O tópico do linux

citação:Originalmente colocada por chacal

Agora sei que fujo um pouco ao tópico mas tenho instalado a Beta2 do vista no meu pc,se por acaso quiserem meto aqui uma pequena review dele....ou entao abro um tópico pra isso já que este topico parece-me um pouco "discussão" de sistemas operativos do que simplesmente do ubuntu.

cumprimentos

Força! ;)

Instalei o XGL no Ubuntu. Espectacular! [^]

No entanto parece-me um pouco absurdo a dificuldade para instalar drivers e mesmo o próprio xgl! (que não está assim tão estável, a barra de cima desapareceu por exemplo) [8)]

Porque é que não existem drivers executáveis em linux?? Ou macros simples? Ainda não perdi tempo a instalar as drivers de Som o Bluetooth, a Impressora, o scanner porque já não sei se tenho muita paciência (e tempo) para ler todos os "tutoriais"... [xx(]

O Ideal era que os drivers existissem prontos a serem usados de uma maneira relativamente fácil como no OSX ou XP....

citação:Originalmente colocada por Jacare

Instalei o XGL no Ubuntu. Espectacular! [^]

No entanto parece-me um pouco absurdo a dificuldade para instalar drivers e mesmo o próprio xgl! (que não está assim tão estável, a barra de cima desapareceu por exemplo) [8)]

Porque é que não existem drivers executáveis em linux?? Ou macros simples? Ainda não perdi tempo a instalar as drivers de Som o Bluetooth, a Impressora, o scanner porque já não sei se tenho muita paciência (e tempo) para ler todos os "tutoriais"... [xx(]

O Ideal era que os drivers existissem prontos a serem usados de uma maneira relativamente fácil como no OSX ou XP....

Exactamente, e isso nem é assim tão difícil. Se tentares usar o instalador da Nvidia, é uma complicação, ele diz logo que tem que ser instalado em modo de texto, e lá tans tu que arrancar em modo de segurança. Contudo, já experimentei instalar o Ubuntu em mais um PC, com uma Geforce 4 MX, e o automatix instalou sem problemas os drivers com um click e configurou sozinho o xorg.conf, de modo que foi só sair do X e fazer login outra vez (nem foi preciso um reboot) para ter aceleração 3d 100% funcional.

Estive a experimentar a versão trial do Staroffice, e fiquei de boca aberta quando vi que o istalador traz um ficheiro setup, que se consegue correr com 2 clicks de rato no gnome, e aparece um interface gráfico para a instalação, bastam 2 ou 3 clicks para ter o programai instalado e funcional.

Da última vez que experimentei o Linux tinha uma ATI, e creio que o instalador dos drivers para linux também funciona 100% em modo gráfico.

Por isso parece ser mais do que óbvio que se consegue fazer. E na minha opinião, isso é um dos factores que impede a plataforma Linux de crescer mais. Nem toda a gente tem pachorra para andar na Net a pedir ajuda para configurar isto e aquilo.

O Ubuntu foi definitivamente um grande passo em relação a isso. Só o Automatix é que podia vir instalado de raíz...

No Ubuntu 7.04 os drivers binários vão passar a poder ser instalados logo de raiz..

Até agora não vinham por uma simples questão. O Ubuntu é baseado em Debian e a filosofia Debian sempre foi a de desaprovar completamente o uso de software proprietário.

O Ubuntu como está intimamente ligado ao Debian, basta ver que muitos dos funcionários da Canonical são responsáveis de áreas vitais do Debian, também sempre seguiu essa filosofia.

Mas, como na 7.04 a aceleração grafica do desktop virá de origem, é necessario quebrar esse tabu. E assim, graficas e winmodems deverão ficar a funcionar de origem com os seus drivers em binarios.

Agora, isto é uma decisão algo polémica, porque no longo prazo poderá vir a prejudicar as pessoas. Por exemplo, a ATI tem drivers manhosos para Linux, mas disponibiliza as especificações das suas placas de forma a que a comunidade possa fazer drivers abertos. A Intel disponibilizar drivers open-source para as suas placas.. Já a Nvidia, faz excelentes drivers para Linux, mas recusa-se a faze-los em open-source, ou a disponibilizar especificações das suas placas de forma a que possam ser feitos drivers abertos..

