Motas bloquedas

É simplesmente ridículo bloquear um motociclo apenas por estar em cima do passeio.

Primeiro porque não está a incomodar ninguém. E mesmo que estivesse, faria sentido uma multa para sensibilizar o condutor, e não bloqueá-lo pois terá de permanecer mais tempo no mesmo local (em cima do passeio onde supostamente não pode estar).

Segundo porque não existem lugares dedicados suficientes para motociclos, se é que existem em algumas áreas. No entanto, para automóveis eléctricos que se pode considerar um luxo actualmente, existem vários locais (pelo menos em Coimbra).

Terceiro porque ao conduzir um motociclo está a "ajudar" a cidade em termos de circulação e em termos de poluição. Logo, devia ser visto como um veículo "amigo" da cidade.

Quarto porque Portugal tem um número de motociclos reduzido, comparando com os automóveis. Actuar contra os mesmos não faz sentido, pois existem problemas bem mais graves actualmente em qualquer cidade.

Quinto porque no mês passado estive em Madrid, e em cerca de meia hora vi mais motociclos (principalmente estacionados) do que vejo num mês em Portugal. A maioria estava estacionado precisamente em cima do passeio. Não vi nenhum a incomodar ninguém, e também não vi nenhum multado ou bloqueado.

Digo isto sendo apenas condutor de carro, nem tenho carta de mota.

Acho bem quem estaciona no passeio leve uma multazinha, seja carro ou mota, motorizada, trotineta, bicicleta, as motos podem estacionar no lugar de um carro, se atravessarem, cabem á vontade 4 motos num unico lugar para carros.

E assim com o mesmo lugar ganham 4x mais do que se for um carro [:D]

Uma destas no compartimento por baixo do banco e siga...

rebarbadorassemfio-gws18v-liprofessional.jpg

É simplesmente ridículo bloquear um motociclo apenas por estar em cima do passeio.

Primeiro porque não está a incomodar ninguém. E mesmo que estivesse, faria sentido uma multa para sensibilizar o condutor, e não bloqueá-lo pois terá de permanecer mais tempo no mesmo local (em cima do passeio onde supostamente não pode estar).

essa ideia é válida também para os carros...
Confiar no bom senso das pessoas já deu para ver que não resulta.

Segundo porque não existem lugares dedicados suficientes para motociclos

Mais um argumento que pode ser usado por quem conduz carros em grandes cidades.

Sim, mas uma mota pode estar estacionada em cima do passeio e não incomodar absolutamente ninguém. Um carro para não incomodar ninguém só num passeio bem grande, de outra forma qualquer incomoda um pouco os peõs e/ou um pouco os condutores. No entanto, visualmente não fica nada bem.

Não propriamente. A diferença entre os lugares para carros e motas, é que para carros existem aos milhares e em qualquer esquina, o problema é estarem ocupados. Para motas existem poucos e mal localizados.

Em Coimbra, por exemplo, não me lembro de nenhum lugar específico para motociclos.

E ter um bocado de bom senso quando se compara a mota com o carro? ..daqui a pouco um smart ocupa o mesmo ou menos [:D]

Mas então o caminho a seguir é permitir que as motas estacionem no mesmo local que os carros? Ui, então é que a procura de lugar aumenta [:D]

Sim, mas uma mota pode estar estacionada em cima do passeio e não incomodar absolutamente ninguém. Um carro para não incomodar ninguém só num passeio bem grande, de outra forma qualquer incomoda um pouco os peõs e/ou um pouco os condutores. No entanto, visualmente não fica nada bem.

Vamos dar ao mesmo. Há muitos carros estacionados em passeios sem incomodar ninguém. Estás simplesmente a favorecer o teu lado.
Se me disseres que há menos abuso por parte de quem conduz motas, concordo, também são menos, mas não me parece que deixar as coisas entregues ao possível bom senso, seja...de bom senso.
Ainda por cima quando o número de motas está aumentar.

