O meu "BlackRey"

Desculpa a ignorancia, mas esses heavy duty são especificos pra jipes e TT ou pra comerciais? Sp tive Bilstein nos meus carros (linha normal de substituição) e são sp mt superiores aos de origem, como meu Frontera vai precisar de uns em breve já tinha pensado neles, daí a minha pergunta [;)]

Desculpa a ignorancia, mas esses heavy duty são especificos pra jipes e TT ou pra comerciais? Sp tive Bilstein nos meus carros (linha normal de substituição) e são sp mt superiores aos de origem, como meu Frontera vai precisar de uns em breve já tinha pensado neles, daí a minha pergunta [;)]

São para Jipes /Suv's e afins. Neste caso são uma boa promoção mas só para o Monterey. Ainda hoje recebi um outro orçamento e ficavam em 480€ [8b][8b][8b].

Já os tenho, só falta montar. Só não gostei do facto da protecção contra poeiras não ser de fole, mas sim de copo logo não veda na parte de baixo.

Amortecedores montados, que diferença brutal.

Bem os Rancho que lá estavam de amortecedores já não tinham nada, vão a baixo muito facilmente e nem sobem.

Aos poucos o Black parece estar a ir ao ponto.

Agora sóapr falta umas fotonites para animar isto.. com o antes e depois apr:)apr:)[:p][:p]
Tenho que o levar para o mato para as fotos da praxe, mas não vale o antes e o depois porque todos os "upgrades" foram internos e não vão aparecer nas fotos, a excepção dos pneus F-mud ( que por sinal me parecem cada vez mais pequenos ) acho que merecia uns 275/65/16 [:p][:p][:p], mas seria arriscar a multa e eles andem ai.......

Ainda bem que estás satisfeito, eu ainda estou no dilema de optar:

Bilstein
Procom
Ironman
Rancho
e agora os novos Monroe Adventure com excelentes preços, mas a qualidade?? Alguém tem feedback destes[:confuso]

Aquecimento

Pois não é que o Black continua a fazer das suas.

Agora depois de fazer o IC19 + 2ªcircular sempre nos 90/100 o Black começa a aquecer demais, não chegou ao maximo, ficando entre o meio e o maximo.

O problema parece estar relacionado com pelo menos duas coisas ( termostato e a embraiagem da ventoinha ). Por alguma razão o deposito de expansão está sempre a ficar cheio e a mandar agua fora, logo deixa de existir agua suficiente no radiador e toca a sobreaquecer.

O termostato foi mudado e adicionado liquido novo no radiador e a coisa parece ter melhorado, o seja hoje fiz a 2ª circular desde sacavem + IC19 até belas e o ponteiro da temperatura nem mexeu e ainda apanhou uma subida bem ingreme ( Laveiras se não estou em erro ) de mais ou menos 1 km e não aqueceu.

O problema é que já comprei outro viscoso + ventoinha usada e aparentemente está na mesma, logo e como fui onde a tinha comprado mais uma valente carrada de peças para o monterey ( alternador, palas rodas traseiras, resguardo ventroinha, tampas do mija mija traseiro + zona do macaco, manete dos piscas e maximos ) e trouxe de lá duas ventoinhas electricas ( do Sportwagon ) a 0€ ( se bem que já tinha dado 75€ pela ventoinha usada ) para montar á frente do radiador a empurrar ar ( em principio uma fica ligado a um sensor de temperatura para disparar sozinha e outra irá ficar ligada a um interruptor no tablier ).

É que só a embraiagem da ventoinha na Opel custa a modica quantia de 460€.

A ver se resolve os problemas de aquecimento de vez.

E estou também a ponderer mandar limpar todo o circuito de refrigeração em condições, não vá também ser de possiveis entupimentos no radiador.

E quanto aos amortecedores não poderia estar mais satisfeito com os mesmos, o Black já não afucinha todo ao travar, ao passar lombas volta imediatamente ao sitio, e fora de estrada já não parece uma barcaça em águas agitadas.

Última edição:
Uma limpeza a fundo e como deve ser do radiador, seria a 1ª coisa a fazer [;)] dp sñ resolvesse passaria pro resto, muitas vezes essa limpeza é suficiente.

Bem o ninho do radiador já está com um canto com alhetas podres, acho que vou mandar por um ninho novo no radiador, provavelmente vai sair mais caro que um radiador novo mas o meu é todo em metal enquanto os novos da concorrencia tem os suportes em plastico ( na Opel são 900€ + Iva pelo que está fora de questão um original ).

Hoje já o estive a ver com as ventoinhas montadas ( só falta a ligação electrica ) e agora não há-de aquecer por falta de dceslocação de ar no radiador :).

Como está no Sr Doutor e está na altura da revisão vou aproveitar para trocar todos os fluidos ( Motor / Diferenciais / Caixa ) e endireitar a panela do oleo do carter, além de ver toda a transmissão e respectiva lubrificação ( se necessitar de cruzetas novas também aproveito e mudo ).

Aos poucos o Black está a ficar no ponto.

Última edição:
Junta queimada

Pois é,

O Monterey tem a junta da cabeça queimada ( espero que seja só isto e não cabeça rachada ).

