O próximo passo da humanidade...

E para nao falar naquelas civilizacoes que o discovry, o national geo, e o odisseia tanto gostam, tipo mayas, incas

Hum, em que sentido? Esses eram evoluídos tecnologicamente mas tenho a impressão que deixavam muito a desejar a nível de princípios. Mas pode ser um preconceito que eu tenho em relação aos sacrifícios humanos.

provavelmente a cada 2 gerações se diz isso.

e eu acho que nunca estivemos melhor. As mulheres já nao sao queimadas na fogeuria, a terra ja pode girar à vontade à volta do sol, os "pretos" já se podem sentar no banco da frente.....

Concordo com tudo. Não sei o que vêem de errado nos valores de hoje.. Toda geração tem seus problemas, mas certeza que são menores do que há 50 anos..

essa dos valores acho que se prende muito com aquela coisa de que os putos de hoje não têm educação bláblá mas esquecem se do resto, basta pensar nos direitos das mulheres.

Acho que a seguir a esta crise vamos ter mais uma época de vacas gordas e novamente outra crise financeira. É um ciclo vicioso.

Basicamente é isso mesmo, a história tende a repetir-se, os seres humanos comportam-se de forma similar em circunstâncias similares ao longo dos séculos.

O processo de endividamento e posterior pagamento da dívida é o motor que está por detrás de todo e qualquer ciclo económico.

Última edição:
Acho que a seguir a esta crise vamos ter mais uma época de vacas gordas e novamente outra crise financeira. É um ciclo vicioso.
Pode ser, mas não me parece.
Eu atiraria para o confronto bélico.
Claro que sou razoavelmente novo e isso pode-me tirar algum alcance, eu percepciono o estado actual como grave, daí querer ter perspectivas de gente que viveu outras crises, noutros tempos. Tendo em conta toda a conjectura mundial.

The Great Depression Repeats Itself!

By Steve King

This is kind of fascinating. Jonathan Portes provides us with this chart,which shows the trajectory in Britain of both the Great Depression and the current Great Recession. The red and black lines at the bottom are the ones to look at:

blog_recession_depression_britain.jpg
Fonte: Chart of the Day: The Great Depression Repeats Itself! « iPeopleFINANCE

Mais um artigo aqui:
History Repeats Itself: Great Depression II

Última edição:
Basicamente é isso mesmo, a história tende a repetir-se, os seres humanos comportam-se de forma similar em circunstâncias similares ao longo dos séculos.

O processo de endividamento e posterior pagamento da dívida é o motor que está por detrás de todo e qualquer ciclo económico.

Mas provavelmente nunca a divida foi tanta. Cada vez temos de tapar um buraco maior.

essa dos valores acho que se prende muito com aquela coisa de que os putos de hoje não têm educação bláblá mas esquecem se do resto, basta pensar nos direitos das mulheres.

Isso é a resposta básica.
Mas olha para a classe política. Olha para as empresas que não te roubam se não puderem. Olha para o desequilíbrio entre o beneficio aos detentores do capital e os cidadãos. Achas que os valores que os movem hoje são os mesmos? Depois da grande depressão foi limitado o poder do capital, olha onde chegamos agora. É uma libertinagem completa e depois de terem batido com a cabeça na parede em 2008 nada mudou em termos políticos!
A visão que eu tenho é que se passou de um período em que os valores eram impostos por uma educação rígida e obtusa para uma quase libertinagem. Daí eu achar que há uma crise de valores, não foi feita uma transição com base no bom senso.

Geopoliticamente, socialmente, etc; qual acham que será a conjectura nas décadas que se aproximam?

Sem querer dar uma de "prof", já vi cometerem este erro dezenas de vezes. Conjectura nada tem a ver com conjuntura, esta sim correcta no contexto que utilizas.

Conjectura é o mesmo que teoria, suposição. Ou seja, as palavras apenas são parecidas, mas o significado nada tem a ver ;)

Sem querer dar uma de "prof", já vi cometerem este erro dezenas de vezes. Conjectura nada tem a ver com conjuntura, esta sim correcta no contexto que utilizas.

Conjectura é o mesmo que teoria, suposição. Ou seja, as palavras apenas são parecidas, mas o significado nada tem a ver ;)

O Sôtor faltou à aula que foi dada dois posts antes do seu... [;)]
É um erro muito comum, sim. Já ouvi várias "personalidades" a cometerem-no.

Obrigado.

