mégane,defeito?

lusofranco

New member
Desde já queria cumprimentar todos os utilizadores deste fórum .
A minha questão é a seguinte , tenho um renault mégane 1.9 dti de 98 e aqui á uns tempos ia numa viagem e de repente rebentou a correia do alternador, meteu-se na distribuição e descomandou o motor e teve de levar válvulas e mais algumas coisas que agora não me lembro,para álem da reparação da coláça,foram á volta de 1000 euros e confrontando o mecánico com essa situção ele disse que nestes motores é frequente acontecer isto,bem! se alguém me puder ajudar a este respeito, desde já agradeço. Cumprimentos.

Desde já queria cumprimentar todos os utilizadores deste fórum .
A minha questão é a seguinte , tenho um renault mégane 1.9 dti de 98 e aqui á uns tempos ia numa viagem e de repente rebentou a correia do alternador, meteu-se na distribuição e descomandou o motor e teve de levar válvulas e mais algumas coisas que agora não me lembro,para álem da reparação da coláça,foram á volta de 1000 euros e confrontando o mecánico com essa situção ele disse que nestes motores é frequente acontecer isto,bem! se alguém me puder ajudar a este respeito, desde já agradeço. Cumprimentos.

Se fosse frequente acho que mais valia não comprar esses carros...
Acontece que as correias podem rebentar por estarem folgadas e/ou fissuradas. E as folgas devem-se ao desgaste em si ou ao facto de aquela peça a que se dá o nome de tensor, que tem como função manter a tensão das correias nas polias ou nos carretos da distribuição, estar também ele desgastado. Acontece ainda que muitos proprietários optam por mudar apenas as correias ao invés do kit completo que incui correias e tensores que é naturalmente mais caro.

Agora pode ainda acontecer que a correia tenha defeito de fabrico e ceda à tensão que nela é exercida.

Mas uma coisa é certa, se a manutenção for bem feita, não é normal as correias partirem.

Obrigado pela resposta,mas eu tinha mudado a correia do alternador e o tensor á relativamente pouco tempo antes de acontecer , só o que mais me faz confusão é que a correia do alternador se partir, normalmente não há mal de maior ,mas no caso deste motor dizem eles que tem tendência a entrar na distribuição e é isso mesmo que eu acho estranho,porque é que ela entra na distribuição?Isto não é suposto acontecer.:confused:

Obrigado pela resposta,mas eu tinha mudado a correia do alternador e o tensor á relativamente pouco tempo antes de acontecer , só o que mais me faz confusão é que a correia do alternador se partir, normalmente não há mal de maior ,mas no caso deste motor dizem eles que tem tendência a entrar na distribuição e é isso mesmo que eu acho estranho,porque é que ela entra na distribuição?Isto não é suposto acontecer.:confused:

Pois é esquisito pois a distribuição está protegida por uma tampa. Pode ter acontecido os restos da correia irem lá parar e puf! Talvez seja da posição em que está o alternador, quem sabe...

Ainda aqui á dias estava no electricista e um empregado de lá em conversa falamos do assunto e ele tem uma volvo v40 que tem o mesmo motor ou pelo menos o sistema do tensor e as polias é identico,ele disse que aquilo gastava muitos tensores e correias mudava-las com muita frequência para prevenir ,mas se eu tiver a certeza de que isto se trata de um defeito,troco de carro na hora. Quanto ao carro não é nada por aí álem,mas o motor é poupado e anda o suficiente,mas lá está com esse problema a ser confirmado não compensa.
Cumprimentos.

nao sei se o sistema é igual mas ca por casa ainda a pouco tempo a correia do alternador de um megane 1.4 de 2000 começou a desfazer-se (tinha cerca de 3 anos). ao desfazer-se começou a criar um nó, e quando saltou fez saltar a correia de distribuição. o resultado foi o pior... realmente também me disseram que de fabrica ha um problema na zona do alternador. sei e posso verificar com exactidão qual era a peça, que a que veio supostamente ja resolve esse problema

Obrigado,se me pudesses facultar essa informação agradecia e já agora disseram se á solução definitiva ou se é ter que estar sempre atento á correia do alternador e tensor.
Cumprimentos.

boas. a peça que levou "diferente" foi o tensor do alternador. pelo que me disseram o de origem deu algumas chatisses e nesta troca já veio uma peça diferente.

Pois...

Deve haver aí algum problema.

Até acho estranho uma correia de alternador estar estragada com 3 anos.

Num dos meus carros, a correia do alternador tem 12 anos !!!

Mesmo no clio que tive, a correia do alternador só se queixou com +10 anos.

Bem, há sempre a hipótese de ter 3 anos mas imensos kms em cima.

...mas caso deste motor dizem eles que tem tendência a entrar na distribuição e é isso mesmo que eu acho estranho,porque é que ela entra na distribuição?Isto não é suposto acontecer.:confused:

