O caso de Nelson

Nélson Antunes morreu no passado fim de semana.

Era aluno na escola EB 2,3 de Palmeira. Terá deixado duas cartas, que já estão na posse das autoridades.

Escola ignora tortura a aluno que se suicidou.

Há relatos de que Nelson terá sido despido pelos amigos, no meio do recreio daquela escola de Braga. Alguns testemunhos dão conta de que o jovem terá pensado em desistir de viver. A intenção de se suicidar terá sido revelada.

O Ministério Pública de Braga não determinou qualquer tipo de investigação criminal e a Polícia Judiciária nem sequer foi chamada sábado à noite ao local do suicídio, que foi cometido na sua residência, na rua do Castro, em Adaúfe, nos arredores de Braga, a freguesia onde residia o rapaz, Nélson Antunes, de 15 anos, aluno da EB 2+3 de Palmeira.

No meu tempo....havia pedradas e porrada com fartura, agora vêm com a cena do bulling ou lá como lhe chamam :sh)

Um miudo de 15 anos na minha altura sabia defender-se. Será que isto é culpa da tecnologia em que os miudos hoje em dia não se sabem defender?

No meu tempo....havia pedradas e porrada com fartura, agora vêm com a cena do bulling ou lá como lhe chamam :sh)

Um miudo de 15 anos na minha altura sabia defender-se. Será que isto é culpa da tecnologia em que os miudos hoje em dia não se sabem defender?

Parece-me que hoje em dia as coisas são diferentes, como dizes antes era à pedrada e tu respondias com outra pedra!
Hoje as coisa acho são mais psicológicas do que propriamente porrada, os putos de hoje nem andar à porrada devem saber andar, lutam pelo facebook ou por mensagens ou algo do género!

Neste caso acho que há sempre algo mais que o bulling para chegar a uma situação destas.

Tal como o Officer disse, no nosso tempo existia, pior ou não existia e era dada menos atenção. Contudo os tempos mudaram e muito rápido. Acredito que hoje esta problemática tenha de ser combatida mais severamente, se pensarmos que uma criança remotamente pode continuar a ser vitima de violência pelos colegas (hoje regista-se com os telemóveis, difunde-se na Internet). Não vão muitos anos, esta violência não passava muito para lá dos portões das escolas, mas com as tecnologias de informação as regras mudaram e, acredito, a carga psicológica acentuou-se.

Sim, juntam-se um grupo de 7 ou 8 contra um miudo de 15 anos e ele deve defender-se á vontade, é perfeitamente normal...
Não deve ser nada agradável ficar despido no meio do pátio da escola e passar a ser o "bobo da corte" na escola, estas coisas de certeza que afectam traumatizam qualquer um.

No meu tempo além disso também haviam professores e continuos que podiam "dar correctivos" quando necessário...

Hoje em dia os putos são intocáveis e as coisas escalam...

No meu tempo além disso também haviam professores e continuos que podiam "dar correctivos" quando necessário...

Ora aí está...

No meu tempo também era assim e quando necessário resolvia-se à pancada...mas nem toda a gente se sabia defender!![;)]

Sim, juntam-se um grupo de 7 ou 8 contra um miudo de 15 anos e ele deve defender-se á vontade, é perfeitamente normal...
Não deve ser nada agradável ficar despido no meio do pátio da escola e passar a ser o "bobo da corte" na escola, estas coisas de certeza que afectam traumatizam qualquer um.

Nada que um pau ou calhaus não resolvam, se antigamente assim o era, hoje deixou de ser porquê?

Palavras sábias! Isto é o que falta hoje em dia, antigamente um professor dava um puxão de orelhas, reguada, palmada ao aluno e ai do aluno que fosse chorar para casa que ainda levava mais. Hoje em dia o professor toca numa criança, ela vai chorar para casa e a seguir está lá a familia toda para lhe bater ao estilo cigano. [8b]

Já foi mencionado, mas... hoje em dia as coisas são um pouco diferentes.

Há mais factores em jogo, desde logo, o que dantes ficava e circulava dentro de um grupo restrito, hoje circula na net... em boato, em descrição e em vídeo.

