O que é a praxe?

não preciso de vestir "uma farda" e envergar uma capa para ser superior, aliás todo esse aparato é claramente para pessoas de mente inferior e com uma necessidade gritante de chamar à atenção ou se auto valorizarem

Só está lá quem quer. Todos têm o direito a tomar a sua decisão e serem respeitados por ela. Os teus insultos só me levam a pensar que és tão mau quanto aqueles que usam a praxe para chamar à atenção ou se auto valorizarem.

podes sair da praxe quando quiseres, se te disserem que não impõe-te, o melhor conselho que te posso dar é, faz a praxe até onde achares que é digno fazer
Ok. Mas quais as vantagens ou desvantagens de fazer ou não? E se sair, o que acontece? Mais uma vez, desculpem tantas perguntas, mas fiquei curioso.

Só está lá quem quer. Todos têm o direito a tomar a sua decisão e serem respeitados por ela. Os teus insultos só me levam a pensar que és tão mau quanto aqueles que usam a praxe para chamar à atenção ou se auto valorizarem.

"só lá está quem quer", sim e não. por um lado sim, pois podes sair a qualquer altura basta dizeres, no entanto mesmo dizendo podes ser obrigado a fazer o que querem, é aqui que entra a parte do não, muitos caloiros sentem-se intimidados pelos "veteranos" e continuam a comer e a calar e pelo que se vê, estes sabem bem quem é que vão obrigar a fazer algo, porque levar um enxerto em frente à faculdade inteira não seria algo bonito de se ver

Boas, falaram-me da praxe aos caloiros, na faculdade, e gostava de saber o que é isso. Consiste em quê? Não sei se existe algum tópico a falar disto, mas pesquisei e não encontrei.

Cumprimentos

Não me importava de ser sempre caloiro!
Acredita que vai ser o melhor ano da tua vida enquanto universitário ;)

Quem critica as praxes são aqueles que nunca souberam bem o que realmente é! São aqueles que pegam num ou outro caso de à meia dúzia de anos para a criticar, mas enfim...não ligues

Já agora,claro que há excepções, mas normalmente, os que costumam ir às praxes são aqueles que no geral se dão melhor com o resto da turma, são mais sociável, conhecem mais gente, ambiente-se melhor com a universidade, colegas, tudo! Sentem mais o espírito académico!
Ficam dezenas e dezenas de histórias por se recordar :) e todos dizem sempre!"Bons tempos o meu ano de caloiro!"

Não me importava de ser sempre caloiro!
Acredita que vai ser o melhor ano da tua vida enquanto universitário ;)

Quem critica as praxes são aqueles que nunca souberam bem o que realmente é! São aqueles que pegam num ou outro caso de à meia dúzia de anos para a criticar, mas enfim...não ligues

Já agora,claro que há excepções, mas normalmente, os que costumam ir às praxes são aqueles que no geral se dão melhor com o resto da turma, são mais sociável, conhecem mais gente, ambiente-se melhor com a universidade, colegas, tudo! Sentem mais o espírito académico!
Ficam dezenas e dezenas de histórias por se recordar :) e todos dizem sempre!"Bons tempos o meu ano de caloiro!"
Sim, mas quais são as vantagens e desvantagens de fazer a praxe ou não?

Pior do que a "tradição académica", só mesmo a "importação" de uma tradição para outras zonas do País que NADA têm a ver com ela. Não me parece sequer que a criançada que alinha nestas brincadeiras perceba sequer porque é que o faz, quanto mais saber o significado que tinha outrora na cultura académica portuguesa.
Hoje, é uma mera analogia aos comportamentos primitivos de jogo de poder e de subserviência oca e cega a elites que não o são, transportada para uma realidade de pseudo-brincadeira que, no fundo, também não o é.
É uma perda de tempo para jovens que poderiam dedicar esse tempo a actividades bem mais produtivas para eles, para os pais (ou para o Estado) que gastam dinheiro por eles, ou até noutras formas de socialização (já que é isso que apregoam) menos ultrapassadas e demonstrativas de parte da realidade da dinâmica social portuguesa.

O próprio uso do "traje" não é mais do que uma ostentação de poder e de status (falsos... e ocos, na verdade), muitas vezes, não para os que também frequentam a instituição, mas normalmente, para os que vivem na mesma aldeia (ou "aldeia grande") que quem o usa.

