mégane,defeito?

Boas, desenterrei este tópico precisamente porque o megane dti rebentou ontem a correia dos acessórios, felizmente a distribuição não foi afectada, a correia, da continental, tem cerca de 30mil km e 6/8 meses, mas à uns tempos o dito tensor alem de fazer algum barulho parecia por vezes ficar desalinhado.
Em princípio, pode ter sido deste tensor ou da bomba d'agua que tem cerca de 100mil km, sim é demais mas quando mudei as correias não tinha chaves para tal.

Amanhã vou pegar no carro, alguém sabe se o tensor deve ser mudado completo ou apenas o rolamento?

Quando comprei o carro sabia que isto trazia de origem um defeito no tensor, mas era na distribuição, que deu de si aos 60mil km, ou seja mudou correias aos 60mil (partiu), aos 110 quando o comprei, e aos 185, agora com 212. daqui a pouco já vou saber preços do tensor.

Já agora, ao mudar a bomba d'água alguém costuma meter silicone? Falaram-me nisso, mas eu normalmente apenas ponho a junta que acompanha a respectiva.

desde já agradecido

Boas, desenterrei este tópico precisamente porque o megane dti rebentou ontem a correia dos acessórios, felizmente a distribuição não foi afectada, a correia, da continental, tem cerca de 30mil km e 6/8 meses, mas à uns tempos o dito tensor alem de fazer algum barulho parecia por vezes ficar desalinhado.
Em princípio, pode ter sido deste tensor ou da bomba d'agua que tem cerca de 100mil km, sim é demais mas quando mudei as correias não tinha chaves para tal.

Amanhã vou pegar no carro, alguém sabe se o tensor deve ser mudado completo ou apenas o rolamento?

Quando comprei o carro sabia que isto trazia de origem um defeito no tensor, mas era na distribuição, que deu de si aos 60mil km, ou seja mudou correias aos 60mil (partiu), aos 110 quando o comprei, e aos 185, agora com 212. daqui a pouco já vou saber preços do tensor.

Já agora, ao mudar a bomba d'água alguém costuma meter silicone? Falaram-me nisso, mas eu normalmente apenas ponho a junta que acompanha a respectiva.

desde já agradecido

Quando o rolamento é desmontável pode e deve ser substituído aproveitando-se o tensor que é sempre bem mais caro.
Passar uma lixa fina no bloco para limpar e corrigir alguma irregularidade e aplicar um pouco de silicone é sempre uma boa prevenção para eventuais fugas.

Quando o rolamento é desmontável pode e deve ser substituído aproveitando-se o tensor que é sempre bem mais caro.
Passar uma lixa fina no bloco para limpar e corrigir alguma irregularidade e aplicar um pouco de silicone é sempre uma boa prevenção para eventuais fugas.

Sim o rolamento é desmontável mas como aquilo tem amortecedor fico na dúvida.... o preço do conjunto, para amigo segundo o vendedor, 125€ (em vez dos 185), e não tem para venda apenas o rolamento, em principio até devo ter lá na fabrica um ou vou a uma casa de rolamentos.
Mas como aquilo já o vi a trabalhar algo desalinhado (picos) penso que vou mudar tudo, apesar de já ter visto (online) onde vendam apenas o rolamento e o amortecedor.

A lixa parece-me bem, uma lixa d'água, certo?

Quanto ao silicone, aplico uma junta fina mais a junta que vem na bomba d'água?

Para limpar o circuito de refrigeração, existe algum modo específico ou apenas muita àgua limpa até sair incolor chega?

Sim o rolamento é desmontável mas como aquilo tem amortecedor fico na dúvida.... o preço do conjunto, para amigo segundo o vendedor, 125€ (em vez dos 185), e não tem para venda apenas o rolamento, em principio até devo ter lá na fabrica um ou vou a uma casa de rolamentos.
Mas como aquilo já o vi a trabalhar algo desalinhado (picos) penso que vou mudar tudo, apesar de já ter visto (online) onde vendam apenas o rolamento e o amortecedor.

A lixa parece-me bem, uma lixa d'água, certo?

Quanto ao silicone, aplico uma junta fina mais a junta que vem na bomba d'água?

Para limpar o circuito de refrigeração, existe algum modo específico ou apenas muita àgua limpa até sair incolor chega?

É isso tudo!

Aconteceu algo parecido no Safrane que o meu pai teve, um dia estavamos num semaforo e o carro sem mais nem menos começou a trabalhar de forma estranha, foi a correia da direcção assistida que rebentou e foi se meter com a correia da distribuição, o carro ainda foi assim a trabalhar até casa mas no dia seguinte já não pegou. A reparação foram apenas correias novas o motor não sofreu nada.

Já por cá passaram varios carros comerciais da Renault com o motor 1.9 diesel e nunca houve problema com as correias

Última edição:
A mim o mecánico disse-me que que não havia o rolamento há venda em separado, que tinha de comprar o tensor completo, mas como não acredito muito nele?! Quando tiveres a certeza posta aqui o resultado.