Passar a incluir os drivers binarios da Nvidia é ceder ao seu jogo.. E isso no longo prazo pode significar que eles nunca vão mudar de atitude. O que será mau para a comunidade e em ultima analise para os consumidores, porque uns drivers abertos integram-se sempre bastante melhor com o Kernel, e porque o facto de os drivers abertos dá a garantia se suporte ao longo do tempo. Enquanto que por exemplo, o novos drivers da Nvidia já não suportam a minha GeForce 440MX.. E é improvavel que os drivers daqui para a frente voltem a suporta-la.. Ou seja, se entretanto sairem novas tecnologias eu vou ficar sempre agarrado aos drivers que tenho actualmente.. Se fossem open-source, de certeza que teria os novos drivers disponíveis para mim também..

Acho muito bem, pois sinceramente é só isso que falta para o Linux, neste caso a distro ubuntu, passar a ser tão fácil de instalar e usar como o Windows. Sabendo o truque do Automatix, instalei o Ubuntu 6.10 numa partição de 6 Gb do PC da patroa, um Athlon 900 com 384 Mb de RAM, e sinceramente acaba por ser muito mais fácil de instalar que o Windows. Exige alguns conhecimentos de partições do disco duro (para não se mandar outras partições ao ar), mas não mais do que uma instalação do Windows ou de qualquer outro sistema operativo. De resto, é muito mais fácil, por por vezes instalar um windows leva uma eternidade com a quantidade de drivers que se tem de instalar depois: ele é o rato, o scaner, a impressora, a placa de som, a gráfica, às vezes até a placa de rede e o chipset da motherboad... Depois toca a instalar o Office, o Photoshop/Paint Shop Pro, o Winzip, o Winrar, etc, atc, etc...

No Ubuntu, meia hora depois de correr a instalação a partir do desktop do Live CD, e com um cheirinho de automatix, tenho o sistema 100% funcional, com aceleração 3d, rede configurada automaticamente, uma suite de produtividade (office), o Gimp, e mais uns utilitários simpáticos.

Acreditem que para uma pessoa que mexe em computadores "na perpectiva do utilizador", como é moda dizer-se, é muito importante interfaces de instalação e configuração simples e acima de tudo, gráficos.

No meu computador o Ubuntu 6.10 não instalou a placa gráfica, as drivers de som, nem o bluetooth...

O automatix é o quê?

Há maneira de mexer nos temas de modo a que os icons das janelas fiquem sem texto e mais pequenos?

(estou a ficar viciado no XGL... A M$ bem que podia implementar algo parecido no Vista e não uma pequena e simples amostra...)

O automatix é um programa que automatiza a instalação de algumas coisas que eram mais complicadas de instalar..

O bluetooth no Gnome tem muito pouco suporte, no KDE funciona muito melhor..

Convençam-se que o KDE é o futuro ;) ... Então se o KDE4 fizer tudo o que promete, xau.. xau.. Gnome..

Alguem me arranja o link para para o download do liveCD do ubuntu ou Kubunto???
Fui a ambos os sites mas só tem links para as imagens das versões de instalação, não tem para os liveCD...

O CD de instalação é um Live CD ;)

Só o "Alternate Instal" é que tem um tipico instalador em modo de texto.

Ve na página 6 as fotos que lá estão.

Obrigado pessoal...
Realmente tem lógica que o cd de instalação seja igualmente o liveCD,só que esta informação não está explicito nos sites respectivos...
Alem de que estou habituado a releases de outros fornecedores (KNOPPIX) em que tem imagens próprias ( +light) para liveCD.

citação:Originalmente colocada por mundano

O automatix é um programa que automatiza a instalação de algumas coisas que eram mais complicadas de instalar..

O bluetooth no Gnome tem muito pouco suporte, no KDE funciona muito melhor..

Convençam-se que o KDE é o futuro ;) ... Então se o KDE4 fizer tudo o que promete, xau.. xau.. Gnome..

Defendes a instalação do kubuntu em vez do umbutu?

Ontem experimentei fazer uma instalação limpa, mas agora do kumbutu... parece mais "user friendly", o bluetooth foi logo reconhecido de origem. Mas as drivers da ATI X1600 e da placa de rede continua a não ser detectadas ao início.

Não existe uma espécie de automatix para estas drivers?

citação:Originalmente colocada por Jacare
Ontem experimentei fazer uma instalação limpa, mas agora do kumbutu... parece mais "user friendly", o bluetooth foi logo reconhecido de origem. Mas as drivers da ATI X1600 e da placa de rede continua a não ser detectadas ao início.

