Multa - Devolução de caução

MrsX

New member
No final deste mês faz 2 anos que fui multada. Na altura, como não paguei de imediato, apreenderam-me os documentos. Posteriormente paguei o valor da multa mas "recorri", solicitando apresentação dos meios de prova, com a indicação de que o valor pago constituía caução até decisão final.

Uma vez que o prazo para que o processo prescreva está a terminar não faço ideia do que se vai passar a seguir... Caso o processo efectivamente prescreva é-me devolvido o dinheiro sem grande dificuldade ou é necessário ser eu a fazer uma exposição a solicitar a devolução?

Alguém passou por situação semelhante ou sabe como se processa?

Com o nosso Estado já sabes como é, para pagar é logo na hora mas para receber é no dia de São Nunca á tarde [8b]

Cambada de chulos.[8b]

Com o nosso Estado já sabes como é, para pagar é logo na hora mas para receber é no dia de São Nunca á tarde [8b]

Cambada de chulos.[8b]
Olha que nem sempre [;)]!!

Por acaso, ainda há pouco tempo estive numa situação em que estava à espera de receber do estado uma boa maquia, onde o outro interveniente era uma instituição privada e a situação demorou um mês a ser avaliada pelo estado e a ser-me devolvido o dinheiro enquanto que, se fosse pela instituição, nem sequer teria metido o processo junto do estado e ficava a arder com umas boas milenas. E ainda estive mais de 2 meses à espera de documentação e mais de um ano a ouvir "não tem direito a nada".

Mas depois de teres recorrido já entraram em contacto contigo ou ainda estás à espera?

Excesso de velocidade?

Sim, excesso de velocidade.

Nunca entraram em contacto comigo depois de ter recorrido. O processo consta como "pendente".

(não te lembres agora de mexer pauzinhos para o processo andar, hein!!!)

Num mundo ideal esse dinheiro deveria ser-te devolvido automaticamente, iso é, sem necessidade de qualquer intervenção da tua parte...

Contudo, o que aconselho é que escrevas uma carta a alertar as autoridades para a prescrição e correspondente entrega do montante entregue a título de caução.

Na carta convém indicar número de processo, cópia do auto, cópia da entrega do dinheiro e enumeração sumária dos factos que determinam prescrição.

Convém ainda indicares uma morada para a qual eles possam enviar o dinheiro e/ou um N.I.B. para onde eles possam fazer a trasnferência.

Para além disso, eu contactá-los-ia por telefone...

Boa sorte para resolução dessa questão e um óptimo ano

No final deste mês faz 2 anos que fui multada. Na altura, como não paguei de imediato, apreenderam-me os documentos. Posteriormente paguei o valor da multa mas "recorri", solicitando apresentação dos meios de prova, com a indicação de que o valor pago constituía caução até decisão final.

Uma vez que o prazo para que o processo prescreva está a terminar não faço ideia do que se vai passar a seguir... Caso o processo efectivamente prescreva é-me devolvido o dinheiro sem grande dificuldade ou é necessário ser eu a fazer uma exposição a solicitar a devolução?

Alguém passou por situação semelhante ou sabe como se processa?
Mas nao percebi uma coisa...

Se pagaste a multa e foste recorrer depois porque? o policia que te multou estava errado e tu nao vinhas em excesso de velocidade? ou qual o motivo?

ahh afinal és uma acelera...[:cool:]

Nunca me armei em santa! [;)]
Num mundo ideal esse dinheiro deveria ser-te devolvido automaticamente, iso é, sem necessidade de qualquer intervenção da tua parte...

Contudo, o que aconselho é que escrevas uma carta a alertar as autoridades para a prescrição e correspondente entrega do montante entregue a título de caução.

Na carta convém indicar número de processo, cópia do auto, cópia da entrega do dinheiro e enumeração sumária dos factos que determinam prescrição.