Cumprimentos!

A mim o mecánico disse-me que que não havia o rolamento há venda em separado, que tinha de comprar o tensor completo, mas como não acredito muito nele?! Quando tiveres a certeza posta aqui o resultado.

Cumprimentos!

Segundo uns catalogos que encontrei na net, encontro imagens apenas do rolamento e apenas a mola, mas nas referências apenas aparece o conjunto.

Em duas lojas e na Renault apenas vendem o conjunto, sendo os preços, 125€, 135€ e 195€.
Sinceramente, bem me custou largar tanto dinheiro, mas penso ser dinheiro bem investido, existe é um outro rolamento entre o AC e a polie da cambota que não troquei... mas esse é de certo bem mais barato.

Já agora! Tens o carro há muito tempo e já te aconteceu mais alguma vez? O meu até agora estasse a portar bem, mas de manhã a frio faz sempre uma trepidação que penso que seja no tensor.

Cumprimentos

Já agora! Tens o carro há muito tempo e já te aconteceu mais alguma vez? O meu até agora estasse a portar bem, mas de manhã a frio faz sempre uma trepidação que penso que seja no tensor.

Cumprimentos

Tenho o carro faz em Janeiro 2010 4 anos, levou alem de oleo, filtros e pneus, uma falange do termoestato que deve ter colado mas a de origem não dá para mudar o dito e partiu (+/- 40€), os dois rolamentos atrás e cintas (150€ peças e mão de obra), 2 X pastilhas frente (+/- 40€ cada), kit distribuição, bomba d'água e correia acessórios (+/- 180€), uma bateria e agora o dito tensor e correia acessórios (+/- 140€).

Isto nunca me tinha acontecido, e penso ter sido por negligência ao montar a ultima correia, pois depois disso comecei a notar um chiar do rolamento do tensor quando o tempo estava húmido e uma altura, com o carro a trabalhar vi o dito tensor por vezes a ficar desalinhado e dar uns saltitos, mas como na altura não me dava j€ito deixei andar até agora.
Pode até nem ter sido por isso que a correia partiu, podia vir com algum defeito, pode ter sido mal montada ou posso até ter apanhado algo que tenha ido para a correia.

Duvido que essa trepidação seja do tensor, acredito mais que seja mesmo do motor, o meu com bp ultimate passado uns depósitos ficava bem, ou então do 'tuperware' do motor.

O meu agora está a precisar de discos, acho que dos retentores da caixa e penso que de uma limpeza de injectores, mas de certo não vai ser para já.

Qualquer coisa dispõe.

Cumps

PS: quando fores por o carro a trabalhar, vês como está a correia a rodar e se notas alguma trepidação daí, cuidado com as mãos, e aproveitas para por a mão na tampa do motor e logo dás conta se vem daí o barulho.

Última edição:
Boas a todos, outra vez a correia saltar uma pista fora.
Tensor metido à uns 6 meses e o resultado não foi pior porque dei por ela a tempo.
Aqui ficam umas fotos e gostaria de saber a vossa opinião em relação ao afinador, se é para dar afinação ou por no ponto e o tensor dar ou tirar carga.
É que os mecánicos não se entendem, pelo menos nas oficinas que eu frequento ou frequentei.

Cumprimentos e obrigado a todos desde já.

Já não me lembro para que lado isso afina mas pelo estado disso parece-me que afinaram isso sem aliviar os parafusos que isso tem em baixo...
Espero estar enganado mas provavelmente o veio e rolamento do alternador poderá não estar nos melhores dias....

Amanhã se não me esquecer vejo em qual a posição disso.

Já não me lembro para que lado isso afina mas pelo estado disso parece-me que afinaram isso sem aliviar os parafusos que isso tem em baixo...
Espero estar enganado mas provavelmente o veio e rolamento do alternador poderá não estar nos melhores dias....

Amanhã se não me esquecer vejo em qual a posição disso.

Obrigadoapr:)
ps: já agora sabes a medida da correia? tenho a ideia que é 1640, a que está no carro é 1653.

Última edição:
Correia no sítio e as polies a funcionarem na perfeição:confused:.
O mecanico meteu uma 6 pk 1642, a afinação ficou um pouco abaixo da anterior.
Cumprimentos

Obrigadoapr:)
ps: já agora sabes a medida da correia? tenho a ideia que é 1640, a que está no carro é 1653.

Peço desculpa, mas o mégane que tenho agora, o outro tive acidente, não tem AC e não tem esse tensor :sh), mas tenho um colega que tem um com AC, mas se bem me lembro isso afina mesmo no rasgo que tem, ou seja mas apertado que o seu.... a correia, posso ver quando voltar a terrinha que tenho lá a caixa da que meti....

Voltar
Superior