A SAGA TERMINOU [:I]
Pois é, parece que finalmente me reconciliei com o meu PC [8D]
Depois de todos os problemas atrás relatados, tentei primeiro "compor" o Windows..BIG MISTAKE
Ao tentar ajeitar acabei por estragar tudo e deixei de conseguir arrancar com o Windows [8)]
Ainda entrei pelo Ubuntu mas como este não escreve em NTFS só me restou tirar o disco fora, levar a casa dum amigo e recuperar os meus documentos. E é aqui que começa a solução para o Ubuntu. [8D]
Como tenho o PC numa secretária junto à parede, tenho que desligar os cabos todos para puxar o PC para fora. Ao fazer isto e quando liguei o PC sem querer entrei no kernel do Ubuntu que não arrancava e....PUFF...o milagre aconteceu! O Ubuntu arrancou!
Pus tudo a funcionar direitinho e até ia arriscar fazer um update po 6.10 mas como tinha aqui o CD, tentei corre-lo (coisa que dantes não dava, tal com o OpenSuse) e PUFF..ele funcionou na perfeição [8D]
Apenas tive um stress na instalação aquando das partições porque não me deixou montar a /home que tinha e queria manter (tive que montar manualmente depois de tudo instalado) mas de resto...TÁ UMA MAQUINA [

]
Para ficar perfeito só me falta conseguir configurar isto para aceder à FEUP por VPN/IPSEC e aceder ao servidor das aplicações por VNC (acho que é isto que faz de Remote Desktop Connection não é?
Ajudas são bem vindas..é tenho que ter isto este fim de semana pronto para poder trabalhar no meu projecto [:X]