O tópico do linux

citação:Originalmente colocada por tipuhhh_ya

boas pessoal,
tou a usar ubuntu 6.06 há dois dias e ate agora nem me deu vontade de ligar o winXp, tou super contente com isto a correr pelo meu disco usb de 40GB

eu sei que a pergunta é parva mas como se muda a cor das barras dos menus?
aquele castanho =(

Eu uso o IndustrialTango, é dos que gosto mais.
Olha aí um screenshot

Quanto à questão Ubuntu ou Kubuntu, na minha opinião o melhor é instalar os 2 interfaces gráficos, independentemente da versão original que se instale. Pela razão que é possível correr os programas de um interface no outro, se estiverem os 2 instalados.

citação:Originalmente colocada por Avant

Quanto à questão Ubuntu ou Kubuntu, na minha opinião o melhor é instalar os 2 interfaces gráficos, independentemente da versão original que se instale. Pela razão que é possível correr os programas de um interface no outro, se estiverem os 2 instalados.

Não precisas de ter os interfaces todos instalados, apenas as bibliotecas necessárias...

Há uma coisa que gostava de saber (deve ser básico) mas não consigo. Porque é que não consigo instalar, por exemplo, jogos numa partição FAT32 que tenho; isto daria um certo jeito, pois um dia para reinstalar o Linux, não necessitava de reinstalar tudo outra vez...

Quer dizer, instalar ele instala sem problemas, mas depois quando vou tentar corrê-los ele diz-me qualquer coisa que não tenho permissão e mais não sei quê. Acontence tanto como utilizador normal como como root.

É que assim tenho que instalar tudo para /usr/local/games/

A SAGA TERMINOU [:I]

Pois é, parece que finalmente me reconciliei com o meu PC [8D]

Depois de todos os problemas atrás relatados, tentei primeiro "compor" o Windows..BIG MISTAKE :D

Ao tentar ajeitar acabei por estragar tudo e deixei de conseguir arrancar com o Windows [8)]

Ainda entrei pelo Ubuntu mas como este não escreve em NTFS só me restou tirar o disco fora, levar a casa dum amigo e recuperar os meus documentos. E é aqui que começa a solução para o Ubuntu. [8D]

Como tenho o PC numa secretária junto à parede, tenho que desligar os cabos todos para puxar o PC para fora. Ao fazer isto e quando liguei o PC sem querer entrei no kernel do Ubuntu que não arrancava e....PUFF...o milagre aconteceu! O Ubuntu arrancou!

Pus tudo a funcionar direitinho e até ia arriscar fazer um update po 6.10 mas como tinha aqui o CD, tentei corre-lo (coisa que dantes não dava, tal com o OpenSuse) e PUFF..ele funcionou na perfeição [8D]

Apenas tive um stress na instalação aquando das partições porque não me deixou montar a /home que tinha e queria manter (tive que montar manualmente depois de tudo instalado) mas de resto...TÁ UMA MAQUINA [:p]

Para ficar perfeito só me falta conseguir configurar isto para aceder à FEUP por VPN/IPSEC e aceder ao servidor das aplicações por VNC (acho que é isto que faz de Remote Desktop Connection não é?

Ajudas são bem vindas..é tenho que ter isto este fim de semana pronto para poder trabalhar no meu projecto [:X]

Apesar de já por varias vezes ter visto e lido este topico, devo dizer que só esta semana pude contactar com estas novas releases.
Instalei numa maquina de testes da empresa, sob uma vmware (virtual machine), um kubunto desktop 6.10 e devo dizer que estou agradavelmente surpreendido com as capacidades desta variante. Testei numa VM duma colega a vertente ubunto e pode ser esquezitice minha, mas prefiro o Kubunto (ok a diferença esta no KDE eu sei).

Tive umas pequenas dificuldades em por o apt-get a funcionar, uma vez que como temos proxy na empresa (natural :)} tem de se fazer explicitamente o export do http_proxy e do ftp_proxy para o apt-get funcionar (http://www.linuxforums.org/forum/ubuntu-help/66480-how-do-i-use-apt-get-behind-proxy.html)

Posto isto instalou-se com o apt-get um novo package manager, cujo nome nao me recordo agora (será Syndicate ou algo do tipo...dps posto aki o nome correcto) e foi só começar a instalar "softwares" adicionais aos que o Kubunto já traz (exemplo: firestarter, tightvncserver, etc)

Agora estamos numa fase de avaliaçao das potencialidades desta release, mas se tudo continuar a correr como aqui, é bem possivel que se venha a adoptar por instalar Kubunto em vez de Windows [:P]

Drachen, para VPN/IPSEC o software que precisas é algo tipo o Kvpnc que é um frontend para ferramentas de VNC e que provavelmente te permitirá fazer tudo isso graficamente. Se usares o KDE instala esse pacote e em principio resolve o teu assunto. No gnome sinceramente não sei se há algo do tipo.

Encontras esse pacote no adept/synaptic.

Em ultimo caso, usa isso no Gnome para configurar.

VNC é diferente.. É algo tipo remote desktop.

