Maraki
Banido
Nunca precisei de usar o travão de mão para segurar o carro, nem sinto necessidade disso. Quando paro numa subida, meto em ponto morto e tiro o pé da embraiagem (o carro fica seguro pelo travão de pé). Quando é preciso arrancar, pé na embraiagem, meto 1ª, faço o ponto e arranco. Acho que mais fácil não há, e o momento em que faço o ponto é super reduzido, logo não esforço a embraiagem.
Acho que o bom senso e a prática são a melhor maneira de se poupar a embraiagem. Quanto mais prolongados forem os pontos de embraiagem, mais esta será esforçada. Reduções à patrão também podem causar stress na embraiagem (se tenho que fazer uma redução assim, faço sempre um rev matching enquanto reduzo). Descansar o pé por cima do pedal também é um erro, mas conheço muita boa gente que tem este hábito.
No fundo, fazer uma condução suave e usar apenas a embraiagem quando necessário.
As reduções também depende muito. Se forem feitas rapidamente a embraiagem não sofre muito, sofre mais a caixa (carretos).
Já fiz muitas reduções de 5ª para 3ª e muita mais porradinha como arranques, etc e a embraiagem do bicho continua impecável.
Depende da condução mas depende muito mais da qualidade do material.