O caso de Nelson

Ao contrário do que alguns users mencionaram, não me parece que a resolução dos problemas passe (só) pelos professores e contínuos das escolas. O problema de mais a montante. Como pode uma criança respeitar um professor, se não lhe incutiram esse respeito e nem sequer os pais e família respeita? Da mesma forma como pode respeitar os colegas?
Alguém falava ontem na Tv a propósito deste caso e dava o próprio exemplo pessoal (com o qual me identifico), ao dizer que o pai nunca precisou de lhe bater, só de olhar para ele já ficava com medo de fazer asneiras.

A taxa de pensamento suicidio entre adolescentes sempre foi elevada. Mesmo nas faculdades a taxa de suicidio em algumas delas é consideravel. Varios por ano... Teem inclusivamente gabinete psicologico...

...

Pouco sei deste assunto mas creio que, não obstante o ideário suicida estar muito presente na adolescência, as taxas efectivas de suicícidio são muito mais baixas do que em idades mais avançadas.

Eu não comungo nada da ideia que os jovens de hoje em dia são uns "moles" que não aguentam nada. Pelo contrário, os jovens de hoje em dia estão sujeitos a pressões e stresses variados, sobretudo a pressões sociais, às quais eu por exemplo nunca estive sujeito. A supremacia da imagem sobre tudo o resto obriga a malta logo desde tenra idade a ter muito cuidado com o que veste, com o que diz, com o que faz, etc. No "meu" tempo era tudo bastante mais descontraído.
Onde eu vejo muita diferença é na exposição a que os jovens estão sujeitos hoje em dia. Há 30 anos um tipo era humilhado perante uma dezena de pessoas e a coisa não passava daí. Agora, com os telemóveis e redes sociais, em poucas horas uma humihação pode estar difundida por muitos milhares de pessoas. Isto vem funcionar como factor de enorme amplificação daquelas que outrora eram apenas pequenas ocorrências sem importância.

Seja como for, ao que parece, o miúdo tinha problemas pessoais e familiares muito para lá do bullying.

O que mais me faz confusão e que a pj nem se da ao trabalho de investigar.

Nem professores fizeram nada, que raio de sociedade doente é esta que temos ?

Ha uns meses espancaram um individuo a morte aqui na Madeira dentro de um supermercado e os seguranças a assobiar para o lado e ninguem o ajudou. Eram todos ja adultos.

O que mais me faz confusão e que a pj nem se da ao trabalho de investigar.

Nem professores fizeram nada, que raio de sociedade doente é esta que temos ?

Ha uns meses espancaram um individuo a morte aqui na Madeira dentro de um supermercado e os seguranças a assobiar para o lado e ninguem o ajudou. Eram todos ja adultos.

Sabes que dantes, se alguém malhasse num malfeitor, este metia o rabinho entre as pernas com a vergonha e o outro era um herói.

Hoje, se alguém malhar num malfeitor, arrisca-se a enfrentar a polícia, a prisão e ainda a pagar uma indemnização ao coitadinho. E se for dentro de uma escola ainda acaba despedido...

Já estive do lado do humilhado...nunca pensei em matar-me.

Não sei que nível de humilhação uma pessoa tem de passar para que tenhas tais pensamentos.

Como não era grande coisa no que toca a técnicas de combate (sendo que tinha de ser tipo bruce lee pq era sempre muitos) adoptei a técnica de gozar comigo próprio tirando assim a piada aos cromos que queriam humilhar criando o desinteresse desses acabando por ser esquecido e passavam para outro...

Só durante o 1º ciclo existia a tal porrada com amizade no fim e aí tínhamos sempre que apanhar dos professores.

1º ciclo para cima os professores já não faziam nada.

Antigamente... No meu tempo...
Em que tem vivem voçês?

Obvio que as regras do jogo mudaram, obvio que o bulling deve ser levado em conta e combatido.
Claro que hoje um professor não pode bater num miudo, mas a escola pode fazer muitas coisas, culminando com a punição maior que é a expulsão de um aluno, mas pelo meio há muita coisa. Obvio que falta muita coisa à educação nacional, com a precariedade dos professores e dos psicólogos, com a falta destes últimos, não há tmpo, nem descerenimento para actuar em muitos dos casos.
Obvio que a historio deste menino não foi só a escola, obvio que haveriam outros problemas, familiares quase de certeza, de retaguarda e de suporte.

