O tópico do linux

garret, o erro que dá é a dizer que o Automatix já está instalado. Pronto, até ai tudo bem..

Agora é só ir ao menu e correr o automatix, ou podes chama-lo pela consola, escreverndo:

automatix2

Já agora, o Automatix2 não é um media player, é um utilitario que te instala automaticamente vários programas/codecs, etc..

citação:Originalmente colocada por Jacare

Mundano, acho que me podes ajudar... :D

sabes como posso resolver isto? [xx(]

citação:sem querer apaguei o menu inicial (partição?) que dá acesso à escolha do SO... ou seja o computador arranca direito ao Ubuntu e não me pergunta qual o SO que pretendo.

A partição do XP continua lá com o Windows instalado, mas não consigo escolhe-lo...

Mas apagaste como?

Podes colocar aqui o que tens no ficheiro

/boot/grub/menu.lst

Garret, quanto à impressora, deve funcionar perfeitamente porque há drivers para ela já no Ubuntu..

Faz o seguinte: Vais ao menu da administração e escolhes para adicionar uma nova impressora.

Depois deve aparecer um dialogo tipo este:

settingupaprinterinubuntu.jpg

Mete o IP do computador onde está a impressora, mete o username e password..

Depois aparece este menu:

dsc00296.jpg

Escolhes Samsung e o modelo da tua impressora. Em principio deve ficar ok..

citação:Originalmente colocada por mundano

garret, o erro que dá é a dizer que o Automatix já está instalado. Pronto, até ai tudo bem..

Agora é só ir ao menu e correr o automatix, ou podes chama-lo pela consola, escreverndo:

automatix2

Já agora, o Automatix2 não é um media player, é um utilitario que te instala automaticamente vários programas/codecs, etc..

this version is only for ubuntu 6.10 only.. now what?

Já existe a 6.10.. Mas também não é asneira..

E já agora, tens o Ubuntu, Kubuntu ou Xubuntu?

Quanto ao CIFS host, supostamente é o PC onde tens a samsung.. Tens esse PC ligado e meteste o IP de rede correcto?

já fiz de tudo.. não dá para adicionar a impressora.. já com o fedora tive o mesmo problema.. nunca fui capaz de adicionar a impressora.. acho que não dá..

Se é o Ubuntu 6.06 já te deram ai umas informações erradas.. Mas nada de grave.

Segue estes passos.

Na consola dá o comando:

sudo gedit /etc/apt/sources.list

Vai aparecer um texto com varios links.. Procura este:

deb http://www.getautomatix.com/apt edgy main

Depois só tens que mudar a palavra edgy para dapper, devendo ficar assim:

deb http://www.getautomatix.com/apt dapper main

Depois gravas e fechas o texto. Voltas à consola e ...

sudo apt-get remove automatix2
sudo apt-get update
sudo apt-get instal automatix2
automatix2

Se tudo correu bem, vais abrir uma janela a pedir a password e com uns avisos legais, aceitas tudo, e aparece uma lista de software. Instala tudo o que te parecer util.. Especialmente os codecs, que é o que te está a faltar...

A Ler Listas de Pacotes... Pronto
W: GPG error: http://www.getautomatix.com dapper Release: As seguintes assinaturas não puderam ser verificadas porque a chave pública não está disponível: NO_PUBKEY 18B52FE3521A9C7C

ou seja não dá.......
desde manha que ando com isto.. toca a reiniciar o voltar ao funcional windows.

Para usar Linux tem que se perder um pouco de tempo a aprender como funciona, certo? Ou vão-me convencer que a primeira vez que tiveram contacto com o windows sabiam como instalar o windows, configurar impressoras, instalar drivers (ou até o que era isso), configurar redes, etc, etc...

Eu concordo que o linux AINDA não tem a facilidade de configuração do windows. Contudo, nalgumas coisas não é directamente comparável, são sistemas muito diferentes. O sistema de instalação/desinstalação de programas é muito melhor que o windows. No windows sabes que ele te instala o programa X no sítio Y, mas também te instalar n coisas no \windows\system32, no registry, e em mais não sei quê, coisas que geralmente ficam sempre para trás se for desinstalado o programa.

Quanto ao automatix, é de facto a resposta para um tudo em um para instalar todas as coisas necessárias, nomeadamente codecs de audio e video, flash player, adobe reader, fontes da ms, drivers da placa gráfica, software p2p, sem grande trabalho. Faz tudo em 10 minutos.
De momento, se reparares, o site do automatix está em baixo. Provavelmente é por isso que estás com dificuldades.

Pessoalemnte recomendo fazer o download e instalar o pacote .deb, que se instala automaticamente, não precisas de ir para a linha de comandos. Pensa nele como um ficheiro .msi da microsoft... Tens é que fazer o download do ficheiro certo, pois há um para o Ubuntu 6.06 e outro para o 6.10. Já que falamos nisso, se fosse a ti instalava o Ubuntu 6.10. Depois é só ir ao menu applications -> System Tools -> automatix, e escolhes o que queres instalar. Carregas start e deixa-lo descansado a fazer o trabalho sozinho. Se pensares bem neste conceito, é muito mais fácil e user friendly que o windows. Que programa em windows te faz o download e configura automaticamente os codecs, os plug-ins, o adobe reader, utilitários de compressão de software, java, e-mule, etc, etc.