Boas.
Infelizmente isso é verdade. Eu gosto muito de renaults (já vou no 9º) e tive um Dti de 98 c/100 c/v.
Um dia vejo a correia do alternador com um fiarpo e vou á Vesauto perguntar se era perigoso.
Bem o,chefe da oficina respondeu-me logo: "estamos cheios de trabalho mas temos q mudar já a correia ñ vá ela meter-se na distribuiçao e arranja-se um grande problema"...
Depois vim a saber q o Dti 1.9 tinha q mudar a correia de distribuiçao todos os 75.000 e enquanto ñ me vi livrei dele ñ descansei pois é uma despesa grande muito cedo, porque ñ vamos esperar até aos 75000 e acabamos por a mudar aos 60 ou 70 mil Klm.
Depois comprei uma Scenic de 2003, 1.9 DCi 105 C/V e como fazia a mudança da correia aos 120 000 fiquei mais descansado pensando eu q a renault tinha resolvido o problema da correia q se pode meter na distribuiçao...
MAS... vinha um dia no Ic19 tinha a Scenic 53 mil, começo a ouvir um "don-dong-don-dong..."e aguento um pouco até sair p Mem martins.
O carro desligou-se e ñ trabalhou mais...levo p a renault e o q tinha sido?. O pior... A correia do alternador tinha se desfeito e entrou na distribuiçao.Resultado 15 dias de oficina e 1600 euros de reparaçao. E...disseram q tive sorte pois o sistema desligou-se e ñ empenou valvulas...
Resumindo:
NUNCA MAIS VOLTO A COMPRAR CARROS C CORREIA DE DISTRIBUIÇAO!
Voltei p a renault, pois comprei a Laguna 2.0 DCI mas ñ tem correia mas sim CORRENTE de distribuiçao.
Cumptos

Última edição:
Pois...

Deve haver aí algum problema.

Até acho estranho uma correia de alternador estar estragada com 3 anos.

Num dos meus carros, a correia do alternador tem 12 anos !!!

Mesmo no clio que tive, a correia do alternador só se queixou com +10 anos.

Bem, há sempre a hipótese de ter 3 anos mas imensos kms em cima.

Sim, tinha cerca de 3 anos a uma média de 10/12.000kms por ano pelo que nao foi desgaste idade/kms.
Foi mudada aos 5 anos e meio / 70.000kms juntamente com a correia de distribuição.

Obrigado,se me pudesses facultar essa informação agradecia e já agora disseram se á solução definitiva ou se é ter que estar sempre atento á correia do alternador e tensor.
Cumprimentos.

Isso é comum nesses carros e em mais alguns... como os PSA 1.8/ 1.9TD, etc.
Isso acontece quando a correia de alternador rebenta por desgaste (mau estado) ou por avaria num tensor, que por vezes, também devido a desgaste, ficam inclinados no seu próprio eixo "descarrilando" a correia que ao partir dá uma "chicotada" na tampa de distribuição entrando pela mesma adentro e ficando num novelo metida na distribuição, descomandando o motor. Polias de cambota defeituosas, desvulcanizadas também dão para isso.

Ainda aqui á dias estava no electricista e um empregado de lá em conversa falamos do assunto e ele tem uma volvo v40 que tem o mesmo motor ou pelo menos o sistema do tensor e as polias é identico,ele disse que aquilo gastava muitos tensores e correias mudava-las com muita frequência para prevenir ,mas se eu tiver a certeza de que isto se trata de um defeito,troco de carro na hora. Quanto ao carro não é nada por aí álem,mas o motor é poupado e anda o suficiente,mas lá está com esse problema a ser confirmado não compensa.
Cumprimentos.
´

Sim, o motor da V40/S40 é o mesmo, renault 1.9 TD.
Com a manutenção adequada, esses motores, tal como os PSA fazem centenas de milhares de kms.
Defeitos todos têm.
Sendo tudo verificado e substituído basta mudar a cada 100.000 ou 6 anos que é suficiente.

Última edição:
´
...Sendo tudo verificado e substituído basta mudar a cada 100.000 ou 6 anos que é suficiente.

100.000? Nem pensar! Os DTi's têm um motor brusco na passagem das 1600- 1800 RPM's q se abusarmos,- sim q ás vezes apetece carregar no acelerador- o melhor é adiantar na mudança da dita.
No 1.9 Dti a Renault manda mudar a correia de distribuiçao aos 75 000 Kmtos!
Aos 100 000 poderá ser nos Dci's, q sobem de regime mais suavemente, em q a marca manda mudar aos 120.000 ou 4 anos.
Vejam o manual q lá explica.

cumptos

Obrigado a todos pelos comentários ,já agora em jeito de conclusão,acham que valerá a pena continuar com este carro sabendo o risco que corro?
Cumprimentos.

Obrigado a todos pelos comentários ,já agora em jeito de conclusão,acham que valerá a pena continuar com este carro sabendo o risco que corro?
Cumprimentos.

Para mim o unico incomodo é o da mudança da correia cedo de mais.
Quem andar 30 mil por ano tem q a mudar quase de dois em dois anos.
Como já foi tudo dito cabe-te a ti decidir.
Mas de resto, tirando a posiçao de conduçao q n é grande coisa,(o volante é muito deitado) e o motor é um pouco ruidoso, gostei do carro.
Boa sorte c ele

Cumptos

Ouvi falar destes problemas nos 1.5 DCI de 65cv. Confirmações não tenho nenhuma, só rumores [;)]

Mas no 1.9 Dti isto ñ era um problema era mesmo assim. Eles quando os construiram, sabiam como estavam a colocar as correias.
Mas as marcas ganham muito é no pós venda.
Quem desconhecer o sistema, mais tarde ou mais cedo vai "aprender"...

Será preciso estar sempre a vigiar a correia de acessorios ñ esteja ela a desfiar-se e ...
lá temos o "caldo entornado".

Boas,tendo sido mudada a correia do alternador e o tensor,era para ficar descansado! mas não aconteceu na mesma,não vejo o que tenha falhado a não ser a medida da correia que para mim não era a indicada, pareceu-me que houve ali quarquer coisa,não havia a correia depois já havia. Claro que o mecánico disse que foi outra coisa mas não me convenceu,para outra vez prefiro ir a um sitio que me deiam garantia do trabalho!
Cumprimentos e obrigado!!!

Boas , para mim não hoje fui pegar no carro e ouvi um chiar da correia, fiu ver e lá está outra vez a correia acavalada e a ficar fiapada,metida nem á um ano e o respectivo tensor,estou a beira de um ataque de nervos,o que é que eu faço?

Voltar
Superior