O tópico do linux

Saquei o vmware player e dei uma olhadela aos liveCD's do mint 9 e ubuntu 10.04

visualmente agradou-me + o Mint, experimentei ver a performance no que toca aos filmes HD, e tanto no gnome como no vlc existe bastante stuttering durante o filme, mas como experimentei numa maquina virtual gostava de saber a quem já instalou no disco se consegue ver Mkv´s de 1080p (x.264 e som Dts \ DTSMA) tão bem como no windows (7\Vista)?

alguem ja experimentou isto? http://www.youtube.com/watch?v=HSdO8Ws6StI

já agora qual a distro com o boot + rápido?
neste momento com o windows 7 32 bits
leva 55s até aparecer o ambiente de trabalho, 1m30s até estar pronto a navegar

Última edição:
Saquei o vmware player e dei uma olhadela aos liveCD's do mint 9 e ubuntu 10.04

visualmente agradou-me + o Mint, experimentei ver a performance no que toca aos filmes HD, e tanto no gnome como no vlc existe bastante stuttering durante o filme, mas como experimentei numa maquina virtual gostava de saber a quem já instalou no disco se consegue ver Mkv´s de 1080p (x.264 e som Dts \ DTSMA) tão bem como no windows (7\Vista)?

alguem ja experimentou isto? YouTube - Linux playing full hd (1080p) with 4% of CPU

já agora qual a distro com o boot + rápido?
neste momento com o windows 7 32 bits
leva 55s até aparecer o ambiente de trabalho, 1m30s até estar pronto a navegar

No VLC tens vários modos de saída de video nas preferências, na zona da configuração de video. Já experimentaste alterar? Tipo, para GLX, X11, etc.? Tens os drivers da placa gráfica instalada?

Quanto à distro mais rápida não sei, mas o aptosid é muito rápido para o tipo de distro que é ;)

Mais actualizações e agora fui eu que fiquei com vídeos extremamente lentos, seja da net seja com o vlc ou outro media player. Como não tenho vida para isto, o linux vai de vela, vou voltar ao XP.

E qual é a tua dúvida?
Permissões e instalações em linux é simples, só o Root (também chamado de SuperUser) é que pode instalar o que quer que seja.
Quanto às permissões o teu utilizador só pode escrever, ler e executar ficheiros da sua Home, a não ser que o SU tenha dado permissões para Ler, escrever ou executar ficheiros em outros locais fora da home. O SU pode ler escrever e executar todos os ficheiros.

Em Ubuntu penso que esse tipo de coisas está mais escondido, sendo que nem te diz (na instalação) para definires uma password de root. Quanto a mim, falha muito grave.

Não sou muito fã do Ubunto, mas axo que faz muito pelo linuz por causa da simplicidade de uso e instalação.

Se realmente queres aprender linux, sugiro a livrares-te do Ubuntu e instala um mais hardcore. Slackware, Debian, etc, e começa a adorar a linha de comandos.

Neste momento não é que tenha dúvida, mas gostava de perceber mais.

Provavelmente o meu proximo pc portatil sera um Macbook e na altura poderei explorar melhor.

A versão que tenho é o Ubunto, edição FEUP [;)]

Nunca tinha usado o Ubuntu, mas sempre tive alguma curiosidade em experimenta-lo. Ontem foi o dia, instalei o bicho numa partição do meu portatil, e nada mais facil, ao fim de + ou - 20 minutos, já o estava a explorar.

Do que vi, agradou-me e de que maneira, se vai passar a ser o SO padrão?! Não sei, vou te-lo em testa-lo a fundo e depois se verá.

Para já fica a nota, 5 ***** :)

Alguem sabe se existem alternativas (dignas desse nome) a programas do universo windows para linux:
Photoshop, Autocad, 3d max ou Maya, Cubase ou Fruityloops , Adobe Premiere ou estes programas funcionam no wine sem problemas, no Ubuntu?

Mais actualizações e agora fui eu que fiquei com vídeos extremamente lentos, seja da net seja com o vlc ou outro media player. Como não tenho vida para isto, o linux vai de vela, vou voltar ao XP.

Como cão que ladra não morde, o linux ainda aqui anda.

Entretanto descobri uma aplicação muito porreira: stellarium.

Alguem sabe se existem alternativas (dignas desse nome) a programas do universo windows para linux:
Photoshop, Autocad, 3d max ou Maya, Cubase ou Fruityloops , Adobe Premiere ou estes programas funcionam no wine sem problemas, no Ubuntu?

Sim. A maioria deverá correr sem problemas via Wine. Mas em alguns casos, encontras alternativas nativas e gratuitas que não ficam atrás das comerciais.

Modelação 3D:blender.org - Home

Produção audio:

ardour - the digital audio workstation

SooperLooper - Live Looping Sampler

Hydrogen - advanced drum machine for GNU/Linux

LMMS - Linux MultiMedia Studio

Para usar o Ardour:

JACK | connecting a world of audio

Edição de video:

Cinelerra :: a video editor and compositor for Linux

LiVES Video Editing System - Because the media should be open

Entre outros...

Mas o melhor é mesmo apostar numa distribuição orientada para produção multimédia como:

Home | Ubuntu Studio
ou
http://openartisthq.org/

Boas pessoal, preciso da vossa ajuda.
Que Linux recomendam para esta máquina:

Computador:
Intel(R)
Pentium(R) 4 CPU 2.00 GHZ
256mb de Ram

??

Cumpts [;)]
xubuntu

ou melhor para chaços,
antix

eu cheguei a ter antix num pentiumII com 128Mb [:D]
nesse mesmo chaço, tb tive MEPIS
testa-o. acho que traz por omissão o kde3.5, muito leve comparado com o kde4.

para dizer a verdade, podes colocar qq linux desde que depois coloques cum window manager levezinho:
blackbox
e16 ou e17
xfce (o xubuntu traz o xfce por omissão)

Última edição:
Boas pessoal, preciso da vossa ajuda.
Que Linux recomendam para esta máquina:

Computador:
Intel(R)
Pentium(R) 4 CPU 2.00 GHZ
256mb de Ram

??

Cumpts [;)]

DSL Linux. Penso que será difícil arranjar algo mais leve. DSL quer dizer Damn Small Linux. Penso que é baseado em Debian, mas corre num ancião Pentium I, com 64mb de ram.
Tive esta distro instalada num Pentium M 1,4Ghz e aquilo até voava.

DSL Linux. Penso que será difícil arranjar algo mais leve. DSL quer dizer Damn Small Linux. Penso que é baseado em Debian, mas corre num ancião Pentium I, com 64mb de ram.
Tive esta distro instalada num Pentium M 1,4Ghz e aquilo até voava.
não sugeri o DSL porque a maquina não é assim tão velha. da ultima vez que vi aquilo, ainda corria o kernel 2.4.x, o que pode levantar algumas questões sobre o reconhecimento de algum hardware...

edit: lembrei-me de outra: puppy linux

Voltar
Superior