O fenómeno do bullying

O fenómeno do bullying

• Sim

Votos: 63 46,7%
  • Não

Votos: 72 53,3%

• Total de eleitores
    135
MEMÓRIAS ESPARSAS DO LUÍS

Texto de Paulo Ambrósio
O Luís era uma daquelas pessoas já raras, porque digna, guiado por princípios e valores, exigente consigo próprio, tímido e muito metido com ele (era difícil arrancar-lhe um sorriso). Aos 51 anos, "solteirão", ainda contratado - o professorado é a única profissão em Portugal onde isto ainda acontece! - veio até nós, no decurso da luta pela Profissionalização, contexto onde convivi com ele directamente durante cerca de três anos.

Encontrei-o mais tarde nas mega-manifestações de professores: estava na Escola EB 2,3 Ruy Belo, e achei-o disposto a não entregar os Objectivos Individuais, um verdadeiro problema de consciência moral, para ele.

Depois disso, mais uma ou duas vezes, espaçadamente. Soube que tinha sido colocado na EB2,3 de Fitares, mas pouco mais.

No passado dia 11 de Fevereiro, revi-o pela última vez, em Oeiras, já deitado no caixão na capela mortuária. Conversei longamente com a mãe, a irmã, a empregada doméstica. Vêm-me à memória as palavras do pai, militar aposentado: "o Luís era bom moço, quis ser bom até ao fim, só que não aguentou o inferno das escolas de hoje... Vocês têm que fazer qualquer coisa!"

O Luís nos, últimos tempos, já tinha tomado friamente a decisão, inabalável. Por isso, não creio que nesse período, tenha pedido ajuda a ninguém. Segundo me disseram familiares, no velório, pela consulta do histórico do seu PC, ele, um mês antes e se lançar da ponte, consultava sites sobre suicídio, na internet. Escolheu o dia da sua morte coincidindo com a data de aniversário do pai, com o qual, aliás, se dava bem.

Acho alguma piada usarem a palavra "solteirão" mas afinal o que quer dizer solteirão?:confused: será apenas solteiro? será divorciado? será uma maneira simpatica de chamar gay a alguem? será que é sinonimo para rotular um gajo que só gosta de prostitutas?:confused: sinceramente não sei e preocupa-me...pois vendo isto assim eu se calhar como sou solteiro embora viva junto tambem devo ser "solteirão"[8b]

Sobre o se atirar da ponte, acho que nao tem nada a ver com o ser professor, suicidios ha em toda as profissões no entanto um professor tem de ter estofo e vocação para dar aulas.

Atenção que nada tenho contra os professores minha mae dá aulas numa escola publica e problematica e tem 66 anos, ja podia tar reformada mas ainda trabalha porque gosta.

Jornal de Notícias disse:
Os pais de Leandro identificaram como sendo de Landro o corpo encontrado esta manhã, cerca das 8 horas, por um pescador, no local da Azenha do Saldanha, entre Frechas e Cachão, 13 quilómetros a jusante do local onde se terá atirado ao rio, no parque de Merendas em Mirandela.

O funeral realiza-se, amanhã, em hora ainda a definir, na localidade de Cedaínhos, em Mirandela. Paula Nunes, tia de Leandro, contou ao JN "a sensação de contraste" que vivenciou quando soube que o corpo do sobrinho tinha sido encontrado.

"Foi um choque porque já não contávamos que aparecesse. Um alívio porque assim já podemos fazer o velório", disse Paula Nunes, em declarações ao JN.

Leandro, de 12 anos, estava desaparecido desde 2 de Março. Suspeita-se que pode ter sido a primeira vítima mortal de "bullying", dado que o rapaz terá dito que se ia atirar ao rio para evitar novas agressões na escola.

As autoridades parecem pouco inclinadas para a tese do suicídio e suspeitam de uma brincadeira que correu mal. Na altura em que desapareceu, estava acompanhado pelo irmão gémeo e por um primo.

Primeira vez que oiço falar nesta tese. Até na grande reportagem da SIC nenhum dos intervenientes, entre os quais o irmão e os primos referiram isto.

Menos mal que conseguiram encontrar o corpo.[s)]

Primeira vez que oiço falar nesta tese. Até na grande reportagem da SIC nenhum dos intervenientes, entre os quais o irmão e os primos referiram isto.

Menos mal que conseguiram encontrar o corpo.[s)]

É possível que tenha acontecido algo desse género. Vamos ver o que as investigações dizem...

Vejamos agora o outro lado da situação:

17aetl.jpg
iqzbq8.jpg

as familias e aldeias andavam sempre a porrada, os mais velhos iam batendo nos que conseguiam, os que levavam batiam nos seguintes etc

e digo isto porque todos os meses estou na zona e conheço n pessoas de mirandela e arredores

alias na ultima vez que la estive ate estive em cedainhos de onde era o miudo

A Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) alertou hoje que as escolas que denunciam actos de violência “são penalizadas na avaliação externa”.​
296484
O alerta foi dado pela presidente da CNIPE, Maria José Viseu (Manuel Roberto (arquivo))

O alerta foi dado pela presidente da CNIPE, Maria José Viseu, no dia em que a Procuradoria Geral da República (PGR) defendeu a tipificação do crime de bullying e a ampliação da denúncia obrigatória por parte dos responsáveis das escolas, direcções regionais de educação e titulares de funções inspectivas na Inspecção Geral de Educação. O bullying é um ato de violência física ou psicológica, intencional e repetido, praticado por aluno ou grupo para intimidar ou agredir outros incapazes de se defenderem.

