MINI vs MiTo

MINI vs MiTo

• MINI 1.6 D

Votos: 51 35,4%
  • ALFA MiTo 1.6 Mjet ( 120 cv. )

Votos: 93 64,6%

• Total de eleitores
    144
Pois eu acho que está à altura dos 1.9/2.0 de 130/140 cv., não esquecer que o 1.6 Mjet 120 cv. vem com binario max de 320 Nm.

Para alem disto tem uns baixos 5*, entrar numa rotunda a -20 kms H. a -1000 rm. em 3ª e com ligeira subida é só pisar um nadinha que aquilo anda nas suas 7 quintas e tudo isto em N.

Numa das raras vezes que me prestei a um picanço numa AE ja que estava quase deserta e aproveitando que a patroa vinha a chonar colei a um LEON TDI e não o larguei até ela acordar e perguntar que raio estava eu a fazer :o, tudo isto com a dita + malas, ou seja vinha com um pack extra de + 90/100 kls que o outro que ia sozinho

Provavelmente o melhor 1.6 diesel, não haja duvida.

Ja a suspenção tem muito para melhorar em relação aos piores pisos, sobre tapete dá uma enorme confiança mas se entramos numa zona tipo CREL, o melhor é levantar o pé direito.

Última edição:
Pois eu acho que está à altura dos 1.9/2.0 de 130/140 cv., não esquecer que o 1.6 Mjet 120 cv. vem com binario max de 320 Nm.

Para alem disto tem uns baixos 5*, entrar numa rotunda a -20 kms H. a -1000 rm. em 3ª e com ligeira subida é só pisar um nadinha que aquilo anda nas suas 7 quintas e tudo isto em N.

Numa das raras vezes que me prestei a um picanço numa AE ja que estava quase deserta e aproveitando que a patroa vinha a chonar colei a um LEON TDI e não o larguei até ela acordar e perguntar que raio estava eu a fazer :o, tudo isto com a dita + malas, ou seja vinha com um pack extra de + 90/100 kls que o outro que ia sozinho

Ja a suspenção tem muito para melhorar em relação aos piores pisos, sobre tapete dá uma enorme confiança mas se entramos numa zona tipo CREL, o melhor é levantar o pé direito.
Já o GP Sport é bastante interessante sobre bons pisos, o problema é quando o tapete acaba, fica saltitão e desconfortavel como tudo[8b].

O Mito é bom nos testes de embate e em dinamica.

O mini nos testes de embate não sei mas em dinamica tambem é muito forte.

Algum motivo em especial?

Quanto ao tópico, sou só eu que acha ou realmente a venda de Mito's por cá tem vindo a cair?

Pq? Pq foram feitos no país da bota?

As experiências que tivemos com carros do grupo Fiat (infelizmente não tivémos Ferraris[:D]) foram tão más que não há forma de voltar sequer a ser hipótese numa hipotética compra..

Quanto aos fanáticos (sim.. 7 anos a ler posts já sei bem quem é fanático e do quê..) que vão por aí aparecendo e que não gostam de ler algumas coisas.. "azarito"!

As experiências que tivemos com carros do grupo Fiat (infelizmente não tivémos Ferraris[:D]) foram tão más que não há forma de voltar sequer a ser hipótese numa hipotética compra..

Quanto aos fanáticos (sim.. 7 anos a ler posts já sei bem quem é fanático e do quê..) que vão por aí aparecendo e que não gostam de ler algumas coisas.. "azarito"!
As coisas mudam, tal como os 2.0 PD foram motores que deram problemas ou os 1.2 a gasolina, entre outros motores que deram problemas de outras marcas.
Mas isso percebo, é normal que se fique sempre de pé atrás com uma certa marca.

Pois, isso das experiencias dá para tudo.

Tbm conheço alguns que não repétem receita germanica.

Como é sabido existiram modelos de marcas X e Y que tbm tivéram os seus problemas graves.

