O Mito do RWD.

Estado
Não está aberto a mais respostas.
pmct: a tua citação inglesa de metro-e-meio afinal só confirma o que eu disse. Só é pena é o autor esquivar-se de falar das traseiradas à chuva.

Ah, e atenção.. enquanto vocês andam por aí a papaguear citações de fulano A B ou C que "RWD é que é bom", eu ando a fazer contas de Física e a ver por mim mesmo</u> quais as vantagens e desvantagens mecânicas dos vários tipos de tracção.

citação:Originalmente colocada por whereagles

pmct: a tua citação inglesa de metro-e-meio afinal só confirma o que eu disse. Só é pena é o autor esquivar-se de falar das traseiradas à chuva.

Ah, e atenção.. enquanto vocês andam por aí a papaguear citações de fulano A B ou C que "RWD é que é bom", eu ando a fazer contas de Física e a ver por mim mesmo</u> quais as vantagens e desvantagens mecânicas dos vários tipos de tracção.

Eu tb fiz isso e ja vi que o RWD é muito melhor...

citação:Originalmente colocada por Alex

A grande verdade é que....

Os rwd são a forma económica de evitar fazer carros a sério com suspensão activa, como os em vias de desaparecerem "Xantias Activa".... esses sim com suspensões confortáveis, replectas de eficácia e sem olhar a custos!....

[^] Ora aí está...

am still a rear wheel drive fan. I guess I just like the feel of the handling when pushed into corners. Other very good drivers I know would disagree with me.
So what is the answer? How about all wheel drive! Porsche uses AWD on a Carrera model to enhance performance and traction. Subaru has won several world rally championships with all wheel drive. The debate on what drive system is best still continues, and probably will for as long as we drive.

Tudo está aqui. Ninguém consegue bater ninguém devido a haver pros e contras. Ha condutores que conseguem bater com fwd carros rwd. Tudo vai depender das "unhas". Em teoria o melhor é 4wd e isso eu ja vi na pratica

Muita parra, pouca uva. Suposições teóricas estou eu cheio delas. Continuo a querer ver com a aplicação da física quanto é que se ganha com RWD.
Porque se a "parra" teórica diz muita coisa, eu posso dar o exemplo dos resultados do ETCC ou dos Citroen XSara em alcatraão quando eram FWD... e não me venham com a diferença de peso que é mínima, provavelmente inferior ao veio de tranmissão num RWD, ou ao reforços necessários para um série 5 conseguir passar de "4*" para 5.... Existe ainda o exemplo de tempos entre alguns Audi FWD vs AWD (carros quase iguais no resto, provavelmente o melhor termo de comparação)
Para tornar as coisas mais justas eu posso quantificar com rigor ciêntifico quanto se perde na habitabilidade de um classe C por ex. (física pura), ou quanto é preciso pagar a mais para se ter o mesmo carro (por ex. comparado com um Accord - economia pura)....

citação:Originalmente colocada por André

Os rwd são a forma económica de evitar fazer carros a sério com suspensão activa, como os em vias de desaparecerem "Xantias Activa".... esses sim com suspensões confortáveis, replectas de eficácia e sem olhar a custos!....

[^] Ora aí está...

e um RWd com suspensao activa?

"Contas de física" facilmente levam a resultados desastrosos.
Basta falhares ou não considerares um factor.

Mas como gostas de exemplos, vê lá se te lembras deste:
Conduzir uma bicicleta pela mão[}:)][}:)].
Ou uma flecha com o peso todo na frente[}:)][}:)]

Queres ver que afinal podemos meter os pés pelas mãos com a Física;).

citação:Originalmente colocada por Superfast

am still a rear wheel drive fan. I guess I just like the feel of the handling when pushed into corners. Other very good drivers I know would disagree with me.
So what is the answer? How about all wheel drive! Porsche uses AWD on a Carrera model to enhance performance and traction. Subaru has won several world rally championships with all wheel drive. The debate on what drive system is best still continues, and probably will for as long as we drive.

Tudo está aqui. Ninguém consegue bater ninguém devido a haver pros e contras. Ha condutores que conseguem bater com fwd carros rwd. Tudo vai depender das "unhas". Em teoria o melhor é 4wd e isso eu ja vi na pratica

defeito do 4wd: dissipa mta potencia...[:p]

Eu ja fiz essas contas na pratoica ha uns bons anos.
MAs acho bem que as faças:).

