Só agora percebi que isto é o "coiso" (que agora não me lembro do nome) que tá mergulhado no carter para puxar o óleo!!! Isto era no teu motor???? Tá assim??? ARRE DIABO!!! Eu ainda há duas semanas tive o motor do meu corsa aberto, e esta cena esta limpinha! Com 450.000 Kms! Via-se a malha toda! O dono deste carro devia, ou deve ter feito alguma coisa de muito errada...
Eu não tenho nenhum Mz6, mas sigo as histórias de proprietários. O "coiso" é o chupador da bomba de óleo, o apresentado é de uma Mz5 com DPF depois de várias regenerações falhadas, ali há mistura de óleo + diesel.
Numa Mz6 sem dpf, o estado do chupador é assim:
Origem do problema: Quando as anilhas dos injectores estão gastas, passa compressão para fora dos cilindros, e isso gera depósitos de carvão, sendo os mais gaves os que se acumulam no chupador da bomba de óleo.
Aquilo tem uma rede, e se ganha depósitos de carvão a bomba não chupa o óleo convenientemente, o que gera má lubrificação, logo... motor nas couves.
Basicamente o que aconteceu na história destes motores, foi os eng. pegarem no bloco 2.0td (que equipava dos 323 e 626 designados por DvTDi de 100cv), meterem-lhe um turbo maior, e o sistema de injecção common rail e mais nada. É óbvio que com pressões de injecção na ordem dos 1000 bares, as anilhas estejam submetidas a maior esforço, não aguentarem e cederem.
O meu amigo desta Mazda 6 do tópico disse que viu a dele e que aquilo tb estava todo entupido (se bem que não tanto como na foto). Penso que o carro dele sempre foi às revisões na altura certa.
Foi às revisões na altura certa mas de certeza que não viam o que era preciso (normal na assistência).
O caso das anilhas é crónico como já referi no post acima e pode levar a partir a cambota (não foi o 1º caso). Para prevenir isto, é substituir as anilhas por umas mais resistentes, aproveitar pra ver o estado dos injectores, e MUITO importante, calibrar injectores.
Ele não sentia perda de potência e fumarada na carrinha? Pelo histórico sim e se reclamou na Mazda, nada fizeram pois o problema não aparece na maquina diagnóstico.
Quanto à questão, reparar ou comprar reconstruído, a minha escolha seria reparar. Mesmo com garantia nunca se sabe o que levou novo, pode-se gastar mais a reconstruir mas se for em alguem de confiança fica-se com o motor a 0kms, é a minha opinião.