Norauto - A burla

Ok. Explica-me em qual mundo Zen consegues comprar um 2º pneu, comprando menos de 2 pneus se achas que uma coisa nao implica a outra?
DAGC lê a frase assim. Quando compras o 2º pneu, tens um desconto de 50%. Por ex, quando uma farmácia compra um lote de 1000 comprimidos. Na compra do 1000º comprimido, há um desconto de 5%. Estas-me a dizer que é óbvio que os 5% só incidem no 1000º comprimido e nao nos outros todos? Porque eu acabei de dizer uma frase igual à da Norauto "Desconto de 5% na compra do 1000º comprimido"

Última edição:
A minha interpretacao da frase é muito simples e a correcta "Michelin 50% desconto na compra do 2º pneu" = "Michelin oferece 50% de desconto quando se compre 2 pneus duma só vez".

Basicamente o que tás a dizer é que percebeste a frase de uma maneira, todas as outras pessoas percebem o que a Norauto quer realmente dizer com a publicidade, ainda assim tu tás certo, e os outros errados...

Tudo bem, palmas para ti!

Já quando dizes que quando compras dois produtos iguais, tás na realidade a comprar um conjunto, tás mais uma vez a fazer uma interpretação abusiva. Os produtos, neste caso os pneus, têm um preço individual tabelado, quando compras dois, somas o preço individual de cada e depois tens o preço total da tua compra. Como a Norauto bem diz, tens 50% de desconto na compra do 2º pneu. É tão simples quanto isso, mas tudo bem, mais umas vez, tu tás certo e os outros errados...

tens 50% de desconto na compra do 2º pneu. É tão simples quanto isso,...

50% de desconto no acto da compra. Que acto de compra o que engloba isso? Aquele em que se compram 2 pneus. Nao há direito a qualquer desconto em compras individuais só em conjunto isto nem sequer tem hipotese de discussao, todos excepto o mELIANTE já perceberam que o desconto incide sobre 1 conjunto. Vê o exemplo dos comprimidos

Por ex, quando uma farmácia compra um lote de 1000 comprimidos. Na compra do 1000º comprimido, há um desconto de 5%. Estas-me a dizer que é óbvio que os 5% só incidem no 1000º comprimido e nao nos outros todos? Porque eu acabei de dizer uma frase igual à da Norauto "Desconto de 5% na compra do 1000º comprimido"

Última edição:
Os comprimidos são vendidos em pack! o preço do produto que tás a comprar é o da embalagem de comprimidos e não de um comprimido individual. É um péssimo exemplo! Os pneus, já disse, têm o preço individual tabelado para o cliente. O que a Norauto diz aos clientes é: Se quiser comprar dois, nós tiramos 50% do preço do segundo pneu! Não compliques aquilo que é simples!

Sabia-te bem pagar dois pneus pelo preço de um! Em tempos de crise, sabia bem a todos, agora não vale a pena forçares uma interpretação abusiva de tua parte. O problema é que lá no fundo convenceste-te de tal forma que a TUA interpretação é que está certa que já não vês outra coisa!

Tiveste de nao responder à questao dos comprimidos, eu se fiz um exemplo teórico até podia usar ETs como exemplo. Que é que isso interessa? E nao consegues fazer uma frase similar à da Norauto como se diria em matematica com 3 tracinhos, que mostre a tua versao. Quem nao consegue responder às perguntas é que devia fazer uma introspecao q pode nao ter razao.
Meu caro o óleo da BP ta a 50% de desconto, 50% de desconto ha em muita coisa.

Última edição:
Epah... desisto! Vai lá comprar os dois pneus pelo preço de um e depois avisa a malta para lá irmos todos meter sapatos novos nos carros!

Be happy!

Errado. Quando compras um conjunto de 2 coisas, nao compras 2 conjuntos diferentes. Compras 1 conjunto. Se fores à Norauto dizer q compraste 1 pneu no dia anterior e vais comprar outro e queres o desconto nesse mandam-te às favas.
A minha interpretacao da frase é muito simples e a correcta "Michelin 50% desconto na compra do 2º pneu" = "Michelin oferece 50% de desconto quando se compre 2 pneus duma só vez". Comprar um 2º pneu implica que se compre um 1º logo sao 2.

"Michelin - 50% de desconto na compra do 2º pneu" é diferente de "Michelin - 50% de desconto na compra de dois pneus". É evidente!

"Michelin - 50% de desconto na compra do 2º pneu" é diferente de "Michelin - 50% de desconto na compra de dois pneus". É evidente!

Continuo a dizer alguém que me explique como se compra um 2º pneu sem comprar 2 no minimo. É porque sou idiota demais para entender como se faz isso.
Se estivesse escrito num relatorio "5% desconto na compra do 10000º comprimido" já toda a gente achava óbvio q era um desconto de quantidade para todos os comprimidos.
Estamos a ir lá por intuicao e nao por lingua portuguesa. Nao pode ser

Última edição:
Continuo a dizer alguém que me explique como se compra um 2º pneu sem comprar 2 no minimo. É porque sou idiota demais para entender como se faz isso.
Se estivesse escrito num relatorio "5% desconto na compra do 10000º comprimido" já toda a gente achava óbvio q era um desconto de quantidade para todos os comprimidos.

