[Sociedade] O tabu do tu!

Nada contra mas é ridículo, ok.

Não ter capacidade de perceber que é uma questão de educação/hábito é que é capaz de ser ridículo.

Ou não...

Não, não é uma questão de educação.

E sim nada contra mas acho ridículo, qual é mesmo a admiração? Não tenho nada contra quem faz 2 mil KM por ano e compra carro a diesel mas acho ridículo.

Mas espera aí que estou curioso......

Só duques....

Uma vez tratei um médico por voçê e levei logo raspanete, que não tinha andado com ele na escola.

O meu chefe trata-me por voçê, mas quando quer favores é por tu, nunca percebi esta.

Pessoas de idade pela qual tenho grande consideração, trato por tu, estranho, mas sinto-me melhor assim e elas não se importam.

Se alguém me tratar por tu, também o faço, exceção feita se for meu superior, em que geralmente utilizo o nome próprio, tipo o Manuel acha que...

Uma vez tratei um médico por voçê e levei logo raspanete, que não tinha andado com ele na escola.

O meu chefe trata-me por voçê, mas quando quer favores é por tu, nunca percebi esta.

Pessoas de idade pela qual tenho grande consideração, trato por tu, estranho, mas sinto-me melhor assim e elas não se importam.

Se alguém me tratar por tu, também o faço, exceção feita se for meu superior, em que geralmente utilizo o nome próprio, tipo o Manuel acha que...

Escrever você com Ç é do melhor que há

e agora que penso nisso, o meu post era mais no sentido de quando estava em Portugal.

agora como já estou há bastantes anos no estrangeiro, cada vez que vou a Portugal tenho sempre uma tendência para resvalar para o "tu" automatica e inadvertidamente por defeito.

não digo o pronome "tu", mas acabo por construir as frases como "tens de fazer isto", ou "como estás", etc

oiçam o futre a falar e é exactamente aquilo [:D] É muito difícil para uma pessoa que usa diariamente uma linguagem que não tem "você", passar a falar para alguém na 3a pessoa do singular (e o inglês ainda têm a particularidade de que a 2a pessoa do singular e a 2a do plural são idênticas).

Uma anedota que li, e que acho que condiz com este tópico[:)][:)]

Vocês sabem realmente a diferença entre o tratamento por tu e por você? Vocês pensam que sabem, mas vejam a diferença:

"O Director Geral de um Banco, estava preocupado com um jovem e
brilhante director, que depois de ter trabalhado durante algum tempo
com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao
meio-dia. Então o Director Geral do Banco chamou um detective e
disse-lhe:

- Siga o Dr. Mendes durante uma semana, durante a hora do almoço.
O detective, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou:

- O Dr. Mendes sai normalmente ao meio-dia, pega no seu carro, vai a
sua casa almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus
excelentes cubanos e regressa ao trabalho.

Responde o Director Geral:

- Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.
O detective pergunta-lhe:

- Desculpe. Posso tratá-lo por tu?

- 'Sim, claro' respondeu o Director surpreendido!

- Então vou repetir : o Dr. Mendes sai normalmente ao meio-dia, pega
no teu carro, vai a tua casa almoçar, faz amor com a tua mulher, fuma
um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.

A língua portuguesa é mesmo fascinante!"[;)][;)]

uma anedota que li, e que acho que condiz com este tópico[:)][:)]

vocês sabem realmente a diferença entre o tratamento por tu e por você? Vocês pensam que sabem, mas vejam a diferença:

"o director geral de um banco, estava preocupado com um jovem e
brilhante director, que depois de ter trabalhado durante algum tempo
com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao
meio-dia. Então o director geral do banco chamou um detective e
disse-lhe:

- siga o dr. Mendes durante uma semana, durante a hora do almoço.
O detective, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou:

- o dr. Mendes sai normalmente ao meio-dia, pega no seu carro, vai a
sua casa almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus
excelentes cubanos e regressa ao trabalho.

Responde o director geral:

- ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.
O detective pergunta-lhe:

- desculpe. Posso tratá-lo por tu?

- 'sim, claro' respondeu o director surpreendido!

- então vou repetir : O dr. Mendes sai normalmente ao meio-dia, pega
no teu carro, vai a tua casa almoçar, faz amor com a tua mulher, fuma
um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.

A língua portuguesa é mesmo fascinante!"[;)][;)]

[:d][:d][:d]

Um pequeno up neste tópico.

Esta manhã, nas notificações automáticas que costumo receber na app do telemóvel, vejo a seguinte notícia: https://www.idealista.pt/news/finan...judam-muito-a-baixar-a-fatura-da-eletricidade
E, confesso, fiquei verdadeiramente chocado.. não pelo teor da mesma mas por ser feita, direccionada ao público, na 2º pessoa! Digo-vos sinceramente, acho verdadeiramente aberrante ver notícias que é para todas as faixas etárias, ser feito com o tratamento por TU..

Eu já nem falo daquelas marcas ( e não me refiro só àquelas que são direccionadas para um público alvo mais jovem, como é o caso das Fast Foods, refrigerantes, ...) como, por exemplo, a Água das Pedras e a FNAC que já fazem publicidade na 2º pessoa, quando estas também têm como alvo um público para todas as idades (aqui também sugiro a leitura do seguinte artigo, que já tem 2 anos, e no qual concordo plenamente: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/as-marcas-tu-ca-tu-la-157379)

Isto é um autêntico atentado à nossa bonita língua portuguesa, que mal ou bem, essa diferenciação entre a 2º e a 3º pessoa era um sinal de boa educação e polidez na nossa língua...mas passou-se do 80 (nos tempos da monarquia) para o 8( nos tempos de hoje).

Provavelmente serei um outlier pois ainda tenho 30 e poucos anos e, mal grado meu, ainda não me modernizei..

Voltar
Superior