O tópico do linux

Pois, eu agora que tive este stress e tive a ler os foruns já percebi isso :D

Mas como tinha instalado tudo "novinho" e fiz tudo como devia não percebi o stress..aquilo devia ter funcionado bem quando reiniciei!

Eu também faço assim as partições, mas como não tenho la nada é só mesmo o trabalho de tar a fazer outra instalação :(

Just two days after the release of Fedora Core 6, the Ubuntu project was the next one to saturate the bandwidth of many download servers around the world. "Edgy Eft", as the latest version is called, continues to impress with new artwork and features, as well as the latest versions of popular desktop applications, including GNOME 2.16, KDE 3.5.5, Firefox 2.0 and OpenOffice.org 2.0.4. Unfortunately, the release was marred by major troubles to upgrade from Ubuntu's previous version (6.06, code name "Dapper Drake") to the one released last week. According to an informal poll by UbuntuForums.org, almost 44% percent of those who attempted the upgrade process encountered "serious problems" or reported that their upgrades went "really bad".

This result actually echoes your DistroWatch maintainer's experience - during the upgrade procedure of two machines last week, one went without any major trouble, while the other required several hours of fiddling with dpkg and performing manual resolution of dependencies before the box was made to boot into Edgy. It is hard to pinpoint the cause of the problems at this stage, but they indicate continuing quality control problems at Ubuntu, despite an earlier promise to set up mechanisms to prevent any future update disasters. Nevertheless, once installed, Edgy appears to be a highly usable release, perhaps not as "edgy" as we were led to believe at the start of its development process, but still fairly up-to-date and certainly beautifully crafted. Just remember to download an installation CD in case your upgrade experience turns sour and you have to re-install.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Just two days after the release of Fedora Core 6, the Ubuntu project was the next one to saturate the bandwidth of many download servers around the world. "Edgy Eft", as the latest version is called, continues to impress with new artwork and features, as well as the latest versions of popular desktop applications, including GNOME 2.16, KDE 3.5.5, Firefox 2.0 and OpenOffice.org 2.0.4. Unfortunately, the release was marred by major troubles to upgrade from Ubuntu's previous version (6.06, code name "Dapper Drake") to the one released last week. According to an informal poll by UbuntuForums.org, almost 44% percent of those who attempted the upgrade process encountered "serious problems" or reported that their upgrades went "really bad".

This result actually echoes your DistroWatch maintainer's experience - during the upgrade procedure of two machines last week, one went without any major trouble, while the other required several hours of fiddling with dpkg and performing manual resolution of dependencies before the box was made to boot into Edgy. It is hard to pinpoint the cause of the problems at this stage, but they indicate continuing quality control problems at Ubuntu, despite an earlier promise to set up mechanisms to prevent any future update disasters. Nevertheless, once installed, Edgy appears to be a highly usable release, perhaps not as "edgy" as we were led to believe at the start of its development process, but still fairly up-to-date and certainly beautifully crafted. Just remember to download an installation CD in case your upgrade experience turns sour and you have to re-install.

Eu vi essa poll..mas foi só depois de a minha instalação ter dado bronca [}:)]

Por acaso tenho sempre azar com upgrades e actualizações com software em geral, mas por sorte (e felizmente) actualizei conforme eles recomendam do 6.06 para o 6.10 e correu tudo bem.
Claro que demorou a fazer o download de tudo, a instalar tudo e no fim avisou que alguns modulos ou pacotes iam ser desinstalados por estarem "deprecated" ou serem incompativeis com a nova versão, respondi que sim a tudo, reiniciou e ficou impecável, evitando uma formatação ou instalação de raíz.
Mas já vi que tive sorte!

Cumprimentos

Já agora, visto que há aqui muita gente com experiência em Linux...

Quais as melhores distro de Linux?

Só usei RedHat, tentei Debian mas tive uns stresses e Ubuntu.

Já ouvi muito bem sobre o open suse, fedora core, meppis. o aLinux parece o máximo mas acho que tem muitos erros...e já agora, alguém tem experiências com o OpenBSD?

citação:Originalmente colocada por Drachen

Já agora, visto que há aqui muita gente com experiência em Linux...

Quais as melhores distro de Linux?

Só usei RedHat, tentei Debian mas tive uns stresses e Ubuntu.

Já ouvi muito bem sobre o open suse, fedora core, meppis. o aLinux parece o máximo mas acho que tem muitos erros...e já agora, alguém tem experiências com o OpenBSD?

OpenSuse é tipo Ubuntu mas ainda mais user friendly. Quando a versão 10.2 sair (lá para Dezembro deste ano) é bem capaz de destronar o Ubuntu. Mepis é baseado em Ubuntu.

Mais ditros:
www.distrowatch.com

Não encontro o Tux Racer nos repositórios de Ubuntu, conhecem outra aplicação onde possa testar os gráficos 3d?