Eu estou a ir pela língua Portuguesa e, como já disse, estou farto de ver esse outdoor e a interpretação nunca me deixou duvidas, ao comprar dois pneus tens 50% de desconto no segundo. Aliás, este tipo de promoção é muito comum, não só, mas tambem nesta actividade.

"Michelin - 50% de desconto na compra do 2º pneu" é claro como água.

Apesar de achar que o português empregue pode levar a outras interpretações, há que ver uma coisa.

Se, como interpretaste, na compra do 2º pneu terias desconto de 50% no conjunto isso equivaleria a dizer que ficavas com o mesmo preço de 1 caso comprasses 2. Ou seja, ninguém no seu perfeito juizo compraria só um pois estaria a levar menos produto pelo mesmo preço.
Ou seja, seria uma campanha que não teria razão de ser.

Por vezes é preciso pensar um pouco para além do óbvio.

É claro que a campanha é bastante enganadora. Ninguém, em circunstâncias normais, compraria só um pneu. E sob este ponto de vista, por si, a campanha também não tem razão de ser... Mas cabe a nós, consumidores, ter descernimento para separar o que é válido ou não.

na compra do 2º pneu" é claro como água.

O q está escrito é "No" acto da compra nao é "no" 2º pneu. A compra do 2º pneu implica a compra de 2 pneus e é só isto q significa, por mais voltas q dês ao texto é assim.

Ou seja, ninguém no seu perfeito juizo compraria só um pois estaria a levar menos produto pelo mesmo preço...Ninguém, em circunstâncias normais, compraria só um pneu

Sim. E isso impediu as campanhas de pague 3 leve 4? Ninguem no seu perfeito juizo levaria só 3. Os pneus trocam-se no minimo aos pares, por isso n deixaria de fazer sentido inviabilizar levar um nº impar de pneus.

Última edição:
Não me importo que digam que sou tolinho ou que só eu é que vejo o que quase ninguém vê, porque muitas assim o é.
Não quero crer que aqui, com pessoas tão inteligentes, só o jccgold é que veja o que mais ninguém vê: há de facto publicidade enganosa.

Eu interpreto exactamente da mesma forma que ele.

Desconto de 50% na compra do segundo pneu é falacioso, simplesmente porque não se fazem duas compras de pneus individualmente. Não se vai lá e paga-se um, e logo a seguir paga-se novamente, e em separado, o outro. Ambos são comprados ao mesmo tempo.
Se o objectivo fosse outro que não enganar, escreveriam "desconto de 25% na compra de dois pneus".

jccgold estou contigo. Fizeste muito bem em reclamar. Só não compreendo é porque é que só nós é que vemos assim.

O q está escrito é "No" acto da compra nao é "no" 2º pneu. A compra do 2º pneu implica a compra de 2 pneus e é só isto q significa, por mais voltas q dês ao texto é assim.

Parece que tu é que estás a ir pela intuição e não pela língua Portuguesa. "Na compra do 2º pneu" quer dizer isso mesmo e não "no acto global da compra" como entendes.

Eu fui à norauto há duas semanas e vi lá isso.
O que pensei foi, compro dois pneus e o segundo tem um desconto de 50%, ou seja irei pagar 1 pneu e meio.
Não que iria pagar um pneu, pois fariam 50% de desconto sobre o conjunto.

Não me importo que digam que sou tolinho ou que só eu é que vejo o que quase ninguém vê, porque muitas assim o é.
Não quero crer que aqui, com pessoas tão inteligentes, só o jccgold é que veja o que mais ninguém vê: há de facto publicidade enganosa.

Eu interpreto exactamente da mesma forma que ele.

Desconto de 50% na compra do segundo pneu é falacioso, simplesmente porque não se fazem duas compras de pneus individualmente. Não se vai lá e paga-se um, e logo a seguir paga-se novamente, e em separado, o outro. Ambos são comprados ao mesmo tempo.
Se o objectivo fosse outro que não enganar, escreveriam "desconto de 25% na compra de dois pneus".

jccgold estou contigo. Fizeste muito bem em reclamar. Só não compreendo é porque é que só nós é que vemos assim.
Eu não digo que o jccgold não tem razão. O texto é enganador, mas a Norauto tem por onde se defender. Ele fez bem em reclamar. Mas a melhor reclamação que teria feito seria, para além da escrita, ter virado as costas e ir a outro sitio. Não sei se foi isto que o jccgold... se não, era o que deveria ter feito.

Cabe a nós fazer entender às "Norautos" que percebemos que nos estão a tentar enganar...

Voltar
Superior