Bem, depois de andar a ler na net umas cenas, parece que não há maneira de dar a volta a isto :(

O Kvpnc nao funciona no Gnome, e todos os outros programas não funcionam com o cliente SecureRemote da FEUP.

Tenho mesmo que manter o Windows em dual-boot [:p]

Obrigado na mesma mundano ;)

Eu acedo à VPN da UMinho usando o vpnc.
Funciona por linha de comandos.
Editei o ficheiro default.conf que tem as definições por default como o nome do servidor vpn, username e password de grupo, username e password de aluno, etc.
Depois é só arrancar o vpnc com permissões de root (sudo vpnc) e boom!, tenho acesso à vpn (Cisco).
Agora remote desktop (VNC) sobre VPN foi coisa que nunca usei...

Cumprimentos

Quando andei a experimentar o Kvpnc, reparei nesse vpnc e até o instalei porque pensei que fosse a mesma coisa mas para o Gnome (afinal o nome é o mesmo e só muda o K :)), mas depois não sabia o que fazer.

Onde é que está esse default.conf para eu o editar?

citação:Originalmente colocada por Garrett

faz sentido utilizar o ubuntu num mac? e se sim o ubuntu serve nestes novos macbook?

Faz tanto sentido como usar num PC... Quanto aos MAC's novos, ainda faz mais sentido do que em relação aos antigos, porque devido ao abandono da plataforma PowerPC pela Apple e devido ao pouco interesse que esses binarios têm despertado o Ubuntu muito provavelmente dentro de uma ou duas releases vai deixar de suportar PowerPC e passar a concentrar esforços apenas em duas linhas:

x86 e 64Bit's..

Além de algumas linhas para servidores, mas que para o comum dos mortais não interessam.

CONSEGUI!!! [:I] YES [:p]

Nem imaginam o filme que foi...perdi o fim-de-semana de volta de isto, não estudei nada, provavelmente vou reprovar a uma cadeira por causa da brincadeira mas consegui por isto a funcionar! [8D]

O que fiz foi o seguinte: Instalei o VMWare Player. O pior foi que nao sabia como é que isto trabalhava e foi um filme descobrir como conseguir instalar o XP. Ainda por cima o VMWare não me detectava o CD-ROM e ja estava a perder a paciência [|)]

Mas com muito esforço lá pus isto a funcionar..instalei o Cliente VPN SecureClient na maquina virtual, tento aceder à FEUP e..NADA [8]

Ora, isto até era esperado porque aquilo é tudo virtual e ele na verdade estava a aceder à net pelo Host. Na net li umas coisas que dava para configurar aquilo mas não percebi lá muito bem como...

Quando já tinha perdido a esperança, foi quando fui às definições de rede do Ubuntu e apareceram lá dois novos dispositivos (vmnet)...ora pelo nome, algo me dizia que tinha a haver com o VMWare Player...

Acabei por mudar essas definições e quando tentei aceder ao servidor das aplicações da FEUP, funcionou tudo direitinho [:I]

Consegui aceder aos programas que necessito e todo através do Ubuntu [^][^]

Desculpem o testamento, mas nem eu pensava que era capaz de fazer tal feito em Linux [:X]

Mais um possivel novo membro para a linuxmania... (que não percebe NADA de linux) :)

Vou experimentar instalar o ubuntu 6.10 num portátil...

Entretanto alguem sabe se existe alguma maneira de correr software de Mac em linux (como o wine do windows)?

O OS/X não é baseado em unix? (ou linux?)

Teoricamente um Photoshop para MAC OSX não poderia correr melhor em linux do que um Photoshop para windows em linux (através do wine)?

anyone?

Jacare, se queres uma dica de amigo... Se é para correr o Photoshop, corre-o no Windows ou no Mac OS X..

É que correr coisas no Wine é muito bonito teoricamente mas não é estável e não funciona muito bem.. E sabes bem que os bugs acontecem mesmo quando estás a acabar aquele trabalho importante...

Instalei o Ubuntu 6.10 num LG S1... isto para quem não percebe nada do assunto, ao princípio está a ser um pesadelo... :D

já consegui instalar a placa de video ATI e as drivers da placa de rede... o bluetooth ainda não está a funcionar, (apesar do live dvd do Suse reconhece-lo logo no início).

Quando ligo um monior externo ao portátil ele não reconhece o monitor e não me deixa mudar as resoluçãoes... fica sempre a 1280*800. Tenho de ver aí para trás neste tópico como fizeram para por isso a funcioar.

Próximos passos:

1. Bluetooth
2. Monitor externo com a resolução correcta.
3. Configurar correctamente a rede wireless.

Avant,
Trabalho itensivamente com photoshop incluindo fotos de 16bit por canal (maior latitude dinâmica)... há ficheiros que o Gimp nem sequer consegue abrir correctamente... principalmente layers de opacidade mal importados e pequenos ajustes nos layers que ficam diferentes no gimp... no entanto não discarto o gimp totalmente e vou explorar-lo melhor.

Voltar
Superior