Norauto - A burla

Não desconverses. Lá que não queiras responder a certas perguntas porque invalidam aquilo que tu achas que está correcto, é uma coisa. Agora, teimares que tu é que tens razão, quando toda a gente afirma o contrário, já é teimosia a roçar a idiotice. Não soubeste interpretar gramaticalmente a promoção da Norauto. Não queres dar o braço a torcer para não passares por parvo. Isso é problema teu. Agora não tentes é fazer dos outros parvos também.

Responder de forma mais directa só se te fizer um desenho. Se tens problemas de interpretacao é problema teu. Se quiseres posso-te escrever respostas à Norauto, tipo frases de 5 palavras pode ser mais facil pra entenderes.

Última edição:
Não acho que tenhas razão.
É o típico "buy one, get another half price", traduzido em português. A frase parece-me clara.

"Michelin 50% de desconto na compra do 2º pneu"

Ao ler esta msg consegue-se perceber que o desconto só é efectuado no segundo pneu e não nos dois.

Eu também não sei onde está a burla.Ao dizerem que o desconto é na compra do 2º pneu,estão desde aí a mostrar a independência do acto.Separam a compra de um pneu da compra de 2...Problemas de interpretação...

Basicamente o que tás a dizer é que percebeste a frase de uma maneira, todas as outras pessoas percebem o que a Norauto quer realmente dizer com a publicidade, ainda assim tu tás certo, e os outros errados...

Tudo bem, palmas para ti!

Já quando dizes que quando compras dois produtos iguais, tás na realidade a comprar um conjunto, tás mais uma vez a fazer uma interpretação abusiva. Os produtos, neste caso os pneus, têm um preço individual tabelado, quando compras dois, somas o preço individual de cada e depois tens o preço total da tua compra. Como a Norauto bem diz, tens 50% de desconto na compra do 2º pneu. É tão simples quanto isso, mas tudo bem, mais umas vez, tu tás certo e os outros errados...

Compreendo perfeitamente que possas ter interpretado de outra forma...mas para mim é bem claro que o desconto é apenas sobre o 2º pneu.

"Michelin - 50% de desconto na compra do 2º pneu" é diferente de "Michelin - 50% de desconto na compra de dois pneus". É evidente!

Apesar de achar que o português empregue pode levar a outras interpretações, há que ver uma coisa.

Se, como interpretaste, na compra do 2º pneu terias desconto de 50% no conjunto isso equivaleria a dizer que ficavas com o mesmo preço de 1 caso comprasses 2. Ou seja, ninguém no seu perfeito juizo compraria só um pois estaria a levar menos produto pelo mesmo preço.
Ou seja, seria uma campanha que não teria razão de ser.

Por vezes é preciso pensar um pouco para além do óbvio.

É claro que a campanha é bastante enganadora. Ninguém, em circunstâncias normais, compraria só um pneu. E sob este ponto de vista, por si, a campanha também não tem razão de ser... Mas cabe a nós, consumidores, ter descernimento para separar o que é válido ou não.

Eu fui à norauto há duas semanas e vi lá isso.
O que pensei foi, compro dois pneus e o segundo tem um desconto de 50%, ou seja irei pagar 1 pneu e meio.
Não que iria pagar um pneu, pois fariam 50% de desconto sobre o conjunto.

Claro que era mais fácil colocar "desconto de 25% na compra de dois pneus", cabe-nos a nós consumidores "abrir bem a pestana" e estar atentos a estes jogos de palavras.
Não chamo a isto publicidade enganosa, talvez uma forma de jogar com as palavras para apanhar os mais distraidos.

Tendo em conta a situação, o título do tópico é um bocado forte...

A publicidade é muito clara, na minha opinião.

É semelhante a tantas outras que andam por aí.

Não é enganadora, mas claro que convém saber interpretar o português, coisa em que este povo dá mostras todos os dias ter alguma dificuldade...

Olha tanta gente com problemas de interpretação, só tu é que estás certo. Vai lá então à Norauto buscar o 2º pneu de graça.

Basta-me isto

Desconto de 50% na compra do segundo pneu é falacioso, simplesmente porque não se fazem duas compras de pneus individualmente. Não se vai lá e paga-se um, e logo a seguir paga-se novamente, e em separado, o outro. Ambos são comprados ao mesmo tempo.
Se o objectivo fosse outro que não enganar, escreveriam "desconto de 25% na compra de dois pneus".

De ti só quero saber como é que compras um 2º pneu sem comprares 2 no minimo, visto q disseste q o 1º nao tinha qq relacao com o 2º. Até lá n quero conversas ctgo

Já que te gabas de frequentares com assiduidade o supermercado, ao contrário de todos nós que nunca lá pusemos os pés, responde-me a esta questão:

quando vais pagar as tuas compras na caixa do supermercado, a pessoa que está do outro lado da caixa passa os produtos todos de uma vez só ou passa um por um?