Se estiverem bem feitas vais ver que RWD é do ponto de vista da condução superior.

EDIT: quem quiser acreditar/aprender acredite, quem não quiser que continue com os mitos, por mim so far so good.

Carisma GT Evo VII Boxster S

Manufacturer Mitsubishi Porsche
Testing Date 11/2002 12/1999
Engine 1997 cccm, 4 Zyl , 16 V 3179 cccm, 6 Zyl , 24 V
Power 280 PS (206 KW) @ 6500/min 252 PS (185 KW) @ 6250/min
Torque 383 Nm @ 3500/min 305 Nm @ 4500/min
Transmission 0 (5) 0 (6)
Weight 1454 Kg 1386 Kg
Weight / BhP 5,2 Kg / PS 5,5 Kg/ PS
0 - 100 Km/h 4,8 s 6,2 s
0 - 200 Km/h 21,9 s 23,8 s
0 - 200-0 Km/h 27,1 s 28,8 s
Top Speed
253 Km/h 260 Km/h
80 - 120 Km/h 4.Gear 4,4 s 6 s
100 - 0 Km/h hot 37,1 m , 10,4 m/s 34,8 m , 11,1 m/s
Transverse Acceleration 1,1 g 1,25 g
Slalom Course 36 / 110m 124 / 133 Km/h 128 / 136 Km/h
Round Time Nuerburgring 8.25 min 8.32 min
Round Time Hockenheim 1.18,2 min 1.18,3 min

2 Carros com a mm potencia e preços semelhantes. Consegues ver bem quem ganhou?

Nota: O impreza wrx sti é mais barato ainda e bateu o evo em ambos

citação:Originalmente colocada por Taveirada

[^] Ora aí está...

e um RWd com suspensao activa?

Suspensão activa hidraulica com anulação do rolamento?

É que suspensão pneumáticas tipo Classe S, qualquer um tem.

Há uma coisa que ainda gostava que me explicassem (já agora com dados objectivos)...se um RWD é mais eficaz que um Xantia Activa...

Pode lá ser mais divertido dar traseiradas...agora mais eficaz?

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

whereagles, ja sabes o que é o torque steer?
entao pega na calculadora e faz umas contas...

Já percebi sim. Mas só é problema numa condução desportiva, com acelerações bruscas e/ou em curva. Não é o meu caso [:p]

Aliás, é fácil de ver que um RWD é muito melhor para andar na desportiva. A tracção empurra o carro para a curva, ao passo que o FWD tem que arrastar o corpo todo para fazer uma curva. Isto dá ao RWD maior manobrabilidade. As instabilidades surgem apenas se se entra em derrapagem descontrolada, tipo planagem sobre água. Eu já tinha dito isso atrás, mas vocês acharam que eu 'tava a fazer lobi pelo FWD e não quiseram ler com atenção :)

Concordo plenamente que RWD deva ser mais curtido de conduzir (tenho um FWD), e que permita manobras mais apertadas do que um FWD. Mas quando há chuva, aí meus amigos calminha que qualquer descuido pode ser a morte do artista.

Muita parra, pouca uva. Suposições teóricas estou eu cheio delas. Continuo a querer ver com a aplicação da física quanto é que se ganha com RWD.
Bem, acho que num carro com a mesma potência, binário, peso e distribuição de peso, o RWD deva ganhar coisa de meio-segundo dos 0 aos 100. Tenho aqui uma revista, e posso comparar uns carros:

Alfa GT 2.0.......: 9,3 FWD 150 cv
Audi 3 2.0........: 9,1 FWD 150 cv
BMW 320d.......: 8,9 RWD 150 cv
Mercedes C220.: 8,1 RWD 150 cv

Ligeira vantagem dos RWD, na ordem do tal meio-segundo. Confirma a melhor distribuição dos momentos de força nos RWD. E atenção que estes dois FWD que mostrei devem ter mais peso à frente do que atrás, o que minora o efeito FWD de perda de tracção.