Última edição:
"só lá está quem quer", sim e não. por um lado sim, pois podes sair a qualquer altura basta dizeres, no entanto mesmo dizendo podes ser obrigado a fazer o que querem, é aqui que entra a parte do não, muitos caloiros sentem-se intimidados pelos "veteranos" e continuam a comer e a calar e pelo que se vê, estes sabem bem quem é que vão obrigar a fazer algo, porque levar um enxerto em frente à faculdade inteira não seria algo bonito de se ver

Lá por tu não teres tido a coragem de te teres posto a andar não quer dizer que a praxe esteja mal. O limite do "digno" também varia de pessoa para pessoa. Há abusos é verdade, mas como em tudo, as pessoas só pegam no mau, mesmo que o mau mal exista! Na TV nunca vi falarem do bem das praxes, só aparece quando algo mau acontece e eu acredito que o mau que acontece é muito pequeno comparado com o bem. Mas as pessoas gostam é de ouvir desgraças!

Abusos? Como assim?

ultrapassar os limites do razoável...

sabemos que os caloiros são a ***** e que não valem nada...[:D] mas daí ao que seviu já em algumas faculdades e que veio em algumas faculdades...

o meu baptismo foi feito numa praia lá levavamos com a nhanha na cabeça e depois água... (as raparigas podiam não ir) estivesse sol ou chuva, frio ou calor... mas daí a torturas...

se n fores... podes ser olhado meio de lado... eu sempre olhei o pessoal de lado que não foi praxado e o pessoal que criticava a praxe pq sei o que passei nela e o que fiz... está na minha consciência!

se estás relutante de ir ou não... vai... só tens sebentas e resumos a ganhar !!!!! [:)]

... Há abusos é verdade, mas como em tudo, as pessoas só pegam no mau, mesmo que o mau mal exista! Na TV nunca vi falarem do bem das praxes, só aparece quando algo mau acontece e eu acredito que o mau que acontece é muito pequeno comparado com o bem. Mas as pessoas gostam é de ouvir desgraças!

na tv não passa o lado bom... na minha faculdade havia um peixe num lago em que nos punhamos o pessoal atras do peixe... isto tem mal?

fazer umas pinturas na cara... saber de onde o pessoal vem e tal... até era nice... aquilo saia com acetona... a mim pedi para se quisessem pintar com verniz fosse só as unhas pq tinha alergias... mas *****am... e andei fdd dos dedos uns dias ainda assim epah... que se lixe... tb pintei...

Última edição:
se n fores... podes ser olhado meio de lado... eu sempre olhei o pessoal de lado que não foi praxado e o pessoal que criticava a praxe pq sei o que passei nela e o que fiz... está na minha consciência!

se estás relutante de ir ou não... vai... só tens sebentas e resumos a ganhar !!!!! [:)]

na tv não passa o lado bom... na minha faculdade havia um peixe num lago em que nos punhamos o pessoal atras do peixe... isto tem mal?

fazer umas pinturas na cara... saber de onde o pessoal vem e tal... até era nice... aquilo saia com acetona... a mim pedi para se quisessem pintar com verniz fosse só as unhas pq tinha alergias... mas *****am... e andei fdd dos dedos uns dias ainda assim epah... que se lixe... tb pintei...

Tem piada, se calhar os que não foram também olhavam para ti de lado.

Sebentas e resumos por ir à praxe? Quero acreditar que estás a ser irónico.

Sinceramente nunca pensei gostar tanto da praxe como gostei este ano (meu ano de caloiro)... Fiz coisas brutais e nunca senti qualquer tipo de abuso por parte dos veteranos, tanto que antes de qualquer coisa explicavam-nos o que iam fazer e perguntavam se alguem tinha alguma coisa contra ;)

Lá por tu não teres tido a coragem de te teres posto a andar não quer dizer que a praxe esteja mal. O limite do "digno" também varia de pessoa para pessoa. Há abusos é verdade, mas como em tudo, as pessoas só pegam no mau, mesmo que o mau mal exista! Na TV nunca vi falarem do bem das praxes, só aparece quando algo mau acontece e eu acredito que o mau que acontece é muito pequeno comparado com o bem. Mas as pessoas gostam é de ouvir desgraças!

porque muitos comem e calam, muito poucos têm tomates para expor certas coisas que se passam nas praxes

Boas, falaram-me da praxe aos caloiros, na faculdade, e gostava de saber o que é isso. Consiste em quê? Não sei se existe algum tópico a falar disto, mas pesquisei e não encontrei.

Cumprimentos

Boas,

Praxe para uns é a pior coisa do mundo, um mundo que não deveria existir, em que são todos horríveis com os caloiros, só tiram prazer em humilhar, onde há sempre abusos (praxes que correm mal e as pessoas acabam por se magoar física e psicologicamente), onde não se compreende porque dentro dos veteranos há uns que se acham superiores. Enfim, opiniões generalistas, que metem tudo no mesmo saco, muitos deles sem nunca terem vivido uma praxe...

