O Leite é essencial?

Pelo que se sabe o consumo de leite por si só não previne a osteoporose, inclusive tem muita boa gente que sofre de más digestões e intolerância a lactose quando bebem leite. É o leite um bom alimento? Boa parte dos nutricionistas discordariam. Pessoalmente nunca bebo leite, isto a já uns bons anos.

Se vocês procuram um “fortificante” para os ossos bebam “chá de cavalinha” (Equisetum ssp.)

Se procuram um tipo de alimento verdadeiramente completo, saudável e barato consumam “rebentos”, também conhecidos com o nome de “germinados”. [;)]

Eu acho, na minha parca e leiga opinião, que o problema da osteoporose tem maior impacto nas pessoas que bebem leite durante a sua juventude (ou seja, um bom bocado além do período da amamentação), e depois cortam ou diminuem drasticamente esse hábito.
Andaram ali a meter cálcio, fazendo com que o corpo se desabituasse de o produzir naturalmente (porque o nosso corpo faz isso, desde que entrem os nutrientes básicos necessários), e quando pararam de fornecer essa fonte externa de cálcio, o organismo entrou em colapso por já não estar habituado a obtê-lo sozinho.

E contra mim falo, porque bebi leite com frequência durante muitos anos.
Agora comecei a diminuir lentamente, e ingiro em média menos 20% de leite diariamente há coisa de 5 anos. Daqui a mais uns anos corto mais 20%, e vou continuando assim.

Quanto á osteoporose....

De facto a prevenção desta resulta melhor aquando da infância/adolescência períodos durante os quais ocorre a ossificação em maior escala e em que são necessarias maiores quantidades de calcio...

.. na idade adulta, ocorrem apenas processos de reparação/manutenção óssea, na qual a ingestão de "grandes"( nunca são grandes pois é um oligoelemento) quantidades de cálcio já não são necessárias ou eficazes...

.. mais ainda, somente o calcio não chega para a formação óssea, são necessárias vitaminas complementares, hormonas em quantide, e um tecido osseo vivo em boa forma...

...daqui resulta que a ingestão de leite em grande quantidade para "prevenir" a ospeoporose na população adulta/idosa, é por si só ineficaz, e aliado ao aumento da intolerância á lactose com o aumento da idade, resulta muitas vezes em situações menos recomendadas..

O leite é um alimento essencial sim mas somente na infância e de preferência leite materno...

...na idade adulta pode ser tomado como bom complemento nutricional, mas é substituível em larga medida por outros alimentos...

Eu posso adoro leite, desde pequeno, fui amamentado até 1 ano e meio de idade a leite materno ( acho que é por isso que gosto tanto de mamas [:D] ) , consumo cerca de 4/5 paletes por dia, e não bebo mais leite porque não estou mais tempo em casa, e só a noite é que posso disfrutar, todos os dias sem exepção como uma tijela de cereais ( nestum, bledipapa, cerelac, chocapic, frosties, cheereos etc... [br:)] ) passado umas 2 horas do jantar, e antes de me deitar faço um copo cheio de leite com chocolate, o copo leva 0.5litro e já o tenho á montes de anos [:D] , Ao fim de semana ( domingo ) como estou normalmente em casa , tomo pequeno almoço e lanche com leite também, e a noite volta-se a repetir o ritual.[;)]

Eu posso adoro leite, desde pequeno, fui amamentado até 1 ano e meio de idade a leite materno ( acho que é por isso que gosto tanto de mamas [:D] ) , consumo cerca de 4/5 paletes por dia, e não bebo mais leite porque não estou mais tempo em casa, e só a noite é que posso disfrutar, todos os dias sem exepção como uma tijela de cereais ( nestum, bledipapa, cerelac, chocapic, frosties, cheereos etc... [br:)] ) passado umas 2 horas do jantar, e antes de me deitar faço um copo cheio de leite com chocolate, o copo leva 0.5litro e já o tenho á montes de anos [:D] , Ao fim de semana ( domingo ) como estou normalmente em casa , tomo pequeno almoço e lanche com leite também, e a noite volta-se a repetir o ritual.[;)]

M_O_R_T_A_L [:)] [:)] [:)]

retirado de um texto de um nutricionista português, de uma palestra em Miami:

“Após a amamentação, nenhum mamífero consome leite (e muito menos de outra espécie). Este padrão também foi seguido, durante 2,5 milhões de anos, pelos vários hominídeos (incluindo o homo sapiens) que habitaram a terra. Só após a revolução agrícola (há cerca de 10.000 anos), através da domesticação dos animais, é que a exploração e consumo de lacticínios se tornou possível. O leite é, assim, um alimento relativamente recente na alimentação do ser humano, o que explica porque é que cerca de 70% da população adulta mundial apresenta intolerância à lactose (dificuldade/impossibilidade de digerir o açúcar do leite). Cerca de 30% da população mundial manteve, após a amamentação, o gene juvenil da tolerância à lactose, o que se pode ter devido a pressões ambientais, como malária em África e consumo elevado de trigo integral na Europa do Norte.