Que se tire alguma coisa positiva deste caso pelo menos.

"No meu tempo" (há cerca de 15 anos atrás) também havia bullying, também havia porrada nos putos mais indefesos, também havia grupos de imberbes que acabaram na construção civil ou a arrumar carros nos parques de estacionamento, também havia perseguição, também havia suicídios de alguns dos putos com menos arcaboiço para aguentar tanta *****.

E também nessa altura se dizia que "no meu tempo" não havia nada disto, e batia-se de volta, e tal e coisa, e era só heróis... mas no meu tempo houve putos que se suicidaram, e hoje isso continua a acontecer, e é uma tristeza que uma criança tenha de morrer por uma coisa destas. Os putos são mesmo maus, e não é de agora nem é do facebook nem dos telemóveis, é de sempre. [s)][s)]

O que mudou foram as regras do jogo. Hoje espalha-se tudo pela internet, no nosso tempo ficava-se pela escola e acabou.
O que torna os putos de hoje mais mauzinhos, porque sabem que basta um video ou um rumor para estragar a reputação de alguém.

Mas o respeito pelos demais diminiu bastante nestes putos. Eu realmente não entendo a mudança desta geração de pais.

Pessoal que cresceu com uma disciplina e respeito mais forte, hoje são molezinhos com os filhos. Não entendo...

Tive um episódio na preparatória, em que tivemos a infeliz ideia de tirar os doces a um puto mais novo. Eramos 4 malandros contra 1.

Quando a escola comunicou á minha mãe, levei 4 doses de colher de pau no lombo por sermos 4 contra um e uma dose extra pelo acto.

Hoje em dia, os paizinhos talvez me dessem um chupa-chupa e um abraço

Quer concordem ou não... youtube, telemóveis com câmara, facebooks e outras coisas do género amplificam e incentivam a certos comportamentos.

Eu, do que me lembro... e comparando com o que observo do comportamento dos miúdos actualmente, as coisas são bem diferentes. Eu fui para a preparatória (actualmente o 5º ano) em 79/80. Havia alunos/miúdos mal comportados e arruaceiros, sim... mas não com a dimensão actual.

Hoje é algo generalizado, por todas as escolas. Na altura... porque o exemplo que posso usar é o "do meu tempo", para compara com o de hoje, se bem que isto faça confusão a alguns que escrevem "voçes", eu sou do tempo em que escrevia "vocês", mas na altura os professores tinham mais autonomia e eram bem mais respeitados. Os pais tinham mais tempo para os filhos e acompanhavam mais o seu percurso "académico".

São factores que influenciam os comportamentos, por comparação.

No meu tempo... um pai era chamado à escola e assimilava o que lhe era transmitido pelo professor e chegado a casa... reforçava o "recado" ao filho. Hoje, na generalidade... chegado à escola e ouvindo o professor, só falta pedir ao filho para o ajudar a agredir o professor. O próprio sistema se encarregou de tirar competências e responsabilidades aos professores.

Parte da minha geração perdeu-se... hoje são os país que reclamam e agridem os professores. São os que não têm tempo para os filhos e que para compensar lhes dão smartphones e lhes criam perfis no facebook.

Podem dizer o que quiserem, mas certas ferramentas nas mãos dos miúdos só servem para divulgar, incentivar situações graves.

O caso da aluna que agrediu a professora, gravado por um telemóvel, por causa de um telemóvel e colocados nas redes sociais é exemplo linear e claro disto. Como este, existem muitos mais.

O que mudou foram as regras do jogo. Hoje espalha-se tudo pela internet, no nosso tempo ficava-se pela escola e acabou.
O que torna os putos de hoje mais mauzinhos, porque sabem que basta um video ou um rumor para estragar a reputação de alguém.

Mas o respeito pelos demais diminiu bastante nestes putos. Eu realmente não entendo a mudança desta geração de pais.

Pessoal que cresceu com uma disciplina e respeito mais forte, hoje são molezinhos com os filhos. Não entendo...

Tive um episódio na preparatória, em que tivemos a infeliz ideia de tirar os doces a um puto mais novo. Eramos 4 malandros contra 1.

Quando a escola comunicou á minha mãe, levei 4 doses de colher de pau no lombo por sermos 4 contra um e uma dose extra pelo acto.

Hoje em dia, os paizinhos talvez me dessem um chupa-chupa e um abraço

Exactamente.

