O complexo de que lá fora é que é

Mas querem um país com Sol, bons salários, boa qualidade de vida, bom clima, Mar, Praia, bem localizado (não do outro lado do Mundo), a menos de 2 horas de viagem, e ainda por cima com bastantes portugueses(Ok não sei se isto é bom ou mau [:D]) ? Sul de França.

O problema são... os franceses! [:D] E a língua!

Há pessoas aqui que fala como se emigrar fosse renegar ao seu próprio país. A emigração hoje é bastante diferente da emigração dos anos 60, onde na Europa se vivia 10x melhor que em Portugal, as pessoas só se viam uma vez por ano e só se falavam no Natal e no Verão. Hoje emigrar é tão normal como mudar de emprego, é algo que qualquer jovem quer e acima de necessita. Não conheço ninguém que diga que não quer ter uma experiência profissional internacional. Faz parte de um percurso de evolução e aprendizagem muitas vezes até mais importante do que aquela que aprendemos na Universidade.

Última edição:
Boas amigo Air,

Desde que cheguei a suiça seguramente nunca vi tanto porsche junto, sem mentir, vejo todos dias cerca de 2/3 porsches, fora os bmw que por aí andam...

A suiça tens os seus defeitos, eu proprio quando aqui cheguei apanhei um choque principalmente nos preços da comida e bens essenciais, mas nada que uma viagem ali a frança nao resolva (isto para quem esta perto da fronteira) hehehe

Relativamente a tudo o resto posso dizer que, como nao sou gajo de grandes luxos, um estudio para mim e para a minha mulher chega, carros, nao ligo a marcas, por isso aqui na suiça nem se esta mal.

Mas atenção, dou-vos a razão toda, foi preciso eu sair de portugal para ver o melhor do nosso país. E quem um dia fizer o mesmo, rapidamente vai perceber que portugal nao tem apenas defeitos, mas sim grandes qualidades.

abraços

Olá ;) Em que zona da Suiça estás e porque decidiste ir para aí e em que área trabalhas? Se fosse hoje voltavas fazer o mesmo? Desculpa tanta pergunta, pois estou numa fase de decisão ;)

Usufruiram de uma coisa que o estado fornece, mas não é gratuitamente,as pessoas pagam impostos, e em portugal a carga fiscal é altissima, logo não considero isso de borla.

Para quem só usufruiu e não contribuiu foi de borla sim.

Boas amigo Air,

Desde que cheguei a suiça seguramente nunca vi tanto porsche junto, sem mentir, vejo todos dias cerca de 2/3 porsches, fora os bmw que por aí andam...

A suiça tens os seus defeitos, eu proprio quando aqui cheguei apanhei um choque principalmente nos preços da comida e bens essenciais, mas nada que uma viagem ali a frança nao resolva (isto para quem esta perto da fronteira) hehehe

Relativamente a tudo o resto posso dizer que, como nao sou gajo de grandes luxos, um estudio para mim e para a minha mulher chega, carros, nao ligo a marcas, por isso aqui na suiça nem se esta mal.

Mas atenção, dou-vos a razão toda, foi preciso eu sair de portugal para ver o melhor do nosso país. E quem um dia fizer o mesmo, rapidamente vai perceber que portugal nao tem apenas defeitos, mas sim grandes qualidades.

abraços

Um Sábado com sol em Genebra e era ir para perto do lago... Porsches era aos montes, depois o céu era o limite.. [:D]

Cheguei a ver, fora da cidade, no mesmo dia dois M6 cabrio...

Tens razão em tudo o que dizes e é bom ver que não sou eu apenas que penso assim. E que, tal como eu, alguém que saiu e viu com os seus próprios olhos é capaz de apontar o que está mal em Portugal, mas também o que está bem.

Regressei agora do Brasil, e tive oportunidade de contactar com vários portugueses que estão a iniciar a vida por lá, e outros que já por lá estão estabelecidos. Todos tinham licenciatura, desde Advogados, Engenheiros, Gestores, Economistas e Médicos, e pelo que vi, o Brasil neste momento é uma terra de oportunidades, o custo de vida principalmente em São Paulo é grande, mas os ordenados são bastante bons!! Todos a começar a partir dos 5000 euros, que dá à volta de 12.000 reais, algums bastante acima disso. Por isso na minha opinião e pelo que vi, sim está-se bastante bem por lá, melhor que em Portugal. Eu já estou a precaver-me e a preparar uma possível saída caso aqui as coisas fiquem mais complicadas.
Este país está a ficar complicado para aqueles jovens com boas qualificações, com iniciativa que vão vendo as portas fecharem-se no seu país, sem reconhecimento do esforço e investimento em formação. Com uma crítica de café constante contra os doutores e engenheiros.

Estás a falar do fórum. A compra de carro em Portugal é daquelas coisas que nunca percebi muito bem, mas a explicação do Andre deve estar muito perto da realidade. Quem diz carro diz a casa. A maior parte das pessoas da geração dos meus pais que vejo queria muito uma casa, porque tinha vivido até então sem condições nenhumas. Eu já não vejo a casa assim, está longe de ser a minha prioridade.