Depois de ler alguns comentários resolvi fazer uma instalação limpa em vez dum actualização, correu tudo sem problemas.

Passo seguinte, Compiz a funcionar e Automatix para os codecs que tanta falta nos fazem.

Estou a ter alguns problemas a ver alguns vídeos no Totem, ora crasha, ora não mostra imagem ora dá outro tipo de ataque. Pode ser que com um reboot ou actualizaçãoa coisa vá ao sítio.

De resto nada a apontar. Não noto nenhuma diferença de maior para o 5.10 (última versão que tinha), não sei se isto é bom ou mau.

Argh, Compiz continua muito instável, já por 2 vezes tive que reiniciar...

E tem alguns problemas quando se "brincam" com os efeitos OpenGL durante um filme (Totem). Ecrãs sobrepostos, deslocados, ...

Já agora,alguém sabe se vão estar disponíveis CDs grátis com a versão 6.10 do Ubuntu,tal como aconteceu com a 6.06?

PS:Já vi que não,pois a 6.10 não é LTS...vou ficar-me pela 6.06 e esperar pela nova versão LTS,lá para o próximo ano.

Não encontro o Tux Racer nos repositórios de Ubuntu, conhecem outra aplicação onde possa testar os gráficos 3d?
Código:
glxinfo | grep direct

ps: lembrei-me agora: Google Earth. Podes instalá-lo pelo Automatix.

citação:Originalmente colocada por worldtiki

Código:
glxinfo | grep direct

ps: lembrei-me agora: Google Earth. Podes instalá-lo pelo Automatix.

Pois, foi exactamente por causa do Google Earth que perguntei aquilo. Basicamente o programa arrasta-se...

citação:Originalmente colocada por mundano

Olha.. A carrinha já apareceu ;)
Ainda bem :)

citação:Provavelmente tens uma gráfica ATI.. Mas já agora, seguiste este guia? http://doc.gwos.org/index.php/BerylOnEdgy
Segui vários até :D

O que ficou foi este: http://ubuntu.linuxval.org/smf/index.php?topic=11419

Tentei outros primeiro (o do guiaubuntupt, 1 ou 2 tópicos dos foruns em inglês do ubuntu.org) e dava sempre algum problema. Ou congelava ao arrancar, ou dava problemas de sincronismo ou resolução.

Este funcionou, ficou. Os problemas de ter que reiniciar não me incomodam muito, noto imediatamente quando isso acontece após ter iniciado sessão (a barra de título das janelas começa a piscar e os botões das barras de ferramentas deixam de funcionar).

Já o problema do Totem/Compiz é mais por ser desagradável à vista porque não afecta em nada, basta deixar de ser criancinha e parar de brincar com as janelas que fica tudo bem :D

ps: sim, tenho uma ATI.

Os drivers com aceleração 3d normalmente não são instalados, tens que os instalar. Para placas nvidia, $ sudo apt-get install nvidia-glx
Para placas ATI, penso que será $ sudo apt-get xorg-driver-fglrx

Depois a configuração é que pode ser mais problemática. Por exemplo, para pôr o driver da nvidia a funcionar com o Edgy, tive que editar /etc/X11/xorg.conf e mudar onde aparece "nv" para "nvidia". Simples, como de costume. :D

Para testar um 3d a sério, faz o download do UT2003 demo:
http://www.tucows.com/preview/286129

Alguém me pode dizer como configurar o Compiz?

Pelo System-->Preferences-->Windows dá o seguinte erro:
Cannot start the preferences application for your window manager
Window manager "compiz" has not registered a configuration tool

citação:Originalmente colocada por Torque

Alguém me pode dizer como configurar o Compiz?

Pelo System-->Preferences-->Windows dá o seguinte erro:
Cannot start the preferences application for your window manager
Window manager "compiz" has not registered a configuration tool
Não aparece um ícone (diamante vermelho) ao lado do relógio?

Ou pelo terminal escrevendo "beryl-manager" (supondo que tens uma versão recente, se for mais antiga tenta "compiz-manager").

Eu ontem estive a testar o Beryl.. E apesar de continuar a não achar grande utilidade a todo aquele eye candy, devo dizer que fiquei impressionado com a forma como aquilo corre ligeirinho no meu PC...

E o meu PC é um simples Pentium 3 @ 1 Ghz, com 512 MB Ram e uma GeForce 440MX.. Imagino, num PC decente..

A unica coisa que não aguenta é reproduzir videos e começar a brincar com as janelas, ai fica completamente lento, mas isso também já era exigir demais.

Desinstaltei o Compiz e instalei o Beryl de raiz.
Funciona perfeitamente.

Concordo com o mundano, não vejo grande utilidade naquilo, mas que é bonito é.

Eu até critico os meus amigos que quando pergunto quais as vantagendo do "Janelas" Vista, eles dizem-me: "o aspecto gráfico". Ah Ah Ah.

Voltar
Superior