Motor colou??

pedro19

New member
Um amigo meu teve um azar com o carro dele, e está com medo que tenha destruído o motor.

Pelos vistos, há uns dias, acendeu-lhe a luz do óleo. Ele parou e viu o nível do óleo várias vezes, e estava tudo bem. Ao ligar o carro novamente, a luz já não acendia.

No dia seguinte, de manhã ao ligar o carro, a luz acendeu novamente. Ao ver o nível do óleo, estava tudo bem, por isso ele decidiu ir para o trabalho mesmo assim :sh).

Desta vez, ao ligar o carro, a luz continuava acesa. Sempre acesa, e ao fim de 5 minutos e 5 quilómetros. O carro começou a engasgar e parou. Ao tentar dar novamente à chave, o motor ligou mas foi logo abaixo.

Já no mecânico, ele deu à chave, mas não acontecia nada. Nem barulho nem nada.

Prognósticos?

O carro é uma Mazda 6 SW de 2004.

Problemas com óleo não é apenas nível...
A luz também deverá acender por falta de pressão do óleo.
O motor aquecia / aqueceu?

Pois.

Segundo ele a temperatura nunca passou do normal durante esta situação toda.

Como o mecânico ainda não lhe disse nada, queria ver se pode ter acontecido algo menos maus do que ter mesmo colado o motor...

Pois.

Segundo ele a temperatura nunca passou do normal durante esta situação toda.

Como o mecânico ainda não lhe disse nada, queria ver se pode ter acontecido algo menos maus do que ter mesmo colado o motor...

Sendo de 2004, é bem possível que a centralina tenha desactivado o funcionamento
antes de ter acontecido algo de muito mau...

O facto de a temperatura não ter subido nada significa pois um circuito em boas condições, e a velocidades altas conseguiria manter a temperatura nominal...agora, sem bomba de óleo, pode muito bem ter agarrado.

O mais certo é estar mesmo agarrado. Bielas, cambota... mais sei lá o quê! Resumindo uma porrada de dinheiro essa reparação!

Pois, ao que parece o motor foi à vida. O meu amigo vai começar agora à procura de um motor novo.

Por acaso sabem que motor usa o mazda 6 2.0 de 2004, e que outros carros também o usam?

Pois, ao que parece o motor foi à vida. O meu amigo vai começar agora à procura de um motor novo.

Por acaso sabem que motor usa o mazda 6 2.0 de 2004, e que outros carros também o usam?

Infelizmente acho que esse bloco apenas é usado no 6 é de origem Mazda, antes da parceria Ford/PSA...

Última edição:
Infelizmente acho que esse bloco apenas é usado no 6 é de origem Mazda, antes da parceria Ford/PSA...

Pois. Parece-me que sim...

uWcL2.png

fKUWA.png

Bem, nem eu nem o meu amigo percebemos grande coisa de trocas de motor.

Pelo que parece há a hipótese de comprar usado ou reconstruído. Alguém que possa ajudar a esclarecer as vicissitudes de comprar só um motor?

para comprar só um reconstruido, porque um usado é um tiro no escuro esses motores dão o berro cedo (-200k) e deve ser dificil encontrar um com menos.

Motores Mazda MZR-CD são Mazda mesmo, mais nenhuma marca usa, MZ-CD são PSA (1.6).

O carro tem DPF?

para comprar só um reconstruido, porque um usado é um tiro no escuro esses motores dão o berro cedo (-200k) e deve ser dificil encontrar um com menos.
Depende de quem lhes faz a manutenção, se for na Mazda é o mais certo, se for um mecânico a sério e conhecedor, duram.

Última edição:
Motores Mazda MZR-CD são Mazda mesmo, mais nenhuma marca usa, MZ-CD são PSA (1.6).

O carro tem DPF?

Depende de quem lhes faz a manutenção, se for na Mazda é o mais certo, se for um mecânico a sério e conhecedor, duram.

tens de dizer ao pessoal onde estão esses mecanicos, pois ninguem os está a encontrar pois os motores a rebentar são mais que muitos.

O carro tem DPF?

Penso que não tem DPF, mas não tenho a certeca (o carro é de um amigo).

É verdade que estes motores duram pouco?

A luz do oleo indica diversas avarias e não só nivel de oleo. Falta de pressão (bomba de oleo com deficiencia).

De facto este motor é só usado na Mazda e não tem DFP.

Este motor é muito bom em termos de durabilidade, com o senão de as peças de origem serem bastante caras (e à poucas de concorrencia).

A carrinha da empresa tambem de 2004 conta com 316.000km. De peças apenas levou uma embraiagem com volante biomassa novo (2300€).

De resto é gasoleo e revisões normais...

É verdade que estes motores duram pouco?
Duram como os outros... sabes que uma das principais causas da grande durabilidade é o tratamento que leva desde os 0 (zero) kms...

E rebentam por onde?

Ou seja, qual a causa?
Uma das causas são as anilhas de injectores.

Principalmente se as lessem, em vez de insistir na desinformação do costume![;)]
Não vale a pena, a mentalidade é: Mercedes e BMW ardeu ou tdi avariou, foi azar com o carro, Mazda avariou, ou outro japonês, a marca é m.rda.

Voltar
Superior