O Sôtor faltou à aula que foi dada dois posts antes do seu... [;)]
É um erro muito comum, sim. Já ouvi várias "personalidades" a cometerem-no.

Eu só percebi à segunda pá :)

Falam em conflito bélico e até é capaz de não ser descabido que isso possa vir a suceder e basta ver-se os conflitos pelo Oriente.

Contudo e com o avanço da Ciência e consequentemente do armamento e até do uso da energia Nuclear, temo que uma terceira Guerra Mundial, nos dias de hoje pudesse quase colocar fim à população mundial ou reduzi-la drasticamente.

Pode ser que eu esteja enganado...

(...)
Isto porque o que a mim me parece é que os artífices do poder têm uma agenda escondida. Algo obscuro e tentacular se move nas entranhas do nosso mundo de forma cada vez mais enérgica.

(...)
Para mim está tudo bem resumido nesta frase.

Basta andar atento que está bem á vista de todos.

Em primeiro lugar concordo com o que foi escrito atrás e dizer que nunca se viveu tão bem neste mundo, sendo que os valores são bem mais respeitados do que, por exemplo,há 500 anos atrás! Não quero com isto dizer que não tenhamos margem para evoluir, nesse aspecto não tenho grandes dúvidas.
As crises são cíclicas e também já foi dito que após um período com fome, desemprego e outras calamidades surgem períodos de revitalização. Uma das teorias que explica isso são os ciclos de Kondratiev:

s2m2520kondratieff_wave.gif

E este e este artigos de opinião são interessantes de ler no actual ciclo que estamos a viver, reparem na coincidência do período que estamos a viver com a 1ª tabela do 2º artigo!!!
O futuro dirá se está para breve o novo período de crescimento e eu tenho estou convicto que sim!

Anexos

• kondratiev.jpg
    kondratiev.jpg
    133,7KB · Visualizações: 0
Falam em conflito bélico e até é capaz de não ser descabido que isso possa vir a suceder e basta ver-se os conflitos pelo Oriente.

Contudo e com o avanço da Ciência e consequentemente do armamento e até do uso da energia Nuclear, temo que uma terceira Guerra Mundial, nos dias de hoje pudesse quase colocar fim à população mundial ou reduzi-la drasticamente.

Pode ser que eu esteja enganado...

À cerca de uma possível 3ª guerra mundial e tentando dar corpo ao que chamei coisa obscura tentacular que se move nas sombras, li um qualquer artigo da conspiração que dizia mais ou menos o seguinte;
A 3ª guerra mundial será usada como pretexto para criar um governo único no planeta terra, o argumento seria o de que só assim se poderia evitar outra grande guerra. Segundo a teoria este seria o plano de uma qualquer sociedade secreta (já não sei se a Maçonaria, se os Iluminati ou os seres reptilianos do David Icke) para controlar o mundo sem restrições.

Teorias da conspiração à parte, o que é certo é que após uma guerra catastrófica o ser humano torna-se permissivo. Na primeira grande guerra foi o tratado de Versailles que deixou a Alemanha de joelhos, na segunda nasce o Estado de Israel.
Uma coisa para mim se tornou clara foi uma espécie de luta titânica entre Germânicos e Judeus. Parece-me a mim que está de novo para acontecer, a Alemanha tenta dominar a Europa, fazendo-a ajoelhar-se perante a austeridade. Só falta talvez a Israel conseguir construir o Templo do Rei Salomão mas para isso tem que destruir uma mesquita qualquer importantissima para os muçulmanos, acontece que Israel está rodeado por países muçulmanos. Não será esta primavera árabe uma forma de destabilizar os países árabes e conseguir enfim construir o Templo de Salomão que é a peça que os Judeus acham que falta para a chegada do novo Messias? Sim, eles acreditam mesmo nisso. A outra peça era o estado de Israel.

Parece absurdo mas faz certo sentido para mim. Haverá algo profundo entre Judeus e Germânicos. Os tipos não se dão, ou então aparentemente não se dão e com a maquinação de guerras acabam por conseguir os seus intentos. É que há também quem diga que o pretexto da segunda guerra mundial foi exactamente a criação do estado de Israel. Podem aparentar ser duas facções que se batem mas em concreto lutam por um mesmo objectivo.

E sabe-se lá se os ciclos da História não são intencionais. Torna-se mais fácil governar quando o povo está esperançado e que maior potenciador para a esperança que o descalabro?

Voltar
Superior