Se tivésse tido uma má experincia com a ALFA e ja la vão 3 contando com o saudoso 75 que o meu pai teve nos 90, e a 156 SW que tive nos 00, obviamente não tinha repetido dose.
Tbm tivémos um caso sem resolução com um POLO e não é por isso que deixava de comprar um VW.

Em fim, para alem dum MITO tbm temos um CL.A em casa que tbm tem as suas merdelhices como qq outro mas tbm estamos contentes com ele, por tanto, da minha parte não ha ca fanatimos nem subjectividades.

E como ja deixei por aqui algures, a avaliação objectiva que faço do MiTo é...

Motor ***** ( tendo em conta a cilindrada obviamente )

Comport. ****

Conforto **

Qualidade geral ***

Habitab./mala ***

Design *****

... e a do MINI ( ja agora )

Motor ****

Comport. *****

Conforto ***

Qualidade geral ****

Habit./mala *

Design *****

Última edição:
Que 2.0 ?

Só se for o 2.0 TDi 110cv CR...

Comparem por exemplo os seguintes binómios (modelo/motor):

Seat Leon 2.0 TDI CR 140 cv
Velocidade máxima- 205 km
Binário - 320 Nm
0-100 km - 9,5 s

Alfa Romeo Giulietta 2.0 JTDm-2 140 cv
Velocidade máxima - 205 km
Binário - 320 Nm
0-100 km - 9,0 s

Alfa Romeo MiTo JTDm 120 cv
Velocidade máxima - 198 km
Binário - 320 Km
0-100 km - 9,9 s
É uma diferença assim tão estrondosa!? Sabendo de antemão que o MiTo tem menos 200 Kg que os modelos de segmento superior mas também menos 20 cv.
Será que os Vossos 2.0 têm todos potências superiores a 150 cv!?
Conduzi durante 3 anos um Seat Leon 2.0 TDI PD 140 cv e a diferença entre este e o MiTo da namorada não é assim tão grande.
Ou seja, não é um 2.0 mas parece, dentro de níveis próximos de potência.

Com 28 anos deves ter uma experiência enorme de carros...
[:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

Acho piada dizerem que o pessoal dos TDi's fia-se no kick mas depois é ver aqui pessoal a fiarem cegamente nesses 320nm.

Esse binário só lá está com o mais gastador modo D ligado e apenas naquele pico às 1750rpm que, na prática, só aparece mesmo às 2000rpm mas ok.

O 2.0 TDi 140/143cv tem 320nm mas durante a faixa 1750-2500rpm e, sobretudo abaixo das 2000rpm, é bastante perceptível a diferença entre um 2.0 e um 1.6, ainda que o 2.0 seja apenas mediano em potência e o 1.6 seja o supra sumo.

Para teres outro termo de comparação um 118d só tem 300nm mas das 1750 às 3000rpm e é um motor muito mais agradável de utilizar e anda mais que o MiTo, mesmo com mais 200kg.

Duvido muuuuito disse que dizes.

Primeiro porque qualquer diesel (pelo menos até aos 4 cilindros de 2.0/2.2 mono-turbo que é a realidade que melhor conheço) em 3ª às 1000rpm está meio a morrer, seja que motor for, a subir ainda pior.

Segundo porque, segundo quem já conduziu todos estes 1.6 diesel actuais, o mais agradável e melhor em baixas é o 1.6 HDi 112/115cv 270nm e 8v, nem é o 1.6JTDm.

Há dúvidas há.

Quanto muito podes dizer que é o 1.6 diesel com maior valor de binário máximo absoluto, mas isso não transmite a verdadeira agradabilidade de condução, são apenas números que nem sempre dizem toda a verdade..

Depois é o melhor em que parametros mesmos ?

Potência absoluta para 1.6 diesel ? Não é.

Agradabilidade ? Não é.

Elasticidade ? Não é.

Vibrações e ruídos ? Hmm não.

Consumos ? Também não.

Pois... :rolleyes:

É um motor que vale pela força entre as 2000 e 3500rpm e os belos 320nm do modo D.

