O meu Pai é adepto do tuning

E já agora, que estamos esclarecidos quanto ao que trouxe a palavra tuning, tirem lá um 'n' ao tuning, pq quem escreve 'tunning' são os jornais sensacionalistas e a SIC e TVI.

Porra, só eu não tenho essa sorte! [:cool:]

Em tempos, quando andava com a mégane DTI do meu pai, os 100cv pareciam-me parcos e como tal decidi pedir-lhe para chipar a carrinha! Ele não quis!![:D] [:D] [:D] [8b]

No tempo em que 100cv num carro a diesel era uma bala!! Muita asneira fiz com aquela carrinha!!:sh)

Acho que fez muito bem. [;)] Desde que não esteja abusado não tem qualquer problema.

E supostamente ele também não anda sempre a fundo.

Fez muito bem. apr:)

Creio bem que o termo "tuning" deriva de "tune" que é acertar/ajustar. Não implica que seja no motor e pode ser noutra área qualquer. Para mim, o tuning não é mais do que ajustar um carro ao gosto do seu proprietário. O xuning já é quando cheira azeite, mas é claro que isso sempre depende do gosto de cada um. Qualquer tuning pode ser chamado de xuning para quem esses ajustes estão fora do "seu" conceito, sendo por isso muito relativo...

Sobre o chip, bom, eu preferiria uma repro, mas são opiniões.

o topico engana um pouco.

Cuidado que daqui nada vem ai o pessoal do tunning explicar que o que o teu pai fez nao é tunning.

Tunning pelo que tenho lido é alterar a estética do carro, principalmente isso, claro que existe sempre as mexidas de motor associadas, mas não é obrigatorio.

Agora se o teu pai comprou chip, acho isso estranho, pois pensava que todos os carros actuais eram possiveis de serem reprogramados, isto é, pura e simplesmente alterar o software da centralina.

O carro deve ter ficado mais "vivo" sem duvida, mas cuidado com a embraiagem e o turbo, pois um carro reprogramado não é igual a um carro de origem, requer uma utilização mais cuidada, sobretudo esse pequeno diesel.

Sorte com isso...

Já agora o preço nao foi nada de especial... Eu paguei 300 euros para reprogramar o meu 307.

A tua descrição de tuning é a mais errada que há[;)]
Tuning puro,pouco ou nada altera a estética.(Isto a meu ver,também há quem ponha os plásticos e diga que aquilo é que é tuning:rolleyes:)

Quanto a dar 400€ por um chip pré feito...:eek:Uma repro ficava mais barata e melhorava o carro bem mais que o chip.

Acho que fez muito bem. [;)] Desde que não esteja abusado não tem qualquer problema.

E supostamente ele também não anda sempre a fundo.

Fez muito bem. apr:)

Pois...aqui é que reside o grande problema e duvido que ele não ande.

Uma coisa é chipar um carro com 240cv e metê-lo com 300.

No dia-a-dia vais utilizar menos de metade disso, com uma aceleradela aqui ou ali da potência extra.

Num carro com tão pouca potência, ele vai andar a extrair diáriamente o binário e potência extras, e isso vai arrumar a embraiagem (pelo menos) bem depressa.

Em carros onde seja fácil andar com o pé a fundo, acho que as repros são uma má ideia.

Creio bem que o termo "tuning" deriva de "tune" que é acertar/ajustar. Não implica que seja no motor e pode ser noutra área qualquer. Para mim, o tuning não é mais do que ajustar um carro ao gosto do seu proprietário. O xuning já é quando cheira azeite, mas é claro que isso sempre depende do gosto de cada um. Qualquer tuning pode ser chamado de xuning para quem esses ajustes estão fora do "seu" conceito, sendo por isso muito relativo...
Esta é para mim a melhor definição de Tuning. apr:)

[;)]

Uma coisa é certa.. Compensa bem mais fazer uma alteração num carro desse tipo do que num com mais potência.. 15cv notam-se bem mais num carro de 70cv que num de 200cv. Acho que ele fez bem, desde que esteja dentro de certos parâmetros e tenha o devido cuidado

Pois...aqui é que reside o grande problema e duvido que ele não ande.

Uma coisa é chipar um carro com 240cv e metê-lo com 300.

No dia-a-dia vais utilizar menos de metade disso, com uma aceleradela aqui ou ali da potência extra.

Num carro com tão pouca potência, ele vai andar a extrair diáriamente o binário e potência extras, e isso vai arrumar a embraiagem (pelo menos) bem depressa.

