! mas nesse ... esqueçam o ambiente gráfico!! também existe uma versão do Knoppix developer que está muito estavel e a ganhar adeptos na area dos servidores em linux... tambem tenho boas recordações do Win 2003 server, o mais estavel de todos os Windows... mas isto depende de quem esta a utilizar e a instalar .. ;)

Estou com problemas a instalar o Kino. Aparece-me o erro:

Checking for LIBDV…configure error: package requirements (libdv>=0.103) were not met.
Consider adjusting the PKG_CONFIG_PATH environment variable if you installed software in a non-standard prefix.
Alternatively you may set the LIBDV_CFLAGS and LIBDV_LIBS environment variable to avoid the need to call pkg-config. See the pkg-config man page for details.

Tenho o LIBDV instalado (0.104). Já tentei de tudo e não consigo sair daqui. Tenho o Mandriva One instalado.

HELP.

Divx basta instalar o mplayer.. (sudo apt-get install mplayer)

Quanto aos mp3, instala isto: libxine-extracodecs

Ou melhor ainda, procura por xine no adept e instala tudo o que te parecer apropriado..

citação:Originalmente colocada por mundano

Divx basta instalar o mplayer.. (sudo apt-get install mplayer)

Quanto aos mp3, instala isto: libxine-extracodecs

Ou melhor ainda, procura por xine no adept e instala tudo o que te parecer apropriado..

o primeiro comando deu:
A Ler Listas de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote mplayer

Em relação ao libxine-extracodecs saquei o libxine-extracodecs_1.1.1+ubuntu1-2_i386.deb e agora o que faço com isto?

o que é o adept?

Isto não está tão facil como parece

citação:Originalmente colocada por Mike_Duxxi

hum..interessante!Estou a ver que há muita oferta!
Já ouvi dizer melhor do gnome do que do KDE,mas axo que é uma questão de gosto.
Agora tou no ubuntu e a instalar uma cena n deu erro,reconheçeu a pass na boa,estranho..
Obrigadão pelo link tou a instalar umas cenas que me interessam.
já agora eu preciso de instalar um compilador C++ para o ubuntu,mas n é neste PC é noutro ainda + frakito que não tem acesso à net.
Conheçes algo bom?Desculpa lá se tou a ser xato,mas n conheço quase ninguem que perceba de Linux!
Mais uma vez obrigado..
GCC
mas isso é stantard em todas as ditribuiçoes.

jpg, a primeira coisa que tens de fazer é criar uma lista de repositorios mais rica, porque de origem só vem com os basicos.

Daqui a nada já te ensino como fazer isso.

Ja tive um P233 com o corel linux mas como não conhecia ninguem para partilhar dicas e conhecimentos desisti....tb gosto de andar sempre a trocar de hardware e experimentar e no linux tinha dificuldade em por a funcionar algum (inst.drivers).

Desanimei um pouco, mas é interessante!!tb como sou casado não tenho tempo para isso....pena!

citação:Originalmente colocada por pmct

citação:Originalmente colocada por Mike_Duxxi

hum..interessante!Estou a ver que há muita oferta!
Já ouvi dizer melhor do gnome do que do KDE,mas axo que é uma questão de gosto.
Agora tou no ubuntu e a instalar uma cena n deu erro,reconheçeu a pass na boa,estranho..
Obrigadão pelo link tou a instalar umas cenas que me interessam.
já agora eu preciso de instalar um compilador C++ para o ubuntu,mas n é neste PC é noutro ainda + frakito que não tem acesso à net.
Conheçes algo bom?Desculpa lá se tou a ser xato,mas n conheço quase ninguem que perceba de Linux!
Mais uma vez obrigado..
GCC
mas isso é stantard em todas as ditribuiçoes.

Tens acerteza que vem no Ubuntu 5.1?Neste momento não estou lá,mas eu tenho ideia que procurei e não encontrei nenhum compilador.
Obrigado na mesma!

Fui à secção de adicionar aplicações, escolhi 3 ou 4 para instalar, no fim escolhi instalar automaticamente, tudo bem, pensei eu...

agora na instalação está-me a perguntar onde estão os ficheiros de instalação, é que não faço a minima!!!

é nestas coisas que o Linux ainda está muito atrás do windows [8][8][8]

fiz "find / -name rpm" a ver se os encontrava e nada (o comando pode é não ser este

citação:Originalmente colocada por jpg

Fui à secção de adicionar aplicações, escolhi 3 ou 4 para instalar, no fim escolhi instalar automaticamente, tudo bem, pensei eu...

agora na instalação está-me a perguntar onde estão os ficheiros de instalação, é que não faço a minima!!!

fiz "find / -name rpm" a ver se os encontrava e nada (o comando pode é não ser este
apt-get install "aplicação"
QUal é a dificuldade?
e são rpm's ou debs ?

jpg... O Kubuntu é baseado em debian, não trabalha com rpm's... E acredita que depois de perceberes como isso funciona vais achar o processo de instalar aplicações bem mais simples do que no Windows.

Olha, para pores isso que queres a bombar de forma automatica, experimenta esta aplicação..

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=151387

Já agora, em vez de usares esse comando, vai simplesmente ao menu e abre o Adept.. ;)
E não te esqueças de activar no adept os repositorios extra.

citação:Originalmente colocada por pmct

citação:Originalmente colocada por jpg

apt-get install "aplicação"
QUal é a dificuldade?
e são rpm's ou debs ?

a dificulade é tão somente esta:

tenho um ficheiro chamado :
"libxine-extracodecs_1.1.1+ubuntu1-2_i386.deb"
em "/home/jpg/Desktop"

e posicionando-me nessa directoria na linha de comandos faço:
"sudo apt-get install libxine-extracodecs_1.1.1+ubuntu1-2_i386.deb"

dá-me isto:
"A Ler Listas de Pacotes... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote libxine-extracodecs_1.1.1+ubuntu1-2_i386.deb"

... lindo

sinceramente começo a achar que não estamos todos a falar da mesma coisa

EDIT: tenho o automatix a correr, vamos lá ver se é desta
[:X][:X][:X]

citação:
a dificulade é tão somente esta:

tenho um ficheiro chamado :
"libxine-extracodecs_1.1.1+ubuntu1-2_i386.deb"
em "/home/jpg/Desktop"

e posicionando-me nessa directoria na linha de comandos faço:
"sudo apt-get install libxine-extracodecs_1.1.1+ubuntu1-2_i386.deb"

dá-me isto:
"A Ler Listas de Pacotes... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote libxine-extracodecs_1.1.1+ubuntu1-2_i386.deb"

... lindo

sinceramente começo a achar que não estamos todos a falar da mesma coisa

EDIT: tenho o automatix a correr, vamos lá ver se é desta
[:X][:X][:X]

Para instalar ficheiros deb em Ubuntu é da seguinte forma
Código:
sudo dpkg -i nome_ficheiro.deb

a forma que indicaste é para instalar ficheiros/pacotes/programas a partir dos repositórios

Voltar
Superior