motor a grilar

Da primeira vez que me queixei deste problema ao mecanico, depois de lhe dizer que so fazia a frio (naquela altura), disse me que nao tinha problema nenhum, para ser grave tem que fazer sempre... E disse me tambem algo, depois de eu lhe perguntar se tinha ido dar uma volta com carro, que me deixou parvo vindo de um mecanico que foi: "parado ou em andamento é a mesma coisa" ... ora bem um motor em esforço nao é propriamente a mesma coisa que dar umas aceleradelas com o carro parado.

Posto isto preciso de argumentos para lidar com este senhor, uma vez, que está visto que ele está a evitar a resoluçao do possivel problema

Argumentos??? E que tal a DECO? É argumento suficiente para ti? Se o carro não está em condições, só tem que reparar e não "empurrar com a barriga".

De certa forma o mecânico tem razão.

Se te referes a grilar ele também pode fazer sem ter o carro a andar, basta uma aceleração a fundo para ouvir o que dizes.

Claro que em andamento o barulho será mais evidente, mas será que estás a apresentar bem o problema ?

Eu estou também um pouco confuso e já não sei se são as correias ou grilar.

Que tal fazeres um pequeno vídeo e colocares aqui ?

Boa sorte

Da primeira vez que me queixei deste problema ao mecanico, depois de lhe dizer que so fazia a frio (naquela altura), disse me que nao tinha problema nenhum, para ser grave tem que fazer sempre... E disse me tambem algo, depois de eu lhe perguntar se tinha ido dar uma volta com carro, que me deixou parvo vindo de um mecanico que foi: "parado ou em andamento é a mesma coisa" ... ora bem um motor em esforço nao é propriamente a mesma coisa que dar umas aceleradelas com o carro parado.

Posto isto preciso de argumentos para lidar com este senhor, uma vez, que está visto que ele está a evitar a resoluçao do possivel problema

O barulho que ouço é um grilar agora se este grilar é o comum grilar de igniçao fora de tempo e todas as descriçoes semelhantes a este barulho nao sei uma vez que sou bastante leigo.

Para que fique bem esclarecido, este barulho pronuncia-se mais acentuadamente quando o motor está frio e quando há muita humidade (p.ex. dias de chuva), contudo em dias secos é mais dificil ouvi-lo. Quando acelero em baixas rotaçoes entre as 1500 e as 2500 rpm (fora deste regime é inaudivel) e com o carro em andamento. A acelerar com o carro parado nao se ouve.

Inicialmente, quando levei o carro a primeira vez à oficina, só se ouvia com o motor frio... Entretanto ultimamente tem passado a ouvir-se sempre, mas nas mesmas condiçoes em cima referidas.

Nao obstante, ouço tambem um chiar de vez em quando... tanto aparece como desaparece.

É dificil fazer um video em que se ouça este barulho uma vez que tem que ser em andamento e o grilar que faz nao é muito intenso logo é facilmente abafado por outros barulhos, logo pode nao se ouvir no video. Posso enviar um video do relantim do motor. Apesar de ainda nao ter mencionado o barulho do motor ao ralantim nao parece bem, uma vez que emite um som estranho que talvez esteja associado a correias e que pode estar na origem do barulho a que chamo de grilar. Mas evitando suposiçoes, logo que possivel posto o video e terão oportunidade de dar a vossa opiniao.

Desde ja e mais uma vez muito obrigado a todos pela disponibilidade

Esse vídeo é de um carro a diesel ... Mas parece ser tipo um esticador / roldana da Correia com defeito.

Pode ser a bomba da direção, pode ser do combustível, enfim.

Um pouco complicado continuar a especular sem ouvir ao vivo.

Experimenta ir a outra oficina a ver se te dão alguma idéia.

Boa sorte

Se o barulho é igual então á partida o motor não está a grilar propriamente.

Se o Ac não está ligado quando isso acontece, pode ser algo relacionado com alguma das roldanas.

Alternador, bomba de direção, compressor do Ac - algo que em esforço crie esse ruído.

Qualquer medico consegue detectar a origem do ruído, até mesmo tu com um estetoscópio sem a parte final do instrumento ( vais orientando o tubo para cada um dos componentes ).

Se não souberes como descobrir vai a um outro mecânico e pede para te verem isso.

eu sei que é diesel mas o barulho é aquele, combustivel é intercalado entre bp e repsol

Última edição:
o meu quando esta frio também faz o mesmo.levei ao mecânico e é as correias,o mecânico esticou e ele deixou de fazer o barulho passado uns dias ja fazia.
O mecanico disse que não tinha mal,por isso deixei andar e nunca tive problema,e ja levou com muitos km em cima desde que o levei ao mecanico.

Sendo das correias acho que devias mudar.

Não é normal ela chiar e considerar aceitável no dia a dia.

Em minha opinião é que deves trocar logo que possas.