Conduzi durante 3 anos um Seat Leon 2.0 TDI PD 140 cv e a diferença entre este e o MiTo da namorada não é assim tão grande.

Ou seja, não é um 2.0 mas parece, dentro de níveis próximos de potência.

Define:

Diferença não é assim tão grande.

É que eu posso dizer (baseado em dados teóricos) que um 320d E92 não perde muito para um 330d e, na prática, não tem nada a ver pois o 330d já anda mesmo bastante bem e o 320d é apenas "rapidozinho".

PS: Já sei que muitos estaram certamente a pensar que estou com esta conversa toda para defender o Ibiza FR face ao MiTo 1.6 mas a verdade é que nem me importava nada de ter antes o MiTo.

Agora se tivesse o MiTo não terias problemas em admitir que o motor não chega ao nível de um 2.0. Mas isto sou eu... :rolleyes:

Acho piada dizerem que o pessoal dos TDi's fia-se no kick mas depois é ver aqui pessoal a fiarem cegamente nesses 320nm.

Esse binário só lá está com o mais gastador modo D ligado e apenas naquele pico às 1750rpm que, na prática, só aparece mesmo às 2000rpm mas ok.

O 2.0 TDi 140/143cv tem 320nm mas durante a faixa 1750-2500rpm e, sobretudo abaixo das 2000rpm, é bastante perceptível a diferença entre um 2.0 e um 1.6, ainda que o 2.0 seja apenas mediano em potência e o 1.6 seja o supra sumo.

Para teres outro termo de comparação um 118d só tem 300nm mas das 1750 às 3000rpm e é um motor muito mais agradável de utilizar e anda mais que o MiTo, mesmo com mais 200kg.

Primeiro porque qualquer diesel (pelo menos até aos 4 cilindros de 2.0/2.2 mono-turbo que é a realidade que melhor conheço) em 3ª às 1000rpm está meio a morrer, seja que motor for, a subir ainda pior.

Segundo porque, segundo quem já conduziu todos estes 1.6 diesel actuais, o mais agradável e melhor em baixas é o 1.6 HDi 112/115cv 270nm e 8v, nem é o 1.6JTDm.

Há dúvidas há.

Quanto muito podes dizer que é o 1.6 diesel com maior valor de binário máximo absoluto, mas isso não transmite a verdadeira agradabilidade de condução, são apenas números que nem sempre dizem toda a verdade..

Agradabilidade ? Não é.

Elasticidade ? Não é.

Consumos ? Também não.

É um motor que vale pela força entre as 2000 e 3500rpm e os belos 320nm do modo D.

Define:

É que eu posso dizer (baseado em dados teóricos) que um 320d E92 não perde muito para um 330d e, na prática, não tem nada a ver pois o 330d já anda mesmo bastante bem e o 320d é apenas "rapidozinho".

PS: Já sei que muitos estaram certamente a pensar que estou com esta conversa toda para defender o Ibiza FR face ao MiTo 1.6 mas a verdade é que nem me importava nada de ter antes o MiTo.

Agora se tivesse o MiTo não terias problemas em admitir que o motor não chega ao nível de um 2.0. Mas isto sou eu... :rolleyes:

Duvida do que quiseres, isto é um pais livre, a rotunda em questão faço-a todos os dias e grande parte das vezes em 3ª após verificação que posso entrar, sem qq necessidade de reduzir para 2ª e ja me fartei de confirmar que vai a 20 km h./1000 rm. e repito isto passa-se em N, modo em que costumo andar em cidade e não em D.

Para alem disso, ja experimentei carros/motores que chegue desde os tempos dos carburadores, entre outros o 2.0 do 1.8CDI do nosso actual CL.A, por tanto não tenho qq interesse em vir para aqui mandar tretas ( e isto não é uma hiperbole ), este motor é de facto e no seu todo o 1.6 mais proximo da generalidade dos 2.0.

* Tbm ja tive um C-MAX com o 1.6 TDCI que é o mesmo HDI dos PSA .

Última edição:

Sim porque acima de uma certa rotação o motor perde alma.
Tambem duvido que o 1.6 seja mais agradavel de usar..

