MotoGP

A trajetória só é incorrecta porque ele tem um piloto à frente dele, se fosse sozinho não tinha problema nenhum.
E este caso não tem comparação com a queda do Lorenzo, ele iam todos num molho e o Lorenzo trava demasiado tarde, neste caso o Zarco aponta para o vertice da curva mesmo sabendo que iria encontrar lá o Oliveira que ia à sua frente numa trajetória diferente, se não está lá ninguém ele tinha a pista toda para sair. Assim, levou o Miguel com ele.
Sinceramente, não sei se é assim. Acho que só com imagens de cima seria possível ter a certeza.

Porque até pelas fotos do site alemão, quando eles inicialmente tocam, o Zarco está (aparentemente) à frente do Oliveira. Acho que o Zarco travou mais tarde, mais a fundo (pôs-se ao lado do Oliveira, um pouco como a ultrapassagem do Rossi ao Gibernau em Jerez) e ia consideravelmente mais lento daí que nas fotos do site alemão, o toque inicial o Oliveira tá atrás e vai ganhando vantagem frame a frame até que o Zarco cai, penso eu, do toque inicial.

Mas são só opiniões, não vale a pena continuar a discutir isto, só quis deixar a minha interpretação.

Eu acho que percebo o que o Amalgamut está a dizer.

Pode ser que por um angulo diferente seja visivel outra coisa mas a ideia que me dá deste angulo é que o Zarco força a parte de dentro e consegue manter a linha, o Oliveira começa a dirigir-se ao apex, vê o Zarco, encolhe o joelho e começa a levantar-se. Neste momento as costas/ancas do Oliveira tocam no Zarco e é ai que o Zarco perde a traseira e leva o Oliveira com ele.

É exactamente isso que estou a dizer desde o início.

O que tu viste a acontecer neste video, é como ver uma fotografia de uma esfera. Tu reclamas que é um circulo. E é verdade. Mas aconteceu num espaço 3D, onde quem entra na curva tem de conseguir sair dela sem impactar o oponente. Não julgues ja o que acabei de dizer, lê o que vou dizer em baixo.

No MotoGP ao invés de um formula 1 - onde as trajectórias das curvas são reclamadas praticamente em cima delas - a curva é reclamada muito antes de lá chegar, devido há inabilidade da moto em conseguir mudar de direcção rapidamente. Não é uma regra, é física.

Quem já viu muitas fotografias de muitas esferas, consegue perceber o que ia acontecer no espaço 3D e vê uma esfera. Compara o angulo do corpo do Zarco e do Miguel. O Zarco está a desacelerar porque entrou a queimar. O Miguel já está em aceleração porque é assim que se faz aquela curva e a trajectória é dele. Se o Miguel não existisse naquele momento, o Zarco ia sair daquela curva fora da trajectória e muito devagar. Foi tão "fora" das trajectórias aceitáveis que é considerado falta de zelo no contexto de uma corrida de motogp. Numa moto quem inicia a trajectória primeiro não pode ser responsavel por evitar contacto com quem decidiu fazer um divebomb.

Última edição:
O que tu viste a acontecer neste video, é como ver uma fotografia de uma esfera. Tu reclamas que é um circulo. E é verdade. Mas aconteceu num espaço 3D, onde quem entra na curva tem de conseguir sair dela sem impactar o oponente. Não julgues ja o que acabei de dizer, lê o que vou dizer em baixo.

No MotoGP ao invés de um formula 1 - onde as trajectórias das curvas são reclamadas praticamente em cima delas - a curva é reclamada muito antes de lá chegar, devido há inabilidade da moto em conseguir mudar de direcção rapidamente. Não é uma regra, é física.

Quem já viu muitas fotografias de muitas esferas, consegue perceber o que ia acontecer no espaço 3D e vê uma esfera. Compara o angulo do corpo do Zarco e do Miguel. O Zarco está a desacelerar porque entrou a queimar. O Miguel já está em aceleração porque é assim que se faz aquela curva e a trajectória é dele. Se o Miguel não existisse naquele momento, o Zarco ia sair daquela curva fora da trajectória e muito devagar. Foi tão "fora" das trajectórias aceitáveis que é considerado falta de zelo no contexto de uma corrida de motogp. Numa moto quem inicia a trajectória primeiro não pode ser responsavel por evitar contacto com quem decidiu fazer um divebomb.

