HMartinho
Banido
Olha que nesta minha ultima estadia no Brasil pude comprovar o que e nao ter um sns como deve ser. vi em pleno sao paulo um atropelamento e o coitado sem grandes lesoes apesar de ja ter uma perna ligada ficou no chaoa chorar e ninguem fez nada tive eu de ir com um amigo ajudar o senhor a sair do meio da rua enquanto os carros passavam. outra vi um caso de uma infecçao brutal no m inferior que deveria estar a dias da morte sem kk tratamento tudo pessoas desfavorecidas. foi ai que o meu amigo brasileiro me falou que Saude no Brasil nada tem a ver c pt. pelo menos para aqueles das
classes mais desfavorecidas.
Pelo que pude constatar, o Brasil tem sérias lacunas no SUS (serviço único de saúde), principalmente fora das grandes cidades. Hospitais públicos completamente degradados sem recursos técnicos e humanos, mas se fores para uma cidade das "grandes", existem vários hospitais publicos de grande qualidade. A nível de emergência pré-hospitalar, tem das melhores a nível da América do Sul, onde desde que foi criado o SAMU (equivalente ao nosso INEM), a assistência melhorou consideravelmente. Agora em pergunto-te: Achas que isso não acontece em Portugal? Experimenta tu ires para a terra do meu pai, no norte interior, onde o hospital com serviço de urgência decente fica a 70 km, os bombeiros mais próximos a 30 minutos e a viatura médica a 40 minutos, com estradas em total degradação, cheias de crateras, e curvas super estreitas? Onde ainda no outro dia fiquei a saber que as injecções não são dadas por um Enfermeiro, mas sim pelo "curandeiro" da terra, tal como acontecia à 50 anos atrás. E casos como este, há muitos mais, para além de que no interior andam ambulâncias a funcionar, com bombeiros que nem o curso básico de socorrismo têm:sh)...
Mais uma vez digo, Portugal não é só Lisboa e Porto, mas as pessoas tendem muito a se esquecer das "atrocidades" que acontece no interior do nosso país.