Pois..
Mas em 4ª a 40/50 ele não desenvolve nada mal, mas estou a falar em plano, a subir nem faço isso que é estragar.
Infelizmente nunca conduzi um, mas já andei num, pareceu-me agradavel realmente, mas lá está nunca conduzi..
Quanto ao 1.6 110cv 16v o 1.6 é superior a alguma distancia, então naquela faixa do binário..

Há dúvidas há.

Agradabilidade ? Não é.

Elasticidade ? Não é.

Consumos ? Também não.

Define:

Acho o JTD um excelente motor dentro do segmento, apesar dos consumos não serem o seu forte, mas não tem a agradabilidade de um 1.9/2.0, pelo menos de alguns.
Isto no Delta, no Mito pode ser melhor e acredito que seja.

É evidente que um mesmo motor utilizado num carro X ou noutro Y com pesos distintos terá respostas diferentes.
Outras diferenças poderão ter a ver com as relações da cx.

O motor 1.6 HDI/TDCI é de facto muito agradavel e linear num C-MAX ou similar com um rendimento identico ao 2.0 CDI no MERC. CL.A, mas a versão 1.6 mjet versão 120 cv. contando com a dupla "repro" de origem (DNA) acaba por ser de alguma forma mais versatil ja que temos 2 motores num.

Em N o turbo entra mais tarde e de forma mais linear, ou seja melhor para pastar no transito do dia a dia, mas mesmo antes da entrada do turbo tem uns baixos mto redondos que mexem mto bem o peso do MITO como ja referí.

Em D o turbo dispara logo no inicio e com o overboost em carga max. ou seja ideal para ultrapassagens ou se queremos um andamento mais vivo em estrada/AE e tudo acontece na ponta do acelerador.

Ou seja...

1- em N é um 1.6 diesel muito semelhante ao 1.6 HDI ou mesmo ao 2.0 DCI se bem que o turbo sai um bocado mais tarde e mais em força.

2- em D é mto mais vivo e reactivo, e dá a impressão de termos muitos mais cavalos, até me faz lembrar o punto GT que tive quando era puto.

No caso do MITO, o rendimento em "alta" não é nada mau para um diesel 1.6, chegando num apice aos 190 e com alguma facilidade aos 210 de marcador, ou seja à sua velocidade max. de cerca de 200 reais se contarmos com o classico erro "optimista" do velocimetro.

Última edição:

N leves a mal mas essa das "experiências" soa a treta por todos os poros. Se tivesses um carro (fosse qual fosse) com problemas nomeava-lo (a ele e aos problemas) sem demoras. É assim a natureza humana.
De "experiências" e do caso do "carro do vizinho do tio q é um cancro", já estou farto de as ouvir aos anos... e dou-lhes pouco crédito. Em contrapartida dou mto crédito e ouço com mta atenção situações mto concretas q são apontadas e descritas pelos users sobre as suas viaturas (sejam elas quais forem).

Última edição:
É evidente que um mesmo motor utilizado num carro X ou noutro Y com pesos distintos terá respostas diferentes.
Outras diferenças poderão ter a ver com as relações da cx.

O motor 1.6 HDI/TDCI é de facto muito agradavel e linear por ex num C-MAX, tendo um rendimento identico ao 2.0 DCI no MERC. CL.A, mas a versão 1.6 mjet versão 120 cv. contando com a dupla "repro" de origem DNA acaba por ser de alguma forma mais versatil ja que temos 2 motores num.

Em N o turbo mais tarde e de forma mais linear, ou seja melhor para pastar no transito do dia a dia, mas mesmo antes da entrada do turbo tem uns baixos mto redondos que mexem mto bem o peso do MITO como ja referí.

Em D o turbo dispara logo no inicio e com o overboost em garga max. ou seja ideal para ultrapassagens ou se queremos um andamento mais vivo em estrada/AE e tudo acontece na ponta do acelerador.

