motor a grilar

filipedsms

New member
Boa tarde pessoal,

queria pedir ajuda uma vez que comprei um mitsibishi colt 1.1 (gasolina) de 2010 com 38000km à 3 meses e o motor está a grilar...

as condiçoes para que o motor grile sao baixas rpm até 2500 e em esforço/aceleraçao ... este barulho so se ouve portanto com o carro engatado.

inicialmente só se ouvia com o motor frio porém com o passar do tempo passou ouvir-se sempre...

Duvidas:
Qual o problema com que estou a lidar?
Qual a urgencia da resoluçao?

muito obrigado

Grilar remete-me sempre para correias, pelo que à partida não será nada urgente.

Como é um carro muito recente não acredito em mau estado de correias, mas fim na falta de afinação das mesmas. Qualquer mecânico ajusta o tensor de alguma eventual correia que esteja a grilar, em 10 minutos.

É só uma ideia...

Em dada altura o motor chiava ao desligar e em esforço mas nem sempre até que deixou mesmo de chiar.

Nao estarei a correr o risco da detonaçao estar desregulada e por isso o motor estar a sofrer um desgaste excessivo?

Última edição:
Como é natural, se alguma correia não está bem tensionada, poderá provocar desgaste adicional.

Ou seja, não é urgente e perigoso para ir de reboque, mas logo que possível deve ser visto, até porque se for uma questão de afinação é algo simples e rápido que se faz na hora.

Pode ser algo na embraiagem/volante do motor como da correia. Eu ia ver isso, se for vier da correia pode nao ser urgente mas nao se brinca com isso, se parte pode levar o motor atras.

Por acaso veio na revista desta semana da autohoje possiveis causas do motor grilar, e tendo em conta o que dizes tambem aposto para tensores da corrente de acessorios, rolamentos da corrente, ou embraiagem..isso é por norma sao coisas simples de se resolver....

Caso seja a correia de acessórios:

podes afinar o tensor da correia de acessórios - é o parafuso que está visível na parte superior esquerda do motor. Mas o melhor mesmo é levá-lo a um mecânico porque se puseres a correia demasiado tensa esta irá partir mais depressa.

Muito obrigado a todos.

Marquei para dia 26 na sitio onde o comprei visto que tem 1 ano de garantia...

Ja o tinha levado la so que inicialmente so fazia a frio por isso o mecanico disse me que nao ouvia nada e que nao conseguia detectar o problema. Espero que desta vez nao tenha duvidas

o termo grilar é para mim um forte indicio de ter o ponto de distribuição avançado.

não quer estar a especular sem saber se esse carro ainda usa um distribuidor ( não acredito muito ) e antigamente era por aí que as coisas se resolviam.

ou o ponto de ignição não está no ponto certo ou o avanço automático não está a desempenhar a sua função ( falta de vácuo ou deficiente ).

a gasolina usada pode também originar este sintoma.

por norma quando se circula a baixa velocidade com uma relação de caixa alta isso deve ser mais evidente, se sim é por ai que deves ir.

se faz em qualquer mudança não sei o que pode ser e tens de esperar pelo relatório técnico.

boa sorte.

Por acaso veio na revista desta semana da autohoje possiveis causas do motor grilar, e tendo em conta o que dizes tambem aposto para tensores da corrente de acessorios, rolamentos da corrente, ou embraiagem..isso é por norma sao coisas simples de se resolver....

Se for a embraiagem, não é propriamente simpl€s, mas como está na garantis, depende se a mesma cobre ou não.

Epa, até agora ainda não tive carros com fama de arder.

Só irei fazer parte desse potencial grupo terrorista em agosto [:p]

Se o E arder a culpa é tua [:D]

Estou com o Zé Manuel dos Mercedes incendiários. Grilar é diferente de chiar...

Grilar remete para ponto de ignição http://forum.autohoje.com/boxes/33596-motor-grilar.html

ou mistura muito pobre.

O chiar, tipicamente, será de correias e não é tão urgentíssimo de reparar quanto o grilar.

Mas espero que a esta hora o motor já esteja reparado...

Se o E arder a culpa é tua [:D]

Toda a gente é testemunha que te aconselhei a comprar 2 extintores de 5 kg cada e a fazer 3 seguros contra tudo e todos em 3 companhias diferentes!

[;)]

Parabéns pelos teus carros! E sobretudo pela forma como cuidas deles. Eles merecem... Não tenho dito nada pq a baba é muita... [:D]

Da primeira vez que me queixei deste problema ao mecanico, depois de lhe dizer que so fazia a frio (naquela altura), disse me que nao tinha problema nenhum, para ser grave tem que fazer sempre... E disse me tambem algo, depois de eu lhe perguntar se tinha ido dar uma volta com carro, que me deixou parvo vindo de um mecanico que foi: "parado ou em andamento é a mesma coisa" ... ora bem um motor em esforço nao é propriamente a mesma coisa que dar umas aceleradelas com o carro parado.

Posto isto preciso de argumentos para lidar com este senhor, uma vez, que está visto que ele está a evitar a resoluçao do possivel problema

Voltar
Superior