O tópico do linux

(...)
Nuno, o Wine para correr máquina virtual windows permite correr coisas mais pesaditas tipo photoshop ou um modesto btnext? :confused:

Ainda na semana passada estive para vir aqui dar um exemplo de falha de segurança dum ERP da Microsoft duma firma Alemã que estava totalmente aberto ao mundo para pesquisas (até ao google). Até dava para ver facturas do proprio dia e entradas de documentos novos (scans e texto). Cguei e andei... Pensei, para quê? Para encher de orgulho o Nuno 156? Esqueci o assunto.[:D]
(...)

:(

Este ano estou afecto a um MEGA-projecto ($M), pelo que será um pouco difícil responder ao que
quer que seja em tempo útil. Têm sido reuniões de início ao fim do dia de trabalho. Vou aparecendo
nos tempos mais mortos.

jAmobil:
Esquece o WINE.
Ou bem que estás no Linux, ou bem que estás no Windows. Misturar ambos não faz qualquer
sentido. Quando muito, se precisas de coisas do Windows, instala uma máquina virtual Windows,
não instales vírus no Linux.
Se queres ter essas coisas em Linux, procura por alternativas para Linux, e instala-as através dos
repositórios. Não vás buscar lixo fora dos repositórios. O que estás a fazer é meio caminho andado
para teres problemas no Linux.
Procura no GOOGLE por "XXXXXX Linux alternative", onde XXXXX é o nome da aplicação Windows.
Depois, nos resultados vês qual a que melhor te serve. Toma nota do nome, e vai aos repositórios
do Linux procurar por isso (Sinaptic Package Manager / software manager).

Pastis:
Realmente isso não tem muito a ver com Linux. E até se aplica a qualquer SO: instalar apenas o
que é realmente necessário.
É que há muitos "agricultores" a programar aplicações... e quando as aplicações têm buracos, o
sistema onde correm está também em risco.

:(

jAmobil:
Esquece o WINE.
Ou bem que estás no Linux, ou bem que estás no Windows. Misturar ambos não faz qualquer
sentido. Quando muito, se precisas de coisas do Windows, instala uma máquina virtual Windows,
não instales vírus no Linux.
Se queres ter essas coisas em Linux, procura por alternativas para Linux, e instala-as através dos
repositórios. Não vás buscar lixo fora dos repositórios. O que estás a fazer é meio caminho andado
para teres problemas no Linux.
Procura no GOOGLE por "XXXXXX Linux alternative", onde XXXXX é o nome da aplicação Windows.
Depois, nos resultados vês qual a que melhor te serve. Toma nota do nome, e vai aos repositórios
do Linux procurar por isso (Sinaptic Package Manager / software manager).

Até ver, o wine serve bem para o btnext e para o photoimpact (estou bastante habituado a este e devo continuar a usar até me dar como deve ser com o gimp)

De resto, não há praticamente nada mais de "especial" que precise. O uso daquele portátil, neste momento, quase se resume a browser.

À uns tempos precisava deste ou daquele programa (solidworks ou matlab), daí a minha pergunta. E se voltar a precisar então talvez me aventure na máquina virtual.

Gracias

Até ver, o wine serve bem para o btnext e para o photoimpact (estou bastante habituado a este e devo continuar a usar até me dar como deve ser com o gimp)

De resto, não há praticamente nada mais de "especial" que precise. O uso daquele portátil, neste momento, quase se resume a browser.

À uns tempos precisava deste ou daquele programa (solidworks ou matlab), daí a minha pergunta. E se voltar a precisar então talvez me aventure na máquina virtual.

Gracias

Matlab tens o GNU Octave e respectivos GUI.
GNU Octave - Wikipedia, the free encyclopedia

E estão nos repositórios do Linux.

Solidworks:
Let me google that for you

Gracias

Existe MatLab para Unix ;)

Ainda na semana passada estive para vir aqui dar um exemplo de falha de segurança dum ERP da Microsoft duma firma Alemã que estava totalmente aberto ao mundo para pesquisas (até ao google). Até dava para ver facturas do proprio dia e entradas de documentos novos (scans e texto). Cguei e andei... Pensei, para quê? Para encher de orgulho o Nuno 156? Esqueci o assunto.[:D]

Hoje de manhã o que é que encontrei? Uma firma bastante conceituada no seu sector, site impec em ASP ( .net ou o crl não percebo nada disso e tenho ódio de quem percebe) com o quê meus amigos? Listagem com dados de todos os clientes e texto aberto no html ( source)[:)]

Como é que encontrei? Em ambos os casos através duma pesquisa no google, no primeiro caso para um produto e no segundo para um nome duma pessoa. No segundo caso foi mais difícil pois tive de chafurdar no html e para perceber a mecânica complexa do ASP para gerar as páginas. Foi complicadíssimo, pois foi através do método de tentativa e erro no URL. Consegui à... primeira alterando apenas a terminação numérica.[:)][:)][:)]

Isto é tudo muito estupidificante pq não sou informático muito menos técnico de segurança em informáticas mas cada vez me convenço mais que tenho de mudar de profissão porque há todo um matagal de oportunidades de negócio criadas pelo caduco ecossistema M$...[:D]

O que é que isso tem a ver com LINUX? Na realidade não tem muito a ver mas imagino que os leitores deste tópico gostem de ouvir estes relatos que são importantes para quem escolhe determinadas tecnologias ao nível de decisão IT nas empresas. Digo eu.