Sempre houve bullying é certo, mas o pessoal mais novo sempre tinha mais medo/respeito da figura de autoridade, fosse o professor ou os pais, do que tem agora. Houve uma mudança muito rápida de mentalidades nos últimos 10-15 anos, qualquer puto "faz peito" a quem quer que seja.

"Brincadeiras" capazes de destruir vidas e famílias... e a justiça nada irá fazer, como é óbvio.

Sempre houve bullying é certo, mas o pessoal mais novo sempre tinha mais medo/respeito da figura de autoridade, fosse o professor ou os pais, do que tem agora. Houve uma mudança muito rápida de mentalidades nos últimos 10-15 anos, qualquer puto "faz peito" a quem quer que seja.

"Brincadeiras" capazes de destruir vidas e famílias... e a justiça nada irá fazer, como é óbvio.

Pois, gostaria de saber o que levou os paizinhos de hoje em dia a não passarem certos principios que eles tiveram quando eram putos.

O que passou para se passar em uma dezena de anos, de os pais apoiarem o professor para agredirem o professor.

De os putos terem medo dos pais para a falta de respeito que se vê hoje em dia.

Esta gerações de pais na casa dos 30 e 40 anos tem muito que responder.

"No meu tempo" (há cerca de 15 anos atrás) também havia bullying, também havia porrada nos putos mais indefesos, também havia grupos de imberbes que acabaram na construção civil ou a arrumar carros nos parques de estacionamento, também havia perseguição, também havia suicídios de alguns dos putos com menos arcaboiço para aguentar tanta *****.

E também nessa altura se dizia que "no meu tempo" não havia nada disto, e batia-se de volta, e tal e coisa, e era só heróis... mas no meu tempo houve putos que se suicidaram, e hoje isso continua a acontecer, e é uma tristeza que uma criança tenha de morrer por uma coisa destas. Os putos são mesmo maus, e não é de agora nem é do facebook nem dos telemóveis, é de sempre. [s)][s)]

É verdade que os putos eram e continuam maus, sempre houve o cromo ou o gorda da turma ou do grupo que iam levando com gozo do pessoal. Mas muita coisa mudou, desde logo o respeito, que de geração para geração se vai perdendo (respeito ou medo se quiserem). E contra mim falo provavelmente. Mesmo o respeito entre iguais se vai perdendo. E cada vez mais o gajo (que havia sempre) que não se metia nisso e muitas vezes era o meio termo que controlava as coisas ou punha água na fervura deixa de existir.

Os telemóveis e facebook têm ajudado a degradar este estado de coisas porque ampliam negativamente cada situação, se o puto é vitima na escola, agora é vitima no telemóvel e na net, diria que 24horas por dia.

Antigamente... No meu tempo...
Em que tem vivem voçês?

Obvio que as regras do jogo mudaram, obvio que o bulling deve ser levado em conta e combatido.
Claro que hoje um professor não pode bater num miudo, mas a escola pode fazer muitas coisas, culminando com a punição maior que é a expulsão de um aluno, mas pelo meio há muita coisa. Obvio que falta muita coisa à educação nacional, com a precariedade dos professores e dos psicólogos, com a falta destes últimos, não há tmpo, nem descerenimento para actuar em muitos dos casos.
Obvio que a historio deste menino não foi só a escola, obvio que haveriam outros problemas, familiares quase de certeza, de retaguarda e de suporte.

Que se tire alguma coisa positiva deste caso pelo menos.

Parece expressão de idoso, não? Contudo, e como eu disse no meu primeiro post, as coisas mudaram muito em pouco tempo. Basta recuar simplesmente uma década (a diferença de idade de mim para o rapaz), para perceber que a nível tecnológico os meios disponibilizados eram bastante mais escassos.
Quantas redes sociais existiam em 2003? Quantos miúdos de 15 anos tinham telemóvel (ou mesmo computador)? A animação televisiva qual era? (esta última questão parece retrograda, mas ainda não estávamos numa época de vitoriososvsfracassados, entenda-se, humilhação em directo)

(...) Como pode uma criança respeitar um professor, se não lhe incutiram esse respeito e nem sequer os pais e família respeita? Da mesma forma como pode respeitar os colegas?(...)
A sociedade alterou-se de tal modo que as crianças são hiperprotegidas.

