O meu "BlackRey"

Balthar

New member
Pois como o titulo indica sou proprietario de um "Opel Monterey" preto.

Pois como gostava de partilhar experiencias e conhecimentos, abri este topico para poder dar a conhecer o Black.

Falando da "biatura", de motor está bom e recomenda-se com os seus aproximadamente 150 CV ( dito pelo anterior dono ). O trabalhar do motor parece um relogio suiço, e força não lhe falta, claro que o facto de ter 150cv em vez dos normais 115 CV ajuda. Pelo que me foi dito este aumento de potencia foi á custa de mexida no turbo e bomba injectora + o facto de ter as Egr desligadas. Nota-se que faz fumo quando se acelera bruscamente, mas o que é um facto é que colou-me ao banco em 1ª e 2ª quando o anterior dono fez questão de me demonstrar o estado do motor.

Problemas a resolver:

- Baba da bomba da direcção ( acho que é daqui )
- Folga na direcção ( ainda é significatica )
- Comprar e mudar pernos lixados das rodas.
- Tubo do A/C roto ( este supostamente é a cargo do vendedor )
- Baba da caixa de transferencias ( poderá ser apenas apertar as porcas, logo se vê ).
- Pintura de chassi com antigravilha, "descalcinar" porcas e parafusos. Ainda estou indeciso se pinto também a carroçeria toda a anti gravilha preta.
- Comprar farolim traseiro do para choques ( falta-lhe um bocado de plastico e se não conseguir reparar chumba na IPO )

A Comprar :

- Pneus AT ( não pretendo grandes aventurar pelo que uns AT são mais do que suficiente). Os anteriores Fronteira pesam que nem chumbo, logo meti-lhes os 215/80/R16 que constam no livrete para não apanhar "supresas", isto até comprar os 245/70/R16 AT ( estou inclinado para os Toyo a 114€, acho 150€ pelos BF demasiado independentemente da qualidade dos mesmos ).

Aproveito para dizer a quem não sabe que é bastante facil mudar as lampadas dos quatro botões do tablier ( 4 piscas / escovas / luzes / intensidade das luzes do tablier ). E não é necessário dar 65€ [8b][8b][8b]como acho que já li algures na Opel. Basta comprar lampadas 3mm 12v ponta arame de preferencia 50ma ( eu comprei de 30ma porque não havia de 50 e dão menos luz que as de origem dai recomendar as de 50ma ). Os quatro piscas e a das luzes basta tirar o botao fora e com uma pinça comprida sacar a lampada fora ( vem numa borracha pequena ).
As outras duas é basta sacar o plastico do tablier donde estão os botões ( 8 parafusos se não estou em erro ) e sacar o proprio interruptor do mesmo ( tirar 2 parafusos que prendem o interruptor ao plastico ). Na parte de trás do mesmo basta rodar a peça onde está a lampada e trocar.
E estas arranjam-se entre 0.35€ e 0.50€ as de 30ma e 0.65€ as de 50ma.

Prometo fotos quando as conseguir tirar em condições.

Última edição:
Bem-vindo Balthar[:cool] !
Pela discrição do "Rey" deve estar cheio de saúdeapr:) apr:) , faltam as fotonites para ilustrar a máquina[;)] .
Abraço

"Aviso" igualmente que as lampadas dos interruptores dos vidros também são de 12v 3mm ponta de arame, sendo igualmente muito simples de trocar. Estas apesar de parecerem verdes não são, apenas trazem uma "carapuça" de borracha. Para sacar o plastico onde estão os interruptores basta força-los um pouco com uma chave de fendas que eles não estão aparafusados e saem bem, de preferencia sem riscar o plastico.

Bem vindo, bota fotozinhas bonitas dele!

Apenas um reparo, n leves a mal, 150 cv parece-me um pouco optimista apenas com mexida na bomba e turbo. [;)]

Bem vindo, bota fotozinhas bonitas dele!

Apenas um reparo, n leves a mal, 150 cv parece-me um pouco optimista apenas com mexida na bomba e turbo. [;)]

Pois, acredito que sim, mas foi o que me foi dito pelo anterior dono, e como não fiz nenhum teste para confirmar acreditei na palavra dele.

Já agora aproveito para perguntar qual o oleo indicado para este motor? Vale a pena gastar €€€ num semi-sintetico tipo visco 5000 10W40 com mudas cada 10.000km ou um mineral tipo 15W40 com mudas 5000km em 5000Km.

É que está na hora da mudança e não faço ideia se vale a pena gastar mais €€€ num oleo semi-sintetico para este tipo de motor.

Fotos a ver se tiro algumas este FDS, mas a pintura está algo mal tratado com varias manchas.

Última edição:
Pois, acredito que sim, mas foi o que me foi dito pelo anterior dono, e como não fiz nenhum teste para confirmar acreditei na palavra dele.

Já agora aproveito para perguntar qual o oleo indicado para este motor? Vale a pena gastar €€€ num semi-sintetico tipo visco 5000 10W40 com mudas cada 10.000km ou um mineral tipo 15W40 com mudas 5000km em 5000Km.

É que está na hora da mudança e não faço ideia se vale a pena gastar mais €€€ num oleo semi-sintetico para este tipo de motor.

Fotos a ver se tiro algumas este FDS, mas a pintura está algo mal tratado com varias manchas.

Essa questão dos oleos é sempre complexa dado que dá mta argumentção. Mas vou-te dizer o que faço no meu que tem um motor mais ou menos da mesma epoca com um concepção semelhante.

Eu uso o castrol txt semi-sintetico, 10W-40 com mudas de 10.000 em 10.000.

Penso que é um oleo de uma qualidade mto razoavel e segundo o meu mencanico no qual eu tenho confiança é o indicado para este tipo de motores.

Bem vindo Balthar, e parabens pela maquina[;)] e pela descriçao tecnica ajuda bastante. ja agora quando resolveres a fuga na caixa de direção apita a resolução o meu tambem perde um pouco de oleo por ai.
Abraço
Jorge

Olá e bem vindo ao Forum principalmente com uma "besnaga" dessas.

Quanto às lampadas, tambem já as troquei todas....
Quanto à tua caixa de direcção, a minha está igual....e segundo andei a investigar, alem de ser um mal geral não vale a pena comprares kit de reparação porque não fica resolvido com retentores novos. É desgaste interno mesmo.
Mais vale comprares uma reconstruida e entregares a velha.

[:blush:]

Motores Diferentes Monterey 3.1TD???

Boas,

Esta pergunta provavelmente é parva, mas hoje após a mudança de oleo e filtros do "Black" reparei que o filtro do oleo fica do lado esquerdo quase ao pé da roda.

O estranho é que antes de comprar este vi um outro de 92 ou 93, que o filtro do oleo estava a meio e por baixo na parte da frente do motor.

O meu é de 12/94.

Ou é apenas uma colocação diferente do filtro do oleo?

Já agora aproveito para dizer que levou Visco 5000, á que tratar bem o "Black" e em principio para a semana vai tratar da fuga da caixa de transferencias, não quero arriscar a dar cabo da mesma por falta de oleo.

Voltar
Superior