O tópico do linux

Agora sei que fujo um pouco ao tópico mas tenho instalado a Beta2 do vista no meu pc,se por acaso quiserem meto aqui uma pequena review dele....ou entao abro um tópico pra isso já que este topico parece-me um pouco "discussão" de sistemas operativos do que simplesmente do ubuntu.

cumprimentos

Para ouvir um mp3 foi outra guerra: isto como passatempo tem a sua piada, mas de facto continuo a concordar com os gurus que dizem que não usam linux no desktop.

Contudo, o problema é a configuração e instalação de novos programas. Depois da coisa estar a funcionar dá para trabalhar muito bem. A rede, a impressora e o scanner funcionam perfeitamente (que é coisa que o windows vista não consegue), o openoffice dá e sobra para documentos do word, apresentações e folha de cálculo, ver DVD's também é fácil, net com o Opera 9 é igual ao Windows e gráficos já uso o Gimp no windows há um tempo. Desenho vectorial tipo CorelDraw tem o Inkscape e para modelação 3d o Blender3d. Gravar CD e DVD também não é difícil. Com um bocadinho de paciência também se ouve mp3 e vê .avi com divx e .wmv.

citação:Originalmente colocada por Avant

Para ouvir um mp3 foi outra guerra: isto como passatempo tem a sua piada, mas de facto continuo a concordar com os gurus que dizem que não usam linux no desktop.

Contudo, o problema é a configuração e instalação de novos programas. Depois da coisa estar a funcionar dá para trabalhar muito bem. A rede, a impressora e o scanner funcionam perfeitamente (que é coisa que o windows vista não consegue), o openoffice dá e sobra para documentos do word, apresentações e folha de cálculo, ver DVD's também é fácil, net com o Opera 9 é igual ao Windows e gráficos já uso o Gimp no windows há um tempo. Desenho vectorial tipo CorelDraw tem o Inkscape e para modelação 3d o Blender3d. Gravar CD e DVD também não é difícil. Com um bocadinho de paciência também se ouve mp3 e vê .avi com divx e .wmv.

Já ouviste falar no Automatix: http://www.getautomatix.com/ ?

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Já ouviste falar no Automatix: http://www.getautomatix.com/ ?

Não, e já podias ter dito... :)

citação:Originalmente colocada por chacal

bem,kick, posso-te dar umas infos sobre o Suse 10.1 (que é a versao actual, a versão 10.2 está ainda em alpha),visto que tenho-o no meu portatil instalado e com o XGL configurado, para mim não há distro melhor (é quase como os clubes, cada um puxa pelo seu ...lol),mas de momento não vou poder meter screens para ver pois tenho o portatil emprestado a um amigo meu que está internado.

Posso sim dizer que o xgl no Suse (com o KDE) está simplesmente fantástico, corre suavemente no meu portatil quando o Vista apesar de correr bem corre sem o interface AERO o que o torna bastante normal em termos de aspecto. O painel de configuração do xgl é bastante completo tendo skins para as janelas (ficando por exemplo com estilo Mac ou mesmo como Vista). Em termos de utilização acho-o bastante acessivel inclusive na instalação de drivers utilizando o YAST.

A instalação do Suse é bastante facil e bastante user-friendly; instalando todos os pacotes de software ronda os 7gb (GNOME e KDE + uma data de pacotes) optando-se por algo mais minimalista algo á volta dos 2gb chega perfeitamente. Durante a instalação temos a hipotese de configurar algum do hardware instalado. Falou-se também na implementação de webserver, instalando os pacotes para isso é so necessario uma pequena configuração no Yast e fica tudo pronto em menos de nada.
Quanto a instalar o XGL, nada mais facil,é so mesmo instalar os pacotes necessarios atraves do Yast e activar, isto se usarem o gnome, com o KDE é necessario editar o ficheiro de arranque do desktop...mas nada de dificil mesmo para alguem com pouca experiencia.

Quanto a mim sou uma pessoa KDE e não pela interface mais semelhante ao windows mas sim pelo facto que o gnome não me diz nada, ja tentei e acho que lhe falta algo...nao sei explicar mto bem...mas pronto,são gostos.

Tambem n gostava do gnome, mas tenho usado o do Suse enterpreise desktop 10 com xgl e esta muito bom. Esta e a OpenSuse 10.1, as melhores distros que existem. E ja testei bastantes. ;)

Cumprimentos

Bem... Hoje é a minha vez de pedir ajuda...

Eu costumo usar um router, mas queimou e está para reparar na assistência. Entretanto tenho que usar o modem que o meu ISP me ofereceu, um Sagem F@st 800.

