O tópico do linux

citação:Originalmente colocada por jpg

citação:Originalmente colocada por pmct

citação:Originalmente colocada por jpg

Fui à secção de adicionar aplicações, escolhi 3 ou 4 para instalar, no fim escolhi instalar automaticamente, tudo bem, pensei eu...

agora na instalação está-me a perguntar onde estão os ficheiros de instalação, é que não faço a minima!!!

é nestas coisas que o Linux ainda está muito atrás do windows [8][8][8]

fiz "find / -name rpm" a ver se os encontrava e nada (o comando pode é não ser este
apt-get install "aplicação"
QUal é a dificuldade?
e são rpm's ou debs ?

a dificulade é tão somente esta:

tenho um ficheiro chamado :
"libxine-extracodecs_1.1.1+ubuntu1-2_i386.deb"
em "/home/jpg/Desktop"

e posicionando-me nessa directoria na linha de comandos faço:
"sudo apt-get install libxine-extracodecs_1.1.1+ubuntu1-2_i386.deb"

dá-me isto:
"A Ler Listas de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote libxine-extracodecs_1.1.1+ubuntu1-2_i386.deb"

... lindo

sinceramente começo a achar que não estamos todos a falar da mesma coisa

EDIT: tenho o automatix a correr, vamos lá ver se é desta
[:X][:X][:X]
nesse caso dpkg -i pacote.deb

jpg, o apt-get é para ir buscar automaticamente os pacotes aos repositorios..

Não precisas de andar tu à procura deles.. ;)

Bastava fazeres sudo apt-get install libxine.. Ou então, vais ao Menu - System - Adept e nessa aplicação podes procurar e instalar os pacotes.

MAs vai pelo automatix que é mais facil..

citação:Originalmente colocada por Torque

Onde posso saber mais sobre quais os melhores portáteis para Linux?
já trabalhei com varios em linux, alguns foram sem problemas com linux mas os compac sempre me deram mais que fazer. mas em geral, não deves ter assim muitos problemas dificeis de resolver

Tópico do Linux...

Tópico do Linux...

Quando criei este tópico era com o único propósito de anunciar o lançamento da versão 6.06, mas como foi tendo tanto sucesso resolvi re-formular completamente o primeiro post, deixar aqui os links mais importantes e criar um indice para o que de mais interessante se discutiu..

edgy-cover-mid.jpg

edgy-cover-top.png

Variantes do Ubuntu

Antes de colocar os links para os downloads, convem perceber quais as variantes que existem e qual se adequa mais a cada um. Ora, o Ubuntu tem 4 variantes, o Ubuntu, o Kubuntu, o Xubuntu e o Edubuntu.

Todas as variantes partilham a mesma base, pelo que a estabilidade, actualidade e potencial delas não diferem.. O que as distingue é os diferentes ambientes de trabalho, ou programas que trazem pré-instalados.

Assim, o Ubuntu e o Kubuntu são opções generalistas, que serão a escolha de mais de 90% das pessoas.. A diferença entre eles é que o Ubuntu usa como gestor de janelas o Gnome e o Kubuntu usa o KDE.. Não me vou atrever a dizer que um é melhor ou pior, são simplesmente diferentes e é uma questão de gosto. Em baixo deixo alguns screenshots para que possam ver qual deles vos agrada mais.

O Xubuntu, é bastante parecido com o Ubuntu, mas em vez do Gnome, usa o XFCE como gestor de janelas, o que o torna extremamente leve e ideal para maquinas antigas. Ou para quem tendo maquinas modernas quer um sistema light..

O Edubuntu, no fundo é uma espécie de Ubuntu, mas como o nome indica vem carregado de software educacional, infantil e escolar. É uma distribuição feita sobretudo para escolas, mas não é má opção para quem tiver miúdos.

