Obtuso
Well-known member
Tá bom. Eu pelo menos nunca vi um brasileiro pobre de fato no exterior. Os meus parentes que saíram do Brasil são de classe media alta. Ganham um salário alto. Olha os brasileiros no exterior no YouTube. Tudo pálido, filhinho de papai. Eu digo em outros países europeus. Não tem um preto nem marrom escuro. 80% classe media alta. A pobreza dos nossos países piora o quadro é claro. É óbvio que piora. Não estou negando isso. Mas eu nunca vi um brasileiro caquético no exterior. Nem em fotos nem em videos. Mas é um principalmente um fator cultural. Usar o caminho mais fácil. Não só pela pobreza mas pelo comodismo. É muito mais fácil eu me prostituir para comprar um iPhone do que trabalhar 2 3 anos juntando. Ou dar golpe em um trouxa. Uma situação hipotética claro. Muitas poderiam estudar, tentar um visto de outra forma. Elas preferem o mais fácil o golpe. Isso é um padrão cultural também. Trocentas mulheres de vários países da América Latina fazem isso. Existe um padrão turboyoda. É inegável. Resumindo fator pobreza + mulheres folgadas que não querem trabalhar. Nem se oferecer serviço na Europa querem.
Aqui em Portugal existem muitos "motoboys" brasileiros. E também em diversas profissões diferenciadas. Não são apenas os que têm dinheiro que viajam para Portugal.
E qualquer pessoa que queira trabalhar, seja responsável, assíduo, cumpra os seus compromissos, conseguirá safar-se, mesmo em empregos que pagam pouco (para os padrões de cá). Vivendo num quarto ou partilhando casa, conseguem poupar centenas de euros por mês, o equivalente a um, dois ou três salários mínimos do brasil.