Sim porque acima de uma certa rotação o motor perde alma.
Isso não reparei que no TD ao MiTo não passei das 3000rpm, mas se tu o dizes.
Tambem duvido que o 1.6 seja mais agradavel de usar..
Eu não duvido, tenho a certeza porque já conduzi os dois.
Mas em 4ª a 40/50 ele não desenvolve nada mal, mas estou a falar em plano, a subir nem faço isso que é estragar.
Sim em 4ª a 45/50 deve dar para desenrascar, mas desenrascar é consideravelmente diferente de "andar nas 7 quintas".
O FR em 4ª a 50 nem se mexe porque vai aí nas 1000rpm [

]
No Ibiza só costumo engrenar a 4ª a 60km/h.
Caixa longa tem destas coisas :sh)
Esta semana estou na A4 PD130 caixa curta e em cidade acaba por ser mais agradavel, o escalonamento claro porque de resto o CR143 é mais agradavel.
Já em AE o PD130, mesmo na A4 Avant, consegue reprises bem razoáveis e nem perde muito para o FR. Aliás se for 6ª vs 6ª de 120 para cima nem sei se o Ibiza não fica para trás...
Agora se nos metermos a puxar 2ª e 3ª aí coitada da carrinha, fica a ver navios.
Por exemplo, em capacidade de aceleração, velocidade de ponta e recuperações.
A velocidade de ponta do Leon é um pouco limitada pela sua forma de monovolume (anuncia 205km/h), no Ibiza FR tens 210, o MiTo anuncia 198.
Capacidade de aceleração é apenas um pouco superior no Leon, e a diferença só não é maior pois o Leon é mais pesado, logo aí, é uma comparação injusta.
Reprises, deves ter ficado enganado pelo kick do modo D.
Aliás faz umas pesquisas e facilmente percebes que reprises é um dos pontos fortes do PD140.
Quanto à agradabilidade do motor posso dizer-te que o 1.6 JTDm 120 cv é para mim, mais agradável de conduzir que o 2.0 TDI PD 140 cv.
A versão common rail ainda não a conduzi, por isso não me posso pronunciar, mas acredito que seja mais linear e de uso mais agradável.
A versão CR é mais agradável e refinada, sem duvida, mas a reprisar o PD140 em nada perde para o CR, se não for até um pouco mais forte...
Pena os problemas que o mesmo deu...
Nota que, eu não estou a dizer que o 2.0 TDI é um mau motor, gostei bastante e não tive qualquer razão de queixa.
Felizmente para ti mas mesmo os que já não foram afectados pelos problemas bebem na mesma óleo à parva e os consumos nunca foram referenciais.
Mas que raio de analogia, passas de uma diferença de 20 cv para uma de 60 cv!
Não é assim tão parva se pensares em termos percentuais pois 20cv em carros de 1200/300kg não é assim tão diferente de 60cv em carros de 1700kg [

]
É uma boa máquina, e cada um tem o quer e o que o pode!
Sem dúvida, mas quem tem MiTo 1.6JTDm 120cv também pode ter Ibiza FR 2.0 TDi 143cv [

]
Falo, obviamente, de carros com o mesmo equipamento e preços finais e para ambos.
Mas, como é óbvio, compreendo quem prefira o MiTo, e nem digo que seja pior excepto, claro, no motor.
Só estou a relatar a experiência, que vale o que vale, de alguém como eu que conduziu um Leon e já fez mais de 25000 km de MiTo.
Não o melhor exemplo pois não são concorrentes directos.
O mesmo motor imprime andamentos bem diferentes consoante os carros em que estão montados.
Posso-te dar um bom exemplo disto:
Em casa tenho uma A4 PD130 Avant e um Ibiza FR CR 143cv.
O FR anda consideravelmente mais !!
Não tem mesmo nada a ver, mas, lá está, é uma comparação pouca justa pois a A4 é bem mais pesada.
Justa é a comparação Ibiza FR PD130 vs o actual com o CR143cv.
E aqui já impera o equilíbrio.
Experimenta e verás se tenho ou não razão.
Já experimentei e um 1.6 não o achei nada daquilo que todos apregoam e abaixo das 2000rpm está longe de ser bom.
Aliás apesar de nunca ter conduzido o novo 1.6 HDi 112/115cv 270nm e 8v quem já o conduziu prefere-o ao JTD 120cv [

]
Isto em agradabilidade de condução, em andamento puro o JTD andará decerto mais.
Em consumos, segundo consta, o 1.6 JTD também não é dos melhores... Pior só o 1.6 CRDi 128cv que está longe de ser económico.... para um 2.0 diesel actual :sh) [

]
Se não tiver, sou homem para te pagar uma santola ou lavagante[

].
Isso sim era de valor [

] [

]