O tópico do linux

Pessoal num ambiente empresarial (tentando generalizar um pouco) acham que conhecimentos de linux são importantes?Ou seja nas IT a nível de admissão em empresas os conhecimentos de Linux ( por exemplo certificações) têm impacto?

Depende da empresa, do negócio, e da função.

Mas, de um modo geral, o saber não ocupa lugar, e saber é sempre melhor que não saber.

então vou instalar linux :)

tenho uma máquina que está com um windows nao licenciado que vou manter por agora, mas nos entretantos vou fazer uma partição e instalar um linux.

Já mexi em Linux em ambientes de produção(coisas básicas), mas enquanto utilizador doméstico sempre preferi a papinha feita do windows.
Nesta máquina em concreto no vou usar primáriamente para navegar na web, ver fotos e instalar o GIMP para fazer pequenas edições.

Que me aconselham?
Dei uma vista de olhos pelos últimos posts no tópico e os mais falados são Ubuntu e Mint OS. São os que mais se usam por agora?

Já agora, não existem como existiam há uns anos versões pagas de linux como o red-hat. Lembro-me que na versão paga forneciam alguma assistência... talvez fosse melhor para um user não geek como eu.

original

Instalou.
Foi fácil . Saquei e fiz o CD de boot.
Reiniciei, fiz escape , perguntou-me por onde queria fazer o boot , disse que pelo CD e começou a instalar.
Passados poucos minutos apareceu-me logo a interface do Mint! Só depois percebi que estava a correr do CD.
Nessa interface aparecia uma opção para instalar, foi onde carreguei.

Fez-me algumas perguntas como localização etc, fui respondendo a tudo.

Depois de instalado informou-me que era necessário o reboot se queria fazer agora disse que sim.

E parece-me que encontro o primeiro potencial problema:
7ySWkrD.jpg

Apareceu-me esta nada user friendly imagem, isto às 14:46 e está assim desde então. São agora 15:06.

What do I do?

Última edição:
prantes, n sei que fazer

desliguei , tirei o cd de instalaçao

agora aparece

error, no such device fb534543-45h53 ....
entering rescue mode...
grub rescue>

[s)]

prantes, n sei que fazer

desliguei , tirei o cd de instalaçao

agora aparece

error, no such device fb534543-45h53 ....
entering rescue mode...
grub rescue>

[s)]

5 seg no Google, pesquisei por: Mint "error, no such device" grub

Resultado: Linux Mint Forums • View topic - GRUB, error: no such device: <SOLVED> [;)]

Ou seja:

Solution

source: Mint 14 Failed Installation - Cannot boot to Windows/Linux
kc1di wrote:Hi donoskaro and welcome to Mint,

Go to this page and download and run boot-repair it should restore your grub boot loader.
Good luck
https://help.ubuntu.com/community/Boot-Repair

*** Steps for lazy people ***

Getting Boot-Repair
* 2nd option : install Boot-Repair in Ubuntu

From Mint 14 LiveCD type these commands in terminal.
CODE: SELECT ALL$ sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair && sudo apt-get update

$ sudo apt-get install -y boot-repair && boot-repair

Boot Repair
Boot successfully repaired.

You can now reboot your computer.
Please do not forget to make your BIOS boot on sdb (250 GB) disk!
I never had to edit BIOS after using this fantastic program. Problem solved!
icon_smile.gif

A coisa mais linda que o Linux tem quando se instala é ele perguntar "Delete Windows and replace with Mint"...[:cool:]

Para mim não há cá Linux alongside windows.
Mas esse problema é conhecido.
No meu caso desliguei à força e depois voltei a ligar e ficou tudo bem.
Não tive erros desses. Ainda hoje bomba. (Mint 15....não 14.)

Ainda há pouco instalei o ubuntu 10.04 num acer d-250 e fiz actualização com os old repositories.
Aquilo com esta distro voa, tinha andado a experimentar outras mais recentes, mas o netboock, não pode com as recentes, arrasta-se e aquece.
Com esta que instalei, é mais rápido, se tiver tempo ainda vou experimentar a lts anterior e faço o update tambem pelos old repositories.
Para o que uso este netboock, chega bem uma distro antiga, net, uma ou outra aplicação, torrent chega bem.

Instalou.
Foi fácil . Saquei e fiz o CD de boot.
Reiniciei, fiz escape , perguntou-me por onde queria fazer o boot , disse que pelo CD e começou a instalar.
Passados poucos minutos apareceu-me logo a interface do Mint! Só depois percebi que estava a correr do CD.
Nessa interface aparecia uma opção para instalar, foi onde carreguei.

Fez-me algumas perguntas como localização etc, fui respondendo a tudo.

Depois de instalado informou-me que era necessário o reboot se queria fazer agora disse que sim.

E parece-me que encontro o primeiro potencial problema:

Apareceu-me esta nada user friendly imagem, isto às 14:46 e está assim desde então. São agora 15:06.

What do I do?

Eu nunca instalei linux do CD o que costumo fazer é usar o Unetbooting ou o LinuxLive USB Creator para montar uma versão live numa pen, arranco o PC apartir da pen e depois com a versão live a rodar então faço a instalação do Linux.

Tenho também o Mint Live montado numa pen dá sempre jeito quando se precisa de usar um PC "estranho" é que alguns estão cheio de bloqueios e assim arranca-se aquilo com o Linux que já está configurado ao meu gosto e tem tudo que necessito e assim não preciso de andar perdido em windows estranhos a dizer que não posso faz isto ao aquilo ou para contactar o administrador da rede.

Última edição:
Voltar
Superior