O meu Pai é adepto do tuning

zerorpm

New member
Pois é caros leitores do fórum, o meu Pai, possuidor de um Fiat Panda Multijet acabou de "tunar" o carro... Colocou um chip de potência e, alegadamente, o carro debita mais 15cv (85 cv no total)...:sh) [:D]

Fui experimentar o carro e o disparo do turbo ocorre mais cedo e nota-se mais potência... Mas não sei vale os 400 euros:confused:

O meu Pai até diz que consome menos...:confused:

Enfim ele lá pesquisou na internet e está todo contente [:D]

Última edição:
400 euros por 15 cv num carro que já de si é bastante leve para a potência que traz de fábrica? O teu pai quer o quê, fazer street racing na Vasco da Gama às sextas à noite?

Quando li o título do tópico, pensava que ele tinha posto, ou ia pôr, uns pára-choques especiais mais uns ailerons etc etc...mas assim é diferente.
O teu pai gosta é aumentar a potência.[:cool:]
Se ele lhe toma o gosto qualquer dia tens aí o teu pai com uma repro à maneira, com uns 150 cvs no Panda.[:D] [;)]

Pois, eu também fiquei surpreso com a "aquisição"... Mas ele é maior e vacinado LOL...

Ele andava sempre a queixar da falta de potência do Panda... Eu tenho um corsa 1.3 cdti e acho que a caixa está melhor escalonada... Por isso não noto tanto.

Última edição:
o topico engana um pouco.

Cuidado que daqui nada vem ai o pessoal do tunning explicar que o que o teu pai fez nao é tunning.

Tunning pelo que tenho lido é alterar a estética do carro, principalmente isso, claro que existe sempre as mexidas de motor associadas, mas não é obrigatorio.

Agora se o teu pai comprou chip, acho isso estranho, pois pensava que todos os carros actuais eram possiveis de serem reprogramados, isto é, pura e simplesmente alterar o software da centralina.

O carro deve ter ficado mais "vivo" sem duvida, mas cuidado com a embraiagem e o turbo, pois um carro reprogramado não é igual a um carro de origem, requer uma utilização mais cuidada, sobretudo esse pequeno diesel.

Sorte com isso...

Já agora o preço nao foi nada de especial... Eu paguei 300 euros para reprogramar o meu 307.

Pois é caros leitores do fórum, o meu Pai, possuidor de um Fiat Panda Multijet acabou de "tunar" o carro... Colocou um chip de potência e, alegadamente, o carro debita mais 15cv (85 cv no total)...:sh) [:D]

Fui experimentar o carro e o disparo do turbo ocorre mais cedo e nota-se mais potência... Mas não sei vale os 400 euros:confused:

O meu Pai até diz que consome menos...:confused:

Enfim ele lá pesquisou na internet e está todo contente [:D]

Quando tiver que trocar de embraiagem não vai ficar lá muito satisfeito........ O ponto fraco dos Pandas Mjet é a embraiagem. Por falta de espaço teve de levar com a caixa do modelo a gasolina. Daí terem limitado o binário máximo a 145nm. Já num Punto o motor tem 180. No meu a embraiagem durou 40.000kms e num carro que nao faz cidade. E há mais casos.

o topico engana um pouco.

Cuidado que daqui nada vem ai o pessoal do tunning explicar que o que o teu pai fez nao é tunning.

Tunning pelo que tenho lido é alterar a estética do carro, principalmente isso, claro que existe sempre as mexidas de motor associadas, mas não é obrigatorio.

Agora se o teu pai comprou chip, acho isso estranho, pois pensava que todos os carros actuais eram possiveis de serem reprogramados, isto é, pura e simplesmente alterar o software da centralina.

O carro deve ter ficado mais "vivo" sem duvida, mas cuidado com a embraiagem e o turbo, pois um carro reprogramado não é igual a um carro de origem, requer uma utilização mais cuidada, sobretudo esse pequeno diesel.

Sorte com isso...

Já agora o preço nao foi nada de especial... Eu paguei 300 euros para reprogramar o meu 307.

o tuning é exactamente o contrário do que disseste....alterar motor(tune) a estética vem por acréscimo...geralmente são os spoilers pa segurar o carro, entradas de ar, tirar peso....mt coisa

ahh acerca do preço já se vê mt casa a fazer 200€...por isso axo caro!

Bem então não sou o unico que ando enganado:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuning

Pronto optimização tem a ver com partes do motor....

Então e aqueles gajos que pegam num carro todo podre tipo fiat uno 1ª geração, motor 1.0 fire e metem jantes e pneus exagerados, pintam o carro de cor horrivel, ailerons, saias, escapes, e afins...... Mas sem mexeram na mecanica (motor ou suspencao)

Será que o termo para esse é tuning ou xuning??

Bem então não sou o unico que ando enganado:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuning

Pronto optimização tem a ver com partes do motor....

Então e aqueles gajos que pegam num carro todo podre tipo fiat uno 1ª geração, motor 1.0 fire e metem jantes e pneus exagerados, pintam o carro de cor horrivel, ailerons, saias, escapes, e afins...... Mas sem mexeram na mecanica (motor ou suspencao)

Será que o termo para esse é tuning ou xuning??

o que se passa em Portugal é que quem faz tuning a sério tu mal reparas...vês uma jante maior e uns travões modificados....pq o tuning está no motor.....

agora o resto que vês aí motores 1.0 e 1.2 todos fibrados c/quilos extra que só fazem barulho e não andam...isso é xuning...

Voltar
Superior