citação:Originalmente colocada por Superfast

Carisma GT Evo VII Boxster S

Manufacturer Mitsubishi Porsche
Testing Date 11/2002 12/1999
Engine 1997 cccm, 4 Zyl , 16 V 3179 cccm, 6 Zyl , 24 V
Power 280 PS (206 KW) @ 6500/min 252 PS (185 KW) @ 6250/min
Torque 383 Nm @ 3500/min 305 Nm @ 4500/min
Transmission 0 (5) 0 (6)
Weight 1454 Kg 1386 Kg
Weight / BhP 5,2 Kg / PS 5,5 Kg/ PS
0 - 100 Km/h 4,8 s 6,2 s
0 - 200 Km/h 21,9 s 23,8 s
0 - 200-0 Km/h 27,1 s 28,8 s
Top Speed
253 Km/h 260 Km/h
80 - 120 Km/h 4.Gear 4,4 s 6 s
100 - 0 Km/h hot 37,1 m , 10,4 m/s 34,8 m , 11,1 m/s
Transverse Acceleration 1,1 g 1,25 g
Slalom Course 36 / 110m 124 / 133 Km/h 128 / 136 Km/h
Round Time Nuerburgring 8.25 min 8.32 min
Round Time Hockenheim 1.18,2 min 1.18,3 min

2 Carros com a mm potencia e preços semelhantes. Consegues ver bem quem ganhou?

para mim 280 cv é diferente de 252 cv... mas se tu achas que sao iguais...
para mim iguais sao os tempos.

Há uma coisa que ainda gostava que me explicassem (já agora com dados objectivos)...se um RWD é mais eficaz que um Xantia Activa...

Pode lá ser mais divertido dar traseiradas...agora mais eficaz?
MAs o andre alguem esta a por em causa a suspensão do xantia?
JA paras-te para pensar que uma coisa não invalida a outra.

Que se calhar um xantia activa, com RWD seria ainda mais eficaz? talvez tanto como um M3 mas tambem de preço proximo do M3;)

Sim, pmct.

Eu não 'tou a pôr em causa o RWD.

Agora em carros de menos 200cvs?

Tenham lá paciência...um Classe E consegue ser melhor que um Peugeot 607? (com a mesma potência)

Resposta: Não.

Os BMW são mais "divertidos" não só devido ao RWD. O RWD para ter uma real vantagem tem que estar acompanhado por outros factores.

O que não invalida que existam FWD's bem melhores que muitos RWD's.

Teoricamente é uma coisa, na prática é outra. Mais de 50% (e tou a ser optimista) nem sabe se o seu carro é FWD ou RWD...

Será que um 116i é melhor que um Focus II da mesma potência? Hum...tenho as minhas dúvidas.

O RWD acaba por ser marketing em muitos casos, não me venham com tretas.

Já agora, no teu 320d já quantas vezes "usaste o potencial do RWD"? ;) Até parece que isto é só pilotos e a estradas...circuitos.

Um FWD consegue ser muito bom e é mais seguro (e já sei que este fórum está cheio de sábios e pilotos e que para eles as suas milagrosas e fantabulásticas capacidades conseguem sempre suplantar isso tudo).

Sim, pmct.

Eu não 'tou a pôr em causa o RWD.

Agora em carros de menos 200cvs?

Tenham lá paciência...um Classe E consegue ser melhor que um Peugeot 607? (com a mesma potência)

Resposta: Não.

Os BMW são mais "divertidos" não só devido ao RWD. O RWD para ter uma real vantagem tem que estar acompanhado por outros factores.

O que não invalida que existam FWD's bem melhores que muitos RWD's.

Teoricamente é uma coisa, na prática é outra. Mais de 50% (e tou a ser optimista) nem sabe se o seu carro é FWD ou RWD...

Será que um 116i é melhor que um Focus II da mesma potência? Hum...tenho as minhas dúvidas.

O RWD acaba por ser marketing em muitos casos, não me venham com tretas.

Já agora, no teu 320d já quantas vezes "usaste o potencial do RWD"? ;) Até parece que isto é só pilotos e a estradas...circuitos.

Um FWD consegue ser muito bom e é mais seguro (e já sei que este fórum está cheio de sábios e pilotos e que para eles as suas milagrosas e fantabulásticas capacidades conseguem sempre suplantar isso tudo).

Os BMW tal como disseste n são ajudados apenas pelo RWD mas tb por 1 distribuição de peso 50/50.E claro estas vantagens só se revelam na condução mais agressiva.
Mas n há dúvidas q em comportamento os RWD são sem dúvida mais eficazes q os FWD.
Eu tenho 1 FWD e reconheço alguns defeitos inerentes a esse facto.

Estado
Não está aberto a mais respostas.
Voltar
Superior