O tópico do linux

muito sinceramente acho que o compile time do gentoo tira qualquer vantagem de performance (que é pouca) que se obtem ao compilar para o nosso hardware. só dá trabalho... e perde-se tempo.
a unica vantagem que vejo é construir o sistema à nossa medida. mas só se consegue fazer isso quando já se sabe bastante do que precisamos.

Boas..

Eu tinha o Mandriva 2005 Deluxe e agora instalei o Mandriva 2006

Há mais pessoas por aqui que o usem?
Eu não percebo quase nada, instalei mesmo para aprender...

Não consigo é entender bem as instalações de software

Eu nem uso este PC onde estou a instalar... É mesmo só para testar...

Se ficar fixe, sou capaz de deixar este Pc como file server na rede.

citação:Originalmente colocada por jmpub

Boas..

Eu tinha o Mandriva 2005 Deluxe e agora instalei o Mandriva 2006

Há mais pessoas por aqui que o usem?
Eu não percebo quase nada, instalei mesmo para aprender...

Não consigo é entender bem as instalações de software

Olha.. Sinceramente a Mandriva não recomendo.. Sem duvida a Madrake foi uma das empresas que mais democratizou o uso do linux ao tornar a instalação facil para todos.

Mas neste momento já foram completamente ultrapassados, e ao comprarem a conectiva acabaram por se endividar e a empresa está a entrar num ciclo muito mau. Basta ver que o grande guro da Mandrake, o homem que fundou a empresa e que praticamente ele sozinho é que fez da Mandrake o que ela é, que sempre liderou o desenvolvimento da distribuição, foi despedido para reduzirem custos.. [8)][8)]

Sinceramente, tens distros que actualmente estão a evoluir muito mais e que são mais amigaveis e que dão menos problemas.

Ubuntu/Kubuntu, Suse ou Fedora vão servir-te melhor do que mandriva.

Quanto à instalação de software, não há nada mais simples de fazer num sistema baseado em Debian como o Ubuntu ou Kubuntu..

E já agora, quando à minha experiencia com o Gentoo... Lá compilei o meu primeiro Kernel..

reboot.. O grub estava mal configurado... Voltei a entrar com o CD de instalação, lá voltei a configurar o Grub, voltei a reiniciar, parecia que ia tudo bem.. E aparece-me isto:

Kernel panic - bla bla bla...

Enfim... Falhei em alguma coisa, mas não faço ideia onde.

Depois de ter falhado na criação do kernel resolvi tentar outra vez do zero... Desta vez tudo correu bem.. Tive apenas um problema com a password do root que me esqueci de definir e depois não conseguia entrar. Mas com o live CD apaguei o hash no ficheiro /etc/shadow e lá resolvi o problema...

Agora que ia começar verdadeiramente a usar o gentoo o meu computador lembrou-se de deixar de funcionar a placa de rede... Fdx mais aos computadores velhos... Já tive a desmonta-lo todo, mudei a placa de rede de slot, voltou a funcionar, mas já não funciona outra vez..

Enfim... Também não vou gastar dinheiro com este cancro.. Se ele não se auto-reparar por obra e graça do senhor, volta para a prateleira na garagen onde estava..

Eu continuo com o CM10.
Depois do video, agora vou apostar em configurar uma rede wireless.
Alguém conhece uma placa Wireless barata compativel com Linux?

Quanto à tua pergunta não sei... Mas já que falas em Wireless para os que se quixavam que só tinham WPE no Linux, a nova versão 6.06 do Ubuntu tem um aplicativo que configura automaticamente a rede Wireless com quase todo o tipo de hardware e funciona perfeitamente em WPE, WPA e WPA2...

Boas!
Ja tive durante algum tempo o mandrake 10.1,mas não percebo muito de linux.A pouco tempo decidi instalar o ubuntu 5.10 que até me vai dar jeito para a universidade,mas tou com um problema:
Na Konsole quando faço o login para ter permissões para instalar programas,aparece-me algo do genero "authentication failure",mas a pass ta correcta,pk se inserir uma errada,ele alerta!
Gostaria se possível que me ajudassem,pois ainda sou um aprendiz,mas muito satisfeito com o ubuntu!
Obrigado...

Na Konsole? Afinal tens o ubuntu ou o kubuntu?

Já agora que comando é que estás a usar? É que no Ubuntu usa-se o "sudo"..

Quando queres instalar alguma coisa usas: sudo <comando> e quando ele pede password metes a tua.