Um abraço

o meu quando esta frio também faz o mesmo.levei ao mecânico e é as correias,o mecânico esticou e ele deixou de fazer o barulho passado uns dias ja fazia.
O mecanico disse que não tinha mal,por isso deixei andar e nunca tive problema,e ja levou com muitos km em cima desde que o levei ao mecanico.

Sendo das correias acho que devias mudar.

Não é normal ela chiar e considerar aceitável no dia a dia.

Em minha opinião é que deves trocar logo que possas.

Um abraço
eu fiquei descansado apenas porque o mecanico disse que não tinha mal algum,e na verdade nunca tive problema algum por causa disso,que apenas acontece quando ele esta frio.

O que disse o teu mecânico é, em parte, verdade.

Não existe um problema grave, mas isso não significa que esteja bem.

Se a correia chia é porque está mal afinada, ou algum componente está com resistência superior ao normal.

Claro que se correia estiver envelhecida esse fenômeno ocorre também.

Se fosse um carro que circulasse por zonas com areia ou terra poderia ser dai também ( areia cravada na borracha ).

Volto a recomendar a substituição desse componente logo que possível.

Boa sorte

eu fiquei descansado apenas porque o mecanico disse que não tinha mal algum,e na verdade nunca tive problema algum por causa disso,que apenas acontece quando ele esta frio.

Há quem consiga conviver com o ruído...

Há quem prefira ouvir música no rádio sem ser incomodado com ruídos parasitas ou estranhos.

Imagine-se que até há pessoas que gostam de conversar dentro dos carros e conseguir ouvir as outras! Para além do "ruído" de fundo do rádio!!!

Há gente pra tudo... [;)]

O que disse o teu mecânico é, em parte, verdade.

Não existe um problema grave, mas isso não significa que esteja bem.

Se a correia chia é porque está mal afinada, ou algum componente está com resistência superior ao normal.

Claro que se correia estiver envelhecida esse fenômeno ocorre também.

Se fosse um carro que circulasse por zonas com areia ou terra poderia ser dai também ( areia cravada na borracha ).

Volto a recomendar a substituição desse componente logo que possível.

Boa sorte

Próxima revisão esta a chegar,e vou mandar substituir a correia que no meu caso acho que a que chia é a correia do alternador,ate porque o meu carro não tem correia de distribuição

Quando um paciente não consegue dizer qual a real doença é normal que a cura seja complicada.

Neste caso, açredito que nem o dono do carro sabe bem qual é problema ( não é obrigado a saber, mas entre grilar, chiar Correia ou ter algum componente com barulho semelhante pode criar alguma confusão ).

Partindo do principio que o mecânico também parece ser mais veterinário que medico, eu sou da opinião que devia consultar outro técnico.

Para mim fica complicado continuar a dar opiniões sem ter ouvido o ruído em primeira mão, e com algum azar até posso estar a especular desnecessariamente e induzindo em erro.

Desejo boa sorte e espero que seja resolvido.

Ruídos estranhos não podem ser considerados normais.

Não é normal acordar sempre com dores nas costas e o medico dizer que é normal ou que podemos viver sem grandes problemas.

Claro que podemos, mas não é normal.

Dr Macete - Motor Grilando. - YouTube

Motor Grilando. Teste Prático. - YouTube

O barulho é esse?

Se sim, é pré-detonação causada por combustível de má qualidade.

Aqui,do outro lado do Atlântico, quando acontece isso, colocamos álcool, que limpa o motor.

Mas tudo indica que é pré-detonação.

Tendo em conta tudo que li aqui, noutros sitios e a soluçao do problema do carro cujo video postei estou bastante inclinado para que seja um problema com uma roldana ou uma questao de calibraçao, todavia, como ja referi sou bastante leigo... Amanha vou levar o carro ao médico e vou exigir uma soluçao... se este nao tiver a capacidade de me resolver o problema ou me disser que é normal vou ter que procurar outra oficina... Sou bastante picoinhas provavelmente também porque suei bastante para ter o privélegio de comprar um meio de transporte próprio, por isso, mesmo que seja um barulho parasita tem que desaparecer pois nao é normal estes existirem.

Mais uma vez muito obrigado.

Quando tiver novidades partilho

Última edição:
O mecanico disse que ia trocar a correia apesar de esta estar praticamente nova... Disse tambem que está tudo afinado e que esta tudo bem com a bomba de agua e todos os componentes que ligam a correia... a explicaçao que ele deu para o grilar e chiar foi que o compartimento do motor nestes carros tem pouca protecçao contra agua, por isso, este barulho muito provavelmente é causado por agua que se entranha entre a correia e uma das roldana que "engrena" por fora havendo assim deslizamentos e provocando o chiar e o grilar. Disse me tambem que nao pode tensionar mais a correia se nao corre se o risco de avariar a roldana do alternador... garantiu me que nao era pre-igniçao e que podia estar descansado pois é apenas um barulho parasita...

Última edição:
Voltar
Superior