O fenómeno do bullying

O fenómeno do bullying

• Sim

Votos: 63 46,7%
  • Não

Votos: 72 53,3%

• Total de eleitores
    135
Ainda que os pais dos agressores tenham (directa ou indirectamente) alguma (maior ou menor) responsabilidade por alguns dos actos dos seus filhos, creio que, nestes casos, a responsabilidade recai inteira e totalmente na instituição à qual as crianças ou adolescentes estão entregues.
As escolas e as mentalidades têm que se adaptar a este tipo de fenómenos que existe e sempre existirá.

Neste caso sim!

O miúdo é obrigado a ir para a escola, a escola até sabe quem lhe bate, e não faz nada! Foge!

Mas também dos pais, que não sabem ensinar ao filho o que fazer quando lhe batem... mas é difícil para qualquer um, quando é assim... :sh)

Neste caso sim!

O miúdo é obrigado a ir para a escola, a escola até sabe quem lhe bate, e não faz nada! Foge!

Mas também dos pais, que não sabem ensinar ao filho o que fazer quando lhe batem... mas é difícil para qualquer um, quando é assim... :sh)

O problema é quando o agressor não é apenas um, mas sim mais que um, um grupo!

Que pode uma criança fazer sozinha ?

Na escola primária era certo e sabido que os putos dos primeiros anos (1ª e 2ª classe) eram agredidos. Felizmente do que me lembro o pessoal do turno da manhã (o meu) de vez em quando juntava-se a fazia frente a uma grupo do 3º e/ou 4º e as coisas acalmavam.

O ciclo era pior. Muita droga, muita violência latente (era normal haver sessão de pedrada os intervalos), muito cigano, muitos alunos para tão pouca supervisão. Felizmente desde o 5º até ao 9º ano soube mexer-me e sempre tive as costas protegidas. Lembro-me do Edmundo e o seu irmao gêmeo David (pretos com 15anos e umas torres) do 5º ao 6º ano que eram uns porreiros e protegiam a malta. Lembro-me do Mauro (cigano) no 7º ano com 17 anos e que "apadrinhou" porque que lhe dei explicações de matemática. Finalmente no 8º e 9º ano já era suficientemente crescido para ninguém me chatear. Rrelembro também um professor de EVT do Porto (já não me lembro do nome) que veio dar aulas para a minha escola e não tinha problemas em distribuir uns tabefes quando via pessoal a implicar com os mais pequenos.

Nunca fui, mas nos meus tempos de básica presenciava algumas vezes, se fosse hoje a assistir a uma cena dessas acho que partia a cramalheira toda ao gajo, Nunca gozei com ninguem e detesto ver pessoas fazer pouco das outras para serem levados a um nivel de respeito maior, toda a gente tem defeitos, ou nao é perfeito, e se vivemos em sociedade temos que aprender a respeitar os outros de maneira igual desde inicio e desde pequenos, se vejo alguma injustiça deste tipo como o Bullying fico intrigado e perco a coerencia..

Das vezes que tive que andar ao soco na escola, uma boa parte foram para defender o meu "pupilo", um miúdo lá da minha rua, que era alvo frequente :sh)

Precisamente. É um beco sem saída. Se falas com alguém, és queixinhas...se não fazes nada, as coisas continuam.

Isto era o que eu sentia, na altura.

Por vezes falar com alguém é pior, ainda se pode ser mais massacrado se a intervenção das entidades competentes não for eficaz.

As coisas continuam e depois tem desfeches destes [s)]

Pois, o problema é esse...

O problema é uma segurança e vigilância deficiente nas escolas e a pouca atenção que se dá as vitimas achando que é normal da idade e por ai fora :sh)

Ora bem,

7º ano talvez um pouco do que é "normal". A partir dai como ganhei mais cabedal a coisa parou. Nota que penso não ter sido vitima de bullying!
Uma coisa que posso dizer, é que normalmente os miúdos mais propícios a estas coisas são os mais "acanhados", acho que dentro da sala de aula se devia de cultivar também um pouco a entre-ajuda dos miúdos, como forma por exemplo de se ajudarem mutuamente numa situação de ofensas. Por norma e do que constatei durante os meus anos de aluno de escola secundaria / ciclo, é que quem abusa mais, são os "gringos", aluno(a)s mais velhos e ou com uma grande dificuldade em se afirmarem a não ser pela via da violência.
Um outro fenómeno que penso não tardar a aparecer são os dos assédios/ ofensas sexuais entre alunos.