Já agora, apesar de ainda estar em fase beta, devias dar uma olhadela pelo futuro ubuntu 6.06, está muito melhor que o 5.10 em praticamente tudo...

FDX... Não fazia ideia que as compilações demoravam tanto tempo...

Estou desde ontem as 15horas a compilar o Gnome e o X.org... A primeira parte do processo, que instala os pacotes essenciais demorou +/- 20 horas...

Agora estou desde as 19H30 da tarde a compilar a segunda parte que essa sim vai instalar o Gnome, e de 120 pacotes que tem que compilar ainda faltam 86..

Eu sei que as Specs do computador não ajudam, é apenas um Pentium 3 a 550, com 128 MB de ram... Mas pelo andar, vou passar as ferias da pascoa todas e não vou conseguir ter isto pronto.. É que a seguir queria instalar o OppenOffice.org, já estou a ver que é mais dois dias de compilação.

citação:Originalmente colocada por mundano

FDX... Não fazia ideia que as compilações demoravam tanto tempo...

Estou desde ontem as 15horas a compilar o Gnome e o X.org... A primeira parte do processo, que instala os pacotes essenciais demorou +/- 20 horas...

Agora estou desde as 19H30 da tarde a compilar a segunda parte que essa sim vai instalar o Gnome, e de 120 pacotes que tem que compilar ainda faltam 86..

Eu sei que as Specs do computador não ajudam, é apenas um Pentium 3 a 550, com 128 MB de ram... Mas pelo andar, vou passar as ferias da pascoa todas e não vou conseguir ter isto pronto.. É que a seguir queria instalar o OppenOffice.org, já estou a ver que é mais dois dias de compilação.

Mais valia espetares-lhe com o Slackware em cima. Já ouvi falar de compilações a demorarem 1 semana.

Bem... Parece que para o fim ficaram os pacotes pequenos. Desde que escrevi aquilo já compilou mais 30 e tal pacotes.. Já so faltam 50..

A este ritmo ainda vou entrar no Gentoo hoje..

citação:Originalmente colocada por mundano

Na Konsole? Afinal tens o ubuntu ou o kubuntu?

Já agora que comando é que estás a usar? É que no Ubuntu usa-se o "sudo"..

Quando queres instalar alguma coisa usas: sudo <comando> e quando ele pede password metes a tua.

Já agora, apesar de ainda estar em fase beta, devias dar uma olhadela pelo futuro ubuntu 6.06, está muito melhor que o 5.10 em praticamente tudo...
Obrigado pela resposta...
Tenho o ubuntu 5.10.
Tou a usar o sudo como disseste,mas mesmo assim quando faço o login correcto,aparece algo do genero "authentication failure"(n posso confirmar agora porque estou a gravar umas cenas no XP).
Ja testaste o 6.06?Apesar de ser beta não tem breaks?está estável?Se me pudesses indicar o link ou dizer onde sacar,agradecia..
Não sei se concordas comigo,apesar de gostar do ubuntu,reparei que em relação ao mandrake que usava,de origem traz menos software!

Sim.. Eu uso o 6.06 sem problemas. Até porque o 6.06 era para ser lançado dia 20 deste mes, pelo que o desenvolvimento está feito. Só que para obterem certificações e para "polirem" o aspecto decidiram atrasar em 6 semanas o lançamento.

Quanto à estabilidade.. Se te referes a estabilidade no sentido de não ter crashes, posso-te dizer que é estavel como uma rocha.. Apesar de ainda haver um bug aqui ou ali, são coisas que não afectam minimanente a estabilidade do sistema.

Mas a estabilidade o sentido de nao haver evolução, ai não tem.. Praticamente todos os dias há updates. Se downloads para ti é um problema espera pelo lançamento oficial.

Quanto ao teu problema.. Estás a usar o user que criaste na instalação para usar o sudo? É que o sudo só pode ser usado por quem fizer parte do grupo admin.. E por defeito apenas o user criado na instalação faz parte desse grupo.

Obrigado!hum..ya tava-me a referir a crashes,downloads não é o problema,xato é que tenho um disco com pouco espaço livre e tar a formatar a partição e instalar again o SO com os requisitos do meu pc é um bocado xato!
Axo que sou ah um user,o qual é o admin,que sou eu e no qual "trabalho" tanto que quando faço cd$HOME,ele redirecciona-me para o meu user..
ja agora sabes-me explicar assim por alto qual a diferença entre o kubuntu e o ubuntu?o kubuntu n conheço também é gnome?!

Voltar
Superior