Congratulando-se com a posição manifestada hoje pela PGR, a presidente da CNIPE lembrou que as escolas que denunciam actos de violência “são penalizadas na avaliação externa”, apontando, sem identificar, “alguns casos” de que a associação teve conhecimento “um pouco por todo o país”, através de relatos de pais e encarregados de educação.

Neste contexto, Maria José Viseu defendeu a “alteração à avaliação externa das escolas”, para que estas não sejam prejudicadas na pontuação do seu desempenho, incluindo na atribuição de quotas de professores, por não terem conseguido “resolver internamente os problemas”.

A CNIPE entende que o bullying deve ser considerado crime, uma vez que “existe violência sobre outrem”, mas também que “cada agrupamento” escolar deve ter “uma bolsa de técnicos que ajude a prevenir determinadas situações”. A PGR informou que na sexta-feira foi entregue aos ministérios da Educação e da Justiça um estudo sobre “vários tipos de violência escolar e a sua punição”.

De acordo com a PGR, apesar de “grande parte da jurisprudência” já considerar os ilícitos ligados à “violência escolar” como crimes públicos, “interessa abranger na violência escolar ilícitos que até agora dificilmente se podem considerar tipificados, tal como é o caso do school bullying”.

No estudo, a Procuradoria-Geral da República advoga que sejam participados “todos os factos qualificados como crimes” cometidos em ambiente escolar ou de que sejam vítimas membros da comunidade escolar.

Pais dizem que escolas que denunciam violência são penalizadas na avaliação - Educação - PUBLICO.PT

Escola de Fitares castiga docentes

Professor diz que responsáveis da escola querem punir quem falou à Comunicação Social e vai processar quem o insultou numa reunião com a DREL.

Por:Bernardo Esteves

José Luz, professor na EB 2,3 de Fitares, de onde era o docente Luís Carmo que se suicidou a 9 de Fevereiro, afirma que 'está em curso uma caça às bruxas' na escola, destinada a punir os professores suspeitos de denunciarem o caso à Comunicação Social. 'Houve um suicídio, mas estão é preocupados com quem falou à imprensa. Só decidi falar porque não tenho outra maneira de me proteger', lamenta o docente.
Na quarta-feira – quatro meses após o suicídio de Luís Carmo, segundo a família por não aguentar os maus tratos de que era alvo por parte de alunos, sem que a escola tomasse medidas –, o director Regional de Educação de Lisboa, José Leitão, esteve na escola numa reunião com o conselho pedagógico, o conselho-geral e a direcção, para apresentar os resultados do inquérito da Inspecção-Geral da Educação (IGE) às circunstâncias que levaram à morte do professor – a IGE ilibou a direcção do agrupamento e fez apenas recomendações.
'A reunião foi uma vergonha. A presidente do conselho-geral disse que os professores deviam ser sujeitos a exames psicológicos para poderem dar aulas; o presidente da associação de pais insultou professores, entre os quais eu, e disse que era preciso exterminar as ervas daninhas. A grande prioridade é punir quem, segundo eles, difamou a escola. A directora até ameaçou processar o professor Paulo Guinote por causa de textos no seu blogue [A Educação do Meu Umbigo]', disse José Luz, professor de Música, tal como era Luís Carmo, frisando que pretende agir criminalmente contra os autores dos insultos de que foi alvo.
O professor acusa ainda o Sindicato de Professores da Grande Lisboa (SPGL) de nada ter feito para proteger Luís Carmo, porque um elemento da estrutura sindical integra a direcção do agrupamento escolar de Fitares. 'Eles tinham o dever de se constituírem assistentes no processo. Têm tanta genica para atacar o Ministério da Educação mas neste caso nem apoiam a família.' Luís Avelãs, presidente do SPGL, afirma que o sindicato, a seu tempo, 'tomará uma posição'.

Fonte:http: //www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/escola-de-fitares-castiga-docentes

Bom... sem comentários! :sh):

Rapaz de 13 anos, na Pontinha

Aluno sovado na escola fica inconsciente

Um aluno de 13 anos foi brutalmente agredido e deixado inconsciente, ontem, em pleno recreio da escola EB 2,3 Gonçalves Crespo, na Pontinha, Odivelas. O estudante levou vários pontapés e murros de colegas mais velhos, depois de ter dado uma bofetada a uma rapariga da mesma idade.

A jovem chamou um primo, com cerca de 18 anos, que trouxe outros amigos e, juntos, espancaram o rapaz. Primeiro, deram-lhe um pontapé no estômago, que o deitou ao chão, e depois na cabeça. O jovem, que frequenta o 7º ano, perdeu os sentidos. Ao saberem da situação, que ocorreu cerca das 10h30, os responsáveis da escola chamaram os Bombeiros da Pontinha, que prestaram os primeiros socorros ao jovem. Foi transportado ao Hospital da Luz, onde ontem à noite estava ainda internado. Vários agentes da PSP estiveram no local e já têm os agressores identificados. São todos rapazes e têm entre os 16 e os 18 anos. Vários alunos testemunharam o espancamento.

Aluno sovado na escola fica inconsciente - Última Hora - Correio da Manhã

Voltar
Superior