Condeno totalmente este fenómeno de violência, acho uma idiotice tremenda. Quanto a mim era mandarem os responsáveis destes circos de pouca vergonha, verem o quanto custa aquilo que eles fazem aos outros.
Noto ainda que por vezes a culpa destas acções reside no ambiente familiar. Somos espelhos daquilo que vivemos nas nossas casas, quer queiramos quer não, conscientemente ou não.

Quero deixar uma palavra de força, a família do rapaz que infelizmente perdeu a vida a tentar fugir desta maldição.

É verdade... voluntariava-me de bom grado para meter esses palhaços a comer por uma palhinha para o resto da vida.

Desculpem-me o termo, mas... F___-se!

Ao que isto chegou. Ou ao que deve ter chegado. Com os antecedentes que foram conhecidos, o que deve ter sofrido aquela criança para fazer o que fez.

Alheamento de pais, escolas e professores dá nisto, infelizmente...[s)]

Ninguém merece terminar a sua vida a sim, muito menos uma criança.

Este caso foi profundamente lamentável:(
Uma criança de 12 anos! Devia estar mesmo perturbada emocionalmente para cometer o suicídio. Imagino a tristez que deve ter sentido... É de facto chocante uma situação destas...

Eu acho incrível como é que é possível os pais não saberem de nada, ou acharem que depois do filho ter sido internado no ano passado vítima de maus tratos na escola, incluindo pontapés na cabeça, como é que é possível não estarem atentos a uma situação desta gravidade, no sentido de resolverem este problema, nem que mudassem o filho de escola...

Numa terra pequena onde só há uma escola... Se não o apanham na escola, apanham na rua.[8b]

No dia em que todos se aperceberem que nós não precisamos da sociedade, mas sim contribuímos para ela, acabarão de certeza o recurso aos grupinhos e afirmações pessoais descabidas sem necessidade nenhuma.

É importante termos amigos, mas devemos dar valor a nós próprios e não pensar na opinião de terceiros. Agora uma criança de 12 anos sofreu consequências duma sociedade consumista e que o egocentrismo deve ser levado ao extremo. Penso que as competências sociais devem ser implementadas nas escolas, mas pensando melhor já vejo noticias de país a meterem os putos em escolas privadas, para evitar possivelmente este tipo de fenómeno.

Última edição:
Precisamente. É um beco sem saída. Se falas com alguém, és queixinhas...se não fazes nada, as coisas continuam.

Isto era o que eu sentia, na altura.

adianta um grosso fazer queixa, a escola nada faz, no máximo metem um castigozito, e no dia a seguir levas novamente, se não levas lá dentro levas lá fora...

enfim, é uma situação complicada, que a maior parte das pessoas não se apercebe do que se sofre, e o suicídio é uma saída que se pondera, sem sombra de dúvidas.

tenho muita pena desta criança, infelizmente não aguentou, mas infelizmente não é muito difícil não aguentar.

Este caso foi profundamente lamentável:(
Uma criança de 12 anos! Devia estar mesmo perturbada emocionalmente para cometer o suicídio. Imagino a tristez que deve ter sentido... É de facto chocante uma situação destas...

se fosse só tristeza aguentava-se bem, agora imagina seres o bobo da corte da turma, imagina seres sempre tu a levar porrada todos os dias, e não é só porrada, é o gozo, seres motivo de gozo todos os dias, por todos os teus "colegas".

Muitas vezes é pior a a parte mental que a física.

E quando te defendes, ninguém te ajuda, bem pelo contrário, ainda ajudam a dar cabo de ti.

isto todos os dias, durante anos e anos... tenta só imaginar...

se fosse só tristeza aguentava-se bem, agora imagina seres o bobo da corte da turma, imagina seres sempre tu a levar porrada todos os dias, e não é só porrada, é o gozo, seres motivo de gozo todos os dias, por todos os teus "colegas".

Muitas vezes é pior a a parte mental que a física.

E quando te defendes, ninguém te ajuda, bem pelo contrário, ainda ajudam a dar cabo de ti.

isto todos os dias, durante anos e anos... tenta só imaginar...
É verdade, é realmente difícil de conceber uma situação como esta[s)][;)]

Voltar
Superior