Screenshots

- Ubuntu: OSDir.com :: Open Source, Linux News & Software

- Kubuntu: OSDir.com :: Open Source, Linux News & Software

- Xubuntu: OSDir.com :: Open Source, Linux News & Software

- Edubuntu: OSDir.com :: Open Source, Linux News & Software

Links para Downlod

- Ubuntu: Download Ubuntu | Ubuntu

- Kubuntu: How Can You Get Kubuntu? | Kubuntu

- Xubuntu: Get Xubuntu | Xubuntu

- Edubuntu: Download Edubuntu | edubuntu

ATENÇÃO: Vão reparar que nos sites de downloads há duas versões a 6.06 e a 6.10.. Para um user médio a 6.10 será sempre a mais indicada porque é a mais recente e mais actualizada. No entanto quem der especial ênfase à estabilidade e ao suporte a longo termo deverá escolher a versão 6.06 LTS (Long Time Suport), pois essa versão terá suporte garantido durante 5 anos.

Encomendar CD's Grátis

Poderão pedir CD's grátis, da versão 6.06 LTS do Ubuntu, Kubuntu e Edubuntu, basta seguir os links respectivos:

https://shipit.ubuntu.com/ https://shipit.kubuntu.org/ https://shipit.edubuntu.org/

INSTALAÇÃO

Depois de ter o CD há que instalar.. O ideal é verem o guia que está na página 6 deste tópico:

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=79810&whichpage=6

Links Essenciais

1º - Automatix Technology Alignment, Inc. - GetAutomatix holder pages

Por questões legais, nos USA e outros países é proibido distribuir certo software sem pagar o licenciamento de patentes. Nos USA por exemplo, não podem fazer um codec para MP3 sem pagar licenças à Thompson, mesmo que o codec seja feito integralmente usando apenas o vosso trabalho.. O mesmo se passa com outros formatos, como o DivX, o WMV, WMA, etc.. etc.. É uma estupidez, mas é assim... Como tal, esses codecs apenas vêm em distribuições linux que são a pagar, o que não é o caso do Ubuntu. O Automatix resolve esse problema, pois é uma forma fácil e automática de instalar todo esses codecs e outro software precisando apenas de dar alguns clicks.. As instruções de instalação estão no site. Embora seja ilegal nos USA esse software é legal em Portugal.

Guiaubuntupt Página principal - Guia Ubuntu PT

Queres instalar o modem SpeedTouch do Sapo e não sabes como? Queres ler e escrever em NTFS e não sabes como? Neste site tem tudo explicadinho.. Sem duvida o primeiro sitio a consultar quando surgem duvidas.

Ubuntu Games Ubuntu Games

Instruções para instalarem os principais jogos existentes para Linux no Ubuntu...

Última edição:
Existe a possibilidade de activares isso... Mas ainda é experimental.. Quem usa, diz que funciona bem, mas se tens dados importantes não deves arriscar. O seguro morreu de velho.

Já agora, quem pedir CD's peça logo uns 10 ou 20 e distribua pelos amigos...

É que o que fica caro é os portes internacionais, já que gravar um CD actualmente custa prai 5 ou 10 centimos.

citação:Originalmente colocada por mundano

citação:Originalmente colocada por 3com

Já estou a sacar para instalar sobre a versão antiga :)

Se instalaste muitos pacotes "extra" tem cuidado.. Faz um backup primeiro..

Primeiro vou utilizar como Live CD.
Depois de testado instalo no HD.

A minha instalação está relativamente "clean".
Fácilmente instalo todos os extras de raiz;)

Olha, eu pessoalmente tenho uma partição separada para o /home ..

Assim posso instalar varias versões, testar, instalar, desistalar e todos os meus documentos e definições mantêm-se sempre e são partilhados pelas varias versões instaladas.

Tenho uma chamada partilha para onde faço backup de tudo o que necessito e, além disso permite-me partilhar documentos com o Windows ;)

Não obrigado, a versão anterior ainda está de boa saúde e recomenda-se :)

Estas pequenas novidades/correções não dão para o trabalho, quando começarem a vir com XGL (se calhar) até me dou ao trabalho de preencher o formulário :D

Voltar
Superior