Não estou a falar do fórum obviamente para fazer uma generalização logo deste tipo. Baseio-me na minha envolvente. As pessoas gostam de carros, e de bons carros, sabem sobre eles, noto isso. Não tão conhecedores como aqui no fórum claro. As intenções sobre que falam deles podem ser várias, não apenas a vaidade de os mostrar. Possuir um carro significa mesmo acréscimo da qualidade de vida. E quem os pode pagar não opta obviamente pelos de má qualidade.

Bom o exemplo que dás deve referir-se a quem trabalha nos grandes certos e consegue viver dentro deles. Mesmo nesses casos, ir passar o fds fora de transportes públicos...fico em casa...etc...As cidades cresceram segundo o lobby da construção (da do pato-bravo) e dos vários interesses instalados em seu redor de maneira que hoje tens os centros desocupados e sem alternativa, és obrigado a viver bem no suburbio. Como não usar o carro? Dizer que o português faz do carro um simbolo social é um pouco injusto...já pegar no maior nº de tlm por mil habitantes é um bom rácio para pegar...

Comprar
casa não é nenhuma prioridade. Necessidade do próprio espaço e gozar de uma certa independência pode ser...

Não estou a falar do fórum obviamente para fazer uma generalização logo deste tipo. Baseio-me na minha envolvente. As pessoas gostam de carros, e de bons carros, sabem sobre eles, noto isso. Não tão conhecedores como aqui no fórum claro. As intenções sobre que falam deles podem ser várias, não apenas a vaidade de os mostrar. Possuir um carro significa mesmo acréscimo da qualidade de vida. E quem os pode pagar não opta obviamente pelos de má qualidade.

Bom o exemplo que dás deve referir-se a quem trabalha nos grandes certos e consegue viver dentro deles. Mesmo nesses casos, ir passar o fds fora de transportes públicos...fico em casa...etc...As cidades cresceram segundo o lobby da construção (da do pato-bravo) e dos vários interesses instalados em seu redor de maneira que hoje tens os centros desocupados e sem alternativa, és obrigado a viver bem no suburbio. Como não usar o carro? Dizer que o português faz do carro um simbolo social é um pouco injusto...já pegar no maior nº de tlm por mil habitantes é um bom rácio para pegar...

Comprar
casa não é nenhuma prioridade. Necessidade do próprio espaço e gozar de uma certa independência pode ser...

Não é ter carro (o que muitas vezes acontece, muitos carros por família), mas sim os carros que se têm. Acredito que as pessoas gostem dos carros, mas será que precisam dos carros que têm? Enquanto o carro devia ser usado para trabalhar e viver, muitas vezes trabalha-se e vive-se para ter o carro. São opções, no meu entender, tendo em conta os nossos salários e os preços dos carros, erradas.

Em que é que ficamos?
Eu acho que já tivemos dos melhores sistemas de saúde do mundo, mas entretanto degradou-se imenso.

Podem dizer que ainda temos grandes profissionais de renome mundial, equipamentos estado da arte...mas isso pouco interessa ao doente que vai à urgência e espera 2, 4, 6, 8 horas para ser visto por um médico. Não é inédito alguém morrer na urgência enquanto espera ser atendido, isto parece-me completamente obsceno e imediatamente motivo para para uma análise a pente fino ao sistema. Mas não, cai em esquecimento, quase é considerado normal...

Mas não, cai em esquecimento, quase é considerado normal...

Quase não, desde que me lembro que é totalmente normal e aceite que se vá a uma urgência e se espere esse tempo todo. Como nós gozamos ou achamos estranho várias coisas no sistema de saude dos USA, um dos grandes defeitos que apontam aos "nossos" (europeus) é precisamente esse.
O ser "grátis" não pode ser desculpa para que toda a espécie de defeitos seja aceite.

Olha que nesta minha ultima estadia no Brasil pude comprovar o que e nao ter um sns como deve ser. vi em pleno sao paulo um atropelamento e o coitado sem grandes lesoes apesar de ja ter uma perna ligada ficou no chaoa chorar e ninguem fez nada tive eu de ir com um amigo ajudar o senhor a sair do meio da rua enquanto os carros passavam. outra vi um caso de uma infecçao brutal no m inferior que deveria estar a dias da morte sem kk tratamento tudo pessoas desfavorecidas. foi ai que o meu amigo brasileiro me falou que Saude no Brasil nada tem a ver c pt. pelo menos para aqueles das
classes mais desfavorecidas.

Olha que nesta minha ultima estadia no Brasil pude comprovar o que e nao ter um sns como deve ser. vi em pleno sao paulo um atropelamento e o coitado sem grandes lesoes apesar de ja ter uma perna ligada ficou no chaoa chorar e ninguem fez nada tive eu de ir com um amigo ajudar o senhor a sair do meio da rua enquanto os carros passavam. outra vi um caso de uma infecçao brutal no m inferior que deveria estar a dias da morte sem kk tratamento tudo pessoas desfavorecidas. foi ai que o meu amigo brasileiro me falou que Saude no Brasil nada tem a ver c pt. pelo menos para aqueles das
classes mais desfavorecidas.