Pessoalmente, com um pouco de esforço, pesquisa (e a ajuda do mundano ;) já consegui ter tudo funcional.
Tenho uma gráfica nvidia com 2 monitores LCD, a funcionar perfeitamente com o twinview.
Tenho a aceleração OpenGL a funcional e consigo instalar os jogos nativos para Linux: Quake 4, Doom 3, Mohaa, Serious Sam, Unreal tournamente 2004...
Tenho 1 impressora e um multifunções da HP (PSC 1215) a funcionar perfeitamente. O scanner funciona automaticamente com o Xsane. Os drivers de impressão, foi só escolher "add new printer" e escolher de uma lista.
Tenho a rede configurada, e consigo aceder ao desktop de outro PC com Ubuntu ou com windows, e ao desktop do portátil com wireless em windowsXP.
Este PC funciona com servidor de impressão para o portátil.
O OpenOffice tem funcionalidades muito boas, não fica nada a dever ao MS office. Se quiseres ainda mais funcionalidades, compras o Staroffice, que custa o mesmo que um jogo, e trás dicionários, correctores ortográficos, montes de clipart e essas coisas.
O Gimp, já usava no windows. Firefox e Opera, já usava no windows. Agora até ando mais com o firefox 2.0, está um pouco melhor que o Opera.
Placa de televisão: nem foi preciso configurar nada. Só instalar um programa de televisão e sintonizar os canais.
Som: Sound blaster audigy perfeitamente configurada na instalação. O Vista RTM nem a reconhece...
Bluetooth: a funcionar
Firewall: firestarter, muito fácil de configurar
Gravador de CD's e DVD's: K3b
P2P: aMule e Gtk-gnutella
Download manager: Gwget
Copiar DVD's:K9copy, semelhante ao DVD shrink
Ripar video da câmara DV por firewire: Kino
Etc, etc.

Tenho o WindowsXP e o Vista RTM instalados noutro disco, e faço sempre o boot para o Ubuntu. Estou a fazer um trabalho moroso e de alguma responsabilidade que envolve folhas de cálculo e processamento de texto no OpenOffice, e ainda não encontrei nenhuma limitação.
Só a facilidade de precisar de um programa qualquer e encontrá-lo nos repositórios de software com o Synaptic, instalá-lo de forma perfeitamente legal e usar, é impagável.

Concerteza que por isto tudo a funcionar não foi de um dia para o outro e tive que aprender umas coisas. Não podes é pretender que o Linux funcione da mesma maneira a que estás habituado com o Windows, nem ser um windows "de graça"- Como qualquer ferramenta novo, tens que dedicar um pouco a aprender como funciona.

Bem, que aventura que vai praqui:D

Garret, compreendo a tua frustração e até concordo com ALGUMAS coisas que dizes..agora tens que perceber uma coisa:

- Tu já deves usar o Windows faz tempo, tas super habituado ao sistemas, aos "truques" e como e onde se vai buscar as coisas.

O Linux é um sistema muito diferente e muito mais poderoso, que nasceu numa base muito diferente e que aos poucos se vai "adaptando" aos comuns dos mortais...mas além de isso ser difícil sem comprometer a segurança do sistema, tens que te lembrar que os próprios fabricantes se RECUSAM a colaborar com as pessoas que desenvolvem o Linux!! Por isso é que queres por essas coisas todas a funcionar e não consegues!
A culpa não é do Linux ;)

E vou-te ser sincero, se instalares de raiz o Ubuntu e o Windows, quero ver o que consegues fazer num e no outro. Sim, não consegues ler algumas coisas multimédia porque é uma decisão das distribuições de Linux não incluírem software que não é "open-source" por um lado e por outro, porque é PROIBIDO (sim, proibido [8]) nos USA, ser incluído nas distribuições grátis software patenteado. É só por isso que não consegues ler logo MP3, WMV, etc...

Mas em compensação tens um sem número de software pronto a usar e que não tens de gastar nem um tostão, nem andar a piratear nada!

Tens que ter paciência e ir aprendendo e aos poucos mudas e não queres outra coisa ;)

Belo post Avant, só acrescentava uma coisa..

Se querem realmente entrar no mundo Linux devem vir com calma e com abertura para aprender. Eu não sou nenhum geek da informática, usava Linux muito, mas mesmo muito esporadicamente e só comecei a usar seriamente de há um ano para cá, quando experimentei o Kubuntu 5.10 e me apaixonei imediatamente.. E com um ano de Linux e mais de 10 em Windows, já me sinto mais à vontade em Linux para dominar muitas coisas do que no Windows.. Pelo que, eu continuo a dizer, Linux actualmente é fácil de instalar e usar. Não podem é querer em 5 minutos saber tanto sobre Linux como o que aprenderam ao longo de anos sobre o Windows.

E depois, quando surgem dificuldades o pessoal tenta sempre ajudar. Mas o ideal é chegar aqui, dizer que versões se tem, o que se está a tentar fazer, e que dificuldades se está a ter ou que erros se está a obter.

Chegar aqui, numa de: "Isto não funciona nada, isto é uma porcaria, vou mudar para o Windows".. A vontade que dá é de simplesmente responder "Boa viagem então"..

E por fim, há coisas que simplesmente não funcionam em Linux, ou por questões legais (MP3, DVD's), ou por causa dos fabricantes de hardware. Quanto as questões legais, até porque Portugal não reconhece as patentes de software, com ferramentas como o Automatix contornam-se facilmente. O hardware é mais complicado.. Mas ai, têm é que criticar quem vos vendeu o hardware..

E mesmo a questão do hardware é relativa, porque o software fechado tem as suas limitações. Experimentem o Vista e o Linux e digam-me qual tem mais suporte.. Ou pegando nos sistemas de 64 Bits, vejam lá se há mais suporte em Linux a 64 Bits ou em Windows a 64 Bits.. ;)

Voltar
Superior