Além deste aspecto, lacticínios, como leite e iogurte, apesar de possuírem um Índice Glicémico baixo (não provoca um aumento pronunciado da glicemia), estimulam o pâncreas a libertar uma quantidade exagerada de insulina (existem, pelo menos, 5 estudos de intervenção dietética a demonstrar este facto), o que pode dar origem a várias patologias (p.e. síndrome metabólica, que inclui Diabetes tipo 2 e outras patologias) e problemas de saúde menos graves (p.e. acne, que foi associado em 2 estudos epidemiológicos ao consumo de lacticínios). Além disso, níveis elevados de insulina provocam um maior crescimento de vários tecidos, o que pode explicar a maior incidência de miopia na sociedade ocidental, em comparação com sociedades mais primitivas, o aumento da estatura observado no século XX e a diminuição da idade da menarca e da puberdade, o que (ao contrário da ideia generalizada de que uma criança alta é sinónimo de saúde) aumenta o risco de desenvolvimento de síndrome metabólica, síndrome do ovário policístico e alguns cancros.

É preciso também realçar o que os nutricionistas e pediatras há muito sabem: as características nutricionais do leite materno e do leite bovino são diferentes e a amamentação deve ser mantida até que a criança tenha, pelo menos, 1 ano (em sociedades de caçadores recolectores, a amamentação varia entre 2 a 4 anos).

Existem, ainda, estudos epidemiológicos a associar o consumo de lacticínios a alguns cancros (p.e. ovários, testículos e próstata) e à doença de Parkinson.

Finalmente, em pessoas geneticamente predispostas, algumas proteínas do leite bovino podem causar reacções alérgicas e auto-imunes (p.e. Diabetes tipo 1, Esclerose Múltipla e Artrite Reumatóide) e aterosclerose, o que também pode estar relacionado com a estirpe de gado de onde o leite provém (o leite usado pelos Masai e pelos tibetanos não parece causar estes problemas).

Quando se fala em cálcio, imediatamente se fala em lacticínios, uma vez que estes são ricos neste mineral e a taxa de absorção intestinal do mesmo é das mais altas (cerca de 30%). É importante esclarecer que o cálcio é apenas um dos nutrientes necessários para a prevenção da osteoporose. Se existir um desequilíbrio entre o cálcio e os outros nutrientes (por défice de ingestão dos mesmos e/ou excesso de ingestão de cálcio), pode até ocorrer desmineralização óssea. Um desses nutrientes é o magnésio, cuja deficiência (que pode ser causada por um consumo elevado de cálcio) está associada a menor densidade mineral óssea e a maior incidência de fracturas. O rácio cálcio/magnésio ideal varia entre 1/1 e 2/1, ao passo que o rácio cálcio/magnésio no leite e derivados pode ser de 12/1. E é preciso não esquecer que uma deficiência em magnésio tem várias outras consequências nefastas.
Outro nutriente extremamente importante na manutenção da saúde óssea é a vitamina D. Ora, o consumo de lacticínios magros (que não contêm vitamina D) causa uma diminuição dos níveis sanguíneos desta vitamina (cujas funções vão muito além da prevenção de raquitismo e de fracturas).

E, ao contrário do que se pensa, é possível obter quantidades adequadas de cálcio sem recorrer aos lacticínios. Os vegetais, como os brócolos e couves, também contêm cálcio, e apresentam uma taxa de absorção deste mineral semelhante à dos lacticínios. Apesar de grama por grama, os lacticínios conterem mais cálcio que os vegetais indicados, estes contêm um rácio cálcio/magnésio entre 2/1 e 3/1, além de vitamina K (outro nutriente importante na prevenção da osteoporose) e potássio (que é o principal precursor de bicarbonato, que demonstrou em estudos de intervenção de curto e longo prazo diminuir a excreção de cálcio e melhorar o metabolismo ósseo). Além disso, um estudo epidemiológico realizado na Universidade de Harvard com mais de 77 mil mulheres parece demonstrar que ingerir 2 ou mais copos de leite por dia não reduz a incidência de fracturas em mulheres. Pelo contrário, o consumo elevado de vegetais, além de todos os benefícios já conhecidos pelo público, está associado a uma maior densidade mineral óssea.