Nós temos o grande problema de pensar que tudo é mau em Portugal, ver sempre o copo meio cheio. Nunca aceitamos que haja erros e problemas nas profissões dos outros.

Portanto, para ti só tem direito a viver em Portugal – mesmo vivendo na “lama” – quem nunca critique e diga sempre que está feliz com tudo aquilo que tem, seja desigualdades, corrupção, maus serviços, má justiça, má política, maus salários, pobreza exagerada, etc.

Pois eu digo-te que estás enganado. Quem critica é quem mais gosta do país e gostaria de o ver melhor. É quem se preocupa com o estado da nação e com os seus concidadãos e gostaria que tivéssemos condições iguais ou melhores do que aquelas que temos.

Quem se acomoda e acha um sacrilégio querer-se melhorar é que realmente não faz falta ao país. E desta gente exploradora e inútil que se sente bem com este status quo, já o país tem em excesso.

Além do mais, nos tempos que correm com tanta gente se vê obrigada a emigrar por falta de trabalho e de sustento, com um governante que nos mostra a porta de saída do país como solução, e tu vires para aqui dizer essa frase irrefletida não é de bom-tom.

Nem lá fora é o céu, nem aqui é o inferno, mas sabermos que estamos mal e haver por aqui demasiada coisa errada, querermos melhorar e aprender com quem faz melhor, não deve ser motivo de vergonha, antes pelo contrário, deve ser motivo de orgulho querermos estar melhor e emendar o que não está bem. A isto chama-se evolução.

Vou deixar uma observação embora concorde na integra com o que colocou.

Os muitos que saem, que esforços desenvolveram ou tentaram desenvolver para que Portugal se tornasse num pais melhor ?

Adaptam-se e tentam evoluir e fazer com que o que os rodeia evolua ?

Portugal sofre de algo que noutros países há menor incidência, o cruzar de braços e esperar que nos caia no regaço os "direitos adquiridos", a esses lembro que

"Fraca é a Galinha que não esgravata para si"

Acredito que Portugal tem potêncial mas devemos essencialmente mostrar que evoluir demora tempo , não é um balão de S. João, subir rápidamente e queimar-se depressa não é a solução.

Acreditar em nós no nosso potencial, arriscar, se arriscam em empenhar-se numa relação amorosa ou na compra de um carro, porque não arriscam com o futuro e capacidade individual ?

Os muitos que saem, que esforços desenvolveram ou tentaram desenvolver para que Portugal se tornasse num pais melhor ?

Adaptam-se e tentam evoluir e fazer com que o que os rodeia evolua ?

Esta questão faz-me lembrar que dos muitos que vão viver para fora, se cá fizessem a vida que passam a fazer lá, provavelmente as coisas cá não seriam tão dificeis.

Não é ter carro (o que muitas vezes acontece, muitos carros por família), mas sim os carros que se têm. Acredito que as pessoas gostem dos carros, mas será que precisam dos carros que têm? Enquanto o carro devia ser usado para trabalhar e viver, muitas vezes trabalha-se e vive-se para ter o carro. São opções, no meu entender, tendo em conta os nossos salários e os preços dos carros, erradas.
Aqui está uma realidade portuguesa que quando são emigrantes não têm! Cá 2 pessoas precisam de 3 carros, o filho fz 18anos já tem direito a carta e carro... curiosamente emigram e as prioridades mudam! Por vezes nem um carro têm!

Qualidade de vida obviamente não são jantares, saidas para a noite e cafés...mas também é isso. Porque se não for também isso continuem em Portugal. Para tudo é necessário comparações! O que se tem de comparar é o dia a dia cá e fazer o mesmo lá! Não é comparar a vida cá com pequenos almoços no café, jantares no restaurante e como emigrante fazer da casa uma prisão aberta, com saidas casa trabalho casa! E no final dizer que lá poupam muito! No dia a dia o que precisamos? Casa, comer, transporte, burocracias e se algo correr mal médicos. É nestes pontos que as pessoas têm que comparar. Mas dúvido que muitos dos que emigram pensem nisto.
A assistência médica no final deveria ser somente um acessório... se tudo correr bem, quase nem precisam dela, mesmoa assim em Portugal apesar das falhas ainda muita coisa corre bem! Morre gente nas urgências, sim já aconteceu cá, como certamente aconteceu no estrangeiro! Mas no geral as coisas vão funcionando com mais ou menos dificuldade.

Quem emigra está a pensar no dinheiro e pouco mais...quando lá chega é que vê como as coisas funcionam, tudo o resto que se vai discutindo por aqui não passam na maior parte de suposições. Quem lá está tem uma opinião fundamentada, mas mesmo eles não têm opiniões unânimes. cada caso é um caso. Mas penso que não restam dúvidas que emigrar hoje está longe de significar ficar rico(ou pelo menos juntar uns largos milhares de contos), como já o foi no passado!

Voltar
Superior