São os pais que querem ser os melhores amigos dos filhos, coisa que é altamente incompativel com ser bom pai, são as leis que passaram do 8 ao 80 e se antes até se levava com o giz e o apagador, agora é o professor que apanha com eles e ai dele se pia!

Ainda ha pouco tempo recebi por mail o link para uma crónica sobre os desenhos animados de antigamente e os de agora, que faz muito sentido enquadrar aqui:

O Rei Leão já tem 20 anos hoje em dia não seria realizado - Expresso.pt

A semana passada saquei do youtube episodios do tom sawyer e do dartacão para passar aqui em casa que já estou farto das parvoices das dras brinquedos e afins.

No tom sawyer no primeiro episodio falava-se logo de escravatura e até algum racismo muit ligeiro talvez, (subjectivo eu sei), e via-se logo o tom a apanhar reguadas valentes porque se tinha portado mal.

No dartacão ha logo um dos vilões que leva um tiro e morre simplesmente, e isso é dito muito claramente por outra personagem.

Como diz o artigo, com o qual concordo, os desenhos de hoje são todos muito limpinhos e higienizados, e nunca focam verdadeiramente o lado negativo da vida.

A grande maioria das crianças hoje em dia cresce agarrada á TV e aos computadores / tablets / smart-phones, e afastadas de sociabilização humana...

Crescem num mundo bonitinho e quase virtual, e quando são colocadas em situações "mais pesadas", é um choque que nem sabem bem como lidar com elas...

Psicológicamente as crianças de hoje estão em extremos maiores, os mais "bullys" mais fortes, e os mais fracos cada vez mais encolhidos, e retraidos.

[s)]

na minha "altura" deve ser a expressao mais dita neste topico.

epah eu fazme mais esquesitisse nao e tanto a falta de açao dos professores, eles ensinam, nao educam. proteger alunos nao e a funçao principal deles.

agora alguem tocasse num filho meu. e o deixasse "mal", eu dava cabo do(s) filh* da put* responsavel..but thats me :sh)

A sociedade alterou-se de tal modo que as crianças são hiperprotegidas.

São os pais que querem ser os melhores amigos dos filhos, coisa que é altamente incompativel com ser bom pai, são as leis que passaram do 8 ao 80 e se antes até se levava com o giz e o apagador, agora é o professor que apanha com eles e ai dele se pia!

Ainda ha pouco tempo recebi por mail o link para uma crónica sobre os desenhos animados de antigamente e os de agora, que faz muito sentido enquadrar aqui:

O Rei Leão já tem 20 anos hoje em dia não seria realizado - Expresso.pt

A semana passada saquei do youtube episodios do tom sawyer e do dartacão para passar aqui em casa que já estou farto das parvoices das dras brinquedos e afins.

No tom sawyer no primeiro episodio falava-se logo de escravatura e até algum racismo muit ligeiro talvez, (subjectivo eu sei), e via-se logo o tom a apanhar reguadas valentes porque se tinha portado mal.

No dartacão ha logo um dos vilões que leva um tiro e morre simplesmente, e isso é dito muito claramente por outra personagem.

Como diz o artigo, com o qual concordo, os desenhos de hoje são todos muito limpinhos e higienizados, e nunca focam verdadeiramente o lado negativo da vida.

A grande maioria das crianças hoje em dia cresce agarrada á TV e aos computadores / tablets / smart-phones, e afastadas de sociabilização humana...

Crescem num mundo bonitinho e quase virtual, e quando são colocadas em situações "mais pesadas", é um choque que nem sabem bem como lidar com elas...

Psicológicamente as crianças de hoje estão em extremos maiores, os mais "bullys" mais fortes, e os mais fracos cada vez mais encolhidos, e retraidos.

[s)]

Excelente exemplo! Li essa crónica há umas semanas e de facto enquadra-se perfeitamente aqui. [;)]

A maioria das crianças cresce a olhar para a tv... e a ver novelas, "Morangos com Açúcar" e Reality Shows estupidificantes. Aliás... estes Reality Shows tão em voga glorificam a estupidez, a ignorância e a violência, tanto verbal como física.

A culpa, essa fica para os pais, que se demitem de educar os filhos com valores cívicos e válidos para a vida em sociedade. Ou os esqueceram, ou desistiram de os ter como referência.

O que sobra do que assimilam na tv... acaba por se reflectir em episódios destes e que se prolongarão pela sua vida fora. Claro que isto é apenas um factor dos vários que contribuem para tal.

Voltar
Superior