Mudar valvoline da caixa...

Encontrei isto no manual do Nissan Almera 1.5i n13.

Poderá servir de indicativo para ser ter uma ideia dos intervalos de tempo/Kms para efectuar alguns serviços de manutenção:

scan00319vw.jpg

scan00325sc.jpg

Cumps

Alguém me sabe dizer se no clio 1.9D o bujão de plastico (no meu é verde) é o do nivel? E o outro, onde está?
Help, é urgente, levantei agora o carro para ver o nivel.

mudar o oleo da caixa é recomendado? O meu twingo de 98 tem 150 000 klm e acho que nunca foi mudado... Ultimamente reparo que a primeira custa a entrar tendo de recorrer a engrenar a segunda e so depois a primeira. Alem de que a marcha atraz arranha constantemente :(
Essa operaçao nao sendo em casa onde posso fazer? pois nao é muito vulgar se falar em mudar oleo da caixa... Cumprimentos

As maioria das marcas actualmente (de há uns anos para cá) consideram a valvulina como de duração vítalícia. Apenas é controloado o nível em determinados intervalos.
No entanto o saxo cup em alguma altura terá de desmontar semi-eixos para substituir os foles, altura em que se drena a valvulina ou ela sairá ( em parte) pelo diferencial na desmontagem. Aí pode-se acrescentar a 75w80 de preferência da mesma marca (total BV).
Há um parafuso superior e outro inferior. Qunado está a nível começa a esbordar pelo de cima. Qd se retira o de baixo sai a totalidade (quase). Gasta cerca de 2 litros.
A ELF, Esso e outras marcas tb vendem a 75w80.
Se voltares a direcção toda para a esquerda desmontando parcialmente a cave plástica consegues aceder aos tais bujões, necessitando de uma chave com a ponta em quadra de 3/4 de polegada para desapertá-los.
A seringa é mais prática mas pode ser improvisada com um tubo encaixando um funil na ponta.

Finalmente mudei a valvulina da caixa do meu clio.
Quem me vendeu o oleo disse-me que levava 2l, e foi o que comprei. Comprei igual à de origem (elf TRX).
Acontece é que não ficou cheia! Agora encomendei mais 0,5l para atestar mas posso dizer que mudou do dia para a noite.
Resolvi o problema, pois as mudanças custavam a entrar e agora entram na perfeição.
Só falta mais um pouco de oleo.

gamboa, mete mais 1.5l, quem te disse q eram 2litros n sabia o q esta a dizer ou n foi verificar na tabela, espero que tenhas metido um 75w80

Abraços

mais precisamente 3.4 litros, tem a mesma capacidade da caixa do meu 1.5dci, vi no autodata

n andes mt tempo assim que podes danificar a caixa, com menos oleo vai aquecer mt mais e pode até gripar os carretos

trata disso e certifica-te q é mesmo 75w/80
abraço

caz, obrigado pela dica. Vou tratar de encomendar mais 1,5l. Ainda fica caro. Já não estou certo do preço mas sei que foi caro. Penso que é 75w80. Vi na embalagem mas como é o recomendado pela renault e igual ao que tinha está tudo bem.

tiago_maia, penso que não está na hora porque a valvulina não precisa mudada, é o que geralmente dizem os fabricantes. Eu mudei porque tem uma fuga e o nível estava baixo. Como tinha que meter mais, optei por substituir. Pensava que eram só 2l, talvez se soubesse apenas tivesse acrescentado.

Por acaso quando a valvulina saiu achei estranho, pareciam mais de 2l... e deviam ser, mas pouco mais.

tiago_maia, tive a ver e leva 1.9L, tb é 75w80

Por norma é um lubrificante q aguenta mt tempo, e tive que mudar devido a uma transmissão gripada...fole estava roto...axo que devias mudar, vais notar a caixa mt mais suave na troca de velocidades, este oleo fica +/- a 10€ o litro, n é nada de especial, apartir de agora vou mudar a todos os 100mkm, aconselho

Nota, o nível certo é qd começar a sair pelo bujon de entrada de oleo.

Abraços

viva, hoje fui a procura de oleo para a caixa, e pedi 75/90, mas disseram m k so arranjavam 80/90, tem mal?O meu carro tem quase 80 mil e noto que a caixa endureceu um pouco, nunca foi mudado o óleo, estará na altura de o mudar ou poderá ser de algo mais tipo embraiagem?Estou a pensar ir a Stationmarche e muda-la la num tiro, deve levar uns 3 litros se tanto, se for sintético o óleo, sabem me dar uma estimativa de quanto poderei gastar?

Voltar
Superior