Ou seja, em N é um 1.6 diesel muito semelhante ao 1.6 HDI ou mesmo ao 2.0 DCI se bem que o turbo sai um bocado mais tarde e mais em força.

Ja em D é mto mais vivo e reactivo, e dá a impressão de termos muitos mais cavalos na faixa média de rotação, até me faz lembrar o punto GT que tive quando era puto.

No caso do MITO, o rendimento em "alta" não é nada mau para um diesel 1.6, chegando num apice aos 190 e com alguma facilidade aos 210 de marcador, ou seja à sua velocidade max. de cerca de 200 reais se contarmos com o classico erro "optimista" do velocimetro.
O Punto GT tem a mesma potencia se não estou em erro para menos peso, mas tinha um bom binário(a ronda os 200nm) e era um motor em que se sentia o turbo a entrar, um pouco como nos actuais TD, daí fazer lembrar esse motor.

Uma coisa é certa, depois de se andar com o 1.6JTD, passar para o 1.3Mjet é como se tivessem tirado o turbo ao 1.3, é que nem o kick às 2.000 se sente[:)].
E como andei 2 dias com o Delta e fiz bastantes km's notei mais isso do que se tivesse experimentado apenas.

N leves a mal mas essa das "experiências" soa a treta por todos os poros. Se tivesses um carro (fosse qual fosse) com problemas nomeava-lo (a ele e aos problemas) sem demoras. É assim a natureza humana.
De "experiências" e do caso do "carro do vizinho do tio q é um cancro", já estou farto de as ouvir aos anos... e dou-lhes pouco crédito. Em contrapartida dou mto crédito e ouço com mta atenção situações mto concretas q são apontadas e descritas pelos users sobre as suas viaturas (sejam elas quais forem).

Eu não te levo a mal.. tu para mim também não tens crédito nenhum, como tal..

O Punto GT tem a mesma potencia se não estou em erro para menos peso, mas tinha um bom binário(a ronda os 200nm) e era um motor em que se sentia o turbo a entrar, um pouco como nos actuais TD, daí fazer lembrar esse motor.

Uma coisa é certa, depois de se andar com o 1.6JTD, passar para o 1.3Mjet é como se tivessem tirado o turbo ao 1.3, é que nem o kick às 2.000 se sente[:)].
E como andei 2 dias com o Delta e fiz bastantes km's notei mais isso do que se tivesse experimentado apenas.

O Punto GT era mto prox dos TUBOS á antiga, era tudo ou nada, mal entrava o turbo parecia aquelas sequências do MAD MAX quando abriam a pressão da garrafinha do nitro [:D] e ai onde o MITO em D faz lembrar esse Kick. ( A diferença é que no GT ouvia-se o asobio do turbo forte e feio e no MITO não ).
Ex., se mantemos a mesma pressão no acelerador e activamos o D sente-se o overboost em garga max. a dar aquele pontapé nas costas :eek:

O Delta vinha com DNA ou botão sport ?

Eu não te levo a mal.. tu para mim também não tens crédito nenhum, como tal..

Eu até acredito que tenhas tido más experiencias e consequêntemente tenhas ficado de pé atrás, de facto isso aconteceu com muita gente, o que percebo perfeitamente, se me tivésse acontecido a mim provavelmente tería a mesma desconfiança.

Em todo caso tbm existem experiencias positivas como o meu caso.

O 75 que o meu pai teve durante 10 anos só teve uma avaria num fio electrico que foi substituido por 2 tostões, de resto 5*

A 156 SW que tive de 2000 a 04, a unica avaria, curiosamente foi provocada pela centralina que gería o bloqueador anti robo de marca alemã ( BOSH ) de resto, 5* e grandes saudades.

No MITO ainda é cedo ja que é de 09/25.000 kms mas tirando um discreto chocalho nos travões sobre empedrado, por agora 5*

Como referí, ja tive directa ou indirectamente carros das mais variadas marcas, alemãs, francesas e italianas e todas tiveram alguma meredelhice aqui ou um problema ali.

Última edição:
Voltar
Superior