Após investigar um pouco descobri este guia:

http://havox.no.sapo.pt/sagem.html

Segui passo a passo, mas depois de tudo feito, quando tento ligar obtenho sempre este erro:

desktop:~$ sudo adsl start
-e Setting up RFC1483/2684 Bridge (nas0) ...
br2684ctl[5017]: Interface "nas0" created sucessfully
br2684ctl[5017]: Communicating over ATM 0.0.35, encapsulation: LLC
br2684ctl[5017]: Fatal: failed to connect on socket
-e A estabelecer a ligação ...
Plugin rp-pppoe.so loaded.
Timeout waiting for PADO packets
Unable to complete PPPoE Discovery

E continua sempre a repetir as duas frases:

Enfim... Com isto tudo estou impedido de usar o Ubuntu enquanto não voltar o meu router, o que não deve acontecer em menos de um mes.. Se me pudessem ajudar agradecia imenso.

O problema é que os USA com o Millenum Act fizeram com que os codecs para quase todos os formatos fossem ilegais nos USA..

Legalmente, não podes fazer um codec para ouvir MP3 nos USA, porque o formato foi desenvolvido por uma empresa e essa empresa tem o exclusivo. Só licenciando...

Por isso, nenhuma distro gratuita trás codecs para MP3.

Anyway, com o automatix, ou o Easy Ubuntu (acho que ainda não está disponivel para o edgy) é possivel instalar tudo isso em meia duzia de clicks...

citação:Originalmente colocada por mundano

Bem... Hoje é a minha vez de pedir ajuda...

Eu costumo usar um router, mas queimou e está para reparar na assistência. Entretanto tenho que usar o modem que o meu ISP me ofereceu, um Sagem F@st 800.

Após investigar um pouco descobri este guia:

http://havox.no.sapo.pt/sagem.html

Segui passo a passo, mas depois de tudo feito, quando tento ligar obtenho sempre este erro:

desktop:~$ sudo adsl start
-e Setting up RFC1483/2684 Bridge (nas0) ...
br2684ctl[5017]: Interface "nas0" created sucessfully
br2684ctl[5017]: Communicating over ATM 0.0.35, encapsulation: LLC
br2684ctl[5017]: Fatal: failed to connect on socket
-e A estabelecer a ligação ...
Plugin rp-pppoe.so loaded.

E continua sempre a repetir as duas frases:

Enfim... Com isto tudo estou impedido de usar o Ubuntu enquanto não voltar o meu router, o que não deve acontecer em menos de um mes.. Se me pudessem ajudar agradecia imenso.
PPPoE (ADO) não tem a ver com o modem mas com o DSLAM na central.

Experimenta reiniciar a máquina, esperar 2 ou 3 minutos e em seguida tenta pingar um servidor.

Não resultou...

A ideia que me dá é que o script não está a iniciar o modem. Porque quando eu faço:

sudo adsl reload

Deveria reiniciar o modem, mas as luzinhas mantêm-se sem piscar..

Provavelmente, este script foi feito para o Dapper Drake e é incompativel com o kernel usado no edgy.. Acho que vou aproveitar isto, e vou experimentar algumas distros que já andava há tempos para testar. Nomeadamente o openSuse, e o Mepis..

É isto que eu gosto na comunidade ubuntu...

Fui ao mirc falar com os bacanos e realmente o script não dá para o edgy.. Mas já me desenrascaram um script novo. Vou lá ver se ponho isto a funcionar...

Ora bem, tinha aqui no portátil o Ubuntu 6.06 que tão bons serviços tinha vindo a prestar e foi com naturalidade que fiz o update à distribuição para o 6.10.
Para já estou igualmente satisfeito, o Firefox 2 é a melhoria mais óbvia (se bem que nem tenha nada a ver com a distribuição, visto que podia ter instalado na versão anterior), mas o que aproveitei agora para fazer no 6.10 foi usar o AIGLX que já lá vem incluido, desinstalei o compiz que tinha antigamente e dei o salto para o Beryl...
Bem, o Beryl está demais!! É tudo o que os outros (XGL, Compiz, etc.) eram mas ainda melhor, tem ainda mais efeitos (alguns de gosto discutivel) mas tem um programa de configuração ultra-completo (beryl-settings), pode-se virtualmente definir tudo e mais alguma coisa possivel e imaginária ao nosso gosto, sinceramente, para quem é apaixonado por interfaces gráficas, animações eye-candy e tudo o mais Linux é o "laboratório" dos interfaces gráficos do futuro, o Windows Aero parece brincadeira de meninos e até o Exposé do OS X, embora mais funcional pela sua simplicidade (e por estar muito mais habituado a ele, eheh) acaba por ser muito mais limitado em termos de configurações que estes desktop-managers do Linux.
Posto isto, resta-me dizer que entre OS X e o Ubuntu (desde a versão 5.10) que cada vez passo menos tempo no Windows, é engraçado, nos tempos do Red Hat 6 e 7, era o maior defensor do Windows, defendi o janelas desde o tempo do 95 (o meu primeiro pc), depois de anos a ser nukado no IRC, de instalar anti-virus, de me "obrigarem" a usar o linux na faculdade, da compra do primeiro Mac, começo-me a sentir em casa nestes sistemas operativos, eheh... Tanta coisa que mudou...