Convém ainda indicares uma morada para a qual eles possam enviar o dinheiro e/ou um N.I.B. para onde eles possam fazer a trasnferência.

Para além disso, eu contactá-los-ia por telefone...

Boa sorte para resolução dessa questão e um óptimo ano

Obrigada. Provavelmente esperarei até um mês após a data de prescrição. Caso não haja novidades é uma questão de proceder como dizes.

Sim, excesso de velocidade.

Nunca entraram em contacto comigo depois de ter recorrido. O processo consta como "pendente".

(não te lembres agora de mexer pauzinhos para o processo andar, hein!!!)

A tua morada é a mesma desde que foste multada?

Podes sempre entrar em contacto a relembrar-lhes a situação.

Mas o mais provável é não veres mais a cor do caução...

A tua morada é a mesma desde que foste multada?

Podes sempre entrar em contacto a relembrar-lhes a situação.

Mas o mais provável é não veres mais a cor do caução...

A morada mudou mas como alterei a morada da carta a minha obrigação de comunicar essa alteração às autoridades foi cumprida. O cruzamento de dados é responsabilidade deles.

Relembrar?? Estás doido??[:D]

Mais provável porquê? Sei de fonte segura que não me foi enviada qualquer carta ou comunicação e que o processo está pendente. Por isso a bola está do lado deles, só têm que a chutar para cá.

Atenção que há causas de suspensão e outras de interrupção da prescrição.

Uma coisa é o prazo absoluto, tipo 2 ou 3 anos, outra coisa é a data de prescrição efectiva onde se tem em causa eventuas suspensões da contagem ou reinicio da mesma.

Atenção que há causas de suspensão e outras de interrupção da prescrição.

Uma coisa é o prazo absoluto, tipo 2 ou 3 anos, outra coisa é a data de prescrição efectiva onde se tem em causa eventuas suspensões da contagem ou reinicio da mesma.
Supostamente eu seria informada das causas dessas eventuais suspensões de contagem, ou não? Isso não teria a ver p. ex. com a resposta ao meu pedido, resposta essa que nunca foi dada?

Deixa ver se entendi bem.

O valor que pagaste ficou como caução (deve ter ficado escrito, certo) e era igual ao valor da coima (multa, são os tribunais que têm essa capcidade não é?).

Agora, queres recuperar o valor da caução.
Mas depois também vais pagar o valor da coima pela infracção cometida? Ou por passar o prazo de prescrição o valor da coima também "desaparece"?

Ou queres apenas recuperar o valor da caução?

Em nenhuma destas questões estou a ser irónico.

De certeza que fizeste caução e não pagamento?
Terás que ver se não foi considerado pagamento e o resto contestação à sanção acessória...

Deixa ver se entendi bem.

O valor que pagaste ficou como caução (deve ter ficado escrito, certo) e era igual ao valor da coima (multa, são os tribunais que têm essa capcidade não é?).

Quando és multado in loco tens, salvo erro, 3 opções... ou pagas de imediato e assumes a culpa da multa, ou pagas caução para posteriormente impugnar ou recorrer da multa, ou não pagas e apreendem-te os documentos e passam-te uma guia. Eu optei por esta última hipótese. Para recuperar os docs tive que pagar a multa (paguei por MB) e com o comprovativo lá me dirigi à DGV onde me deram os documentos. Posteriormente foi redigida uma carta à PSP a solicitar os meios de prova e a indicar que o pagamento feito deve ser considerado como caução e não como pagamento efectivo.

Agora, queres recuperar o valor da caução.
Correcto.
Mas depois também vais pagar o valor da coima pela infracção cometida? Ou por passar o prazo de prescrição o valor da coima também "desaparece"?
Não. Ao prescrever a multa o valor da coima deixa de existir assim como a sanção acessória.

Ou queres apenas recuperar o valor da caução?
Exactamente. Ao prescrever não há cadastro da multa, não há coima e há devolução da caução.

Voltar
Superior