Praxe para outros é o período da vida académica mais divertido e memorável (por bons motivos), é orgulho, é dedicação, é parvalheira, é cantoria, é diversão!

O que é a praxe em si? Não é muito fácil de explicar, mas tentarei fazê-lo da melhor forma. ;) Basicamente é uma recepção feita aos caloiros (alunos da faculdade do 1º ano), onde há várias actividades, há efectivamente alguma superioridade por parte dos veteranos (alunos de 2º ano e acima) pois só assim se garante respeito e coordenação. As actividades variam totalmente de universidade para universidade, mas há sempre cantorias típicas e caloiros a encherem (flexões por norma).

Vantagens? Integração, diversão garantida, muito exercício físico, muito convívio, festa.

Desvantagens? Em universidades onde há abusos e não se sabem fazer praxes, é garantidamente muito desagradável e desaconselhável.

É possível negar uma praxe, mas continuar nas demais praxes? Se a universidade for "correcta", é mais do que possível e ninguém te olhará de lado. Qualquer um pode e deve ter a capacidade de dizer "NÃO". Se não o consegues fazer num âmbito tão descontraído como a universidade, estás mal para o resto da vida [:D]

Se te declarares anti-praxe, terás amigos na mesma? Obviamente que sim! A praxe é só um dos meios de integração e fazer amigos. Provavelmente não poderás é trajar, mas isso já depende de cada universidade, acho eu.

[;)]

então não sabes mesmo o que é!

a praxe quando bem feita é a melhor iteracção entre os veteranos e os caloiros!!

agora quando há abusos não estou de acordo!
tambem praxei, fui praxado, mas é claro.... gostei mais de praxar e de por os caloiros a encher do que encher como caloiro

Meh...se eu for na rua e te chamar "verme" ou "besta" se calhar interages comigo com o punho.
Tentam sempre tirar significados onde não os há, a praxe é brincadeira. É lógico que conheces gente e nao sei que, afinal são uma semana ou mais ao pé deles, mas mesmo assim dava para conhecer mais pessoas se não tivesses que estar sempre a olhar para o chão [:D] e em vez disso estivessem a conviver.
Ainda ontem estive a ver fotos da minha praxe e quanto mais penso mais inútil acho aquilo. Fiz amigos entre as pessoas que foram praxadas comigo e outras que não foram. Nunca tive nenhuma vantagem nem desvantagem por ter sido praxado.
Em termos puramente práticos até é negativo porque vais acabar por perder tempo com reuniões disto e daquilo, ou praxes que calham à mesma hora das aulas e nao sei que.

porque muitos comem e calam, muito poucos têm tomates para expor certas coisas que se passam nas praxes

Ao comerem e calarem estão precisamente a mostrar que os outros são superiores, porque se não se sentissem inferiores não faziam o que não queriam.

Já que estão a dizer que ninguém esclarece quem está com dúvidas, na minha experiência a praxe foi boa. Apenas exigiu meia dúzia de tardes, conheci pessoal mais velho e principalmente os do meu ano. Teria vivido bem sem a praxe, mas acabou por ser mais alguns bons momentos passados. De resto nunca dei mais importância à praxe do que ela tem: há quem viva basicamente para a praxe e há quem a repudie como se tratassem de terroristas, ambos os lados estão errados no meu ponto de vista.

ultrapassar os limites do razoável...

sabemos que os caloiros são a ***** e que não valem nada...[:D] mas daí ao que seviu já em algumas faculdades e que veio em algumas faculdades...

o meu baptismo foi feito numa praia lá levavamos com a nhanha na cabeça e depois água... (as raparigas podiam não ir) estivesse sol ou chuva, frio ou calor... mas daí a torturas...
nhanha???[:D]

Obrigado pelo esclarecimento.[;)]

Toda a gente critica os posts do oXavier, mas ainda não vi ninguém a esclarecer o zerenau5. Porque será?
Já reparei nisso, mas deixei andar.[:D]

Sinceramente nunca pensei gostar tanto da praxe como gostei este ano (meu ano de caloiro)... Fiz coisas brutais e nunca senti qualquer tipo de abuso por parte dos veteranos, tanto que antes de qualquer coisa explicavam-nos o que iam fazer e perguntavam se alguem tinha alguma coisa contra ;)
Pelo que já li, existem coisas boas e más. Obrigado pelo esclarecimento.[;)]

Voltar
Superior