Milagre das Águas

Luisitoabreu

New member
Boas,

Tenho um Audi 80 Td de 1990 que perde água da refrigeração...o mecânico que custumo ir não consegue detectar fuga nenhuma e outro que fui agora tb não!! O certo é que o problema tem se agravado e agora já compro 5litros de liquido anti-congelante por semana [:D]
O primeiro chegou a ficar lá com o carro, trocou-me o radiador porque dizia que tinha pequenas fugas e, vi eu, teve-o lá a trabalhar uma tarde inteira...nada! Várias vezes olho para ver poças por baixo e nada, mas ás vezes de manhã encontro 2 ....uma na frente esquerda quase por debaixo do farol e outra por debaixo do motor, mas nem sempre. Junta da cabeça dizem que não (óleo está impecável e não faz barulho).
Alguém me ajuda a resolver mistério por favor ? :confused:

Eu tive um problema semelhante, e no meu caso a fuga não era 1 mas sim várias.

Nestes casos é preciso ir pela lógica, primeiro inspeccionar os tubos todos um a um :sh) (tem mesmo que ser) , pôr o sistems sob pressão e verificar

Depois é preciso verificar o vaso de expansão e se o retorno não está entupido nem a tampa está a deixar sair água

Verifica folga da Bomba de água

Radiador

Tubos da chouffagem, radiador da mesma....verifica se dentro do carro tem água no piso, se o tapete tá humido.

Verificar se tem água no óleo (já disseste que não por isso...)

USA SEMPRE LIQUIDO REFRIGERANTe para conseguires detectar as fugas [;)]

Para gastares 5 litros por semana tens uma ou umas grandes fugas, por isso não pode ser tão dificil de descobrir, para o carro num sitio seco e deixa a ventoinha disparar enquanto olhas por debaixo do carro, se não vires água a pingar procura bem dentro do carro no piso, e inspecciona tudo ao detalhe porque podes ter 5 mini fugas que não chegam a pingar porque com o calor evaporam.

Fazer um teste de compressão do circuito de refrigeração, costuma ajudar. Isto, claro, se as tubagens estiverem razoáveis, senão, vai criar ainda mais fugas![:D]

O sistema já foi posto á pressão e o ponteiro desce...mas não se consegue detectar fuga(s) porque nem sempre perde água! Do tubo de escape não parece sair nada e por dentro está tudo seco!

Cá para mim é qq coisa da bomba de água, mas o mecânico quando pôs a trabalhar sob pressão andou lá a ver e disse que tava seco!

A gaita é que só perde de vez em quando [:D]

Os 5 litros são por mês e não por semana, desculpem a gafe :( faço uns 1200 km por mês com ele.

Última edição:
O sistema já foi posto á pressão e o ponteiro desce...mas não se consegue detectar fuga(s) porque nem sempre perde água! Do tubo de escape não parece sair nada e por dentro está tudo seco!

Cá para mim é qq coisa da bomba de água, mas o mecânico quando pôs a trabalhar sob pressão andou lá a ver e disse que tava seco!

A gaita é que só perde de vez em quando [:D]

Os 5 litros são por mês e não por semana, desculpem a gafe :( faço uns 1200 km por mês com ele.

a bomba de agua tem folga?

nao tens água a perder pela souffagem?

Fazer um teste de compressão do circuito de refrigeração, costuma ajudar. Isto, claro, se as tubagens estiverem razoáveis, senão, vai criar ainda mais fugas![:D]

Verificar a cabeça, pode estar estalada em algum sítio.
Encontras resíduos de óleo no depósito de líquido de refrigeração!?

Bem eu não percebo muito do assunto, mas exprimenta ver a saida do deposito de agua entradas do radiador e principalmente as tubagens de saida e entrada do radiador.

Espero ajudar alguma coisa.

cabeça estalada o carro sobreaquece ....[;)]

Sim, mas primeiro tem de começar a desaparecer o líquido de refrigeração, já tive um problema desses num Pajero, e só no trânsito lento, é que ele aquecia, de resto era sempre a andar, e eram os tais 5L por semana, quando desmontámos a cabeça é que vimos o estrago :(

Mas que seja uma pequena fuga numa mangueira ou braçadeira, é bem mais simpl€s de resolver.

Caro Luisitoabreu

Já aqui foi falado em uma prova de pressão ao circuito de refrigeração, chama-se a isso "prova hidráulica". É feita a (1,5 X) a pressão de funcionamento.
Convém fazer uma com o motor frio e outra com este à temperatura de funcionamento. Se houver fuga é garantido que a apanha.

Muita atenção que há oficinas que tem curiosos que pensam que sabem fazer este trabalho.

Já viste se na parte de centro do carro, na zona do pés do pendura e do condutor tem umas saídas de ar, vê aí se está húmido e se tem cor de anticongelante! Se sim, é do radiador da souffagem.
Se for isto, digo-te já, não vale a pena o trabalho de meter um novo.

Sim, mas primeiro tem de começar a desaparecer o líquido de refrigeração, já tive um problema desses num Pajero, e só no trânsito lento, é que ele aquecia, de resto era sempre a andar, e eram os tais 5L por semana, quando desmontámos a cabeça é que vimos o estrago :(

Mas que seja uma pequena fuga numa mangueira ou braçadeira, é bem mais simpl€s de resolver.

Nesta caso são 5l por mês ou 1200km, uma cabeça estalada não aguenta isso!

eu tive a cabeça estalada no toyota e aquecia logo porque a água espirrava toda![;)]

Tenho tido muita atenção e ás vezes de manhã encontro 2 poças....uma na frente esquerda quase por debaixo do farol e outra ao centro por baixo do motor mais para a esquerda, mas nem sempre. A da frente parece-me que não é da tampa do depósito do liquido, é outra situação. reparei que que na frente esquerda quase junto ao farol o carro tem um "radiador mais pequeno"...o que é? será dai? A mancha do centro não faço ideia...bomba de água?

Problemas de motor não me parece que seja, ele parece um gatinho e a água está limpa. [:p]

Passando as férias o mistério vai ser resolvido, vou por o carro na oficina ele tem de descobrir. BOAS FESTAS A TODOS [:cool:]

Tenho tido muita atenção e ás vezes de manhã encontro 2 poças....uma na frente esquerda quase por debaixo do farol e outra ao centro por baixo do motor mais para a esquerda, mas nem sempre. A da frente parece-me que não é da tampa do depósito do liquido, é outra situação. reparei que que na frente esquerda quase junto ao farol o carro tem um "radiador mais pequeno"...o que é? será dai? A mancha do centro não faço ideia...bomba de água?

Problemas de motor não me parece que seja, ele parece um gatinho e a água está limpa. [:p]

Passando as férias o mistério vai ser resolvido, vou por o carro na oficina ele tem de descobrir. BOAS FESTAS A TODOS [:cool:]

Esse radiador mais pequeno à frente no lado esquerdo, é o radiador do óleo do motor! Do lado direito tens o intercooler!
Nesse motor o óleo não é arrefecido pela água. Apesar de no golf II GTD ser arrefecido pela água.

Também podes fazer como eu fiz no meu anterior carro, audi 80 1.9TD. Em tudo o que é tubo de borracha, em cada ponta, tenta meter duas abraçadeiras metálicas [:D]. No meu caso resolveu o problema!

Voltar
Superior