Em carros onde seja fácil andar com o pé a fundo, acho que as repros são uma má ideia.

Nunca tinha pensado nisso dessa forma, mas estou plenamente de acordo contigo!

Sim senhor, excelente ponto de vista, e opinião. Perfeitamente válido!

Eu nunca reprogramei nenhum carro meu, mas tenho perfeita noção disso, quando tinha o 1.7 DTI tinha que andar frequentemente a fundo para ele andar... 2ª, 3ª, 4ª tinha que "esmagar" sempre o acelerador. Ora, se o colocasse com 90 /100CV ia haver sempre essa necessidade, porque afinal, o ganho é pequenino.

Agora com o 2.2 DTI dificilmente tenho essa necessidade, alias, não me lembro que "esmague" o acelerador, se o reprogramasse, manter-se-ia este perfil, e raramente iria usar todas as capacidades do motor/potência.

Em relação a reprogramar, acho o preço que levam muito alto, aparte disso, não acho mal, acho que a potencia dá sempre mais algum "conforto", e até "segurança". No 1.7 DTI cheguei a pensar em reprogramar, não o fiz por causa dos preços, agora no 2.2 DTI não penso sequer nisso, chega e sobra para dar e vender.

Por outro lado acho também confortavel o ter o motor e poder usufruir a 100% dele, e não naquela do "ha, não, não posso puxar assim tanto, porque está reprogramado e a embraiagem, isto e aquilo".

Tem que haver sempre equilibrio.[;)]

Uma coisa é certa.. Compensa bem mais fazer uma alteração num carro desse tipo do que num com mais potência.. 15cv notam-se bem mais num carro de 70cv que num de 200cv. Acho que ele fez bem, desde que esteja dentro de certos parâmetros e tenha o devido cuidado

Isso é verdade, mas não esquecer que geralmente os ganhos de potência são dados em percentagem, e aí sim, se for um carro com muita potência... upa upa...

400 euros por 15 cv num carro que já de si é bastante leve para a potência que traz de fábrica? O teu pai quer o quê, fazer street racing na Vasco da Gama às sextas à noite?

Este é sem duvida o melhor comentário que já aqui li! [:D] [:D] [:D] [:D] [:D]

Então agora o homem não pode aumentar um pouco a potençia ao carro, que vai logo pos picanços??? :sh) :sh) :sh)

400 euros por 15 cv num carro que já de si é bastante leve para a potência que traz de fábrica? O teu pai quer o quê, fazer street racing na Vasco da Gama às sextas à noite?

Meu Deus!!1000kg para 70cv?Que máquina endiabrada!!O quê?Afinal são 85cv(alegadamente)?Deve ser um autêntico Veyron![:)]

Eu então tenho um foguete com 4 rodas:rolleyes:

Os 400€ foram bem empregues, desde que não tenha sido um curioso a fazer a repro.

Também fiz no meu, apenas para completar o carro, não com o intuito de andar no "racing" dia a dia.

Faço uma utilização normal do carro e depois de 60kk, problemas 0. O único senão é a embraiagem, que em algumas "relações" não aguenta muito bem o binário extra, mas quando mudar, procuro uma que aguente e fica resolvido. Outra questão é o fumo, mas há formas de o evitar.

Um Panda Mjet novo custa 14.000€ A diferença do GPunto mjet 75 mais equipado para o 90 é de 2000€, considerando a diferença provável de equipamento talvez a diferença real seja entre 1000 a 1500€. 400€ pela mesma diferença não me parece muito caro, só sairá caro se a embraiagem ou a transmissao ou o motor tiverem problemas com essa alteração.

Infelizmente também tenho a ideia que tanto o Panda como o Idea não tinham o motor de 90cv porque a transmissão não aguentava o binário e não dava para meter a do punto...

Um Panda Mjet novo custa 14.000€ A diferença do GPunto mjet 75 mais equipado para o 90 é de 2000€, considerando a diferença provável de equipamento talvez a diferença real seja entre 1000 a 1500€. 400€ pela mesma diferença não me parece muito caro, só sairá caro se a embraiagem ou a transmissao ou o motor tiverem problemas com essa alteração.

Infelizmente também tenho a ideia que tanto o Panda como o Idea não tinham o motor de 90cv porque a transmissão não aguentava o binário e não dava para meter a do punto...

o idea tinha 90cv, mas mais pareciam 50...mt mau mm

Voltar
Superior