A sociedade alterou-se de tal modo que as crianças são hiperprotegidas.
São os pais que querem ser os melhores amigos dos filhos, coisa que é altamente incompativel com ser bom pai, são as leis que passaram do 8 ao 80 e se antes até se levava com o giz e o apagador, agora é o professor que apanha com eles e ai dele se pia!
Ainda ha pouco tempo recebi por mail o link para uma crónica sobre os desenhos animados de antigamente e os de agora, que faz muito sentido enquadrar aqui:
O Rei Leão já tem 20 anos hoje em dia não seria realizado - Expresso.pt
A semana passada saquei do youtube episodios do tom sawyer e do dartacão para passar aqui em casa que já estou farto das parvoices das dras brinquedos e afins.
No tom sawyer no primeiro episodio falava-se logo de escravatura e até algum racismo muit ligeiro talvez, (subjectivo eu sei), e via-se logo o tom a apanhar reguadas valentes porque se tinha portado mal.
No dartacão ha logo um dos vilões que leva um tiro e morre simplesmente, e isso é dito muito claramente por outra personagem.
Como diz o artigo, com o qual concordo, os desenhos de hoje são todos muito limpinhos e higienizados, e nunca focam verdadeiramente o lado negativo da vida.
A grande maioria das crianças hoje em dia cresce agarrada á TV e aos computadores / tablets / smart-phones, e afastadas de sociabilização humana...
Crescem num mundo bonitinho e quase virtual, e quando são colocadas em situações "mais pesadas", é um choque que nem sabem bem como lidar com elas...
Psicológicamente as crianças de hoje estão em extremos maiores, os mais "bullys" mais fortes, e os mais fracos cada vez mais encolhidos, e retraidos.
[s)]