Estava a passar pressão para o circuito de refrigeração o que fazia o vaso de expansão cuspir a agua fora. Como não tem oleo na agua nem vice-versa, vou esperar que seja só mesmo junta queimada. O mais engraçado é que os sintomas já estavam lá quando o comprei mas na altura não fazia ideia do que aquilo poderia ser, e agora com praticamente todo o circuito novo ( radiador, termostato, bomba de agua ) os sintomas ficaram mais aparentes, o tubo de cima fica duro, e o de baixo também mas agua quente aparentemente não desce e passa para o vaso de expansão que a seguir a vai cuspindo fora.

E como o investimento já vai grande ( +/- 2000€ ) optei por arranjar também a junta, e vai levar uma em cobre que é para não voltar a dar problemas tão cedo, rectificar a cabeça e mudar algo que possa ser necessário no motor já que vai ser aberto.

A ver se é desta que o Black fica em condições para ir para o mato [:p][:p][:p].

Troca por KZJ 95

Em principio e dependendo do valor da retoma do Black devo ir buscar um KZJ 95 com 240.000kms.

Aparentemente e de exterior não é carro de TT e aparenta ter dormido em garagem, o stand está fechado para férias mas para a semana vou lá ver o bicho e ver como é a retoma do Black.

Pedem 11.950€ pelo jipe e desta levo um mecanico para o ver ao promenor, isto apesar de já saber alguns pontos essenciais a verificar.

São jipes um pouco diferentes, mas o KZJ será mais para o dia a dia e uns passeios ligeiros TT de vez em quando.

Alguem sabe os consumos do KZJ 95.

É que o meu Black com os 245/70/16 F-mud consome 11/12 combinado e não queria arranjar nenhum bebado.

Caso o negocio não se concretize vai ficando o Black ou vendo-o, desde que esteja em condições.

Em principio e dependendo do valor da retoma do Black devo ir buscar um KZJ 95 com 240.000kms.

Aparentemente e de exterior não é carro de TT e aparenta ter dormido em garagem, o stand está fechado para férias mas para a semana vou lá ver o bicho e ver como é a retoma do Black.

Pedem 11.950€ pelo jipe e desta levo um mecanico para o ver ao promenor, isto apesar de já saber alguns pontos essenciais a verificar.

São jipes um pouco diferentes, mas o KZJ será mais para o dia a dia e uns passeios ligeiros TT de vez em quando.

Alguem sabe os consumos do KZJ 95.

É que o meu Black com os 245/70/16 F-mud consome 11/12 combinado e não queria arranjar nenhum bebado.

Caso o negocio não se concretize vai ficando o Black ou vendo-o, desde que esteja em condições.

Os consumos dos 95 são próximos do teu actual Monterey.

Cuidado com a cabeça do motor do 95... Verifica se já foi mudada, e se não foi, se há pressão no circuito de refrigeração.

Os consumos dos 95 são próximos do teu actual Monterey.

Cuidado com a cabeça do motor do 95... Verifica se já foi mudada, e se não foi, se há pressão no circuito de refrigeração.

Essa da pressão no circuito de refrigeração ficou-me de emenda da compra do Monterey, na altura não sabia que cuspir agua pelo vaso de expansão poderia ser derivado a pressão no circuito, aliás pelo menos o ter tido o Monterey durante 2 anos + / - fiquei a saber algumas coisas a ver quando se compra um carro usado.

Cabeça empenada.

Afinal parece que a junta nem estava queimada ( para lá caminhava ) mas o problema é a cabeça empenada ( falta o teste a ver se não está também rachada ).

O anterior dono quando mudou a cabeça deve ter posto uma usada e nem se deu ao trabalho de a mandar rectificar.

Vai para o torneiro para fazer o teste de pressão e caso esteja boa vai ser rectificada e levar uma junta de cobre.

O mecanico ( de confiança ) diz que de resto o motor está bom, logo do mal o menos.

Caso a troca com o kzj 95 não avançe sempre fica este para a epoca das chuvas [:p][:p][:p].

Afinal parece que a junta nem estava queimada ( para lá caminhava ) mas o problema é a cabeça empenada ( falta o teste a ver se não está também rachada ).

O anterior dono quando mudou a cabeça deve ter posto uma usada e nem se deu ao trabalho de a mandar rectificar.

Vai para o torneiro para fazer o teste de pressão e caso esteja boa vai ser rectificada e levar uma junta de cobre.

O mecanico ( de confiança ) diz que de resto o motor está bom, logo do mal o menos.

Caso a troca com o kzj 95 não avançe sempre fica este para a epoca das chuvas [:p][:p][:p].

Pois se calhar sendo assim n vale a pena trocares. Reparado fica novo e ficas com confiança no carro outra vez. [;)]

Está quase pronto, aliás ja estaria não fosse cada vez que se desmancha algo descobre-se outra coisa lixada ou para lá a caminhar ( a idade não perdoa ).

Tem que ser reparado um tubo metalico da refrigeração ( soldar ), usar liquido proprio de radiador acaba por limpar o sistema e trazer ao de cima fugas.

Depois tem que se ver qual a posição os injectores, visto 3 deles não terem a marca nos mesmos, calculo que tenham sido trocados e o caramelo que lá os montou bem que os podia ter marcado, e como os de origem trazem marca só ao montar se reparou que 3 deles não tinham.

Vai 2ª a uma casa de injectores para ver em que posição são e marca-los.

De resto parece caminhar bem, aliás qualquer dia tenho o jipe completamente revisto (se é que já não fica ).

Voltar
Superior