E se tal não basta para desmistificar a ligação entre leite, cálcio e osteoporose, olhemos para os registos fósseis, que indicam que os nossos antepassados do Paleolítico, apesar de não beberem leite após a amamentação, apresentavam uma densidade mineral óssea comparável à de actuais adultos saudáveis e activos, o que, provavelmente, se devia à exposição solar (que permite a produção de vitamina D), ao trabalho físico regular e intenso (o exercício, em especial o treino de força, é essencial para manter a saúde óssea) e ao consumo elevado de vegetais.

Com base na minha análise, não considero o leite de outra espécie um alimento adequado ao ser humano.
Obviamente, que indivíduos que não sofram de nenhuma das patologias associadas ao consumo de leite e derivados (nem tenham risco de as desenvolver) e sigam um estilo de vida saudável (exercício moderado regular e dieta e sono adequados) poderão consumir pequenas quantidades (a Harvard School of Public Health recomenda que não se exceda 1 copo de leite por dia) de lacticínios de agricultura biológica e que não contenha uma proteína chamada beta caseína A1, desde que tal não produza reacções adversas. Do mesmo modo, atletas também poderão beneficiar da utilização (em especial após o treino) de um suplemento que contenha proteínas isoladas do soro de leite, se tal não causar efeitos indesejáveis.”

não concordo com algumas coisas, mas outras estão e facto certas![;)]

O Leite é essencial?

Foi sempre uma duvida que eu tive, quem já viu o filme Snatch, há uma parte em que o tommy vai a conduzir e o turquish vai a beber leite, o tommy vira-se para ele e diz:

- As vacas só foram domesticadas nos últimos 8 mil anos. Antes disso,andavam por aí que nem pássaros. O sistema digestivo humano ainda não se habituou a lacticínios.

- Diabos me levem, Tommy.Que andaste a ler? [:D][:D]

com tanto "buzz" sobre osteoporose, a mim parece-me mais uma forma de publicitar os leites e seus derivados

o meu avô quando tinha 8 anos bebia leite da cabra e uma vez apanhou uma cabra que deitava leite e sangue, não era muito sã, ele não sabia e quando bebeu aquilo enjoou e nunca mais bebeu nem leite, nem queijo nem yogurtes, nada que viesse do leite

hoje tem 70 e muitos e tem os ossos tão fortes como os meus

quanto a mim, só bebo leite com cacau e é no maximo 3 vezes por mês, costumo sempre de beber sumo, não como yogurtes e, tambem no maximo 3 vezes por mês, bebo uns batidos

ou seja, em media, aproximadamente, bebo 2litros de leite por mês

a questão é, será o leite mesmo essencial?

O LEITE É DEVERAS ESSENCIAL PARA A MANTERMOS OS OSSOS MAIS FORTES , NO CASO DE N SE GOSTAR DE LEITE PODE SUBSTI POR IOGURTES QUEIJO ETC... MAS É FUNDAMENTAL CONSUMIRMOS SENÃO QUANDO FORMOS VELHINHOS ARRISCAMO-NOS A FICAR C OS OSSOS TODOS RENDILHADOS E DAÍ SURGIREM GRAVES PROBLEMAS

O leite não é essencial, nem as batatas, nem as alfaces, nem a carne de porco nem o que queiras imaginar.

Simplesmente: tens um leque de alimentos à escolha e podes utilizá-los em diferentes combinações para obter o mesmo resultado pretendido.

O LEITE É DEVERAS ESSENCIAL PARA A MANTERMOS OS OSSOS MAIS FORTES , NO CASO DE N SE GOSTAR DE LEITE PODE SUBSTI POR IOGURTES QUEIJO ETC... MAS É FUNDAMENTAL CONSUMIRMOS SENÃO QUANDO FORMOS VELHINHOS ARRISCAMO-NOS A FICAR C OS OSSOS TODOS RENDILHADOS E DAÍ SURGIREM GRAVES PROBLEMAS

O leite não é a unica fonte de calcio na alimentação humana, conheço n pessoas que não gostam de leite e não teem problemas osseos.
Eu por acaso bebo bastante leite, o meu pequeno almoço inclui sempre leite simples ( nem açucar ponho) e frio a sair do frigorigico se estiver natural já não gosto tanto e então se for quente detesto.
Adoro queijo e yogurtes como de vez em quando.

O leite não é a unica fonte de calcio na alimentação humana, conheço n pessoas que não gostam de leite e não teem problemas osseos.
Eu por acaso bebo bastante leite, o meu pequeno almoço inclui sempre leite simples ( nem açucar ponho) e frio a sair do frigorigico se estiver natural já não gosto tanto e então se for quente detesto.
Adoro queijo e yogurtes como de vez em quando.

És cá dos meus. A sair do frigorífico, a acompanhar um pão com doce de pêra caseiro, é do melhor. [:cool:]

Voltar
Superior