Não existe uma espécie de automatix para estas drivers?
Quanto ao gnome vs KDE, é uma questão de preferência pessoal. O gnome acho mais rápido e simples, o KDE tem opções mais completas, mas sinto que é um interface nitidamente mais pesado. Para além disso, também tem as suas falhas, com os drivers proprietários da Nvidia, o controle de resolução do KDE deixa de funcionar, enquanto que o do gnome não.

Mas mais uma vez, penso que não há razão nenhuma para não ter os 2 desktops instalados. Usas um e outro e vês qual gostas mais. Se houver uma aplicação de um que prefiras podes correr noutro e vice versa. Eu comecei por instalar o Kubuntu, mas acabei por instalar o ubuntu-desktop e usar o gnome. Contudo, uso bastantes aplicações do KDE, até corro o KDE system settings no gnome que tem mais umas opções que o gnome não tem, e corre tudo às mil maravilhas... :)

A diferença é que no gnome o suporte para bluetooth não vem instalado por default. Abres o synaptic e pesquisas por bluetooth, e instalas o pacote gnome-bluetooth. Funciona perfeitamente com o meu S100.

Quanto aos drivers ATI, penso que a ATI até tem um instalador gráfico para os drivers linux, melhor até do que a Nvidia... vê lá isto:

https://a248.e.akamai.net/f/674/920...ux/ati-driver-installer-8.31.5-x86.x86_64.run

Eu quando disse que o KDE é a opção do futuro disse-o porque o KDE4, pelo que se vai sabendo que vai disponibilizar será muito bom.

Do ponto de vista gráfico será completamente redesenhado de forma a ter uma interface mais moderna, e mais "polida".. Prevê-se um aumento da performance na ordem dos 30%, por causa de várias inovações que serão introduzidas nas livrarias Qt4..

E.. O facto mais importante é que as librarias Qt4, serão disponibilizadas para todos os grandes SO's.. Linux, Windows e OS X (pelo menos). Assim duas grandes possibilidades ficam abertas. A primeira e a mais interessante para quem usa Linux. É que será possível criar programas para Linux, Windows e OS X usando o mesmo código fonte. Ou seja, um programador que faça um programa em Qt sem alterar praticamente nada ao código fonte poderá lançar esse programa para as 3 plataformas.

A segunda possibilidade, menos importante para quem já usa Linux, mas que poderá abrir as portas a muitos users. É que vai ser possível correr o KDE4 sobre o Windows ou sobre o OS X.. Há até quem diga que se espera que muitos utilizadores, como as suas maquinas antigas não suportam o Windows Vista, aproveitem o Windows XP e façam um upgrade ao visual, usando o KDE4 em vez do Explorer.. Depois de se habituarem ao ambiente gráfico, será um passo até mudarem para Linux..

Se o KDE4 conseguir cumprir tudo o que está previsto, penso que a tendência será ado aparecimento de uma ainda maior quantidade de aplicações escritas em Qt, especialmente o aparecimento de algumas aplicações que normalmente só apareceriam para Windows.. E a sua adopção por cada vez mais pessoas.. Deixando o Gnome num papel um pouco secundário.

Mas.. Isto são apenas especulações.. Há que esperar e ver o que isto vai dar.

Mas de qualquer das maneiras, é uma questão de instalar o desktop com as libraries, e as aplicações funcionam qualquer que seja o desktop que se use, certo? O gnome (GTK) apareceu porque o KDE era baseado em software não 100% open source (Qt - entretanto isso mudou), e desde que se tenham as libraries Qt instaladas no gnome, as aplicações para KDE correm sem problemas... por isso nem consigo ver os 2 desktops como concorrentes, mas sim como complementares... Como as aplicações funcionam em qualquer um, cada um escolhe o ambiente que goste mais...

Quanto ao Qt para Windows, nem é grnade novidade, já há um módulo GTK para windows, aliás é com ele que o The Gimp para win32 corre...

Mas que venha o KDE 4, o que vale é que com a estrutura modular do Linux nem deve ser muito difícil de instalar e fazer o login em KDE4 se for assim mesmo tão bom...

Basicamente é isso... Mas isso é simples para quem tem muita memoria, com 512 MB ou menos eu não aconselho a misturar GTK e Qt.. É que carregar os dois conjuntos para a memoria acaba por deixar pouco espaço para o resto.

Eu pessoalmente tenho o meu PC tão GTK free as possible, apenas por uma questão de performance..

Voltar
Superior