O complexo de que lá fora é que é

Olha que nesta minha ultima estadia no Brasil pude comprovar o que e nao ter um sns como deve ser. vi em pleno sao paulo um atropelamento e o coitado sem grandes lesoes apesar de ja ter uma perna ligada ficou no chaoa chorar e ninguem fez nada tive eu de ir com um amigo ajudar o senhor a sair do meio da rua enquanto os carros passavam. outra vi um caso de uma infecçao brutal no m inferior que deveria estar a dias da morte sem kk tratamento tudo pessoas desfavorecidas. foi ai que o meu amigo brasileiro me falou que Saude no Brasil nada tem a ver c pt. pelo menos para aqueles das
classes mais desfavorecidas.

Pelo que pude constatar, o Brasil tem sérias lacunas no SUS (serviço único de saúde), principalmente fora das grandes cidades. Hospitais públicos completamente degradados sem recursos técnicos e humanos, mas se fores para uma cidade das "grandes", existem vários hospitais publicos de grande qualidade. A nível de emergência pré-hospitalar, tem das melhores a nível da América do Sul, onde desde que foi criado o SAMU (equivalente ao nosso INEM), a assistência melhorou consideravelmente. Agora em pergunto-te: Achas que isso não acontece em Portugal? Experimenta tu ires para a terra do meu pai, no norte interior, onde o hospital com serviço de urgência decente fica a 70 km, os bombeiros mais próximos a 30 minutos e a viatura médica a 40 minutos, com estradas em total degradação, cheias de crateras, e curvas super estreitas? Onde ainda no outro dia fiquei a saber que as injecções não são dadas por um Enfermeiro, mas sim pelo "curandeiro" da terra, tal como acontecia à 50 anos atrás. E casos como este, há muitos mais, para além de que no interior andam ambulâncias a funcionar, com bombeiros que nem o curso básico de socorrismo têm:sh)...

Mais uma vez digo, Portugal não é só Lisboa e Porto, mas as pessoas tendem muito a se esquecer das "atrocidades" que acontece no interior do nosso país.

Não é ter carro (o que muitas vezes acontece, muitos carros por família), mas sim os carros que se têm. Acredito que as pessoas gostem dos carros, mas será que precisam dos carros que têm? Enquanto o carro devia ser usado para trabalhar e viver, muitas vezes trabalha-se e vive-se para ter o carro. São opções, no meu entender, tendo em conta os nossos salários e os preços dos carros, erradas.

Isso é a questao, de haver países com salarios muito altos como a suiça, que pelo que parece os melhores carros são dos imigrantes do que dos nativos, que com salarios "astronónicos" para os Portugueses, andam de VW, Skoda e afins. Mentalidades.

Eu acho que já tivemos dos melhores sistemas de saúde do mundo, mas entretanto degradou-se imenso.

Podem dizer que ainda temos grandes profissionais de renome mundial, equipamentos estado da arte...mas isso pouco interessa ao doente que vai à urgência e espera 2, 4, 6, 8 horas para ser visto por um médico. Não é inédito alguém morrer na urgência enquanto espera ser atendido, isto parece-me completamente obsceno e imediatamente motivo para para uma análise a pente fino ao sistema. Mas não, cai em esquecimento, quase é considerado normal...

Exactamente, mas a culpa não acredito que seja só do sistema. Em grande parte é também da população, que parece ter sérias dificuldades em ver qual o verdadeiro significado de "urgências". Ainda hoje de manhã quando deixei um doente no hospital, pude ver que a maioria das pessoas estavam triadas com verdes e azuis (isto num SUB), quando na zona, num espaço de 20 km, temos 5 centros de saúde, 1 com SAP aberto 12 horas por dia.

Não é ter carro (o que muitas vezes acontece, muitos carros por família), mas sim os carros que se têm. Acredito que as pessoas gostem dos carros, mas será que precisam dos carros que têm? Enquanto o carro devia ser usado para trabalhar e viver, muitas vezes trabalha-se e vive-se para ter o carro. São opções, no meu entender, tendo em conta os nossos salários e os preços dos carros, erradas.

Tudo certo.[;)] Tal como eu disse no meu post anterior..."As intenções sobre que falam deles podem ser várias, não apenas a vaidade de os mostrar. (...) E quem os pode pagar não opta obviamente pelos de má qualidade." Mas isso entronca no problema estruturante da exposição ao crédito excessiva...não é só para carros. Quem faz um crédito para comprar um tlm a pagar em suaves 12 prestações mensais...:sh)

Sim, se falarmos que não optimizamos as deslocações nos transportes próprios concordo. Em muita casa portuguesa, existe um carro para cada um! No caso de Portugal, só mesmo a necessidade aguça o engenho e a procura de soluções mais racionais. Enquanto se puder sustentar todos os créditos as pessoas não param para pensar em poupar. Basta ver o (in)sucesso de recentes campanhas de car sharing...

Voltar
Superior