Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Motor colado e motor partido são coisas diferentes. O caso relatado pelo user é diferente. A luz do oleo acendia mas tinha óleo, logo seria problemas na bomba de óleo que origina má lubrificação do motor. Isto não é um problema Mazda, todos os carro têm bomba de óleo, logo qualquer uma pode avariar. Ter a luz do oleo acesa e continuar a andar com o carro tambem não acho muito inteligente. Agora vais-me dizer que a culpa é do motor? Há uma luz de aviso, insistes a andar com o carro, algo "berra" e a culpa é da marca, right.má lumbrificação leva á quebra dos elementos internos, como a combota, esta foi reforçada no motor de 143cv, mas foi colocado o DPF que veio ainda piorar o problema, a maioria não chega a fazer 200kkm.
Mazda 6, 136 Cv - Quem já teve que substituir motor? - Clube MazdaPT
Motor Gripado Mazda 5 - Clube MazdaPT
Exacto e as causas? São defeitos? Ou má utilização, manutenção, etc?colado, gripado, partido, agarrado, escafiado,= Avariado não trabalha
Segundo o dono... tem que se lhe diga... mas com certeza algo de anormal notava, alguma vez reportou? Alguma vez se empenhou em descobrir a causa? Se calhar não... Ao contrário de outros proprietários pois tá claro.esta foto é o filtro da bomba de oleo de um carro que gripou porque o oleo não chegava á bomba e segundo o dono deste carro a luz nunca acendeu.
colado, gripado, partido, agarrado, escafiado,= Avariado não trabalha
esta foto é o filtro da bomba de oleo de um carro que gripou porque o oleo não chegava á bomba e segundo o dono deste carro a luz nunca acendeu.
Um amigo meu teve um azar com o carro dele, e está com medo que tenha destruído o motor.
Pelos vistos, há uns dias, acendeu-lhe a luz do óleo. Ele parou e viu o nível do óleo várias vezes, e estava tudo bem. Ao ligar o carro novamente, a luz já não acendia.
No dia seguinte, de manhã ao ligar o carro, a luz acendeu novamente. Ao ver o nível do óleo, estava tudo bem, por isso ele decidiu ir para o trabalho mesmo assim :sh).
Desta vez, ao ligar o carro, a luz continuava acesa. Sempre acesa, e ao fim de 5 minutos e 5 quilómetros. O carro começou a engasgar e parou. Ao tentar dar novamente à chave, o motor ligou mas foi logo abaixo.
Já no mecânico, ele deu à chave, mas não acontecia nada. Nem barulho nem nada.
Prognósticos?
O carro é uma Mazda 6 SW de 2004.
O filtro do óleo é mudado regularmente, não deveria deixar chegar estas gosmas à bomba de óleo!
má lumbrificação leva á quebra dos elementos internos, como a combota, esta foi reforçada no motor de 143cv, mas foi colocado o DPF que veio ainda piorar o problema, a maioria não chega a fazer 200kkm.
Mazda 6, 136 Cv - Quem já teve que substituir motor? - Clube MazdaPT
Motor Gripado Mazda 5 - Clube MazdaPT
Antes de mais obrigado a todos pela vossa ajuda até agora.
Bem, essa foto, segundo o meu amigo, exemplifica exactamente o que se passou com o carro dele. Pelos vistos essa parte estava bastante entupida.
Continuo sem perceber bem se o motor colou e em que parte. O que o mecânico lhe disse foi que haviam limalhas no cárter, e que por alguma coisa lá partiu (também não sei bem que coisa será, honestamente.) Também lhe falu de um injector que não está bom (pelos vistos estava a injectar uma mistura demasiado rica(?))
O mecânico já deu ao meu amigo uma lista de peças que são necessárias para o arranjo. O que vos parece esta história toda? Isto são peças necessárias quando algo cola? Qualquer dúvida ou curiosidade digam que eu pergunto ao meu amigo:
Cambota
Jogo de bronzes “cambota biela” STD
Jogo de bronzes de apoio STD
Jogo de segmentos para 4 cilindros
Anilhas de encosto da cambota (4un)
1 injector recondicionado
Jogo de juntas completo
Bomba de óleo
Rectificar bronzes da árvore de carnes
Isso é material para reconstrução de um motor... E ainda faltam parafusos da cabeça e parafusos das bielas, também se trocam esses. Ainda tens que despolir as camisas do bloco e facia-lo. E a cabeça igual.
A bomba de óleo não sei se é necessária ou não... A tua estava avariada? E para além disso, ainda mais o kit de distribuição, oleo, liquido, oleo de direcção assistida e da caixa, etc etc etc...
E aliás, se foi o motor que "colou" (deduzo que tenha sido algum pistão, ou todos, que "colaram" nas camisas por falta de oleo), vais ter às tantas é que meter camisas novas e rectificar o bloco todo. Isso ainda deve ficar assim pró caro...
Mas então a gosma não ficava retida no filtro do óleo porquê?!?
O filtro do óleo é mudado regularmente, não deveria deixar chegar estas gosmas à bomba de óleo!
Acho estranho precisar da cambota, mas quem sou eu...
Obrigado pela resposta, Jorge.
Pois, faz sentido.
Alguma ideia de preços para um trabalhão destes (reconstruir este motor?)
Já lhe deram preços para um motor reconstruído por cerca de 2700 euros (só o motor). E optando por um reconstruído, ainda é preciso muito mais peças? E a mão de obra é muita?
Junto também a informação de que o motor avariado tem cerca de 220.000km
Quanto à bomba-de-óleo penso que não esteja avariada, mas não tenho a certeza. É muito cara?
E comprar motor usado com garantia ou recondicionado(mais caro) não seria má ideia e ficava mais barato e com menos hipóteses de dar chatices no futuro.
CumpS
Se andou a seco...
É de todo conveniente mudar! Ou de onde acham que vieram as limalhas?
CumpS
A gosma da imagem são detritos aspirados e que ficam retidos no filtro do cárter, obstruindo-o. Estes nunca chegam ao filtro do óleo para aí serem filtrados.
Aliás aquilo parecem-me ser restos de juntas???, borrachas e outras "gosmas" que podem ter a ver com a qualidade do óleo, se este é retirado pelo bujão ou simplesmente aspirado, intervalos de mudança etc...
O problema é que o óleo que chega ao motor é insuficiente, não por causa da bomba do óleo mas porque o filtro do cárter está entupido.
CumpS
Normalmente de bronzes, segmentos e camisas (ou do bloco caso não seja encamisado). Os bronzes onde apoia a cambota (que já não são de bronze, mas ok) são muito mais moles, logo se alguma coisa se desgasta primeiro hão-de ser os bronzes.