O impacto que isso tem é muito diferente do impacto e consequências do que nós enfrentávamos em miúdos.

A vida era diferente... os pais tinham mais tempo para os filhos e todos respeitavam mais os professores, sendo que os mesmos tinham mais autoridade. Logo ai havia um controlo mais eficaz e mais rápido das coisas. O mal era cortado pela raiz, em muitos casos.

Sinais de uma sociedade doente...

Consequências de só vermos as coisas com os cinco sentidos.
A sociedade debate-se apenas contra a violência física, esquecendo-se que uma ofensa pode doer mais do que um estalo.

Lamentável.

Os tempo mudam e as crianças de hoje em dia parecem indefesas e frágeis emocionalmente, é triste um jovem tão novo tirar a sua vida, no meu tempo como já disseram havia os mesmos problemas na escola, nos intervalos, mas o engraçado é que no dia a seguir já eramos todos amigos, não havia aquela maldade.

Uma humilhação pública é uma humilhação pública seja perpetuada hoje, seja feita nos “nossos tempos”. Rebaixar e deprezar publicamente vidas humanas é submete-las à sua pior condição, da forma mais cobarde possivel – não há direito a resposta, pois aproveita-se da submissão da vítima e da exaltação da assistência. Enquanto não se eliminar definitivamente qualquer tipo de actos desta natureza dos nossos estabelicimentos de ensino, iremos continuar a assistir a homicídios involuntários em várias vertentes: morre-se (se não fisicamente, aos poucos) por vergonha da humilhação e pela revolta da injustiça, morre-se enrolado numa onda durante o planeamento do ritual, ... Para quê?

E só a vitima é que consegue usar paus e calhaus, os agressores não?!

Lembro-me de uma vez ter apanhado de 5 pois eu estava sozinho, no entanto não descansei enquanto não os apanhei um a um sozinhos e dei-lhes a mesma moeda.

Mas acho que hoje em dia é mais o que os outros estão a referir, é a humilhação na internet que se torna importante para eles.

Situação revoltante.

Nem todos os miúdos têm capacidade e arcaboiço para lidar com situações de humilhações, e isso sempre assim foi, não é coisa de agora.
Tenho muita pena desta criança, que não deixava de ser uma criança, mas não percebo como é que pais, professores, auxiliares de acção educativa não tenham tido a mínima desconfiança que algo se estava a passar. Não deve ter sido por uma situação isolada, esta criança já devia sofrer há muito.

[s)]

A taxa de pensamento suicidio entre adolescentes sempre foi elevada. Mesmo nas faculdades a taxa de suicidio em algumas delas é consideravel. Varios por ano... Teem inclusivamente gabinete psicologico...

A unica diferença é que hoje em dia os meios de comunicacao social e redes sociais permitem criar mais destaque a estes acontecimentos. Nao creio que tenha mudado

Quanto à questao de porrada e antes as pessoas sabiam defender-se... Acho que nao é por aí... A adolescencia é dura. Eu como varios na adolescencia cheguei tambem a ter pensamentos mais desagradaveis e nao era por saber defender-me ou andar à porrada pq ate eram bom nisso. Na adolescencia ate as raparigas quando nos querem e nao podem começam logo a tentar humilhar (muitas delas). O que nao podem ter é para ser desconsiderado e humilhado :) . De escola para escola a cultura media das pessoas e alunos muda imenso. A cabeça de um adolescente nao esta "feita" e nao esta completado o desenvolvimento cerebral. E é por azar umas das fazes mais duras em termos de relacionamentos e amizades...

Última edição:
Lembro-me de uma vez ter apanhado de 5 pois eu estava sozinho, no entanto não descansei enquanto não os apanhei um a um sozinhos e dei-lhes a mesma moeda.

Mas acho que hoje em dia é mais o que os outros estão a referir, é a humilhação na internet que se torna importante para eles.

Toda e qq himilhacao psicologica é mais dura. E a internet é perfeita para isso... Acho ate q as raparigas nisso sao norma piores. Levar porrada e dar acho que é mais facil gerir em termos emocionais.

Voltar
Superior