Para usar Linux tem que se perder um pouco de tempo a aprender como funciona, certo? Ou vão-me convencer que a primeira vez que tiveram contacto com o windows sabiam como instalar o windows, configurar impressoras, instalar drivers (ou até o que era isso), configurar redes, etc, etc...
Eu concordo que o linux AINDA não tem a facilidade de configuração do windows. Contudo, nalgumas coisas não é directamente comparável, são sistemas muito diferentes. O sistema de instalação/desinstalação de programas é muito melhor que o windows. No windows sabes que ele te instala o programa X no sítio Y, mas também te instalar n coisas no \windows\system32, no registry, e em mais não sei quê, coisas que geralmente ficam sempre para trás se for desinstalado o programa.
Quanto ao automatix, é de facto a resposta para um tudo em um para instalar todas as coisas necessárias, nomeadamente codecs de audio e video, flash player, adobe reader, fontes da ms, drivers da placa gráfica, software p2p, sem grande trabalho. Faz tudo em 10 minutos.
De momento, se reparares, o site do automatix está em baixo. Provavelmente é por isso que estás com dificuldades.
Pessoalemnte recomendo fazer o download e instalar o pacote .deb, que se instala automaticamente, não precisas de ir para a linha de comandos. Pensa nele como um ficheiro .msi da microsoft... Tens é que fazer o download do ficheiro certo, pois há um para o Ubuntu 6.06 e outro para o 6.10. Já que falamos nisso, se fosse a ti instalava o Ubuntu 6.10. Depois é só ir ao menu applications -> System Tools -> automatix, e escolhes o que queres instalar. Carregas start e deixa-lo descansado a fazer o trabalho sozinho. Se pensares bem neste conceito, é muito mais fácil e user friendly que o windows. Que programa em windows te faz o download e configura automaticamente os codecs, os plug-ins, o adobe reader, utilitários de compressão de software, java, e-mule, etc, etc.
Pessoalmente, com um pouco de esforço, pesquisa (e a ajuda do mundano

já consegui ter tudo funcional.
Tenho uma gráfica nvidia com 2 monitores LCD, a funcionar perfeitamente com o twinview.
Tenho a aceleração OpenGL a funcional e consigo instalar os jogos nativos para Linux: Quake 4, Doom 3, Mohaa, Serious Sam, Unreal tournamente 2004...
Tenho 1 impressora e um multifunções da HP (PSC 1215) a funcionar perfeitamente. O scanner funciona automaticamente com o Xsane. Os drivers de impressão, foi só escolher "add new printer" e escolher de uma lista.
Tenho a rede configurada, e consigo aceder ao desktop de outro PC com Ubuntu ou com windows, e ao desktop do portátil com wireless em windowsXP.
Este PC funciona com servidor de impressão para o portátil.
O OpenOffice tem funcionalidades muito boas, não fica nada a dever ao MS office. Se quiseres ainda mais funcionalidades, compras o Staroffice, que custa o mesmo que um jogo, e trás dicionários, correctores ortográficos, montes de clipart e essas coisas.
O Gimp, já usava no windows. Firefox e Opera, já usava no windows. Agora até ando mais com o firefox 2.0, está um pouco melhor que o Opera.
Placa de televisão: nem foi preciso configurar nada. Só instalar um programa de televisão e sintonizar os canais.
Som: Sound blaster audigy perfeitamente configurada na instalação. O Vista RTM nem a reconhece...
Bluetooth: a funcionar
Firewall: firestarter, muito fácil de configurar
Gravador de CD's e DVD's: K3b
P2P: aMule e Gtk-gnutella
Download manager: Gwget
Copiar DVD's:K9copy, semelhante ao DVD shrink
Ripar video da câmara DV por firewire: Kino
Etc, etc.
Tenho o WindowsXP e o Vista RTM instalados noutro disco, e faço sempre o boot para o Ubuntu. Estou a fazer um trabalho moroso e de alguma responsabilidade que envolve folhas de cálculo e processamento de texto no OpenOffice, e ainda não encontrei nenhuma limitação.
Só a facilidade de precisar de um programa qualquer e encontrá-lo nos repositórios de software com o Synaptic, instalá-lo de forma perfeitamente legal e usar, é impagável.
Concerteza que por isto tudo a funcionar não foi de um dia para o outro e tive que aprender umas coisas. Não podes é pretender que o Linux funcione da mesma maneira a que estás habituado com o Windows, nem ser um windows "de graça"- Como qualquer ferramenta novo, tens que dedicar um pouco a aprender como funciona.