E ter um bocado de bom senso quando se compara a mota com o carro? ..daqui a pouco um smart ocupa o mesmo ou menos [:D]

Mas então o caminho a seguir é permitir que as motas estacionem no mesmo local que os carros? Ui, então é que a procura de lugar aumenta [:D]

Sendo a Emel a tratar do assunto com toda a sua "competência", o que vai acontecer é o mesmo que aconteceu com os carros. Investir o menos possível na construção de novos lugares e utilizar ao máximo o espaço já disponível onde não têm de gastar um cêntimo para começar a cobrar.
Quando se começou a ter parquímetros em lisboa, a lenga lenga também era que iam ser criados silos e mais não sei o quê para estacionar. É vê-los...

Acho bem quem estaciona no passeio leve uma multazinha, seja carro ou mota, motorizada, trotineta, bicicleta, as motos podem estacionar no lugar de um carro, se atravessarem, cabem á vontade 4 motos num unico lugar para carros.

e se um dos carros que estiver nos outros 2 lugares der um toque a uma das motas caem as 4

Ainda estou para perceber o que é um lugar para carro... Caso não haja estacionamento próprio para motos, um lugar dá para carros e motas!

Esta situação tem uma boa carga de ironia. É que anda o António Costa todos os anos a rezar para que se cumpra os limites de poluição impostos pela UE para não pagar elevadas multas, e depois andam a passar multas para ganhar uns tostões a quem efectivamente contribui para diminuir drasticamente a poluição na cidade.

Faz sentido.

:sh)

E assim com o mesmo lugar ganham 4x mais do que se for um carro [:D]

Não digo que não, mas uma moto sendo um veiculo automovel, não vejo sentido nenhum em multarem uma moto ou mesmo várias motos a ocuparem um retangulo de parqueamento, mesmo não havendo o sinal expresso de permissão ás motas.

Até era melhor ter estacionamentos motas e carros no mesmo sitio do que ter aqui carros e a 10km as motas... lol

Não digo que não, mas uma moto sendo um veiculo automovel, não vejo sentido nenhum em multarem uma moto ou mesmo várias motos a ocuparem um retangulo de parqueamento, mesmo não havendo o sinal expresso de permissão ás motas.

Até era melhor ter estacionamentos motas e carros no mesmo sitio do que ter aqui carros e a 10km as motas... lol

Se as motas estacionassem nos lugares normais para um carro era um terror..Se hoje em dia já é difícil arranjar lugar, então assim..

Depois não faltava era pessoal a reclamar com as motas por ocuparem um lugar inteiro.. tenho a certeza que algumas iam ao chão..

Ok, mas com ou sem sinalização especifica o que é melhor?! estacionar em qualquer lado ou estacionar num lugar mesmo que dedicado exclusivamente a carros.
Eu penso que deve ser melhor usar os dedicados a carros mesmo não existindo indicação para motos, do que invadir os passeios e outros locais dedicadicados aos peões.

Infelizmente a Emel não tinha a mesma opinião do que tu, punhas a moto no lugar do carro pagavas multa porque estás a roubar o seu ganha pão, em cima do passeio não queriam saber, mas agora pelos vistos já se interessam...

Eu acho que para terem em vigor uma lei tão rígida tinham de criar muito mais estacionamento para motas. Se não o fazem, não podem exigir que os condutores de motas não estacionem nos passeios, principalmente se o passeio for como o dessa foto que até é bem grande.

Acho que deve é haver bom senso, tanto da parte do dono da mota como das autoridades. Se realmente o veículo está a bloquear o passeio e a dificultar a passagem dos transeuntes, que multem. Caso contrário, não. Que criem uma lei mais abrangente que preveja este tipo de situação.

É fácil de resolver...Basta balizarem os lugares para motos com uns pilares de molde a que não se consiga estacionar um carro. Já não há toques para ninguém.

Voltar
Superior