Cumprimentos

Jeandré, mas isso é normal.. Muitas vezes parece-nos que o Windows é melhor, apenas porque estamos habituados a ele.. Depois de nos habituarmos a outros sistemas, é o Windows que começa a parecer estranho e tosco..

Bem, parece que o Ubuntu não quer nada comigo :(

Após ter "resolvido" uns problemas, apareceram-me outros e tive que fazer uma instalação nova...e mal fiz o upgrade para o 6.10, reinicio o PC e o gajo..NADA [8]

Não faz nada..aparece o ecrã do Ubuntu e depois congela! Já li nos foruns do Ubuntu que muita gente tá a ter problemas com o upgrade...aconteceu aqui com alguem? Conhecem alguma solução? Não me apetecia MESMO NADA tar a fazer outra instalação [xx(]

Desconfio que vou tentar outra distro [8)]

citação:Originalmente colocada por Drachen

Bem, parece que o Ubuntu não quer nada comigo :(

Após ter "resolvido" uns problemas, apareceram-me outros e tive que fazer uma instalação nova...e mal fiz o upgrade para o 6.10, reinicio o PC e o gajo..NADA [8]

Não faz nada..aparece o ecrã do Ubuntu e depois congela! Já li nos foruns do Ubuntu que muita gente tá a ter problemas com o upgrade...aconteceu aqui com alguem? Conhecem alguma solução? Não me apetecia MESMO NADA tar a fazer outra instalação [xx(]

Desconfio que vou tentar outra distro [8)]

Yep, o upgrade para o Ubuntu 6.10 deu um buraco de todo o tamanho. O que vale é que as coisas são à borla e ninguém se chateia por isso.

Pois é, como é de graça ninguém se chateia muito com isso, mas pelo que eu li tá muita gente a ficar decepcionada com isso!

E o pessoal do Ubuntu ta a desculpar-se a dizer que o 6.10 LTS é que é a "verdadeira" distro" e o 6.10 é so um monte de experiências pa ver se resulta! Que os users deviam usar o 6.06 e "só" fazer upgrade das coisas que precisam [xx(]

Pois é, como é de graça ninguém se chateia muito com isso, mas pelo que eu li tá muita gente a ficar decepcionada com isso!

E o pessoal do Ubuntu ta a desculpar-se a dizer que o 6.10 LTS é que é a "verdadeira" distro" e o 6.10 é so um monte de experiências pa ver se resulta! Que os users deviam usar o 6.06 e "só" fazer upgrade das coisas que precisam [xx(]

Isso não é desculpa. O 6.10 veio cá para fora como produção, têm que se aguentar à bronca. BTW, não vai haver 6.10LTS (como é óbvio), e o próximo Ubuntu vai trazer mais alterações a nível gráfico.

Mas a verdade é mesmo essa... Se reparares nem sequer consegues mandar vir cd's de borla do Edgy..

A Ubuntu antes tinha uma politica de lançar uma nova versão a cada 6 meses, que é o ciclo de novas releases do Gnome.. Mas como isso era um ciclo de lançamentos que dava muito pouco tempo para cada nova versão ser extensivamente testada agora alteraram ligeiramente o ciclo..

A cada ano, sai uma versão LTS, que é a versão mais estável, mais madura e que deve ser usada por quem tem necessidade de estabilidade e segurança.

Depois a meio do ano, lançam uma versão, que será mais avançada nas tecnologias incorporadas, mas que no fundo, é uma versão de testes que servirá para estabilizar tudo para a próxima versão LTS..

De qualquer forma, os problemas com os upgrades costumam vir de instalações de software usando por exemplo scripts como o Automatix.. Se tiveres um sistema relativamente limpo e com software sempre instalado dos repositorios do Ubuntu, a probabilidade de o sistema ficar lixado é relativamente baixa..

De qualquer forma, e como dica para o futuro, façam sempre partições separadas para as várias coisas.

Eu pessoalmente no minimo faço sempre 3 partições: Swap (700 e tal MB) / 4 a 5Gb e /home uns 10 GB..

Assim, em caso de problema, é só formatar a partição / e voltar a instalar. As minhas definições e todos os ficheiros estão na partição /home ..

Isto é válido para todas as distros..

Voltar
Superior