Não percebo pq n vejo mt procura de profisionais na área de segurança informática, a sério q n percebo: (

O teu post só me reaviva as.convicções que há 4 anos me fizeram tirar 1 pós graduação e gastar 1 dinheirão em segurança de sistemas de informação. Mas apesar de n procurar desesperadamente trabalho e como n tenho mt experiência na área de segurança é mais o gosto e a teoria que a prática,desde q acabei a pós graduação há 3 anos e 20 cvs enviados depois apenas 1 entrevista q não prosseguiu pq era para sem experiência ou seja estagio apesar de n terem mencionado na oferta.

Talvez 1 dia mas pelo que vejo la fora apostam bem mais que as empresas tugas.

Não percebo pq n vejo mt procura de profisionais na área de segurança informática, a sério q n percebo: (

O teu post só me reaviva as.convicções que há 4 anos me fizeram tirar 1 pós graduação e gastar 1 dinheirão em segurança de sistemas de informação. Mas apesar de n procurar desesperadamente trabalho e como n tenho mt experiência na área de segurança é mais o gosto e a teoria que a prática,desde q acabei a pós graduação há 3 anos e 20 cvs enviados depois apenas 1 entrevista q não prosseguiu pq era para sem experiência ou seja estagio apesar de n terem mencionado na oferta.

Talvez 1 dia mas pelo que vejo la fora apostam bem mais que as empresas tugas.

O empresário médio tuga é avarento e incompetente demais para olhar para a segurança informática como uma protecção do seu investimento em vez de um custo.
Triste mas verídico.

Só agora tive tempo de me debruçar sobre isto.

BRILHO:
Tens Gnome misturado com XFCE.[:vm)]
Se fores ao menu de settings no XFCE deverás ter na lista dois POWER. Um Power Management e
um Power Manager. O Manager é do XFCE, o Management é do Gnome. Muda o brilho em ambos.

Não tenho um nem outro. Não tenho nenhuma opção "Power qq coisa"...

BATERIA:
Também no do Gnome (Management) activa o display do ícone da bateria no TAB "GENERAL".

Não percebi onde tenho que ir ver isso. Não encontro nada de Gnome management...

SOM:
Tenta ver no menu SETTINGS -> VOLUME CONTROL, provavelmente tens alguns sliders a meio gás.

Não é por aí. Os sliders estão todos no máximo. O driver da placa de som em Windows tinha uma opção de virtual surround ou lá o que era lhe lhe dava o poder extra...

SUSPENSÃO:
Deverá ser FN+ESC.
Podes configurar atalhos no KEYBOARD (APPLICATION SHORTCUTS). Eu coloquei o mesmo atalho
do Windows (SUPER+L) a chamar o "xflock4".

xflock4 tranca o ecran. Qual é o programa para suspender o computador?

Entretanto já resolvi o problema do "power management". Instalei o programa no repositório. Por alguma razão que desconheço, não tinha sido instalado na instalação do OS. Talvez o instalador não tenha detectado que se tratava de um computador portátil, e portanto não o instalou...

É possível instalar software do Ubuntu SC no Linux Mint?
Digo isto porque encontrei uma aplicação lá chamada Audio Tag Tool que me daria muito jeito....

Em teoria sim......mas segundo percebi, adicionar o Ubuntu SC no Mint é complicado....

Outra questão...será que consigo ver Sportv online através do FreeTux TV?........

É possível instalar software do Ubuntu SC no Linux Mint?
Digo isto porque encontrei uma aplicação lá chamada Audio Tag Tool que me daria muito jeito....

Em teoria sim......mas segundo percebi, adicionar o Ubuntu SC no Mint é complicado....

Outra questão...será que consigo ver Sportv online através do FreeTux TV?........

Andas distraído...
Os repositórios do Mint incluem tudo o que está nos repositórios do Ubuntu.
Aliás, são os mesmos.

Portanto, o que existe no software centre do Ubuntu está no software manager do Mint.

attachment.php

Screen Shot 2014-03-13 at 15.43.53.jpg

Andas distraído...
Os repositórios do Mint incluem tudo o que está nos repositórios do Ubuntu.
Aliás, são os mesmos.

Portanto, o que existe no software centre do Ubuntu está no software manager do Mint.

attachment.php

Ver anexo 121236

Obrigado Nuno! (mais uma vez..............................[:D]!)

Não é distracção....não tenho é o meu portátil comigo aqui para poder verificar.[;)]

Se ninguém respondesse eu veria quando chegasse a casa.

Como activo a saída hdmi do portátil para a tv? Já andei pelo Google e não fiquei muito esclarecido...

A não ser que haja alguma maneira de fazer sinc de imagem por wifi

Ok, hdmi para a tv está impec e automático como se quer.

Segunda questão, não está a passar audio. Indo às definições de audio e escolher saida hdmi não resolve e pelo google não encontrei nada que me resolvesse o problema.

Edit. Acho que consigo resolver o problema por outro lado... Como uso colunas ligadas à tv, é só ligar ao portátil :-P

De qualquer modo se alguém souber como dar a volta ao problema inicial, agradeço ;-)

Última edição:
Ok, hdmi para a tv está impec e automático como se quer.

Segunda questão, não está a passar audio. Indo às definições de audio e escolher saida hdmi não resolve e pelo google não encontrei nada que me resolvesse o problema.

Edit. Acho que consigo resolver o problema por outro lado... Como uso colunas ligadas à tv, é só ligar ao portátil :-P

De qualquer modo se alguém souber como dar a volta ao problema inicial, agradeço ;-)

Vais às propriedades do som, e escolhes o hardware de output como sendo o HDMI.

Pessoal num ambiente empresarial (tentando generalizar um pouco) acham que conhecimentos de linux são importantes?Ou seja nas IT a nível de admissão em empresas os conhecimentos de Linux ( por exemplo certificações) têm impacto?

Voltar
Superior