Ainda não conseguiste perceber como compras o segundo sem ser comprar 2?Compras um,pagas.Compras outro,pagas outro!O que compraste depois não é o 2º?

citroen_c5_2 na tua prespectiva limitada ou é uma opcao ou é a outra. No mundo real fazem ambas as coisas qdo ha mais que um produto. Se tiver 4 garrafoes de azeite passa 1 e multiplica por 4 na maquina. :)

jccgold num mundo em que vivemos, onde ninguém dá nada a ninguém, foi ingenuidade da tua parte acreditares na frase da forma como o fizeste.

Já tenho ouvido a publicidade e devo dizer que percebi da forma como aparentemente todos os outros perceberam: 50% de desconto apenas e só no preço do 2º pneu (ou 25% nos dois pneus, porque neste caso o resultado é o mesmo).

Agora o mais grave para mim, e acreditando nas tuas palavras, é que ligaste para lá para tentares perceber melhor a promoção, e quem te atendeu considerou certa a tua interpretação! Isto é que é grave, e devias ter indicado na reclamação o nome de quem te disse isso.

Claro que o mais simples para todos e evitava (penso eu) más interpretações era a publicidade referir 25% de desconto no preço de compra de dois pneus. Mas é a tal história, 50% soa melhor do que 25%...
No fundo, é igual à política de preços 99,99€ em vez de 100,00€. [8b]

Só soa melhor se der a ideia que sao 50%. A questao aqui nao é qual opcao parece mais obvia, a questao é se as duas sao possiveis.

Se me perguntares se podia ser ainda mais explícita a publicidade, eu respondo que sim. A tal história dos 50% vs 25%.

Se me perguntares se a tua interpretação está correcta, eu respondo que não, e explico-te porquê:

50% de desconto NA compra do 2º pneu

Na: Contracção da preposição em com o artigo definido a
Em: Preposição que indica o lugar (entre outras).

No fundo, a culpa é da gramática [;)]

Última edição:
A semântica opõe-se com frequência à sintaxe, caso em que a primeira se ocupa do que algo significa, enquanto a segunda se debruça sobre as estruturas ou padrões formais do modo como esse algo é expresso.

Depois de lerem isto, acham que na frase da norauto existe um conflito entre a semântica e sintaxe ou não?

Se soubesses fazer contas percebias logo a frase. Mas então qual era o objectivo de fazer 50% de desconto nos dois? Ficariam pelo preço de um só. Para isso diziam pague 1 leve 2 ou então compre 1 e e oferecemos o segundo. Não faz o mínimo sentido a forma como interpretas a frase

A frase tem duas interpretações.

E eu acho que o autor tem razão...

A razão é simples. Eles associam o desconto à compra, não ao 2º pneu. E como se tem de comprar o segundo tem de haver um primeiro ([:D]), pode-se interpretar que o desconto se refere aos dois pneus.

A diferença está no objecto de desconto:

- "50% de desconto na compra do 2º pneu"

Deveria estar assim:

- " 50% de desconto no 2º pneu "

Cumps

Última edição:
Ainda não conseguiste perceber como compras o segundo sem ser comprar 2?Compras um,pagas.Compras outro,pagas outro!O que compraste depois não é o 2º?

Citei-me a mim próprio porque há pessoal que não sabe comprar o 2º pneu sem comprar 2...Respondam-me a uma pergunta se faz favor.Quantos carros compraram até hoje?Um porque compram sempre um de cada vez?Ou já é o vosso 2º,3º,4º...

Como é possível ser o vosso 2º,3º,4º...se de cada vez nunca compram mais que um?:confused:

Citei-me a mim próprio porque há pessoal que não sabe comprar o 2º pneu sem comprar 2...Respondam-me a uma pergunta se faz favor.Quantos carros compraram até hoje?Um porque compram sempre um de cada vez?Ou já é o vosso 2º,3º,4º...

Como é possível ser o vosso 2º,3º,4º...se de cada vez nunca compram mais que um?:confused:

tás louco?:confused:

Completamente non-sense

Então se fores ao Modelo comprar cervejas, se pagares uma de cada vez, podes dizer à Maria que só compraste uma?

Última edição:
tás louco?:confused:

Completamente non-sense

Então se fores ao Modelo comprar cervejas, se pagares uma de cada vez, podes dizer à Maria que só compraste uma?

Mas é mesmo isso que eu disse,é o que digo,problemas de interpretação.É só aplicar esse raciocínio a este caso dos pneus...

Última edição:
Voltar
Superior