Test-drive 1.5 dci
Test-drive 1.5 dci
Como estou em processo de compra, lá fui experimentar o Juke.
A primeira reacção foi chegar ao stand, olhar para o carro, não gostar e vir embora! Assim fiz.
De tarde e mais calmo lá fui novamente ao stand mirar deixei entranhar o seu aspecto e testei o bicho.
Fiz umas simulações, uns preços bestiais, fica por cerca de 24000€ a versão de topo. Tem tudo e mais um par de botas, menos o xénon, que nem em opção existe! Enfim, incompreensível!
Por fora é o que se sabe. Com as entranhas do clio, umas esticadelas e levantadelas, uns faróis traseiros à 350z, um perfil de coupe, uma frente que não lembra ao diabo e temos um carrito fora do normal!
A carroçaria denota alguns pormenores/acabamentos menos cuidados, como um botão nojento no puxador dianteiro, algumas mal alinhadas secções etc.. coisas mínimas mas que existem!
Por dentro, o interior é bem montado, os estofos em alcântara jeitosos, os gadjets imensos! A falta do apoio de braço (opção) e só o vidro do condutor ser automático, por exemplo, demonstram o segmento e posicionamento do carro! Os plásticos são do tipo duro mas resistente, à excepção da coluna central pintada e que parece facilmente deteriorável. Lá dentro parece que estamos a conduzir um carro grande!! A mala é simbólica
]
Start-stop e a traineira faz-se ouvir! O pequeno bólide não consegue esconder a falta de polimento do dci. O barulho em ponto morto é irritante e as vibrações também são notórias! Foi o primeiro grande revés!
O volante com boa pega e a caixa muito precisa e bem escalonada são dois pontos fortes do carrito!
Engrena-se a 1ª, muito curta, e depois é sempre a trocar! Sempre é uma força de expressão porque este dci FAP com 110 e 6v pareceu-me mais amorfo que o meu dci 100 de 5vl montando no Mégane II. A unidade já tinha 3000km, mas ainda assim muito pouco, e portanto não tiro conclusões precipitadas.
A posição de condução é muito boa (algo direita para quem gosta de mais sport) e a visibilidade é razoável fruto da altura do carro já que para trás não se vê grande coisa, safam-se os retrovisores, enormes!
Em andamentos mais fortes, o carro não me deu confiança nenhuma. Nem como pendura nem como condutor! Filtra bem as irregularidades da estrada a velocidades reduzidas mas quando a velocidade sobe e o piso não ajuda, o carro solavança como se não houvesse amanhã! Em via rápida e a cerca de 120khm digo-vos que o carro me desiludiu bastante. A distância ao solo penaliza-o muito! Na cidade sente-se bem, curva bem, faz rotundas com alegria e os gadjets ajudam a passar tempo nas filas!
Em suma: É um belo carro para o preço que pedem! É um carro para cidade ou trajectos mistos e com pouca AE pois não está de maneira nenhuma minimamente traçado para isso! A qualidade interior está ao nível do que melhor se faz no segmento (excluo o A1) e apenas é penalizado pela pouca agradabilidade de alguns materiais! O equipamento de série é excelente! Está a vender, pelo que vi, que nem pãezinhos quentes.
Parece que a Nissan encontrou mais uma Galinha dos ovos de Ouro.
Os vendedores da Brinca e Morais de Coimbra são 5 estrelas!
É uma opção a ter em conta neste segmento! aconselho, pelo menos, todos a irem experimentar.