Muito bom post. Especialmente esta parte:

Não julgues ja o que acabei de dizer, lê o que vou dizer em baixo.

:)

Exactamente o que tenho tentado explicar, conseguiste clarificar isso muito bem.[;)]
Obviamente que se o Miguel nao se encontrasse lá que o Zarco conseguiria fazer a curva, embora em cima dos travões e o que ganhou antes da curva iria perder a seguir. Isto está sempre a acontecer no MotoGP, não é costume é os pilotos atirarem-se para cima dos outros. Numa luta mano a mano seguem sempre na cola uns dos outros, isto foi um acto de condução irresponsável por parte do Zarco, por isso a penalização e por isso ele se descupou depois de ver a bosta que tinha feito.

O incidente é tão simples quanto isto: o Zarco SÓ pode tentar aquela manobra praticamente já ao lado do Miguel onde pode travar mais tarde e sai largo, onde o Miguel tinha de abrir e talvez sair por dentro, com aquela trajectória o Zarco tem sempre de sair por fora. Parece é que o Zarco teve cegueira momentânea e não viu que ia alguém já mais à frente.
A culpa do Miguel ali só poderia ser evidente caso fosse um lado a lado e o Miguel não abrisse a curva.
Isto na minha perspectiva claro.

boas, vou pela primeira vez ver o mundial de superbikes a Portimão e vinha pedir a vossa opinião/recomendações e dicas sobre estacionamento, quanto tempo leva a fazer a entrado no autódromo, o que se pode levar, o que não se pode levar...
desde já agradeço a ajuda e peço desculpa pelo off-topic

boas, vou pela primeira vez ver o mundial de superbikes a Portimão e vinha pedir a vossa opinião/recomendações e dicas sobre estacionamento, quanto tempo leva a fazer a entrado no autódromo, o que se pode levar, o que não se pode levar...

Aquilo vai estar vazio, podes levar o que quiseres, no Motogp Estoril, levava sempre 1 arca cheia.

Era para ir no ano passado.

dovizioso-quartararo-salen-indemnes-brutal-caida-silverstone-201960247-1566832437_1.jpg

Viva,

Tenho ido desde o inicio às SPK no AIA e não está vazio, pelo contrario, todos os anos vai mais gente, vamos ver se este ano não é a excepção. Claro que não está a abarrotar ... mas o ano passado estiveram 40 e tal mil pessoas (durante o fim de semana).

Para quem conhece o AIA, o parque "enorme" que tem junto à bancada principal, o ano passado ficou todo cheio e começaram a estacionar os carros nas rotundas, estradas fora do parque principal e nos parques secundários (ficaram todos cheios).

Se tens que ir levantar bilhete aconselho a ir cedo, as vezes não há fila, outra vez é enorme !!!

Se já tens bilhete, para entrar é sem stress.

O estacionar, se chegas cedo há sempre lugar no principal mas o problema é sair ... deixo sempre o carro pronto a sair, perto da rotunda que dá acesso ao parque, o ano passado ate deixei fora do parque pronto a sair.

Última edição:
Em relação ao que levar ... leva o que puderes, aqui a organização deixa muito a desejar, as vezes na bancada principal tens apenas 1 ou 2 "bares" abertos e estão sempre com enorme fila.

Também vinha publicar isso e manifestar o meu desagrado com a situação de corrida provocada pelo Zarco.
Não só impediu o Miguel de conseguir um top10 como agora o impede de fazer este teste, sempre muito importante para alguém que não tem rodagem com uma MotoGP.
É pena não conseguir estar presente no teste, não só para adquirir mais kms como também para eventualmente testar novos componentes, mas também é compreensível que falte ao teste se não se sente confortável na travagem.
Esperemos é que recupere em condições para a próxima corrida.

Voltar
Superior